A optativa "PRÁTICAS DE ANÁLISE LINGUÍSTICA E ENSINO DE ASPECTOS GRAMATICAIS" passou a fazer parte da matriz do Profletras na reestruturação do Programa. Tal disciplina, pela afinidade temática, está relacionada à obrigatória "Gramática, Variação e Ensino", visando dar continuidade a parte prática e ações na Educação Básica. Além disso, a coordenação nacional dessa optativa é a mesma da obrigatória.
Seguem os dados da optativa "PRÁTICAS DE ANÁLISE LINGUÍSTICA E ENSINO DE ASPECTOS GRAMATICAIS":
OBS: o catálogo da matriz do Profletras (da rede) encontra-se no site da Coordenação Nacional do Programa: https://profletras.ufrn.br/funcionamento/matrizcurricular
Abordagem de aspectos gramaticais (teóricos e descritivos) para além do tratamento tradicional. Fenômenos linguísticos relevantes na compreensão e na construção de estruturas nos planos macro e microtextual. Variação morfossintática do Português do Brasil: continuum fala-escrita.
Objetivos Gerais:
Promover atualização teórica (categorização) e descritiva (caracterização do Português do Brasil e suas normas de uso) quanto à abordagem de fatos gramaticais na Educação Básica, sobretudo aqueles que implicam revisão da proposta das gramáticas tradicionais.
Objetivos Específicos:
1. Evidenciar que toda prática de análise linguística implica ensino de gramática.
2. Explorar o tratamento científico atualizado de temas relevantes à descrição da sintaxe do Português.
3. Articular conteúdo relacionado à construção de período e o ensino de pontuação.
4. Descrever o comportamento de fenômenos gramaticais variáveis da sintaxe do português, privilegiando o continuum fala-escrita.