Trabalho, Educação e Sociedade
Artigos, vídeos e eventos que abordam a temática do trabalho, educação e sociedade no período pandêmico, pós-pandêmico, tendo como referencial teórico-metodológico a teoria social crítica.
A quem interessa as escolas cívico-militares?
No dia 11/09, às 20h, mais uma edição do programa "Emancipe a Mente" nos canais das rádios Censura Livre e Criativa, de Palma - MG, e no canal da Emancipação Socialista no YouTube, a professora Fabiane Previtali, participou de uma conversa sobre o tema escolas cívico-militares.
Debate sobre o mundo do trabalho em tempos de EaD e inteligência artificial
O mundo do trabalho em tempos de EaD, IA, plataformas digitais e Reforma Trabalhista, esse será o tema do programa Contee Conta que vai ao ar, na próxima segunda-feira (02), às 17h, na TV Contee, com transmissão ao vivo. Não perca!
Para discutir o assunto, convidamos a professora dra, Fabiane Previtali estudiosa do assunto. A dra Fabiane é Professora titular no Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS/UFU) e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED/UFU). Mestre em Sociologia, doutora em Ciências Sociais, pós-doutora em História Social pelo Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa (Portugal) e em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Pesquisadora FAPEMIG e CNPq.
Saiba mais em: https://cutt.ly/7eWzPKp5
Educação emancipatória na atualidade
Educação, processos participativos e democracia.
Realização: Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa - Brasil, Departamento de Ciências Sociais, Política e Cognição da Universidade de Siena - Itália e a rede interuniversitária Red Latinoamericana para el cambio social y el aprendizaje emancipatorio.
Reestruturação produtiva
“Reestruturação produtiva: home office, teletrabalho, uberização e a política de fazer mais com menos”, com a participação dos professores Fabiane Previtali, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Israel Luz, do Instituto Latino Americano de Estudos Socioeconômicos, e Ricardo Festi, da Universidade de Brasília. O debate foi parte da programação do 9º Congresso do Sintrajud que aconteceu até 07/05/2023, em Atibaia.
A precarização do trabalho e os desafios para professores e professoras
O sistema fala em mais liberdade e autonomia do trabalho, mas é falso. Na verdade o que se quer é a padronização mesmo. Isso adoece o professor, que não se reconhece mais naquilo que está fazendo. Tem também o adoecimento psíquico, pelo excesso de trabalho. Professores são ainda constantemente assediados pelos gestores, pelas pressões da produtividade. E o trabalho remoto traz uma individualização física mesmo. Daí a importância do sindicato em trazer para esse professor que ele não está sozinho. São questões do trabalho que precisam ser pensadas e enfrentadas coletivamente, para construir uma resistência forte contra esse conjunto de mudanças.
Entrevista Manhã Total - TV Paranaíba
No dia 01/05/2023, em comemoração do Dia do Trabalhador, a professora Fabiane Santana Previtali, foi entrevistada pelo programa Manhã Total da TV Paranaíba, para falar sobre o trabalho, seus desafios e como ele se relaciona com a vida dos seres humanos.
A PPGSSDR-UFF no dia 27/09/2021, recebeu o Prof. Ricardo Antunes e o Prof. Valdemar Sguissardi para a palestra
"Trabalho e Educação em Tempos de Pandemia: subsídios para pensar a formação e o trabalho dos assistentes sociais".
O evento foi transmitido pelo canal do YouTube da Escola de Serviço Social da UFF.
A precariedade do trabalho docente no contexto da pandemia
Data: 11/08/21 às 19 horas
Palestrante:
Prof.ª Drª Fabiane Previtali - UFU
Profa Dra Mara Rúbia Aparecida Silva – UFU
Mediadora:
Profª. Cecidia Barreto Almeida – Unimontes
Intérprete: Rosilene Froes - UNIMONTES
A implantação do Teletrabalho no IFSC
O Capital para Educadores
É com muito orgulho que lançamos o curso "O Capital para Educadores", que será ministrado pelo professor da Faculdade de Educação da USP, Vitor Paro. O curso irá ajudar na compreensão da obra mais complexa e ambiciosa de Karl Marx: “O Capital”. O professor possui um extenso currículo, tendo já publicado 18 livros. Entre eles, as obras “Gestão Escolar, Democracia e Qualidade de Ensino” e “A Teoria do Valor em Marx e a Educação". Com uma Educação libertadora, fortalecemos a luta por uma sociedade mais justa.
O Fascismo no Brasil em tempos de devastação do Capital
O HISTRAEB convida à tod@s para participarem desta live. Os Professores Doutores: Lúcio Flávio de Almeida (PUCSP) e Danilo Martuscelli (UFFS), farão exposição e debate sobre o o fascismo no Brasil. A mediação será realizada pelo Prof. Dr. Mauricio Parisi (Instituto Giordano Bruno), e a apresentação será realizada pelo Prof. Dr. Eraldo Batista, Coordenador do Histraeb/histedbr/Unicamp.
"ESTAFADOS": testemunhos da precariedade.
Todos os dias vemos estafetas a circular pela cidade. Motos, bicicletas, carros, trotinetas - o transporte muda, mas a rotina é a mesma. Mochilas às costas carregam a comida quente e as infindáveis horas de trabalho que acumulam. Não se conhecem, nem estão organizados, mas há algo que os une: a necessidade de sobrevivência.
Hoje é Dia do Trabalhador. Os estafetas também são trabalhadores!