Seminário de Pesquisa em Trabalho e Educação

O projeto de extensão visa, por um lado, problematizar os caminhos do conhecimento científico para estudantes da graduação e da pós-graduação e demais interessados/as, compartilhando conhecimentos sobre o tema de forma leve e didática através de palestras com especialistas e debates. Ao mesmo tempo, o projeto tem como objetivo a divulgação da pesquisa científica para um público mais geral, não necessariamente acadêmico, para se promover o “gosto” pela ciência e se aprenda a ver o quanto ela está presente em vida cotidiana das pessoas.

Visamos aqui debater os caminhos epistemológicos, teóricos e metodológicos do conhecimento científico e das escolhas tecnológicas de forma a promover a “inclusão científica”, isto é, o conhecimento acerca dos determinantes estruturais das escolhas científicas e tecnológicas.

Dessa forma, almeja-se contribuir para a ampliação do controle social dos sujeitos sociais sobre as políticas de desenvolvimento da ciência e da tecnologia para garantir-se que as soluções visem à melhoria da qualidade vida humana em coletividade, uma vez que o desenvolvimento científico tecnológico e seus produtos não são independentes de interesses sociais, políticos, militares e econômicos (PINHEIRO; SILVEIRA; BAZZO, 2007).

Assim, o projeto de extensão, articulado ao ensino e à pesquisa, visa, por um lado, problematizar os caminhos da pesquisa científica no campo da teoria social crítica marxista, que tem o trabalho como princípio formativo humano e, por outro, difundir o “gosto” pelo conhecimento científico junto ao público não acadêmico.

Para tanto, o projeto assume como metodologia os pressupostos da pesquisa-ação (THIOLLANT,1989). São realizadas palestras com especialistas que, por sua vez, se utilizarão de exposições, exibição e debates fílmicos e oficinas com o público alvo a fim de atingir os objetivos propostos. 


Neste primeiro semestre de 2023, as atividades acontecem às segundas-feiras presencialmente, na Universidade Federal de Uberlândia, Campus Santa Mônica. 

Participem!