Sejam bem-vindos ao site Governo da IPB!
Nele, você encontrará ferramentas e recursos sobre a prática do governo eclesiástico na Igreja Presbiteriana do Brasil-IPB. Portanto, você encontrará:
Um breve histórico sobre os dispositivos legais da IPB, a saber: a Constituição da IPB e o Código de Disciplina. Ambos, representados pelas siglas: CI/IPB e CD/IPB, respectivamente. Como também, Os Princípios de Liturgia (PL). Em ordem cronológica, expomos sobre a mudança do Livro de Ordem para os CI/IPB, CD/IPB e PL - Atualmente separados. No Livro de Ordem esses dispositivos eram unificados. Observação: Quanto às siglas, conferir nota de rodapé 2 do Manual Presbiteriano de 2019, pg 260.
Fluxogramas das reuniões conciliares, com seus respectivos artigos. Temos o funcionamento da reunião do Conselho, do Presbitério, Sínodo e Supremo Concílio; temos o funcionamento das eleições conciliares, a ordem de documentos, etc; e, como funcionam uma Assembleia Geral Ordinária e uma Assembleia Geral Extraordinária e suas respectivas finalidades.
Modelos de documentos para reuniões conciliares administrativas e disciplinares, entre outros.
O cuidado ou zelo com a vida da igreja visa a Glória de Deus. Portanto, nossa maior preocupação é com a aplicação de três princípios, e na seguinte ordem: bíblicos, confessionais e legais. Entendemos que é prejudicial alguém aprender a manejar os dispositivos legais da IPB, enquanto é pobre em bíblia e teologia reformada. Ou aprender a arte da política eclesiástica, sem a aplicação fiel das Escrituras. O resultado de uma liderança desqualificada na Palavra é que, além do orgulho, ela será presa fácil da corrupção da política eclesiástica. Como também, os valores serão invertidos e as injustiças e erros prevalecerão.
Nossa gratidão aos homens de Deus que contribuíram para o entendimento e aplicação corretos dos dispositivos legais da IPB em harmonia com os princípios bíblicos e confessionais. Entre eles, destacamos: Rev. Márcio Alonso, Rev. Canelhas (em memória), Dr Rúbem Serra Ribeiro, Rev. Lucas Ribeiro da Silva e Dr George Santos de Almeida.
Oramos, para que Deus santifique os concílios de nossas igrejas, levantando homens devidamente qualificados na Palavra da Verdade. E que seja a Palavra que governe a aplicação dos dispositivos legais, para a Glória de Deus.
Fique à vontade para sugerir ou comentar. Sua colaboração é muito importante.
Que Deus nos use, para o louvor de seu nome!
Lizandro Almeida Santos