Sobre o Curso

Baseado no crescimento da demanda por gestores que compreendessem as especificidades do mundo do cooperativismo, a UFRB em 2008 criou o curso de Tecnologia em Gestão de Cooperativas, sendo este o primeiro na região nordeste em Cooperativismo. O curso é pioneiro no país por apresentar ênfases em Economia Solidária. O ingresso ao curso, ocorre sempre no segundo semestre anual, tomando como base de entrada o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Nos dados de concorrência, divulgada pela Pró-Reitoria de Graduação o curso de Gestão de Cooperativas no semestre 2016.2 foi obtido no processo seletivo 1.260 inscritos, sendo 70 vagas disponíveis representando um percentual de concorrência de 18 inscritos por vaga . O curso ocupa a 14º posição dos cursos mais procurados da Universidade. Esse curso está alocado no Centro de Ciências Agrárias Ambientais e Biológicas (CCAAB), no Campus de Cruz das Almas. Ele possui carga horária total de 1.991 horas, sendo este noturno, com disponibilidade de 70 vagas anuais. Os componentes curriculares estão distribuídos em disciplinas obrigatórias (1.513h), optativas (204h), estágio (170h), atividades complementares (70h) e trabalho de conclusão de curso (34h). O tempo de integralização é de no mínimo 2,5 anos, médio 03 anos e máximo 05 anos. O curso justifica-se pela necessidade de formação e capacitação profissional, através do desenvolvimento de habilidades e competências específicas dessa área, compreendendo as peculiaridades, características e carências do território do Recôncavo da Bahia.

O Tecnólogo em Gestão de Cooperativas deve possuir habilidades para dialogar entre teoria e prática as demandas dos empreendimentos de sua região. Suas competências envolve gerir e liderar, planejar e controlar, fundamentar ações com base nos princípios cooperativos, empreender projetos, implementar estratégias, definir e implementar políticas de comercialização e operacionar ciclos buscando sustentabilidade das organizações. Academicamente, esse profissional deverá portar formação humanística, ser proativo/a com visão estratégica e sistêmica, além de prover de espírito empreendedor. Assim, esse tecnólogo, deverá ser capaz de interagir nas especificidades regionais e locais, enfatizando empreendimentos com características rurais, em conexão ao contexto mundial, atuando como agente de mudança na gerência de sistemas organizacionais cooperativos, de forma inovadora e pautada nos princípios de justiça e ética profissional.

Assim, conforme Reis e Passos (2012, p. 2) a formação do gestor de cooperativas toma como base “[...] o estudo de teorias que se consolidam pela interação do gestor com a realidade da cooperativa, através da cultura cooperativista e da prática de trabalho coletivo, exercendo igualdade de deveres e direitos com todos os cooperados, o que fortalece o empreendimento.”

Dentre os alunos do curso há alguns que são participantes de Movimentos Sociais e/ou que trabalham em repartições públicas e empreendimentos. A idade média dos estudantes é de 20 a 40 anos. Parte dos discentes são residentes de cidades vizinhas de Cruz das Almas, pertencentes ao Território do Recôncavo, além de envolver estudantes de outros territórios. Diante do cenário regional e a formação trabalhada na trajetória acadêmica existe relativa probabilidade de os egressos atuarem no cooperativismo solidário que é diferente do cooperativismo industrial.

Percebe-se a crescente procura pelo curso em evidência. No semestre 2017.2 o curso contou com 188 alunos matriculados e 232 com registros ativos. E, aproximadamente 150 egressos diplomados.

O curso de Gestão de Cooperativas conta também com quadro de professores mestres e doutores. Na coordenação atual está lotado a professora Fabihana Souza Mendes Miranda e enquanto vice-coordenação o professor Hugo Juliano Duarte Matias. Os demais professore/sas são: 1) Doutora Alessandra Bandeira Antunes de Azevedo; 2) Doutor Alexandre Américo Almassy Junior; 3) PhD Ana Georgina Peixoto Rocha; 4) Mestra Daciane de Oliveira Silva; 5) Doutora Eliene Gomes dos Anjos; 6) Doutora Fabihana Souza Mendes Miranda; 7) Doutora Flora Bonazzi Piasentin; 8) Doutor Hugo Juliano Duarte Matias; 9) Doutor José da Conceição Santana; 10) Doutor José Pereira Mascarenhas Bisneto; 11) Mestra Ludmila Meira; 12) Doutoranda Nara Eloy Machado da Silva; 13) Doutora Ósia Alexandrina Vasconcelos Duran Passos; 14) Doutor Philippe Jean Louis Sablayrolles; 15) Doutora Rosy de Oliveira; 16) Mestra Ana Carla Evangelista dos Santos.