O Encontro


ENECOOP - Encontro Nacional dos Estudantes de Cooperativismo

As Universidades são constituídas em grande maioria por estudantes. Ao longo da vida acadêmica, muitos estudantes necessitam buscar a integração da comunidade acadêmica, sendo esta geralmente realizada por meio da extensão universitária. Essa extensão permite aos acadêmicos uma formação profissional cidadã, lhes credenciam crescentemente junto a sociedade como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para a superação das desigualdades sociais existentes. Tal prática acadêmica interliga a Universidade nas suas atividades de ensino e de pesquisa, com as demandas da maioria da população. Nesse sentido, a instituição pode planejar e executar atividades de extensão respeitando e não violando os valores e cultura das comunidades, pois a extensão pode ser entendida como fundamental no processo de formação dos acadêmicos, qualificação do professor e, nas relações multidisciplinares. Com estes elementos os egressos das instituições universitárias dependem diretamente do nível de desenvolvimento, equilíbrio e harmonia entre essas três áreas ensino-pesquisa-extensão para a qualidade de sua formação e seu sucesso profissional. (SCHEIDEMANTEL, KLEIN e INÊS, 2004)

Para a Pró-Reitoria de Extensão da UFRB (2018) a extensão engloba experiências de popularização da ciência, e realiza atividades que favorecem a construção de caminhos que podem contribuir no enfrentamento de problemas e questões sociais. Para tanto:

[...] é necessário um maior compromisso da instituição para melhor efetivação das atividades. [...] A extensão universitária pelas características apresentadas através dos projetos, tem possibilidade de se concretizar como uma prática acadêmica essencial: coloca-se como um espaço estratégico para promover práticas integradas entre várias áreas do conhecimento, para isso é necessário criar mecanismos que favoreçam a aproximação de diferentes sujeitos, favorecendo a multidisciplinaridade; potencializando, através do contato de vários indivíduos, o desenvolvimento de uma consciência cidadã e humana e assim a formação de sujeitos de mudança, capazes de se colocarem no mundo com uma postura mais ativa e crítica. (CASTRO e MATTOS, 2004, p. 06)


O projeto ENECOOP - Encontro Nacional dos Estudantes em Cooperativismo possui características de um projeto de extensão cujo seu objetivo é buscar a promoção do fortalecimento dos estudantes de gestão de cooperativas pelos espaços de discussão coletiva e estratégica acerca do cooperativismo e da troca de saberes entre os participantes. Com vista ao seu objetivo, o Encontro visa reunir estudantes de cooperativismo do Brasil, interagir e trocar experiências com outras universidades brasileiras. Além disso, neste, deve discutir as políticas públicas para o cooperativismo do Brasil e a atuação dos gestores nas respectivas políticas como também discutir a atual conjuntura política Brasil e os reflexos no Cooperativismo.

O primeiro Encontro Nacional dos Estudantes em Cooperativismo aconteceu pela Universidade Federal de Viçosa - UFV, na cidade de Viçosa nos dias 26 à 29 de outubro de 2016. A UFV possui origem na Escola Superior de Agricultura e Veterinária - ESAV, inaugurada em 28 de agosto de 1926. O Governo do Estado de Minas Gerais transformou a ESAV em Universidade Rural do Estado de Minas Gerais em 1948. Essa instituição estadual passou a ser federal denominada de Universidade Federal de Viçosa no ano de 1969. A UFV possui dois campus, Rio Paranaíba e Florestal. No campus Florestas está alocado o Curso de Graduação em Cooperativismo criado em 1975 com o nome de Tecnólogo em Gestão de Cooperativas e foi transformado em 1991 para Bacharelado em Administração com habilitação em Administração de Cooperativas e, em 2001 houve nova adaptação para Bacharel em Gestão de Cooperativas. Somente no ano de 2008 o curso passa a ser denominado de Bacharelado em Cooperativismo.

O primeiro ENECOOP teve em seu objetivo aproximar as universidades que trabalham a temática do cooperativismo. Buscou proporcionar aos estudantes e profissionais futuros, experiências diferenciadas dos mais diversos estados do Brasil. Na ocasião esteve presente além da entidade sede, estudantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Universidade Federal de Tocantins e Universidade Federal de Santa Maria.

O ENECOOP na sua segunda realização buscará discutir assuntos que estarão nas agendas, tanto das instituições de fomento, empreendimentos, pesquisas acadêmicas e os desafios vividos pelos cursos de cooperativismo. Para o evento, serão convidados profissionais de renome para estimular o debate, entre professores, pesquisadores e profissionais que atuam na área com o intuito de valorizar todos os tipos de saber acerca da temática. Neste Encontro pretende-se mesclar o conhecimento acadêmico com o tácito, mostrando a construção de um diálogo de saberes para a emancipação das pessoas que fazem parte dos empreendimentos; bem como promover a formação dos futuros gestores trazendo para as mesas de debate não só acadêmicos, mas pessoas que vivenciam os desafios diários do cooperativismo.

Para o atual ENECOOP seu tema de abordagem será ‘o cooperativismo como meio de desenvolvimento regional’. Sua realização está prevista para os dias 08 a 10 de agosto de 2018. A estimativa de público para o evento é de 200 pessoas, sendo oferecido minicursos, palestras e apresentações de trabalhos acadêmicos.

Integração do primeiro Encontro Nacional de Estudantes de Cooperativismo, na Universidade Federal de Viçosa, Universitários da UFRB, UFSM, UFT e UFV.CLIQUE AQUI para ver mais fotos do primeiro ENECOOP