CAC

O Coletivo Acadêmico de Gestão de Cooperativas foi fundado em 14 de Março de 2014, uma sociedade civil sem fins lucrativos, apartidária, com sede e foro na cidade de Cruz das Almas - Bahia. É órgão de representação do curso de Tecnologia em Gestão de Cooperativas da UFRB, cujo objetivos são reconhecer, estimular e levar adiante a luta dos estudantes representados em defesa de seus interesses. Luta pela ampliação da participação da representação estudantil nos órgãos de colegiados, organiza e orienta a luta dos estudantes, ao lado do povo, para a construção de uma sociedade livre e democrática, organiza a luta por uma universidade crítica, criativa, autônoma e democrática.

São associados do CAC todos os alunos regularmente matriculados no curso de Graduação em Gestão de Cooperativa da UFRB e tem como direitos votar e ser votado, conforme as disposições do presente estatuto; reunir-se, associar-se, realizar e desenvolver quaisquer atividades que não contrarie o estatuto; ter acesso aos livros e documentos do CAC.

O coletivo é composto por 06 (seis) titulares e 06 (seis) suplentes, discentes do curso de Gestão de Cooperativas, regularmente matriculados, divididos em 04 (quatro) coordenações: Coordenação Política, Financeira, Secretaria e Comunicação e Eventos. Já para representação discente, devem se inscrever dois representantes, sendo: 01 (um) titular e (01) suplente, com duração do mandato de dois anos.

O coletivo no início de seus trabalhos, organizou e mobilizou a participação dos estudantes do curso referido no primeiro Encontro Nacional de Estudantes de Cooperativismo acontecido em Viçosa/MG. Em sua atuação, buscou inserir os estudante numa quantidade maior na participação de eventos correlatos com o curso, dentre eles, o primeiro Seminário Internacional de Cooperativismo e Direito do Trabalho Cooperativo, e o Dia de Cooperar. Esse coletivo contribuiu na semana de integração, permitindo aos alunos recém ingressados o conhecimento sobre o CAC e suas ações, como também fornecer apoio no acesso a informação dos órgãos da universidade e esclarecimentos sobre o curso.