Família Schneider


Jacob Schneider e Jacobina Klump

  • Jacob Schneider, Oberdiebach, Rhenania, Alemanha, 1796 a ____, Loeffelscheid, Colônia Santa Isabel, SC, Brasil.
  • Esposa: Casou com Jacobina Klump, Oberdiebach, Rhenania, Alemanha, ____ a antes de 1847, Alemanha.

Filha:

1. Helena Catharina Schneider, 1831 a 1895. Casou com (1) Heinrich Horr; (2) Johann Schneider.

Notas:

  • Jochem, 1997, pg. 403, apresenta uma relação oficial dos passageiros do bergantim Vênus, imigrantes alemães oriundos do Rio de Janeiro para Santa Catarina, com destino à Colônia Santa Isabel; aportaram no Desterro em 28/12/1846. Nesta lista constam os nomes de Jakob Schneider, 50 anos, viúvo, lavrador, e sua filha Katharina Schneider, 18 anos. São os únicos imigrantes que se enquadram como sendo a família de Helena Catharina Schneider, ainda que se depreenda, de sua idade, que ela nasceu em 1828 e não em 1831 como se conclui do que é informado no seu registro de óbito.
  • Na mesma fonte acima, pg. 83, Jochem apresenta uma "Planta da Colônia Santa Isabel - 1847", em que Jacob Schneider aparece como proprietário do lote nº 18, tendo como um dos vizinhos Pedro Morsch, no lote nº 16; entre outros, vêem-se ali também os seguintes nomes: João Horn (provavelmente se trata de Johann Horr); Nicolao Arns; Philipp Heinz, Valentin Heinz (irmão de Philipp); Pedro Jochem. Já na pg. 425, numa relação de imigrantes estabelecidos na Colônia Santa Isabel, extraída de uma planta datada de 1863, aparece Katharina Schneider, ao lado de outros nomes como Jakob Back, Jakob Gelsleichter, Peter Schmitz, Franz Steffens, Jakob Kraus, Johann Steffens, Mathias Schmitz, Peter Lofy, Peter Morsch, Heinrich Fritzen, Christoph Kraus, Jakob Schmidt, Peter Jochem e Peter Meurer. O fato de Katharina Schneider estar naquela data na condição formal de proprietária da terra pode ser um indicio de que o seu pai já havia falecido na ocasião.
  • A fonte da informação sobre o segundo casamento de Helena Catharina, este com Johann Schneider, é o registro do casamento de Manoel Schneider, dado ali como sendo filho legítimo de Johann e Catharina.
  • A pesquisa na região sudeste de Santa Catarina indicou a existência de diversas famílias de imigrantes com sobrenome Schneider, ou com outros sobrenomes, mas com antepassados Schneider: 1. Anna Maria Schneider e Franciscus Schwartz. 2. Anne Marie Wilhelm, filha de Anna Schneider e Peter Wilhelm, casada com Sebastian Walderig. 3. Anna Maria Schneider e Johann Meyer. 4. Anna Maria Bárbara Schneider e Joannes Christophorus Krauss. 5. Caspar Schneider, Maria Schmidt e Maria Elizabeth Becker. 6. Catharina Schneider e Peter Greisch. 7. Charlotte Schneider e Carl Bruch. 8. Daniel Schneider e Maria Josefina Blasser. 9. Anna Maria Schneider e Nicolaus Kniess. 10. Margaritta Schneider, Jacob Gelsleuchter e Jacob Schmidt. 11. Mathias Zimmermann, filho de Maria Schneider e Antonius Zimmerman, casado com Anna Margaretha Conradi. 12. Peter Schneider, filho de Peter Schneider e Maria Elisabeth Schneider, casado com Anna Franz. 13. Catharina Schneider, filha de Peter Schneider e Maria ..., casada com Johann Christian Peter Bauer. 14. Michael Schneider, filho de Michael Schneider e Catharina Freid, casado com Maria Florence Jasper.
  • As informações a respeito destas famílias estão especificadas mais adiante, limitando-se apenas à primeira geração dos seus descendentes brasileiros.
  • Alguns destes imigrantes vieram da mesma região geográfica da Alemanha de onde vieram Jacob Schneider e sua filha Helena Catharina; entretanto, em nenhum dos casos há informações suficientes para determinar a existência ou não de laço de parentesco.
  • O sobrenome Schneider tem sua origem na profissão de alfaiate; é muito comum na Alemanha, tanto entre a população autóctone como na comunidade judaica. A implicação dos sobrenomes derivados de profissões é a de que pessoas com um mesmo sobrenome não são necessariamente parentes.
  • A questão, portanto, acerca da existência ou não de imigrantes e seus descendentes no Brasil que tenham parentesco com Helena Catharina Schneider fica inconclusa e dependente de mais pesquisas.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Helena Catharina Schneider, Heinrich Horr e Johann Schneider

  • Helena Catharina Schneider, Oberdiebach, Renânia Palatinado, Alemanha, 1831 a 08/04/1895, Loeffelscheidt, SC, Brasil, filha de Jacob Schneider, Oberdiebach, Renânia Palatinado, Alemanha, c.1796 a depois de 1846, Loeffelscheidt, SC, Brasil, e Jacobina Klump, Oberdiebach, Renânia Palatinado, Alemanha, c.1796 a antes de 1847, Alemanha.
  • Esposo: Casou (1) com Heinrich Horr, Hessen, Alemanha, 1825 a antes de 1862, SC, filho de Heinrich Horr (Senior) e Anna Margaretha Junkes; (2) com Johann Schneider.

Filhos:

1. Peter Horr (Senior), 1855 a ____. Casou com Margaretha Morsch

2. Leonardo Schneider, 1862 a ____.

3. Manoel Schneider, ____ a ____. Casou com Maria Fritzen

Notas:

  • Heinrich Horr aparece em um registo com o nome Johann Heinrich; possivelmente um equívoco.
  • Jochem, 1997, pg. 209, informa que no período que vai da chegada do grupo de imigrantes alemães protestantes à Colônia Santa Isabel, 1847, até o início dos anos 1860, essa comunidade ficou totalmente desassistida de serviços religiosos; apenas a partir de 1861 a comunidade passou a ser assistida por um pastor, o qual vinha semestralmente de Blumenau para realizar os matrimônios e batismos agendados. A legislação brasileira só reconhecia com efeitos civis os atos praticados pela religião católica; somente em 1863 foi emitido um decreto que regulamentava o registro de batismos, casamentos e óbitos de pessoas que professavam outras religiões, concedendo-lhes os efeitos civis. Diante de tal situação, tornou-se comum os matrimônios serem informais, não documentados, do tipo hoje chamado "união estável"; filhos não eram batizados e registrados; mortos eram às vezes sepultados nas terras da própria família. Alguns protestantes casavam-se e/ou batizavam seus filhos com padres católicos, algo que alguns destes parece que faziam de boa vontade mas outros nem tanto; e, naquela época mesmo esses serviços só estavam disponíveis na Paróquia de São José, distante um dia de viagem. Jochem, na mesma obra, pg. 214, informa que até o próprio líder da comunidade protestante, Johann Philipp Scheidt, batizou a filha Felisbina na igreja católica de São José.
  • Uma dificuldade adicional com relação a informações dos registros religiosos de eventos como nascimento e matrimônio da comunidade protestante da época e local é o fato de que tais livros parecem não mais existir, ou não estão disponíveis para consultas atualmente.
  • Essa precariedade das instituições responsáveis pelos registros de eventos como nascimento, casamento e falecimento provavelmente explica pelo menos em parte o quadro confuso relativo Heinrich Horr, Helena Catharina Schneider, ambos protestantes, e seus filhos. Pode-se apenas formular hipóteses a respeito dos acontecimentos nessa família: Não foi encontrado registro de matrimônio de Heinrich e Helena Catharina, pelo que, além de informação do site de Nilo Momm, o seu casamento é inferido com base no registro do segundo casamento do filho Peter, realizado no rito católico; aparentemente Heinrich faleceu jovem, não muito depois do nascimento de Peter; Helena Catharina, viúva, uniu-se a outro homem, Johann Schneider, talvez no rito protestante, ou informalmente, na forma hoje designada “união estável”; com este gerou dois outros filhos; o fato de Johann ter o mesmo sobrenome, Schneider, não implica em parentesco genético com Helena Catharina.
  • Helena Catharina Schneider converteu-se ao catolicismo em 18/08/1891, junto com Johann Schneider, seu segundo marido ou companheiro. Fonte: https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:9Q97-Y3S9-9BBV?mode=g&i=38&cc=2177296. O nome dela aparece no registro desse evento ainda como Helena Catharina Horr; foram testemunhas do evento os filhos Peter Horr e Manoel Schneider. Chama a atenção o fato de os termos deste registro serem totalmente distintos dos padrões em uso na época para este tipo de evento. Especialmente confusa é a presença, ali, do nome de Johann Schneider junto com o de Helena pois, tal como está, dá a impressão de se tratar de um irmão dela, sendo que não há qualquer outro registro que indique a existência de um tal irmão no Brasil.
  • O registro de óbito de Helena Catharina, ocorrido em 08/04/1895, a dá como viúva Horr; ou seja, este era o seu status matrimonial para o padre ou escrivão católico que fez este registro. Fonte: https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:9Q97-Y3S9-93T4?mode=g&i=2&cc=2177296
  • Não foi encontrado o registro de nascimento/batismo de Manoel Schneider, não se sabendo, portanto, qual a sua localização correta na ordem de idade dos irmãos.


Descendentes de Helena Catharina Schneider:


1. Peter Horr (Senior), Margaretha Morsch e Anna Meurer

  • Peter Horr (Senior), 1855 a ____, filho de Heineich Horr e Helena Catharina Schneider.
  • Esposa: Casou com (1) Margaretha Morsch, ____ a ____, filha de Petrus Morsch, Loffelscheidt, Alemanha, 14/04/1811 a ____ , SC e Margareth Meurer, Loffelscheidt, Alemanha 28/06/1816 a ____, SC; (2) viúvo, casou em 04/09/1913, em Loffelscheid, Colônia Teresópolis, SC, com Anna Meurer, 01/05/1865 (05/07?) a ____, viúva de Pedro Schmitz, filha de Pedro Meurer e Luise Müller.

Notas:

  • Peter Horr Senior: O ano do seu nascimento, 1855, foi depreendido da sua idade, 58 anos, informada no registro do seu segundo casamento, com Anna Meurer, em 1913. Entretanto, conforme Silesio Horr, João Horr, filho mais novo de Peter, informou que quando nasceu, em 1897, seu pai tinha 50 anos de idade, o que colocaria o ano de nascimento deste em 1847. Isto por sua vez implicaria em que os pais de Peter Horr Senior, Heinrich Horr e Helena Catharina Schneider, teriam se unido no início de 1847, logo após a chegada de ambos ao Brasil, .
  • O registro do casamento de Peter Horr com Anna Meurer não informa sobre o fato de ele ser também viúvo na ocasião.
  • Na página da Família Schmitz na internet consta a seguinte informação: "6. ANA SCHMITZ - ☼ 15/06/1893, Loffelscheidt, Colônia de Santa Isabel, Águas Mornas, SC, batizada em 17/07/1893, Loffelscheidt; Colônia de Santa Isabel, Águas Mornas, SC; falecida em 11/02/1919, em Loffelscheidt, Colônia de Santa Isabel, Águas Mornas, SC; casada em 04/09/1913; cc. PEDRO HORR - ☼ 1893. (cf. Petroucic)". E na página da Família Meurer: "Ana Schmitz, Löffelscheidt, Santa Isabel, SC, 15/06/1893 a 11/02/1919, Löffelscheidt, Santa Isabel, SC, filha de Pedro Schmitz e Ana Meurer; neta de Peter Schmitz e Anna Steffens e de Peter Meier e Louise Lukas. Casou em 04/09/1913 com Pedro Horr, 1893 a ____, filho de Pedro Horr e Margarida Morsch". Estas informações são inconsistentes com outras, baseadas em registros da Igreja Católica, as quais informam a existência de duas pessoas com nome Pedro Horr: a) Peter Horr (Senior), 1855 a ____, filho de Heineich Horr e Helena Catharina Schneider. Casou com (1) Margaretha Morsch, ____ a ____, filha de Petrus Morsch e Margareth Meurer; (2) viúvo, casou em 04/09/1913 com Anna Meurer, 01/05/1865 (05/07?) a ____, viúva de Pedro Schmitz, filha de Pedro Meurer e Luise Müller. b) Peter Horr (Junior), 13/12/1879 a ____, filho de Peter Horr e Margaretha Morsch. Casou em 30/04/1904 com Catharina Jochem, 27/07/1879 a 27/04/1949, filha de Pedro Jochem e Maria Lofy. Assim sendo, a informação acima contida na página da Família Schmitz e da Família Meurer é equivocada; a Ana Schmitz, 1893 a 1919, à qual elas se referem, não casou com Peter Horr Senior; quem casou com este foi Anna Meurer, nome de casada Anna Schmitz, viúva de Pedro Schmitz e mãe da Ana Schmitz ora em consideração.

Filhos:

1.1. Elisabeth Horr, ____ a ____.

1.2. Maria Horr, 1878 a ____. Casou com José Kraus.

1.3. Peter Horr (Júnior), 1879 a ____. Casou com Catharina Jochem.

1.4. Anna Horr, 1887 a ____. Casou com Carlos Schmitz.

1.5. Emilia Horr, 1890 a 1951. Casou com Roland O'Neil Addison.

1.6. Veronica Horr, 1894 a ____. Casou com Heinrich Steimetz.

1.7. João Horr, 1897 a 1981. Casou com Carolina Arns.


1.1. Elisabeth Horr, ____ a ____, filha de Peter Horr e Margaretha Morsch.

Nota:

  • Não foram encontrados registros referentes a Elisabeth Horr. A informação sobre a sua existência foi dada por Silesio Horr, filho de João Horr.


1.2. Maria Horr, 14/03/1878 a ____, filha de Peter Horr e Margaretha Morsch, neta de Heinrich Horr e Catharina Schneider e de Peter Morsch, e Margareth Meurer. Casou em 08/11/1897 (religioso) e 08/11/1897 (civil), em Theresópolis, município da Villa de Palhoça, com Joseph Kraus, Löffelscheidt, Colônia Santa Isabel, SC,18/05/1870 a ____, filho de Johann Melchior Kraus, 1835 a 1909, e Catharina Lofy (ou Loffi), 1839 a 1903.

Notas:

  • No registro religioso o nome da mãe da noiva aparece no registro como Therezinha Morsch, incorreto.

Filhos:

1.2.1. Agostinho Kraus, Loffelscheid, 26/08/1898 a 10/09/1908, filho de José Kraus e Maria Horr.

1.2.2. Anna Kraus, 02/03/1900 a ____, filha de Josef Kraus e Maria Horr.

1.2.3. Jeronymo Kraus, 24/02/1902 a ____, filha de José Kraus e Izabel Horr.

Nota:

  • O nome da mãe está errado, ou então seu nome completo é Maria Izabel, ou Izabel Maria.

1.2.4. Marcelino Kraus, 22/05/1904 a ____, filho de José Kraus e Maria Horr.

1.2.5. Francisco Hexaves Kraus, 13/05/1911 a ____, filho de José Kraus e Maria Horr.

1.2.6. Maria Kraus, 10/05/1915 a ____, filha de Josef Kraus e Maria Horr. Padrinhos: João Horr e Catharina Jochem.

1.2.7. Monika Kraus, 25/02/1918 a ____, filha de Jose Kraus e Maria Horr.


1.3. Peter Horr (Junior), 13/12/1879 a ____, filho de Peter Horr e Margaretha Morsch, neto de Heinr. Horr e Cath. Schneider e de Peter Morsch e Margareta Meurer. Casou em 30/04/1904 com Catharina Jochem, 27/07/1879 a 27/04/1949, filha de Pedro Jochem e Maria Lofy.

Filhos:

1.3.1. Leopoldo Horr, Loeffelscheidt, SC, 23/10/1906 a ____, filho de Pedro Horr e Catharina Jochem. Casou em 21/01/1928, em Rancho Queimado, com Elisa Steffens, 02/07/1909 a ____, filha de Jacob Steffens, 1874 a 1915, e Gertrud Roth, 1878 a ____; neta de Franz Steffens, 1845 a 1921, e Bernardine Kraus, 1850 a 1889, e de Johann Nikolaus Roth, 1839 a 1910, e Margaretha Loffy, 1842 a ____.

1.3.2. Arnoldo Horr, Loeffelscheidt, SC, 25/12/1909 a 12/12/1991, na mesma localidade, filho de Peter Horr e Catharina Jochem. Casou em 1936 com Olga Roth, Loeffelscheidt, SC, 23/06/1913 a 1991, Loeffelscheidt, filha de João Roth, 1883 a ____, e Ana Schmitz, 1890 a 1965; neta de João Schmitz, 1856 a 1938, e Margarida Meurer, 1859 a 1936.

1.3.3. Lorentino Horr, Loeffelscheidt, SC, 08/09/1912 a 30/10/1968, Santo Amaro da Imperatriz, SC, filho de Peter Horr e Catharina Jochem. Casou em 24/08/1942, em Rancho Queimado, com Idolina Henckel, São Pedro de Alcântara, 01/12/1914 a 12/10/1993, filha de Mathias Henckel, 1872 a ____, e Margaretha Roth, 1872 a ____; neta de Johann Michael Henckel, ____, e Margaretha Steffens, 1840 a 1908, e de Johann Nikolaus Roth, 1839 a 1910, e Margaretha Loffy, 1842 a ____.

1.3.4. Joseph Horr, 21/12/1915 a ____, filho de Peter Horr e Catharina Jochem. Casou em 24/08/1942, em Rancho Queimado, com Fridolina Lückmann, Rio Novo, 29/05/1818 a ____, filha de Anton Lückmann, 1884 a ____, e Francisca Kuhlkamp, 1886 a ____; neta de Bernard Hermann Lückmann, 1867 a 1932, e Maria Thiesen, 1871 a c.1932, e de Bernard Heinrich Kuhlkamp, 1858 a ____ 1937, e Carolina Nienkötter.

1.3.5. Maria Horr, Loeffelscheid, 21/05/1920 a ____, filha de Pedro Horr e Catharina Jochem


1.4. Anna Horr, 1887 a ____, filha de Pedro Horr e Margarida Morsch. Casou em 24/04/1909, com 22 anos de idade, com Carlos (ou Carl) Schmitz, Vargem Grande, Águas Mornas, 27/12/1890 a ____, filho de Pedro Schmitz e Anna Meurer.

Nota:

  • Numa página da internet dedicada à Família Schmitz é informado que Carl Schmitz migrou para Criciúma com esposa e filhos e que os demais familiares não têm conhecimento de seu paradeiro e dos seus.
  • Nessa mesma página consta ainda a informação de um segundo casamento de Carl, em 19/09/1911, em Rancho Queimado, mas sem informar o nome do cônjuge; se correta essa informação implica que Anna Horr teria falecido antes de tal data e que seria outra a mãe dos filhos de Carl nascidos após essa data; nada disto é consistente com informações documentadas.
  • Ana Horr ao casar com Carl já tinha um filho, Theodoro Pedroso, fruto de união anterior sobre a qual não foram encontradas outras informações.

Filhos:

1.4.1. Theodoro Pedroso Horr, Teresópolis, 17/04/1905 a 19/04/1966, Forquilhinha, filho de Anna Horr. Casou com Angelina Preis, São Martinho, 29/05/1911 a 18/07/2000, Forquilhinha, filha de Johannes Preis e Maria Hoepers.

Nota:

  • A fonte das informações sobre os descendentes de Theodoro Pedroso Horr é o Pe. Evair Heerdt Michels.

Filhos:

1.4.1.1. Rainoldo Horr, 13/02/1931, filho de Teodoro Horr e Angelina Preis. Casou com Lucilda Westrup, 03/07/1936, filha de Gregório Westrup e Melânia Michels.

1.4.1.2. Rainilda Horr, ____, filha de Teodoro Horr e Angelina Preis.

1.4.1.3. Imelda Horr, ____, filha de Teodoro Horr e Angelina Preis.

1.4.1.4. Ludvina Horr, ____, filha de Teodoro Horr e Angelina Preis.

1.4.1.5. Antônio Horr, ____, filho de Teodoro Horr e Angelina Preis.

1.4.1.6. Francisco Horr, ____, filho de Teodoro Horr e Angelina Preis.

1.4.1.7. Salete Horr, ____, filha de Teodoro Horr e Angelina Preis.

1.4.1.8. Zilda Horr, ____, filha de Teodoro Horr e Angelina Preis.

1.4.1.9. Elói Horr, 20/11/1944, filho de Teodoro Horr e Angelina Preis.


1.4.2. Carlos Schmitz (Filho), Löffelscheidt, Colônia de Santa Isabel, __/07/1907 a ____, filho de Carl Schmitz e Anna Horr.

Nota:

  • A fonte desta informação é a página da Família Schmitz na internet.

1.4.3. Torvalino Schmitz, Löffelscheidt, Colônia de Santa Isabel, 14/04/1911 a 09/12/1912, filho de Carlos Schmitz e Anna Horr.

Nota:

  • Torvalino também aparece em registros com nome Dorvalino. Na página da Família Schmitz consta, após a data de nascimento e entre parênteses, 1909, aparentemente indicando que pode ter sido este o ano em que ele nasceu.

1.4.4. João Schmitz, 26/01/1912 a ____, filho de Carlos Schmitz e Anna Gorr (sic).

Nota:

  • Na página da Família Schmitz consta 24/04/1912 como a data em que nasceu João.

1.4.5. Natalie Schmitz, Löffelscheidt, Colônia de Santa Isabel, 03/03/1914, filha de Carlos Schmitz e Anna Horr.

1.4.6. Alvina (ou Alba) Schmitz, Annitápolis, 08/05/1916 a ____, filha de Carl Schmitz e Anna Horr.

1.4.7. Ivete Schmitz, ____, filha de Carl Schmitz e Anna Horr.


1.5. Emilia Horr, Santa Isabel, 10/02/1890 a 02/10/1951, Curitiba, PR, filha de Peter Horr e Margaretha Morsch, neta de Heinrich Horr e Catharina Schneider e de Peter Mosch e Margarida Meurer. Casou (Registro Civil) em 11/06/1915, em São Francisco do Sul, SC, com Roland O'Neill Addison, Ulverston, Inglaterra, 1873 a 25/08/1958, São Francisco do Sul, SC, filho de John Addison e Agnes Ann Addison.

Notas:

  • Casamento de Roland e Emilia, fonte: https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-266-12428-10658-28?cc=2016197&wc=MXYP-M6F:337698101,337698102,338805401
  • Os registros informam que o casal residia no vice-consulado britânico, na localidade de Paulas, e que Roland era o vice-cônsul. A existência, à primeira vista sui generis, de uma representação diplomática inglesa na então pequena cidade de São Francisco do Sul fica por ser explicada; possivelmente deve-se ao fato de que na época o porto marítimo local já apresentava grande movimento de mercadorias; por exemplo, eram por ali exportados grandes volumes de erva-mate e de madeiras de lei; pode-se supor que parte dessas mercadorias tinha por destino a Inglaterra; e desse país eram importadas máquinas, ferramentas e outros bens industrializados.
  • Emília Horr: o local onde ela nasceu, Santa Isabel, fica no atual município de Rancho Queimado, SC. No registro de casamento consta estar ela com 21 anos de idade; com base no registro de nascimento/batismo ela tinha então 25 anos. Quando faleceu, Emília estava internada na Casa de Saúde Nossa Senhora da Glória, em Curitiba; causa mortis: colapso cardíaco, arteriosclerose cerebral, estado demencial.

Filhos:

1.5.1. John Settle Addison, São Francisco do Sul, SC, 04/11/1915 a 26/06/1979, São Paulo, SP, filho de Roland O'Neill Addison e Emília Horr. Casou em 16/07/1951 com Leonilda Bompeixe de Oliveira, São Francisco do Sul, 16/08/1928, filha de Otto Elias de Oliveira e Honorina Bompeixe de Oliveira.

Nota:

  • John Settle: Engenheiro Civil. A fonte da informação sobre o seu falecimento é uma anotação feita por escrivão na margem do seu registro de casamento.

1.5.2. George O'Neill Addison, São Francisco do Sul, 08/12/1916 a 27/05/1967, Botucatu, filho de Roland O'Neill Addison e Emília Horr.

Nota:

  • George O'Neill: A fonte da informação sobre o seu falecimento é uma anotação feita por escrivão na margem do seu registro de nascimento; o local em que faleceu é pouco legível, não sendo certo que seja Botucatu, SP.

1.5.3. Alfred Darcy Addison, São Francisco do Sul, 04/02/1918 a 17/04/1975, São Francisco do Sul, filho de Roland O'Neill Addison e Emília Horr. Casou em 07/06/1947, em São Francisco do Sul, com Osnilda Cesária Bompeixe de Oliveira, São Francisco do Sul, 26/02/1926, filha de Otto Elias de Oliveira e Honorina Bompeixe de Oliveira.

Nota:

  • Alfred Darcy: Advogado. Causa mortis: parada respiratória, parada cardíaca, fenômeno coronariano.

1.5.4. Agnes Ann Addison, São Francisco do Sul, 22/06/1920, filha de Roland O'Neill Addison e Emília Horr. Casou com ... Westphalen.

1.5.5. Margarete Elisabethe Addison, São Francisco do Sul, ____ a 04/07/1925, São Francisco do Sul, filha de Roland O'Neill Addison e Emília Addison,

Nota:

  • Margarete: Faleceu com dois meses de vida. A fonte desta informação é o registro de óbito; não foi encontrado o registro de nascimento. Causa mortis: anemia profunda.

1.5.6. William Towers Addison, São Francisco do Sul, SC, 18/07/1929, filho de Roland O'Neill Addison e Emília Horr.


1.6. Veronica Horr, 12/04/1894 a ____, filha de Pedro Horr e Margaretha Morsch, neta de Henrique Horr e Helena Cathar. Schneider e de Pedro Morsch e Margaretha Meurer. Casou com Heinrich Steimetz. Filhos:

1.6.1. Annette Steimetz, 27/12/1914 a ____, filha de Heinrich Steimetz e Veronica Horr.

1.6.2. Rosane L. Horr, Anitápolis, 15/06/1921, filha natural de Verônica Horr.


1.7. João Horr e Carolina Arns

  • João Horr, Teresópolis, 26/03/1897 a 10/11/1981, Florianópolis, batizado em 13/05/1897, filho de Pedro Horr e Margarida Morsch; neto de Henrique Horr e Helena Catharina Schneider e de Pedro Morsch e Margaretha Meurer.
  • Esposa: Casou em 27/06/1922 com Carolina Arns, São Martinho do Capivari 04/08/1903 a 24/02/1981, Florianópolis, filha de Felipe Arns e Anna Hülse; neta de Philipp Joseph Arns e Maria Michels e de Heinrich Wilhelm August Hülse e Elisabetha Wigger; bisneta de Nicolaus Arns e Margaretha Simonis, Mathias Michels e Catharina Pritz, Mathias Huelse e Anna Maria Maag, Caspar Wigger e Maria Ana Ueding.

Filhos:

1.7.1. Hermínio Horr, 1923 a 2006. Casou com Ana Brixner.

1.7.2. Irma Horr, 1924 a 1988. Casou com Lino Söthe.

1.7.3. Arno Horr, 1926 a 19__. Casou com Gertrudes Brixner.

1.7.4. Valburga Horr, 1927 a 1994.

1.7.5. Amélia Horr, ____ a ____.

1.7.6. Maria Horr, 1929. Casou com Gregor Adam Wohlfahrt.

1.7.7. Bertilo Horr, 1931 a __/__/200_. Casou com Alzira Steiner.

1.7.8. Amida Horr, 1935.

1.7.9. José Horr, 1936. Casou com Carmen Catharina Pinto.

1.7.10. Anna Horr, 1937 a 2009. Casou com Nereu Manoel Matias.

1.7.11. Ignez Horr, 1939. Casou com Deoclécio Dornelles.

1.7.12. Zeno Horr, 1942 a 2002.

1.7.13. Margarida Horr, 1945. Casou em com Armandio Bernardi.

1.7.14. Silesio Horr, 1947. Casou com Maria Anita Donadel Zanatta.

Notas:

  • João Horr, nascimento, fonte: https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-159392-863160-6?cc=1719212&wc=MMPG-QC2:973370911
  • Carolina Arns: Existe uma mulher homônima e contemporânea, também nascida em São Martinho do Capivari, em 24/06/1902, filha de José Arns e Izabel Eyink.
  • A presente pesquisa confirmou informação de que o pai de João Horr teve um segundo casamento. Peter Horr, viúvo de Margaretha Morsch, casou com Anna Meurer em 1913, quando João tinha 16 anos de idade. Consta que dificuldades de relacionamento com a madrasta teriam motivado João a sair de casa bem jovem e “correr o mundo”.
  • João Horr mudou-se com a família para a Linha Presidente Becker, em Porto Novo, atual Itapiranga, SC, em meados da década de 1940. Reinoldo Back comenta isto brevemente em um artigo (ver endereço de acesso em “Fontes”).
  • Lino Söthe forneceu as seguintes informações sobre a família Horr: (1) Que nas primeiras semanas em Itapiranga, a família ficou instalada em um galpão do pai, Theodoro Soethe, no local onde este morava, às margens do rio Macaco Branco. (2) Que antes da chegada de João Horr, a parte alta das terras adquiridas por este – onde mais tarde ficariam as edificações e a pastagem para o gado – era cultivada pelos Soethe, que ali plantavam milho, parte do qual era dado em pagamento ao então proprietário da terra. (3) Que Carolina Arns e Ida Locks – mãe do Lino – já se conheciam de uma época em que, na juventude, haviam estudado juntas em um internato-escola para moças que existia na região de São Ludgero, ou Braço do Norte. (4) Que João Horr chegou a receber, ou adquiriu, uma área de terra junto ao rio Peperiguaçu, para construir ali uma serraria; Lino o ajudou a desmatar o local; coincidentemente, poucos dias depois, devido a chuvas torrenciais, houve uma cheia e o rio carregou tudo o que havia sido derrubado, como que dando uma mensagem: “não construam nada aqui”; João desistiu da serraria.
  • João Horr, além de agricultor, foi um exímio e perfeccionista carpinteiro. A primeira casa que construiu em Linha Becker era de madeira, serrada pela própria família. Não foram usados pregos na construção, somente pinos de madeira.

1.7.1. Hermínio Horr, Nova Veneza, 27/06/1923 a 0x/09/2006, Itapiranga, filho de João Horr e Carolina Arns. Casou em __/__/195_ com Ana Brixner, Carazinho (?) - RS, __/__19__, filha de Gabriel Brixner e .....

Nota:

  • Hermínio Horr: Agricultor. Existe informação de que, quando ele cumpriu o serviço militar, durante a Segunda Guerra, teria sido torturado, sendo inclusive obrigado a beber óleo combustível, pelo simples fato de ser de origem alemã; informação a confirmar.

Filhos:

1.7.1.1. Francisco Horr, Itapiranga, __/__19__, filho de Hermínio Horr e Ana Brixner.

1.7.2. Irma Horr, Nova Veneza, 20/08/1924 a 28/11/1988, Joinville, filha de João Horr e Carolina Arns. Casou em 17/04/1948 com Lino Söthe, Braço do Norte, 29/09/1926 a 14/05/2012, Rio Negrinho, filho de Theodoro Soethe e Ida Locks, neto de Heinrich Söthe e Maria Niehues e de Hubert Locks e Gertrud Riering. Filhos:

1.7.2.1. Estácio Söthe, Luzerna, SC, 25/02/1949, filho de Lino Söthe e Irma Horr. Casou em 1970 com Eliana Barriquello Cassins, Curitiba, 22/12/1951, filha de Joni Cassins e Eulália Barriquello. Filhos:

1.7.2.1.1. Andrea Cyntia Cassins Söthe, Curitiba, 19/12, filha de Estácio Söthe e Eliana Cassins. Casou com Darci Ribeiro da Luz.

1.7.2.1.2. Estácio Söthe Filho, Joinville, 06/06, filho de Estácio Söthe e Eliana Cassins. Casou com Lilian Miiller da Silva, ____, filha de Maurilio da Silva e Liane Miiller. Filhos:

1.7.2.1.2.1. Lia Miiler Söthe, 11/06, filha de Estácio Söthe Filho e Lilian Miiller da Silva.

1.7.2.1.2.2. Luca Miiler Söthe, 22/06, filho de Estácio Söthe Filho e Lilian Miiller da Silva.

1.7.2.2. Adroaldo Soethe, Água Doce, 21/05/1950, filho de Lino Söthe e Irma Horr. Casou com Rosi Hormann, Joinville, 10/09, filha de Ricardo Hormann e Paula Schatschneider. Filhos:

1.7.2.2.1. Daiani Soethe, 27/09, filha de Adroaldo Soethe e Rosi Hormann. Casou com Edson Francisco dos Santos. Filhos:

1.7.2.2.1.1. Carolina Soethe dos Santos, 07/03, filha de Edson Francisco dos Santos e Daiani Soethe.

1.7.2.2.1.2. Diogo Soethe dos Santos, 27/01, filho de Edson Francisco dos Santos e Daiani Soethe.

1.7.2.2.1.3. Diego Soethe dos Santos, gêmeo de Diogo 27/01, filho de Edson Francisco dos Santos e Daiani Soethe.

1.7.2.2.2. Richard Soethe, 08/08/1990 a 09/03/1991, filho de Adroaldo Soethe e Rosi Hormann.

Nota:

  • Richard Soethe nasceu com uma anomalia cérebro-espinal (spina bifida, com hidrocefalia).

1.7.3. Arno Horr, Nova Veneza, 05/01/1926 a __/__19__, Joinville, filho de João Horr e Carolina Arns. Casou em __/__/195_ com Gertrudes Brixner, Carazinho, RS, __/__19__, filha de Gabriel Brixner e .... Filhos:

1.7.3.1. Alfonso Horr, ____, filho de Arno Horr e Gertrudes Brixner.

1.7.3.2. Elisabet Horr, ____, filha de Arno Horr e Gertrudes Brixner.

1.7.3.3. José Horr, ____, filho de Arno Horr e Gertrudes Brixner.

1.7.3.4. Bernadete Horr, ____, filha de Arno Horr e Gertrudes Brixner.

1.7.3.5. Joaquim Horr, ____, filho de Arno Horr e Gertrudes Brixner.

Nota:

  • Arno Horr mudou-se com a família, nos anos 1970, de Itapiranga, SC, para Itaituba, no Pará. Foi um dos muitos pioneiros atraídos para lá pelas promessas do Governo, quando este construiu a Rodovia Transamazônica com o objetivo estratégico de povoar a região. Após anos de trabalho duro e muitos sacrifícios inúteis, sem vislumbrar futuro, Arno desistiu, vendeu suas terras e foi morar em Joinville, SC; arranjou para si e os filhos um emprego na empresa Tigre S.A. Maravilhava-se com a nova situação afirmando que, como pequeno agricultor, precisava trabalhar de sol-a-sol, estando ocupado 365 dias por ano, sujeito às incertezas naturais da produção agrícola, vendendo seus produtos a baixo preço quando a safra era boa, tendo pouco a vender quando a safra era ruim e os preços eram bons; e que, em contraste, como empregado de indústria trabalhava apenas cinco dias por semana, pouco mais de oito horas por dia, na sombra, serviço leve, salário garantido e em data certa a cada mês, férias anuais, assistência médica e toda uma série de facilidades proporcionadas a quem vive numa cidade.

1.7.4. Valburga Horr, Nova Veneza, 15/04/1927 a 15/05/1994, Rio de Janeiro, filha de João Horr e Carolina Arns.

Nota:

  • Valburga Horr, profissão: Enfermeira. Causa mortis: Câncer de ...

1.7.5. Amélia Horr, ____ a ____, filha de João Horr e Carolina Arns.

Nota:

  • Arns, Frei J. Crisóstomo et al, 1991, pg. 141, lista dos filhos de Carolina Arns e João Horr, que inclui Amélia, falecida com um ano de idade.

1.7.6. Maria Horr, Nova Veneza, 06/09/1929, filha de João Horr e Carolina Arns. Casou em __/__/195_ com Gregor Adam Wohlfahrt, ______________, Alemanha, __/__19__ a __/__199_, Itapiranga, filho de Georg Wohlfahrt e Barbara Wohlfahrt.

Notas:

  • Durante a Segunda Guerra, depois que o Brasil ingressou nela, o governo brasileiro passou a perseguir os imigrantes oriundos de países do Eixo, japoneses, italianos e, principalmente, alemães ou descendentes destes, tendo prendido muitos em campos de concentração e, inclusive, submetido parte deles a torturas. Diante deste perigo, mesmo nada tendo praticado de ilegal ou que pudesse ser suspeito às autoridades, Georg Wohlfahrt e um grupo de companheiros de imigração resolveram fugir para a Argentina. Para isto, atravessaram cerca de 60 km da fechada floresta do Parque Nacional argentino que existe junto à divisa com o Brasil, ao longo do Rio Peperi. Finda a guerra alguns deles, incluindo Georg, retornaram para as suas famílias no Brasil; outros fixaram-se na Argentina. Georg registrou essa jornada épica em um diário, que é guardado por Clemente José Wohlfahrt, um dos seus netos.
  • Ainda com relação a esta perseguição aos alemães, algumas das mulheres imigrantes da Linha Presidente Becker, em Itapiranga, SC, foram forçadas pelas autoridades a fazer uma escavação no pátio da capela local, pois havia a suspeita, infundada, de que ali houvessem sido enterradas armas. Como o solo era muito duro e havia sol forte, uma destas mulheres (irmã de Gregor?), que estava em adiantada gravidez, não suportou esse esforço, teve um colapso e faleceu no local.

Filhos:

1.7.6.1. Clemente José Wohlfahrt, Itapiranga, ____, filho de Gregor Adam Wohlfahrt e Maria Horr. Casou com ........ Filhos:

1.7.6.1.1. Félix Wohlfahrt, ____, filho de Clemente José Wohlfahrt e .....

1.7.6.1.2. Ângela Wohlfahrt, ____, filha de Clemente José Wohlfahrt e ......

1.7.6.2. Jorge Wohlfahrt, Itapiranga, ____, filho de Gregor Adam Wohlfahrt e Maria Horr.

1.7.6.3. Ludovico Wohlfahrt, Itapiranga, ____, filho de Gregor Adam Wohlfahrt e Maria Horr. Casou com ..... Filhos:

1.7.6.3.1. Carolina Wohlfahrt, ____, filha de Ludovico Wohlfahrt e ..... Casou com .... Filhos:

1.7.6.3.1.1. Verônica ....

1.7.6.3.2. Gabriel Wohlfahrt, ____, filho de Ludovico Wohlfahrt e ......

1.7.6.4. Cecília Bárbara Wohlfahrt, Itapiranga, ____, filha de Gregor Adam Wohlfahrt e Maria Horr. Casou em __/__19__ com Roque Vogel. Filhos:

1.7.6.4.1. Bárbara Vogel, ____, filha de Roque Vogel e Cecília Bárbara Wohlfahrt.

1.7.6.4.2. Cristine Vogel, ____, filha de Roque Vogel e Cecília Bárbara Wohlfahrt.

1.7.6.5. João Wohlfahrt, Itapiranga, ____, filho de Gregor Adam Wohlfahrt e Maria Horr.

1.7.6.6. Ana Bárbara Wohlfahrt, Itapiranga, ____, filha de Gregor Adam Wohlfahrt e Maria Horr.

1.7.7. Bertilo Horr, Forquilhinha, 20/06/1931 a __/__/200_, Florianópolis, filho de João Horr e Carolina Arns. Casou em __/__/1959 com Alzira Steiner, Forquilhinha, 24/08/1934, filha de Max Steiner e Adelaide Nuernberg.

Nota:

  • Alzira Steiner: Outra fonte, Pe. Evair Heerdt Michels, informa 1936 como ano do nascimento.

Filhos:

1.7.7.1. Sigisberto Horr, Forquilhinha, ____, filho de Bertilo Horr e Alzira Steiner.

1.7.7.2. João Horr, Forquilhinha, ____, filho de Bertilo Horr e Alzira Steiner.

1.7.7.3. Elói Horr, Ilhota, ____, filho de Bertilo Horr e Alzira Steiner.

1.7.7.4. Daniel Horr, Ilhota, ____, filho de Bertilo Horr e Alzira Steiner.

1.7.7.5. Davi Horr, ____, filho de Bertilo Horr e Alzira Steiner.

1.7.8. Amida Horr, Forquilhinha, 05/02/1935, filha de João Horr e Carolina Arns. Filha:

1.7.8.1. Ana Lúcia Horr, Cruz Alta, RS, 02/04, filha de Amida Horr.

1.7.9. José Horr, Forquilhinha, SC, 08/04/1936, filho de João Horr e Carolina Arns. Casou em 29/01/1971 com Carmen Catharina Pinto, Itaperuna, RJ, 14/04/1946, filha de ...... Filhos:

1.7.9.1. Carla Catarina Horr, Cascavel, PR, 08/03, filha de José Horr e Carmen Catharina Pinto.

1.7.9.2. Fabiana Horr, Cascavel, PR, 21/12, filha de José Horr e Carmen Catharina Pinto.

1.7.10. Anna Horr, Forquilhinha, 03/11/1937 a 03/10/2009, Criciúma, filha de João Horr e Carolina Arns. Casou em 10/09/1963 com Nereu Manoel Matias, Criciúma, __/__1937. Filhos:

1.7.10.1. Sérgio Matias, ____, filho de Nereu Manoel Matias e Anna Horr.

1.7.11. Ignez Horr, Forquilhinha, 03/03/1939, filha de João Horr e Carolina Arns. Casou com Deoclécio Dornelles, __________, 10/11/1941. Filhos:

1.7.11.1. Paulo Horr, ____, filho de Deoclécio Dornelles e Ignez Horr.

1.7.11.2. Jaques Dornelles, ____, filho de Deoclécio Dornelles e Ignez Horr.

1.7.12. Zeno Horr, Forquilhinha, 01/03/1942 a 08/12/2002, filho de João Horr e Carolina Arns.

1.7.13. Margarida Horr, Forquilhinha, 12/01/1945, filha de João Horr e Carolina Arns. Casou em 29/07/1967 com Armandio Bernardi, Ilhota, 20/05/1940, filho de Luís Bernardi e Ercília Campestrini Bernardi.

1.7.13.1. Eliana Bernardi, Ilhota, 30/05, filha de Armandio Bernardi e Margarida Horr.

1.7.13.2. Altair Bernardi, Ilhota, 02/08, filho de Armandio Bernardi e Margarida Horr.

1.7.14. Silesio Horr, Itapiranga, 30/03/1947, filho de João Horr e Carolina Arns. Casou em 02/03/1976 com Maria Anita Donadel Zanatta, Urussanga, 10/01/1952, filha de Luiz Zanatta e Anita Donadel Zanatta.


2. Leonardo Schneider, Vargem Grande, 29/04/1862 a ____, filho de Lena (sic) Catharina Schneider; neto de Jacob Schneider e Jacobina Klump.


3. Manoel Schneider, ____ a ____, filho de Johann Schneider e Catharina Schneider. Casou em 28/06/1890, em Teresopolis, com Maria Fritzen, ____ a ____, filha de Heinrich Fritzen e Maria Hinckel .

Notas:

  • Fonte do registro de casamento de Manoel e Maria: https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:9Q97-Y3S9-91W2?mode=g&i=123&wc=MFKN-D38%3A1030404601%2C1030539901%2C1030540501&cc=2177296
  • No registro civil de nascimento dos filhos, feito por Manoel no cartório de Braço do Norte, ele consta como sendo filho de Henrique Horn (sic) e Catharina Schneider, naturais da Alemanha. Fonte, em dois slides de microfilme: https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6516-L8?i=71&cc=2016197. E: https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6518-4P?i=72&cc=2016197
  • A outra fonte, mais acima, provavelmente a correta, registro do casamento religioso de Manoel com Maria Fritzen, informa que o pai dele é Johann Schneider.
  • Não foram encontradas outras informações acerca desta família nos registros de Braço do Norte, o que permite supor tenha ela mudado para uma outra comarca.

Filhos:

3.1. Karolina Schneider, Loeffelscheid, 29/05/1891 a ____, filha de Manuel Schneider e Maria Fritzen; neta de Katharina Schneider e de Heinrich Fritzen e Maria Hinkel.

3.2. Joseph Schneider, Loeffelscheid, 15/11/1892 a ____, filho de Manoel Schneider e Maria Fritzen; neto de Jacob e Catharina Schneider e de Heinrich Fritzen e Maria Hinkel.

Nota:

  • Joseph Schneider: Há aqui um equívoco acerca do nome do seu avô, que se chamava Johann; Jacob é o nome do bisavô. No registro civil de nascimento de Joseph consta que este nasceu em 19/11/1892.

3.3. Jacó Schneider, Teresopolis, 01/07/1895 a ____, filho de Manoel Schneider e Maria Fritzen.

3.4. Veronica Schneider, Bom Fim, 02/06/1897 a ____, filha de Manoel Schneider e Maria Fritzen.

3.5. Emilia Schneider, 07/04/1899 a ____, filha de Manoel Schneider e Maria Fritzen.

3.6. Adolfo Schneider, 10/01/1902 a ____, filho de Manoel Schneider e Maria Fritzen.

3.7. Paulo Schneider, 26/02/1904 a ____, filho de Manoel Schneider e Maria Fritzen.


Adendo:

Foi encontrado um registro de nascimento/batismo contendo as seguintes informações:

"Maria, Vargem Grande, nasc. 04/04/1868, filha ilegítima de Catharina Heinzen; avós maternos: Jacob Schneider e Carolina Klump".

Aqui há algum equívoco do escrivão. Jacob Schneider e Carolina Klump são os pais de Helena Catharina Schneider. Fica por esclarecer onde está o erro, se no sobrenome da mãe ou no nome dos avós da criança. Não foram até o momento encontradas outras informações acerca de Maria Heinzen.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


OUTRAS FAMÍLIAS SCHNEIDER


Família 1:

Anna Maria Schneider e Franciscus Schwartz

  • Anna Maria Schneider, Alemanha, 1791 a ____, (?). Não há outras informações.
  • Esposo: Casou com Franciscus (ou Franz) Schwartz, Hambuch Mayen, Rheinland-Pfalz, Alemanha, 12/071801 a 23/04/1885, Louro, Antônio Carlos, Santa Catarina, Brasil, filho de Joannes Schwartz, 1771 a ____, e Maria Anna Both, 1771, a ____.

Filho:

1. Jacobus Franciscus Schwartz, 1824 a 1904. Casou com Anna Maria Schauren

Nota:

  • Franciscus Schwartz veio para o Brasil com a esposa e o filho Jacob.


1. Jacobus Franciscus Schwartz e Anna Maria Schauren

  • Jacobus Franciscus Schwartz, Landkern, Rheinland-Pfalz, Alemanha, 19/08/1824 a 02/03/1904, São Pedro de Alcântara, Santa Catarina, filho de Franciscus Schwartz e Anna Maria Schneider.
  • Esposa: Casou com Anna Maria Schauren, Treis-Karden, Cochem-Zell, Rhineland-Pfalz, Alemanha, 1823 a 10/08/1894, São Pedro de Alcântara, Santa Catarina, Brasil, filha de Matthias Johann Schauren, ____ a ____, e Margaretha Bins, ____ a 1870.
  • Filhos:

1.1. Catharina Schwartz, 1853 a 1908. Casou com Mathias Kuhnen

1.2. Luísa Schwartz, 1855 a 1917. Casou com Jacob Kreusch

1.3. Pedro Schwartz, 1859 a ____.

1.4. José Schwartz, 1876 a ____. Casou com Catharina Freiberger


1.1. Catharina Schwartz, Colônia São Pedro de Alcântara, Santa Catarina, 1853 a 20/03/1908, Santa Filomena, São Pedro de Alcântara, filha de Jacobus Franciscus Schwartz e Anna Maria Schauren. Casou com Mathias Kuhnen, Colônia São Pedro de Alcântara, SC, 1847 a 1932, Santa Filomena, São Pedro de Alcântara, filho de Peter Kuhnen, 1815 a ____, e Eva Catharina Michels, 1823 a 1907. Filhos:

1.1.1. Pedro Mathias Kuhn, 1878 a 1973, filho de Mathias Kuhnen e Catharina Schwartz.

1.1.2. João Kuhnen, 1884 a 1957, filho de Mathias Kuhnen e Catharina Schwartz.


1.2. Luísa Schwartz, Colônia São Pedro de Alcântara, SC, 1855 a 03/06/1917, Rancho de Taboas, Angelina, SC, filha de Jacobus Franciscus Schwartz e Anna Maria Schauren. Casou em 18/01/1879, na Colônia São Pedro de Alcântara, com Jacob Kreusch, São Miguel, SC, 06/07/1858 a 22/11/1917, Palheiro, Angelina, SC, filho de Henrique Kreusch, 1834 s 1909, e Anna Maria Brück, 1837 a 1909. Filhos:

1.2.1. Maria Kreusch, 1881 a 1906, filha de Jacob Kreusch e Luísa Schwartz

Nota:

  • Luísa Schwartz: No seu registro de óbito consta como Luísa Schweitzer.


1.3. Pedro Schwartz, Colônia São Pedro de Alcântara, SC, 1859 a ____, filho de Jacobus Franciscus Schwartz e Anna Maria Schauren.


1.4. José Schwartz, Colônia São Pedro de Alcântara, SC, 1876 a ____, filho de Jacobus Franciscus Schwartz e Anna Maria Schauren. Casou com Catharina Freiberger, Colônia São Pedro de Alcântara, Santa Catarina, 1878 a ____, filha de Mathias Freiberg, 1833 a 1895, e Catharina Backes, 1835 a 1907. Filhos:

1.4.1. João Schwartz, 1903 a ____, filho de José Schwartz e Catharina Freiberger.

----------------------------


Família 2:

Anna Schneider e Peter Wilhelm

  • Anna Schneider, Pillig, Koblenz, Rheinland-Pfalz, Alemanha, 29/08/1757 a ____, Alemanha. Não há outras informações.
  • Esposo: Casou com Peter Wilhelm, Pillig, Koblenz, Rheinland-Pfalz, Alemanha, 15/03/1755 a ____, Alemanha. Não há outras informações.

Filhos:

1. Anne Marie Wilhelm, 1787 a 1869. Casou com Sebastian Walderig


1. Anne Marie Wilhelm e Sebastian Walderig

  • Anne Marie Wilhelm, Pillig, Koblenz, Rheinland-Pfalz, Alemanha, 01/07/1787 a 17/11/1869, Colônia São Pedro de Alcântara, SC, Brasil, filha de Peter Wilhelm e Anna Schneider
  • Esposo: Casou com Sebastian Walderig, Pillig, Koblenz, Rheinland-Pfalz, Alemanha, 07/02/1776 a ____, filho de Antonius Waldrich, 1750 a ____, e Catharina Lauppenthal, ____ a ____.
  • Filhos:

1.1. Wilhelmine Waldrich, 1809 a ____.

1.2. Wilhelm Waldrich, 1809 a ____. Casou com Maria Scherer

1.3. Lorenz Waldrich, 1811 a ____.

1.4. Catharina Waldrich, 1816 a ____. Casou com Heinrich Lorenz Meinschein

1.5. Sebastian Waldrich Júnior, 1818 a /1916. Casou com Louise ...

1.6. Peter Joseph Waldrich, 1820 a ____.

1.7. Anna Maria Waldrich, 1822 a ____. Casou com (1) ... ...; (2) Joannes Gerend, (3) Karl Bernard Diedmann

1.8. Johann Waldrich, 1823 a ____.

1.9. Peter Waldrich, 1826 a 1896. Casou com (1) Caetana Tildris; (2) Agnes Bárbara Söns, (3) Luísa Bläser

1.10. Anton Waldrich, 1830 a ____.

Nota:

  • Sebastian Walderig: Chegou em Desterro a bordo do brigue Marquêz de Vianna, em 11/11/1828, com a esposa, Anne Marie Wilhelm, sete filhos e o irmão Lorenz Waldrich (Laurentius Walderich). Entraram na Colônia São Pedro de Alcântara em 25 de setembro de 829. Seu sobrenome também aparece como Waltrich & Waldrich.

1.1. Wilhelmine Waldrich, Pillig, Koblenz, Rheinland-Pfalz, Alemanha, 1809 a ____, filha de Sebastian Walderig e Anne Marie Wilhelm.


1.2. Wilhelm Waldrich, Pillig, Koblenz, Rheinland-Pfalz, Alemanha, 1809 a ____, filho de Sebastian Walderig e Anne Marie Wilhelm. Casou com Maria Scherer, Bremen, Alemanha, 1815 a 06/06/1871, São Pedro de Alcântara, Santa Catarina, Brasil, filha de Peter Scherer e Catharina Henne. Filhos:

1.2.1. Margarida Waldrich, 1836 a ____, filha de Wilhelm Waldrich e Maria Scherer.

1.2.2. Pedro Waldrich, 1838 a 1868, filho de Wilhelm Waldrich e Maria Scherer.

1.2.3. Anna Maria Waldrich, 1840 a ____, filha de Wilhelm Waldrich e Maria Scherer.

1.2.4. José Waldrich, 1841 a 1896, filho de Wilhelm Waldrich e Maria Scherer.

1.2.5. Catarina Waldrich, 1844 a ____, filha de Wilhelm Waldrich e Maria Scherer.

1.2.6. Sebastião Waldrich, 1850 a 1925, filho de Wilhelm Waldrich e Maria Scherer.

1.2.7. Maria Waldrich, 1854 a ____, filha de Wilhelm Waldrich e Maria Scherer.


1.3. Lorenz Waldrich, Villa de São Firmino, Pillig, Koblenz, Rheinland-Pfalz, Alemanha, 23/11/1811 a ____, filho de Sebastian Walderig e Anne Marie Wilhelm.


1.4. Catharina Waldrich, Pillig, Koblenz, Rheinland-Pfalz, Alemanha, 13/12/1816 a ____, filha de Sebastian Walderig e Anne Marie Wilhelm. Casou com Heinrich Lorenz Meinschein, Alemanha, 04/03/1803 a ____, filho de Heinrick Frederick Meinschein, 1778 a ____, e Anna Catharina Albers, 1780 a ____. Filhos:

1.4.1. Anna Maria Meinschein, 1835 a 1926, filha de Heinrich Lorenz Meinschein e Catharina Waldrich.

1.4.2. Anna Maria Augusta Meinschein, 1836 a 1903, filha de Heinrich Lorenz Meinschein e Catharina Waldrich.

1.4.3. Gertrudes Meinschein, 1840 a 1902, filha de Heinrich Lorenz Meinschein e Catharina Waldrich.

1.4.4. Catharina Meinschein, 1841 a 1918, filha de Heinrich Lorenz Meinschein e Catharina Waldrich.

1.4.5. Maria Anna Meinschein, 1842 a 1919, filha de Heinrich Lorenz Meinschein e Catharina Waldrich.

1.4.6. Elízia Meinschein, 1844 a 1917, filha de Heinrich Lorenz Meinschein e Catharina Waldrich.

1.4.7. Lorenz Meinschein, 1846 a ____, filha de Heinrich Lorenz Meinschein e Catharina Waldrich.

1.4.8. Margarida Meinschein, ____ a ____, filha de Heinrich Lorenz Meinschein e Catharina Waldrich.

1.4.9. Pedro Meinschein, 1849 a ____, filha de Heinrich Lorenz Meinschein e Catharina Waldrich.

1.4.10. Anton Meinschein, 1850 a ____, filha de Heinrich Lorenz Meinschein e Catharina Waldrich.


1.5. Sebastian Waldrich Júnior, Pillig, Koblenz, Rheinland-Pfalz, Alemanha, 1818 a antes de 1916, filho de Sebastian Walderig e Anne Marie Wilhelm. Casou com Louise ... (sobrenome não informado), 1816 a 1916.


1.6. Peter Joseph Waldrich, Pillig, Koblenz, Rheinland-Pfalz, Alemanha, 04/12/1820 a ____, filho de Sebastian Walderig e Anne Marie Wilhelm.


1.7. Anna Maria Waldrich, Pillig, Koblenz, Rheinland-Pfalz, Alemanha 03/03/1822 a ____, filha de Sebastian Walderig e Anne Marie Wilhelm. Casou com (1) ... ... (nome não localizado); (2) Joannes Gerend, Kanzem, Rheinland-Pfalz, Alemanha, 09/03/1823 a 21/07/1855, Colônia São Pedro de Alcântara, SC, filho de Michaele Gierent, 1797 a antes de 1829, e Maria Buedinger, 1788 a 1863; (3) em 24/11/1861, na Colônia Santa Isabel, SC, com Karl Bernard Diedmann, Dresden, Saxony, Alemanha, 1839 a ____, filho de Paul Diedmann e ... (nome da mãe não informado). Filhos:

1.7.1. Gertrudes Waldrich, 1843 a ____, filha de ... ... e Anna Maria Waldrich.

1.7.2. Maria Carolina Görent, 1848 a 1920, filha de Joannes Gerend e Anna Maria Waldrich.

1.7.3. Pedro João Görent, 1854 a 1924, filho de Joannes Gerend e Anna Maria Waldrich.

1.7.4. Margaretha Jerend, ____ a ____, filha de Joannes Gerend e Anna Maria Waldrich.

Nota:

  • Joannes Gerend: Chegou em Desterro no dia 7/11/1828, à bordo do brigue Luiza, com a mãe, Maria Buedinger, viúva. Seu sobrenome é encontrado no Brasil como Görent e Gorent. De acordo com as publicações no site da família Sens e do livro de Aderbal João Philippi, Johann Görent nasceu em 9 de fevereiro de 1822, mas no seu registro de batismo consta 9 de março de 1823.


1.8. Johann Waldrich, Pillig, Koblenz, Rheinland-Pfalz, Alemanha, 1823 a ____, filho de Sebastian Walderig e Anne Marie Wilhelm.


1.9. Peter Waldrich, Pillig, Koblenz, Rheinland-Pfalz, Alemanha, 1826 a 27/03/1896, Garcia, Angelina, Santa Catarina, filho de Sebastian Walderig e Anne Marie Wilhelm. Casou com (1) Caetana Tildris, ____ a ____, filha de Joseph Nicolaus Stephan Tildris, 1804 a ____, e Maria Becker ,1810 a ____; (2) Agnes Bárbara Söns, Josephsberg, Drohobycz, Byern, Alemanha, 18/07/1817 a 04/01/1854, São José, Santa Catarina, Brasil, filha de Johann Mathias Söns, 1790 a 1861, e Maria Catharina Schmitz, 1790 a 1864; (3) em 08/05/1849, em São José, SC, com Luísa Bläser, ____ a ____, filha de Anton Bleser, 1806 a ____, e Anna Maria Rosar, 1807 a 1897. Filhos:

1.9.1. João Tildris, 1851 a ____, filho de Peter Waldrich e Caetana Tildris.

1.9.2. Nicolau Waldrich, 1853 a ____, filho de Peter Waldrich e Luísa Bläser.

1.9.3. Pedro Waldrich, 1855 a 1950, filho de Peter Waldrich e Luísa Bläser.

1.9.4. Carolina Waldrich, 1856 a ____, filho de Peter Waldrich e Luísa Bläser.

1.9.5. Antônio Waldrich, 1857 a ____, filho de Peter Waldrich e Luísa Bläser.

1.9.6. João Waldrich, 1859 a ____, filho de Peter Waldrich e Luísa Bläser.

1.9.7. Anna Maria Waldrich, 1860 a ____, filho de Peter Waldrich e Luísa Bläser.

1.9.8. Anna Waldrich, 1864 a ____, filho de Peter Waldrich e Luísa Bläser.

1.9.9. José Waldrich, 1872 a ____, filho de Peter Waldrich e Luísa Bläser.

1.9.10. Luísa Waldrich, 1876 a 1950, filho de Peter Waldrich e Luísa Bläser.

1.9.11. Ricardo Waldrich, ____ a ____, filho de Peter Waldrich e Luísa Bläser.

Notas:

  • Peter Waldrich: Adquiriu terras em Garcia, margem direita, e em Vargem dos Pinheiros, lado norte, na Colônia Angelina.Teve um filho com Caetana Tildres, João Tildris, reconhecido em 30/09/1857.
  • Luísa Bläser: Seu sobrenome também aparece como Plesar.
  • Há uma inconsistência nas informações sobre a data de falecimento da esposa Agnes Bárbara Söns, 04/01/1854, e o casamento de Peter Waldrich com Luísa Bläser, 08/05/1849. Ou há erro no ano de falecimento de Agnes, ou envolve casamentos & separações não formalizadas.


1.10. Anton Waldrich, Desterro, SC, 04/08/1830 a ____, filho de Sebastian Walderig e Anne Marie Wilhelm.

----------------------------------------


Família 3:

Anna Maria Schneider e Johann Meyer

  • Anna Maria Schneider, Hunsrück, Rheinland-Pfalz, Alemanha, ____ a ____. Não há informações sobre os pais e irmãos.
  • Esposo: Casou com Johann Meyer, Hunsrück, Rheinland-Pfalz, Alemanha, ____ a ____. Não há informações sobre os pais e irmãos.

Filhos:

1. Johann Meyer, 1833 a ____.

2. Margaretha Meyer, 1834 a 1904. Casou com Johann Joseph Hillesheim

3. Peter Meyer, 1837 a ____. Casou com Margaretha Hammes

4. Jacob Meyer, 1847 a 1917. Casou com Catharina Behrens

Nota:

  • Pioneiros na Primeira Linha Velha ou Löffelscheid. Receberam o lote número 09. Religião: Católica.

1. Johann Meyer, Hunsrück, Rheinland-Pfalz, Alemanha, 1833 a ____, filho de Johann Meyer e Anna Maria Schneider

2. Margaretha Meyer, Hunsrück, Rheinland-Pfalz, Alemanha, 1834 a 14/12/1904, São Pedro de Alcântara, SC, Brasil, filha de Johann Meyer e Anna Maria Schneider. Casou com Johann Joseph Hillesheim, Briedel, Mosel, Rheinland-Pfalz, Alemanha, 22/11/1829 a 30/06/1911, Löffelscheidt, Águas Mornas, SC, Brasil, filho de Mathias Joseph Hillesheim, 1804 a 1911 e Maria Anna Stölpen, 1806 a ____.

Nota:

  • Johann Joseph Hillesheim: Chegou à Desterro (atual Florianópolis) a bordo da sumaca Quatorze de Novembro, em 5/01/1847, constituindo a segunda leva de imigrantes para a Colônia Alemã de Santa Isabel. Emigrou junto de seus pais, Mathias Joseph Hillesheim e Maria Anna Stölpen, e com seus irmãos Hubert, Johann e Margaretha. Foram enviados para a localidade de Primeira Linha Velha - Rio dos Bugres. Era vizinho de Anna Getrudis Burg e Carlos A. Staed. Religião: Católico. Em seu registro de óbito, seu nome aparece como Anton Josef Hillesheim.

Filhos:

2.1. José Hillesheim, 1856 a 1912.

2.2. Nicolau Hillesheim, 1857 a 1928.

2.3. Margarida Hillesheim, 1859 a 1924.

2.4. Johannes Hillesheim, 1862 a ____.

2.5. Jacob Hillesheim, 1864 a 1956.

2.6. Peter Hillesheim, 1867 a 1912.

2.7. Mathias Hillesheim, 1869 a ____.

2.8. Philipp Hillesheim, 1876 a 1919.

3. Peter (ou Pedro) Meyer, Hunsrück, Rheinland-Pfalz, Alemanha, 1837 a ____, filho de Johann Meyer e Anna Maria Schneider. Casou em 1858, em SC, com Margaretha Hammes, Mastershausen, Hunsrück, Rheinland-Pfalz, Alemanha, 02/01/1836 a 06/12/1921, Santo Amaro da Imperatriz, SC, Brasil, filha de Johann Hammes, 1809 a /1890 e Margaretha Ehmann, 1803 a 1845.

Notas:

  • Johann Hammes: Foram pioneiros na localidade de Primeira Linha ou Löffelscheid. Receberam o lote número 14. Religião: Católica. Com a morte da esposa, Mararetha Ehmann, contraiu novo matrimônio, com Catharina Hammes, com quem teve uma filha chamada Catharina, nascida em alto-mar, no navio que transportava a família para o Rio de Janeiro.

Filhos:

3.1. Johann Meyer, 1862 a ____.

3.2. Joseph Meyer, 1863 a ____.

3.3. Anna Maria Meyer, 1864 a 1932.

3.4. Elisabeth Meyer, 1867 a ____.

3.5. Peter Meyer, 1869 a ____.

3.6. Franz Meyer, 1871 a ____.

3.7. Johann Peter Meyer, 1875 a ____.

4. Jacob Meyer, Colônia Santa Isabel, Santa Catarina, 02/02/1847 a 07/05/1917, Löffelscheidt, Colônia Santa Isabel, filho de Johann Meyer e Anna Maria Schneider. Casou com Catharina Behrens, Colônia São Pedro de Alcântara, SC, 31/05/1866 a 10/10/1915, filha de Mathias Behrens, ____ a ____, e Elisabetha Magdalena Voigt, 1836 a 1915.

Nota:

  • Catharina Behrens: Há uma inconsistência entre o ano do seu nascimento, 1866, e aquele dos seus primeiros filhos; p.ex. ela estaria então com apenas 8 anos de idade ao dar à luz Johann Meyer, em 1874. Talvez o ano correto de nascimento de Catharina seja 1856.

Filhos:

4.1. Johann Meyer, 1874 a ____.

4.2. Elisabeth Meyer, 1876 a ____.

4.3. Maria Meyer, ____ a ____.

4.4. Margaretha Meyer, ____ a ____.

4.5. Felomena Meyer, ____ a ____.

4.6. Helena Meyer, ____ a ____.

4.7. Christina Meyer, ____ a ____.

4.8. Apolônia Meyer, ____ a ____.

4.9. José Meyer, ____ a ____.

4.10. Jacob Meyer, ____ a ____.

----------------------------------------


Família 4:

Anna Maria Bárbara Schneider e Joannes Christophorus Krauss

  • Anna Maria Bárbara Schneider, Biebern, Rheinland-Pfalz, Alemanha, 1810 a ____. Não há informações sobre os pais e irmãos.
  • Esposo: Casou com Joannes Christophorus Krauss, Biebern, Rheinland-Pfalz, Alemanha, 25/10/1810 a ____, filho de Paulus Krauss e Maria Margaretha Martin.

Filhos:

1. Maria Eva Kraus, 1846 a 1913. Casou com Mathias Haas

2. Bernardine Kraus, ____ a ____. Casou com Franz Steffens

3. Jacob Christoph Kraus, ____ a ____. Casou com Elisabeth Schäfer

Notas:

  • Embarcaram no brigue Sardo Eridano em 18/10/1846 no Porto de Dunkerque, França. Chegaram ao Rio de Janeiro após 6 semanas. Aportaram em Florianópolis (Desterro) no dia 28/12/1846. Vieram do Rio de Janeiro a bordo do bergantil Vênus.
  • Pioneiros na Primeira Linha Velha ou Loeffelscheid. Receberam o lote de número 13. Religião: Católica-Romana.
  • Profissão de Joannes Christophorus Krauss: Pedreiro.

1. Maria Eva Kraus, Biebern, Rheinland-Pfalz, Alemanha, 1846 a 24/09/1913, Perdidas, Angelina, SC, Brasil, filha de Joannes Christophorus Krauss e Anna Maria Bárbara Schneider. Casou com Mathias Haas, Alemanha, 1827 a 02/02/1893, Rio dos Coqueiros, Angelina, SC, Brasil; não há informações sobre os pais e irmãos. Filho:

1.1. Jacob Haas, Colônia Teresópolis, Santa Catarina, 1879 a 18/04/1939, Perdidas, Angelina, SC, filho de Mathias Haas e Maria Eva Kraus. Casou em 24/01/1903, em Perdidas, Angelina, com Margarida Hammes, 1882 a 1940.

Notas:

  • Jacob Haas: Seu sobrenome também é encontrado como Hardt e Hass.
  • O casamento civil foi realizado em 25/01/1903. (Livro de Matrimônio do Cartório de Registro Civil de Angelina, SC - Livro 1 - p. 82 - verso). No registro, o noivo tinha 23 anos e a noiva 23, portanto nascidos em 1880 e 1881, respectivamente.
  • O casal não deixou filhos.

2. Bernardine Kraus, ____ a ____, filha de Joannes Christophorus Krauss e Anna Maria Bárbara Schneider. Casou com Franz Steffens, Löffelscheid, Hünsruck, Rheinland-Pfalz, Alemanha, 12/11/1845 a 09/05/1921, Löffelscheidt, Santa Isabel, SC, Brasil, filho de Joannes Steffens, 1802 a ____, e Elisabetha Püttinger, 1814 a ____.

Notas:

  • Joannes Steffens e Elisabetha Püttinger: Foram pioneiros na localidade de Primeira Linha ou Löffelscheid. Receberam o lote número 27. Religião: Católico.
  • Franz Steffens: Viúvo de Bernardine, casou em 28/06/1890 com Helena Loch, 1856 a 1898. Não consta que tenham gerado filhos.

Filhos:

2.1. Bárbara Steffens, 1870 a ____.

2.2. Jacob Steffens, 1874 a 1915.

2.3. Franz Steffens, 1876 a ____.

2.4. Peter Steffens, 1879 a ____.

2.5. Daniel Steffens, 1883 a ____.

2.6. Elisabeth Steffens, 1889 a ____.

3. Jacob Christoph Kraus, ____ a ____, filho de Joannes Christophorus Krauss e Anna Maria Bárbara Schneider. Casou com Elisabeth Schäfer, Rohneberg, Sankt Wendel, Saarland, Alemanha, 1850 a 15/10/1910, Löffelscheidt, Águas Mornas, SC, Brasil, filha de Daniel Schäfer, 1827 a 1916, e Anna Maria Fickeis, ____ a 1891.

Nota:

  • Nos registros de óbito dos filhos Elisabetha Kraus e Pedro Kraus consta que o pai, Jacob Christóvão Kraus, estava desaparecido.

Filhos:

3.1. Maria Kraus, 1870 a ____.

3.2. Jacob Kraus, 1871 a 1951.

3.3. Bernardine Kraus, 1875 a ____.

3.4. Mathias Kraus, 1878 a 1949.

3.5. Peter Kraus, 1880 a 1913.

3.6. Helena Kraus, 1883 a 1973.

3.6. Anna Kraus, ____ a ____.

3.8. Francisco Kraus, 1887 a ____.

3.9. Johann Kraus, 1888 a ____.

3.10. Elisabetha Kraus, 1891 a 1913.

--------------------------------


Família 5:

Caspar Schneider, Maria Schmidt e Maria Elizabeth Becker

  • Caspar Schneider, Alemanha, 1786 a ____. Não há informações sobre os pais e irmãos.
  • Esposa: Casou (1) com Maria Schmidt; (2) com Maria Elizabeth Becker, filha de Joannes Becker, 1785, e Eva Klueppel.

Nota:

  • Caspar Schneider chegou viúvo a Desterro, com 6 filhos e o sobrinho Peter Joseph Schneider, no brigue Marquês de Vianna, em 12/11/1828. Entraram na Colônia de São Pedro de Alcântara em 15/04/1829.

Filhos de Caspar Schneider e Maria Schmidt:

1. Maria Magdalena Schneider, 1813 a ____. Casou com Martin Wilhelm Hemmer

2. Peter Joseph Schneider, 1816 a 1888. Casou com Anna Maria Bohnen

3. Johann Joseph Schneider, 1820 a ____.

4. Antonius Schneider, 1822 a ____.

5. Mathias Schneider, 1823 a ____.

6. Johann Schneider, 1826 a ____.

7. Anna Maria Schneider, 1827 a 1900.

Filhos de Caspar Schneider e Maria Elizabeth Becker:

8. Jacob Gaspar Schneider, 1842 a 1899. Casou com Margarida Meinschein

9. Helena Schneider, ____ a ____.

10. Manuel Gaspar Schneider, ____ a ____. Casou com Caetana Nunes da Silva


1. Maria Magdalena Schneider, Alemanha, 1813 a ____, filha de Caspar Schneider e Maria Schmidt. Casou com Martin Wilhelm Hemmer. Filhos:

1.1. Belina Hemmer, ____ a ____.

1.2. Peter Hemmer, ____ a ____.

2. Peter Joseph Schneider, Alemanha, 02/10/1816 a 08/04/1888, Colônia São Pedro de Alcântara, SC, Brasil, filho adotivo de Caspar Schneider e Maria Schmidt. Casou com Anna Maria Bohnen, Grosslittgen, Rheinland-Pfalz, Alemanha, 06/05/1821 a 09/05/1900, São Pedro de Alcântara, Santa Catarina, Brasil, filha de Henricus Bohnen, 1796 a ____, e Maria Ângela Brandt, 1798 a 1862.

Nota:

  • Peter Joseph Schneider: family child pedigree linkage type: adopted. Sobrinho de Caspar Schneider.

Filhos:

2.1. Cândida Amélia Schneider, ____ a ____.

2.2. Maria Carolina Schneider, 1850 a ____.

2.3. Carolina Maria Schneider,1857 a 1934.

3. Johann Joseph Schneider, Alemanha, 1820 a ____, filho de Caspar Schneider e Maria Schmidt.

4. Antonius Schneider, Alemanha, 1822 a ____, filho de Caspar Schneider e Maria Schmidt.

5. Mathias Schneider, Alemanha, 1823 a ____, filho de Caspar Schneider e Maria Schmidt.

6. Johann Schneider, Alemanha, 1826 a ____, filho de Caspar Schneider e Maria Schmidt.

7. Anna Maria Schneider, Alemanha, 1827 a 09/05/1900, São Pedro de Alcântara, SC, Brasil, filha de Caspar Schneider e Maria Schmidt.

8. Jacob Gaspar Schneider, Tijucas, Santa Catarina, 1842 a 22/04/1899, Angelina, SC, filho de Caspar Schneider e Maria Elizabeth Becker. Casou em 23/02/1867, em Santo Amaro do Cubatão, Santa Catarina, com Margarida Meinschein, ____ a antes de 22/04/1899, filha de Heinrich Lorenz Meinschein, 1803 a ____, e Catharina Waldrich, 1816 a ____.

Nota:

  • Jacob Gaspar Schneider: Quando faleceu, deixou dez filhos, sendo cinco homens e cinco mulheres. Já era viúvo de Margarida Meinschein.

Filhos:

8.1. Pedro Antônio Schneider, 1868 a ____.

8.2. Egídio Venâncio Schneider, 1874 a ____.

8.3. Gertrudes Maria Schneider, 1874 a ____.

8.4. Catharina Schneider, 1875 a ____.

8.5. Maria Schneider, 1877 a 1936.

8.6. Nicolau Jacob Schneider, ____ a ____.

9. Helena Schneider, ____ a ____, filha de Caspar Schneider e Maria Elizabeth Becker.

10. Manuel Gaspar Schneider, Porto Belo, SC, ____ a ____, filho de Caspar Schneider e Maria Elizabeth Becker. Casou com Caetana Nunes da Silva, ____ a ____, filha de Francisco José Nunes da Silva e Mathilde Rosa de Jesus.

Nota:

  • Não há informações sobre filhos.

---------------------------


Família 6:

Catharina Schneider e Peter Greisch

  • Catharina Schneider. Não há outras informações.
  • Esposo: Casou com Peter Greisch. Não há outras informações.

Filhos:

1. Nicolaus Greisch, 1835 a ____.

--------------------------


Família 7:

Charlotte Schneider e Carl Bruch

  • Charlotte Schneider. Não há outras informações.
  • Esposo: Casou com Carl Bruch, ____ a ____, filho de Johann Jacob Bruch, ____ a ____, e Louise Sophia Hoffmann, 1805 a ____.

Notas:

  • Korndörfer, Fernando Julio: Em e-mail, documento "1861-1864 - Lista de imigrantes da Hospedaria do Governo no RJ", contém os seguintes nomes: Johann Jacob Bruch, Louise Bruch, Catharina Bruch, Carl Bruch. Trata-se da presente família, mas falta o nome de Johann Bruch; quanto a Carl, não se sabe se é o irmão ou o filho de Catharina.

Filhos:

  • Não há informações.

-------------------------------


Família 8:

Daniel Schneider e Maria Josefina Blasser

  • Johann Schneider. Não há outras informações.
  • Esposa: Casou com Elisabetha Kollmann. Não há outras informações.

Filho:

1. Daniel Schneider, 1822 a ____. Casou com Maria Josefina Blasser


1. Daniel Schneider, Alemanha, 1822 a ____, Brasil, filho de Johann Schneider e Elisabetha Kollmann. Casou com Maria Josefina Blasser, São José, SC, 05/11/1836 a ____, filha de Anton Bleser, 1806 a ____, e Anna Maria Rosar, 1807 a 1897. Filha:

1.1. Margaretha Schneider, 1855 a 1902. Casou com Jacob Beppler

Nota:

  • Daniel Schneider: Chegou com a segunda leva de imigrantes vindos á Província de Santa Catarina em 24 fevereiro de 1847, através do patacho "Corveta Nacional Bertioga", com o intuito de povoar a Colônia Piedade. Veio solteiro, com 25 anos de idade.

1.1. Margaretha Schneider, Colônia Teresópolis, Santa Catarina, 28/04/1855 a 13/11/1902, Teresópolis, Santa Catarina, filha de Daniel Schneider e Maria Josefina Blasser. Casou com Jacob Beppler, 1844 a 1904.

-----------------------------


Família 9:

Anna Maria Schneider e Nicolaus Kniess

  • Anna Maria Schneider, ____ a ____, filha de Johann Georg Schneider e Anna Maria Schneider
  • Esposo: Casou com Nicolaus Kniess, Büdingen, Wetteraukreis, Hessen, Alemanha 1831 a ____, filho de Jacob Kniess, 1790 a 1831, e Anna Maria Fischer, 1787 a 1858.

Filhos:

1.1. Anna Maria Kniess, 1862 a ____.

1.2. Anna Kniess, 1864 a ____.

----------------------------


Família 10:

Margaritta Schneider, Jacob Gelsleuchter e Jacob Schmidt

  • Margaritta Schneider, Alemanha, 1808 a ____. Não há informações sobre pais e irmãos.
  • Esposo: Casou com (1) Jacob Gelsleuchter, Alemanha, ____ a ____, Alemanha; (2) Jacob Schmidt, Alemanha, 1812 a ____, Brasil.

Notas:

  • Margaritta Schneider: Chegou em Desterro (atual Florianópolis) em setembro de 1847, na galeota belga Jean de Lockgenhein, junto com o filho do primeiro matrimônio, Johann Gelschleuchter, do segundo esposo, Jacob Scheidt (sic; é Schmidt), dos filhos do segundo matrimônio Margaritta, Catharina e Joannes, além de um parente dito Jacob Gelsleuchter com apenas um ano de idade. Cf. Jochem, Toni Vidal, A Epopéia de uma Imigração, Ed. do Autor. Águas Mornas, SC, 1997, pgs. 410-412. Fizeram parte da terceira leva de imigrantes para a Colônia Santa Isabel e foram enviados para a localidade de Segunda Linha Velha - Bauersline. Era vizinha de João Gelsleuchter e Daniel Grosskloss.
  • Esta é, dentre as várias famílias Schneider aqui apresentadas, aquela que mais possivelmente possui parentesco com Helena Catharina Schneider. Chegou ao Brasil no mesmo grupo desta, oriundo de uma mesma região da Alemanha. Mais informações a respeito podem ser vistas em Família Meurer e em Família Morsch.

Filhos com Jacob Gelsleuchter:

1. Johannes Gelsleuchter, 1828 a ____.

2. Jacob Gelsleuchter, 1830 a ____.

Filhos com Jacob Schmidt:

3. Margaritta Schmidt, 1832 a ____.

4. Catharina Schmidt, 1835 a ____.

5. Joannes Schmidt, 1837 a ____.

6. Daniel Schmidt, 1854 a 1930.

7. Peter Schmidt, ____ a ____.

-------------------------


Família 11:

Maria Schneider e Antonius Zimmerman

  • Maria Schneider. Não há outras informações.
  • Esposo: Casou com Antonius Zimmerman, Binningen, Forst Cochem, Rheinland-Pfalz, Alemanha, 05/06/1774 a ____, filho de Petrus Zimmerman e Eva Schmitt. Viúvo, Antonius Zimmerman casou, em 21/05/1810, em Landkern, Rheinland-Pfalz, Alemanha, com Anna Maria Junglas, 1782 a 1867.

Filho de Maria Schneider e Antonius Zimmerman:

1. Matthias Zimmermann, ____ a ____. Casou com Anna Margaretha Conradi

Filhos de Antonius Zimmerman e Anna Maria Junglas:

1. Jacob Zimmermann, 1810 a ____.

2. Johann Zimmermann, 1811 a 1898.

3. Peter Joseph Zimmermann, 1812 a ____.

4. Elisabetha Zimmermann, 1814 a ____.

5. Gertrud Zimmerman, 1815 a ____.

6. Joann Joseph Zimmerman, 1817 a ____.

7. Maria Elisabetha Zimmerman, 1819 a ____.

8. Maria Catharina Zimmermann, 1821 a ____.

9. Antonius Zimmerman, 1822 a ____.

10. Maria Gertrudis Zimmerman, 1826 a ____.


1. Matthias Zimmermann, ____ a ____, filho de Antonius Zimmerman e Maria Schneider. Casou com Anna Margaretha Conradi, Alemanha, 1818 a 06/09/1909, São Pedro de Alcântara, SC, Brasil, filha de Heinrich Conradi, 1788 a ____, e Anna Bárbara Welter, 1788 a ____. Filhos:

1.1. Catharina Zimmermann, 1834 a 1910.

1.2. João Mathias Zimmermann, 1836 a ____.

1.3. Mathias Zimmermann Júnior, 1838 a ____.

1.4. Nicolau Zimmermann, 1843 a ____.

1.5. Antônio Zimmermann, 1844 a 1893.

1.6. Gerthrud Zimmermann, ____ a ____.

1.7. Margarida Zimmermann, ____ a ____.

1.8. Anna Bárbara Zimmermann, 1852 a ____.

1.9. Miguel Zimmermann, 1854 a ____.

1.10. Pedro Zimmermann, 1857 a 1935.

1.11. Henrique Zimmermann, 1861 a 1919.

------------------------------


Família 12:

Peter Schneider e Maria Elisabeth Schneider

  • Peter Schneider, Alemanha, ___ a ____. Não há informação sobre pais e irmãos.
  • Esposa: Casou com Maria Elisabeth Schneider, Alemanha, ___ a ____. Não há informação sobre pais e irmãos.

Filhos:

1. Peter Schneider, 1847 a 1913. Casou com Anna Franz

2. Maria Elisabeth Schneider, ____ a ____.


1. Peter Schneider, Alemanha, 1847 a 10/01/1913, Rio Salto, Teresópolis, Águas Mornas, Santa Catarina, Brasil, filho de Peter Schneider e Maria Elisabeth Schneider. Casou com Anna Franz, Oldenburg, Alemanha, 1853 a 24/01/1901, Rancho Queimado, SC, Brasil, filha de Johann Franz, 1823 a /1897 e Maria Margaretha Samson, 1827 a 1897.

Notas:

  • Johann Franz e família: Colonos espontâneo vindos de Antuérpia a bordo da barca suíça Carolina recebidos na Hospedaria da Associação Central de Colonização no dia 2/08/1862 e que seguiram para Santa Catarina no dia 6 do mesmo mês a bordo do vapor Tocantins. Na Lista dos Colonos do Livro da Agência Nacional de Colonização do Arquivo Nacional há uma nota indicando que um recém-nascido, filho de Johann Franz e Margaretha havia falecido na Hospedaria dos Imigrantes. Causa Mortis: Inflamação no estômago; no registro de óbito cita nascida em 1851.

Filhos:

1.1. Margaretha Schneider, 1869 a ____.

1.2. Maria Schneider, 1871 a ____.

1.3. Catharina Schneider, 1872 a ____.

1.4. Anna Schneider, 1873 a ____.

1.5. Peter Schneider, 1875 a ____.

1.6. Elisabeth Schneider, 1876 a ____.

1.7. Augusto Schneider, 1879 a ____.

1.8. Magdalena Schneider, 1880 a ____.

1.9. Frederico Schneider, 1882 a ____.

1.10. João Schneider, 1883 a ____.

1.11. Bernardo Schneider, 1886 a ____.

1.12. Felippe Schneider, 1890 a ____.

1.13. Carlos Schneider, 1892 a ____.

2. Maria Elisabeth Schneider, ____ a ____, filha de Peter Schneider e Maria Elisabeth Schneider.

------------------------------------


Família 13:

Peter Schneider e Maria ...

  • Peter Schneider, Obernutenbach, Rheinland-Pfalz, Alemanha, ____ a ____. Não há informações sobre pais e irmãos.
  • Esposa: Casou com Maria ... Não há outras informações.
  • Filhos:

1. Catharina Schneider, 1841 a ____. Casou com Johann Christian Peter Bauer


1. Catharina Schneider, Obernutenbach, Rheinland-Pfalz, Alemanha, 1841 a ____, Brasil, filha de Peter Schneider e Maria ..... Casou em 22/07/1862, na Colônia Santa Isabel, SC, Brasil, com Johann Christian Peter Bauer, Böhlen, Schwarzburg, Schwarzburg-Rudolstadt, Thüringen, Alemanha, 1833 a ____, filho de Georg Nicolaus Bauer (o nome da mãe não foi informado).

Filhos: Não há informações sobre filhos.

------------------------------


Família 14:

Michael Schneider e Catharina Freid

  • Michael Schneider. Não há outras informações.
  • Esposa: Casou com Catharina Freid. Não há outras informações.

Filho:

1. Michael Schneider, ____ a ____. Casou com Maria Florence Jasper


1. Michael Schneider, ____ a ____, filho de Michael Schneider e Catharina Freid. Casou com Maria Florence Jasper, Alemanha, 1820 a 08/10/1906, São Pedro de Alcântara, SC, Brasil, filha de Johann Christian Jasper e Anna Maria Kirsch.

Nota:

  • Maria Florence Jasper era, ao casar com Michael, viúva de Johann Backes, 1820 a ____.

Filho:

1.1. Mathias Schneider, Colônia Teresópolis, SC, 19/01/1875 a ____, filho de Michael Schneider e Maria Florence Jasper.

------------------------------


Uma família de imigrantes Schneider do Rio Grande do Sul.

Georg Schneider e Anna Gertraude Maus

  • Georg Schneider, Hasselbach, Pfalzfeld, Renânia Palatinado, Alemanha, 05/09/1812 a 16/06/1886, Campo Bom, RS, Brasil.
  • Esposa: Casou em 19/02/1843, em Pfalzfeld, Koblenz, Alemanha, com Anna Gertraude Maus, Badenhard, Pfalzfeld, Koblenz, Renânia Palatinado, Prússia, 10/06/1815 a 20/10/1891, Campo Bom, RS, Brasil.

Nota:

  • Georg Schneider chegou ao Brasil em 1855, (São Leopoldo e depois Picada Café) juntamente com sua esposa e 4 filhos.

Filhos:

1. Maria Margaretha Schneider, 14/05/1837 a 04/03/1911.

2. Georg Schneider, 11/07/1842 a 12/06/1928.

3. Nicolaus Schneider, 1849 a ____.

4. Adam Schneider, 06/06/1852 a 26/03/1923.

5. Maria Catharina Schneider, Boa Vista do Herval, Picada Café, RS, 14/01/ 1856 a 25/04/1856.

6. Peter Schneider, 19/09/1857 e a 07/07/1928.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Fontes:

  • Familysearch, página de internet da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons), contendo imagens microfilmadas de registros de nascimento, batismo, matrimônio e óbito de muitas localidades do mundo. www.familysearch.org
  • Genealogia Sul Brasileira: Famílias Schneider http://gw.geneanet.org/genealogiasulbrasile?lang=en&m=NG&pz=allan&nz=kretzer&ocz=0&fn=&sn=schneider&v=
  • Jochen, Toni Vidal. “Pouso dos imigrantes”. Florianópolis: Papa-Livro, 1992. Pg. 47, "Relação dos imigrantes estabelecidos na Colônia de São Pedro de Alcântara até 30 de setembro de 1830", imigrantes com sobrenome Schneider: pg. 53, Caspar Schneider, viúvo, 44 anos e seus filhos Maria Magdalena, 17 anos; Peter Joseph, 12 anos; Johann Joseph, 10 anos; Anton, 8 anos; Mathias, 6 anos; Johann, 4 anos, Anna Maria, 2 anos; pg. 54, Johann Schneider, solteiro, 32 anos; pg. 55, Mathias Schneider, 23 anos e sua esposa, Eva Herath, 30 anos; pg. 97, "relação de imigrantes que requereram terras na Colônia Santa Isabel através do Registro do Vigário": Jakob Schneider, em 24/94/1856; pg. 152, "Títulos provisórios de terras concedidos por Theodoro Todeschini em 06 de janeiro de 1868 aos imigrantes alemães localizados em Rio Cedro, na Colônia Theresópolis": Miguel Schneider, 90.000 BQ. Na pg. 159, em mesmo tipo de relação, datada de 11 de janeiro de 1868, Carlos Schneider, 150.000 BQ.
  • Jochem, Toni Vidal. "A epopéia de uma imigração: resgate histórico da imigração, fundação da Colônia Alemã Santa Isabel e emancipação político-administrativa do município de Rancho Queimado". Águas Mornas, SC: Ed. do Autor, 1997. Pg. 403, "Relação de imigrantes bergantim Vênus", chegados a Desterro no dia 28/12/1846: Jakob Schneider, viúvo, lavrador, 50 anos, e sua filha Katharina, 18 anos; pg. 410, "Galeota Jean de Lockengheim", imigrantes chegados em setembro de 1847: Mathias Schneider, 48 anos, solteiro; pg. 414, "Vapor Imperador", imigrantes chegados em 9 de julho de 1861: Jakob Schneider, 44 anos, natural de Birkenfeld, com a esposa Maria, 44 anos, e os filhos Jakob, 19 anos; Johann, 14; Katharina, 9; Caroline, 6; Maria, 3; pg. 419, imigrantes enviados pelo governo à Colônia Santa Isabel em 31 de maio de 1861: Christian Schneider, 43 anos; esposa, Johanna Michael, 35 anos; filhos Theodor, 20 anos; Louis, 18; Wilhelm, 14 e Henriete, 2; pg. 423, relação de imigrantes estabelecidos na Colônia Santa Isabel citados nominalmente em documentos oficiais: Alex Schneider, em 22/07/1862; Christian Schneider e Theodor Schneider, em 03/11/1862; pg. 425, relação de imigrantes estabelecidos na Colônia Santa Isabel com base em planta de distribuição de lotes datada de 1863: em Rio dos Bugres, Alex Schneider; na Segunda Linha Nova, Christian Schneider; pg. 478, relação oficial de imigrantes alemães que seguiram para Santa Catarina a bordo da corveta nacional "Bertioga": Daniel Schneider, 25 anos, solteiro.
  • Site de uma familia Schneider do RGS: http://www.colono.com.br/asp/schneider_historia.asp

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Fonte Familysearch

Um serviço da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias – Mórmons

www.familysearch.org

Passos para acessar os livros de registro - clicar em:

1. Pesquisar

2. Registros

3. Em "Pesquisar por localidade": América do Sul

4. Brasil

5. Mostrar todas as coleções

6. Em "Registros históricos", o estado cujos livros deseja pesquisar.

Importante: Um dos arquivos com maior quantidade de registros da Igreja Católica relativos a imigrantes alemães e italianos que vieram para o sudeste de Santa Catarina, indo para localidades como Santa Isabel, Teresópolis, Loefelscheidt, São Martinho/Capivari, Braço do Norte e São Ludgero, é encontrado em "Florianópolis", "Curato de Teresópolis". No momento atual, julho de 2017, esse arquivo, por motivos desconhecidos, não está acessível através do roteiro acima. Endereço alternativo para acessar esses livros: https://familysearch.org/search/image/index#uri=https://familysearch.org/recapi/sord/collection/2177296/waypoints


Algumas notas:

Este documento contém excertos de registros de nascimento/batismo, matrimônio e óbito constantes de livros de paróquias da Igreja Católica em Santa Catarina, os quais foram microfilmados e estão arquivados na sede da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias – Mórmons, em Salt Lake City, Utah, EUA, estando disponíveis para consultas pelos interessados.

O número que aparece entre parênteses no final de cada parágrafo, no documento abaixo, se refere à imagem do microfilme que contém as informações sobre aquela pessoa.

Foram pesquisados documentos da Igreja Católica, paróquia de São Ludgero, da qual existem microfilmes dos livros de registro de nascimento/batismo e matrimônio do período de 1874 a 1925, e de um livro de registro de óbito de 1861 a 1960. Da paróquia de Braço do Norte, nascimento/batismo e matrimônio de 1917 a 1924. Do curato de Teresópolis, nascimento/batismo de 1877 a 1921, matrimônio de 1888 a 1925, óbito de 1895 a 1915. Nos casos em que é informado um casamento ocorrido em data posterior a 1925, a fonte em geral é uma anotação feita na margem do registro de batismo daquela pessoa, ou um dado que consta em um registro de óbito.

Foram ainda pesquisados, em parte, microfilmes de registros das paróquias de São José, Santo Amaro da Imperatriz, São Pedro de Alcântara, Rio Fortuna, Tubarão e Criciúma, tendo em vista principalmente o fato de que diferentes paróquias foram responsáveis, em diferentes períodos, pelo atendimento às populações das regiões de Santa Isabel, Teresópolis, Capivari/São Martinho, São Ludgero e Braço do Norte – locais onde na época viveu a maioria dos membros das famílias visadas nesta pesquisa.

Foram coletadas informações apenas sobre pessoas cujos sobrenomes são mais diretamente relacionados à família pesquisada.

Não foi anotada sistematicamente a localidade (da capela ou igreja) onde ocorreu o nascimento/batismo, casamento ou falecimento. Os dados estão agrupados apenas por paróquias ou curatos, que não correspondem necessariamente às áreas geopolíticas da época, nem às dos municípios de mesmo nome existentes hoje.

Foram observadas algumas características nas práticas dos notários que dificultam a pesquisa e reunião de informações para fins de estruturação de genealogias familiares:

Um deles fazia em latim os registros de batismo, inclusive dos nomes dos pais, pelo que um Anton se transformava em Antonius, um Hermann em Hermanus. Aparentemente fazia isto por mera preferência pessoal já que, ao mesmo tempo, outros notários seguiam escrevendo os nomes nas formas originais, comuns da época, alemãs ou portuguesas.

Alguns dos escrivães faziam com certa freqüência o registro incompleto de nomes como, por exemplo, "Joh", não se sabendo se significava "Johann" ou "Johannes". Também era comum o uso de nomes ora em alemão, ora em português; assim, um Heinrich aparece no registro de nascimento de um filho com este nome e no de outro como Henrique. Com relação a sobrenomes que admitem diferentes grafias no idioma alemão, como Söthe ou Soethe por exemplo, era comum os escrivães usarem indiferentemente ora um ora outro nos registros relativos aos membros de uma mesma família; são também bastante comuns os casos de corruptelas do sobrenome.

Outro hábito de alguns escrivães era o de não registrar por inteiro os nomes múltiplos das pessoas, de modo que uma Anna Maria, por exemplo, aparece num dado registro com este nome, noutro apenas como Anna e num terceiro apenas como Maria; este hábito, junto com o das próprias famílias de repetirem uma geração após outra os mesmos nomes, bem como para primos contemporâneos, cria especial dificuldade na pesquisa genealógica, caso não se conte simultaneamente com outras informações, nem sempre disponíveis, como a data de nascimento e os nomes dos pais e avós de um indivíduo.

Não existia um padrão rigoroso com relação ao tipo de informações que deviam constar nos registros de nascimento/batismo, casamento e óbito. Em muitos registros de nascimento/batismo constam apenas os nomes dos pais da criança, sendo omitidos os dos avós paternos e maternos; com relação à mãe, geralmente aparece o seu sobrenome familiar, de solteira, mas não são raros os casos em que aparece apenas o seu sobrenome de casada (a omissão dessas informações é especialmente surpreendente, já que elas eram necessárias para que os padres pudessem cumprir uma de suas atribuições, a de inibir os casamentos entre primos próximos). Nos registros de casamento, em geral consta a idade dos nubentes, sendo menos comum o registro das respectivas datas de nascimento; em alguns casos, nenhuma dessas informações é registrada. Os registros de óbito são claramente muito incompletos, contendo apenas um percentual ínfimo do número total de óbitos; em conseqüência, a data de falecimento da maioria das pessoas é desconhecida e assim permanecerá, especialmente com relação aos períodos mais antigos, quando eram raras as lápides nos cemitérios.

Parte dos casos de erro de informação contidos nos excertos abaixo origina-se de leitura incorreta dos registros, devido à caligrafia dos escrivães que é, em alguns casos, muito ruim e, em outros, apresenta estilos de escrita incomuns, dificultando a leitura; também, porque parte dos documentos, já bastante antigos, é pouco legível; ou, simplesmente, porque o pesquisador é pouco versado nesse tipo de trabalho. No presente documento os nomes foram anotados tais como se encontram registrados, ou como foram lidos.

Alguns excertos estão em duplicata devido ao fato de a pesquisa ter sido realizada duas vezes. Na primeira tinham sido anotadas apenas as informações relacionadas à sucessão patriarcal da genealogia à qual pertence o autor, pessoas com sobrenome Söthe ou Soethe. Ocorre que, em termos genéticos, os descendentes de um casal são parentes tanto dos familiares do pai quando dos da mãe. Constatado o lapso, decorrente de amadorismo, uma nova pesquisa foi feita visando coletar das informações da família do lado materno de cada geração.

Faltam muitas informações. As causas podem ser, entre outras, porque: (a) nem todos os livros das paróquias católicas foram preservados e/ou microfilmados; (b) famílias mudaram-se durante o período para uma outra paróquia, não pesquisada; (c) no caso das comunidades protestantes, não foram encontrados registros microfilmados; (d) algumas informações passaram desapercebidas àquele que realizou esta pesquisa.

A data que consta nos registros de batismo é a do nascimento da pessoa; apenas quando falta esta informação é usada, assinalada como tal, a data de batismo

As informações aqui coletadas não foram ainda incorporadas às genealogias Schneider identificadas no início do presente documento.


--------------------------------------------------------------------------------------------------------


Novas pesquisas, jun/2013: Curato de Teresopolis, São Ludgero e Braço do Norte


São Pedro de Alcântara: Batismos 1854, jul – 1860, set

Fonte: https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-159392-830770-11?cc=1719212&wc=MMPG-J95:n642509892

Margaretha Schneider, 28/04/1855, filha de Daniel Schneider e Maria Blaeser; neta de João Schneider e Elisabeth Kollmann e de Antonio Blaeser e Maria Rosen (15)


Florianópolis – Curato de Teresópolis: Batismos 1862 mar – 1876 out

Fonte: https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-267-12431-53403-47?cc=1719212&wc=MMPG-QCN:n1968019644

Maria Schneider, em Vargem Grande, nasc. 15/03/1862, filha de Michael Schneider e Anna Maria Ponn (Bonn?); neta de Michael e Cath. Schneider e de Philipp e Elisabeth Ponn (15)

Johann Meyer, em Santa Isabel, nasc. 28/02/1862, filho de Peter Meyer e Margaretha Hammes; neto de Johann Meyer e Anna Maria Schneider, e de Johann e Maria Hammes (15)

Anna Maria Knisz, Santa Isabel, nasc. 02/06/1862, filha de Nicolaus Knisz e Anna Maria Schneider; neta de Jacob Knisz e Anna Maria Fischer, e de Joh. Georg Schneider e Ana Meurer (Marie?) (16)

Anna Maria Knisz, Santa Isabel, 02/06/1862, filha de Nicolaus Knisz e Anna Mª Schneider e de Joh. Georg Schneider e Anna Maria (não consta o sobrenome desta) (17)

Leonardo Schneider, Vargem Grande, 29/04/1862, filho ilegítimo de Lena Catharina Schneider; neto de Jacob Schneider e Jacobina Klump (19)

Johann Schneider, em Theresopolis, nasc. 30/11/1862, filho de Karl Schneider e Julia Lütz (Dietz?); neto de Peter Schneider e Anna Catharina Fritzen, e de Ludwig Lütz e Anna Cath. Kuhl (?) (21)

Catharina Gelsleuchter, em Santa Isabel, nasc. 17/12/1862, filha de Johann (?) Gelsleuchter e Magdalena (?) Grossklas (S); neta de João (?) Gelsleuchter e Margaretha Schneider, e de David Grossklas e Magdalena Nix (21)

Johannes Gelsleuchter, nas. 13/02/1863, filho de Jacob Gelsleuchter e Maria Morsch; neto de Jacob Gelsleuchter e Margaretha Schneider e de Peter Morsch e Margaretha Meurer (22)

Joseph Mayer, Loeffelscheid, 10/07/1863, filho de Peter Mayer e Margaretha Hammes; neto de Johann Mayer e Anna Maria Schneider e de Joh. Hammes e Margaretha Ehmann (25)

Maria Greisch, Vargem Grande, 01/07/1863, filha de Nicolaus Greisch e Susanna Weis; neta de Peter Greisch e Cath. Schneider e de Franz Weis e Marg. Majurs (Majeres?) (26)

Maria Nunes, Vargem Grande, 07/08/1864, filha ilegítima de Tiburtio Francisco Nunes e Helena Maria Isabella Schneider; neta de Francisco Nunes e Mathilda Rosa de Jesus e de Gaspar e Maria Isabela Schneider (31)

Anna Knisz, Loeffelscheid, 24/04/1864, filha de Niculaus Knisz e Anna Maria Schneider; neta de Isaias Knisz e A. Maria Fischer e de Georg e Bárbara Schneider (32)

Jacob Hillesheim, Loeffelscheid, 14/09/1864, filho de Johnn José Hillesheim e Margaretha Meyer; neto de Math. José Hillesheim e Anna Maria Stolpe e de Joh. Meyer e Anna Maria Schneider (35)

Anna Maria Gelsleuchter, Loeffelscheid, 27/09/1864, filha de Jacob Gelsleuchter e Maria Morsch; neta de Jacob Gelsleuchter e Marg. Schneider e de Peter Morsch e Marg. Meurer (36)

Anna Maria Meyer, Vargem Grande, 22/11/1864, filha de Peter Meyer e Margaretha Hammes; neta de Johann Meyer e Anna Maria Schneider e de Joh. Hammes e Marg. Ehmann (?) (38)

Johannes Salm, Moro Chato, 05/05/1865, filho de Mathias Salm e Margaretha Schneider; neto de Joh. Salm e Barbara Lang e de Joh. Nicolas Schneider e Anna Maria Schmidt (41)

Maria Schneider, Theresopolis, 24/04/1865, filha de Michael Schneider e Anna Maria Bonn; neta de Michael Schneider e Catharina Freid (Freis?) e de Philipp Bonn e Elisabeth Pertel (42)

Theresia Sehnem, Santa Isabel, 28/05/1865, filha de Joseph Sehnem e Margaretha Schmidt; neta de Anton Sehnem e Maria Anna Müller de Jacob Schmidt e Margaretha Schneider (42)

Francisca Kreisch, Santa Isabel, 12/11/1865, filha de Nicolaus Kreisch e Susanna Weiss; neta de Peter Kreisch e Catharina Schneider e de Franz Weiss e Margaretha Majeres (?) (45)

Juliano Hemmer, Vargem Grande, 16/02/1866, filho de Peter Hemmer e Maria Reichert; neto de Martin Hemmer e Maria Magdalena Schneider e de Joh. Reichert e Francisca Remonta (50)

Elisabeth Gelsleuchter, Theresopolis, 08/01/1867, filha de Jacob Gelsleuchter e Maria Morsch; neta de Jacob Gelsleuchter e Margaretha Schneider e de Peter Morsch e Margaretha Meurer (56)

Johann Schneider, Capivary, 07/11/1866, filho de Carl Schneider e Julia Tietz; neto de Peter Schneider e Anna Cath. Fritzen e de Ludwig Tietz e Cath. Kohl (57)

Theresia Gelsleuchter, Santa Isabel, 26/02/1867, filha de Johann Gelsleuchter e Margaretha Grossklass (?); neta de Jacob Gelsleuchter e Mary Schneider e de Daniel Grossklass e Marg. Nix (58)

Elisabeth Mayer, Santa Isabel, 23/04/1867, filha de Peter Mayer e Margaret Hammer; neta de Johann Mayer e Anna Mar. Schneider e de Joh. Hammes e Marg. Ekmann (59)

Heinrich Schürhof, Rio Novo, 14/02/1867, filho de Christoph Schürhof e Christina Oening; neto de Heinrich Schürhof e Gertr. Schneider e de Heinr. Oening e Cath. Menke (59)

Josephina Sehnem, Theresopolis, 12/04/1867, filha de Joseph Sehnem e Margaretha Schmidt; neta de Anton Sehnem e Maria Müller e de Jacob Schmidt e Marg. Schneider (59)

Johannes Schmitt, Theresopolis, 13/06/1867, filho de Johann Schmitt e Anna May; neto de Nicolaus Schmitt e Cath. Schreier (Schneider? Schreiber?) e de Paul May e Maria Lenz (61)

Mathias Salm, Loeffelscheid, 28/04/1867, filho de Mathias Salm e Margaretha Schneider; neto de Johann Salm e Barbara Hang e de Joh. Nicol. Schneider e Maria Schmitt (62)

Peter Hillesheim, Loeffelscheid, 22/08/1867, filho de Johann José Hillesheim e Margareth Mayer; neto de Math. José Hillesheim e Maria Anna Stolpe e de Johann Mayer e Anna Maria Schneider (62)

Gertrud Schneider, Theresopolis, 12/03/1868, filha de Michael Schneider e Anna Maria Ponns; neta de Michael Schneider e Cath. Frei e de Philipp Pons e Elisab. Bortel (66)

Maria Heinzen, Vargem Grande, 04/04/1868, filha ilegítima de Catharina Heinzen; neta de Jacob Schneider e Carolina Klump (há algum erro aqui: o sobrenome da mãe não confere com o do avô; note-se que há mais um caso algo estranho envolvendo o que seria filha deste casal Jacob e Carolina - ou Jacobina? - ref. a Leonardo, filho de Lena Catharina Schneider, imagem 19) (69)

Margaretha Gelsleuchter, Theresopolis, 02/11/1868, filha de Jacob Gelsleuchter e Maria Morsch; neta de Jacob Gelsleuchter e Margaretha Schneider e de Peter Morsch e Margaretha Meurer (71)

Peter Gelsleuchter, Santa Isabel, 03/02/1869, filho de Johann Gelsleuchter e Margaretha Grossklass; neto de Jacob Gelsleuchter e Marg. Schneider e de Daniel Grossklass e Marg. Nix (74)

Maria Wilmes, Santa Isabel, 24/01/1869, filha de Michael Wilmes e Petronella Sloten; neta de Theodor Wilmes e Elisab. Schneider e de Nicolaus Sloten e Mar. Weiland (75)

Elisabeth Sehnem, Theresopolis, 24/03/1869, filha de Joseph Sehnem e Margaretha Schmidt; neta de Anton Sehnem e Maria Anna Müller e de Jacob Schmidt e Marg. Schneiders (sic) (76)

Peter Mayer, Teresopolis, 16/05/1869, filho de Peter Mayer e Margaretha Hammes; neto de Johann Mayer e Anna Maria Schneider e de Joh. Hammes e Marg. Ehmann (78)

Margaretha Müller, Santa Isabel, 01/10/1869, filha de Johann Müller e Catharina Schmidt; neta de Peter Müller e Susanna Bauer e de Jacob Schmidt e Marg. Schneider (80)

Maria Salm, Loeffelscheid, 21/08/1869, filho de Mathias Salm e Margaretha Schneider; neta de Johann Salm e Barbara Lang e de Joh. Math. Schneider e Anna Marg. Schmidt (81)

Mathias Hillesheim, Loeffelscheid, 14/10/1869, filho de Joh. Jose Hillesheim e Margaretha Mayer; neto de Math. Hillesheim e Maria Anna Stölpe e de Johann Mayer e Maria Schneider (81)

Carl Bernard Schneider, Capivary, 20/11/1869, filho de Carl Schneider e Julia Dietz; neto de Peter Schneider e Anna Cath. Fritzen e de Ludwig Dietz e Anna Cath. Kuhl (82)

Maria Carolina Kämper, Capivary, 18/07/1869, filha de Gerhard Heinrich Kämper e Maria Faustina (?) Schneider (Schreiber?); neta de Joh. Kämper e Gertr. Wolf e de Joh. Heinr. Schneider (Schreiber?) e Cath. Tervort (?) (82)

Margaretha Schneider, Capivary, 22/08/1869, filha de Peter Schneider e Anna Franz; neta de Peter e Maria Schneider e de Joh. Franz e Marg. Samson (85)

Maria Kraus, Teresopolis, 06/06/1870, filha de Jacob Kraus e Elisabeth Schäfer; neta de Christian Kraus e Barbara Schneider e de Daniel Schäfer e Anna Maria Fiskeis (?) (87)

Hubert Schneider, Teresopolis, 04/12/1870, filho de Michael Schneider e Anna Maria Bonn; neto de Michael Schneider e Catharina Frent (?) e de Philipp Bonn e Elisab. Bortel (91)

Carolina Greisch, Teresopolis, 31/01/1871, filha de Nicolaus Greisch e Susanna Weiss; neta de Peter Greisch e Cath. Schneider e de Franz Weiss e Marg. Majeres (?) (91)

Barbara Steffens, Loeffelscheid, 05/01/1871, filha de Franz Steffens e Bernardine Kraus; neta de Joh. Steffens e Elisab. Puttinger e de Christoph Kraus e Barbara Schneider (92)

Catharina Gelsleuchter, Loeffelscheid, 25/02/1871, filha de Jacob Gelsleuchter e Anna Maria Morsch; neta de Jacob Gelsleuchter e Marg. Schneider e de Peter Morsch e Marg. Meurer (92)

Daniel Gelsleuchter, Santa Isabel, 19/04/1871, filho de Johann Gelsleuchter e Margaretha Grossklas; neto de Jacob Gelsleuchter e Marg. Schneider e de Daniel Grossklas e Marg. Nix (93)

Maria Schneider, Capivary, filha de Peter Schneider e Anna Franz; neta de Peter Schneider e Maria Elisabeth Schneider e de Johann Franz e Marg. Samson (93)

Hermann Joseph Schürkoff (Schürhoff?), Rio Novo, 26/12/1870, filho de Christoph Joseph Schürkoff e Christina Oenning; neto de Heinr. Schürkoff e Gertr. Schneider e de Heinr. Oenning e Anna Menke (93)

Peter Sehnem, Teresopolis, 17/05/1871, filho de Joseph Sehnem e Margaretha Schmidt; neto de Anton Sehnem e Mar. Anna Muller e de Jacob Schmidt e Marg. Schneider (94)

Franz Meyer, Teresopolis, 28/07/1871, filho de Peter Meyer e Margaretha Hammes; neto de Johann Meyer e Anna Marg. Schneider e de Johann Hammes e Margaretha Ehmann (?) (98)

Lourenço Wersdörfer, Vargem Grande, 21/03/1872, filho de Wilhelm Wersdörfer e Maria Hemmer; neto de Joh. Philipp Wersdörfer e Helene Bieklembeck (?) e de Wilhelm Hemmer e Helene Schneider (102)

Catharina Schneider, Capivary, 11/05/1872, filha de Peter Schneider e Anna Franz; neta de Peter e Maria Schneider e de Joh. Franz e Margaretha Samson (103)

Jacob Krauss, Loeffelscheid, 09/06/1872, filho de Jacob Kraus e Elisabeth Schäfer; neto de Christian Kraus e Barbara Schneider e de Daniel Schäfer e Anna Maria Tickes (105)

Maria Gelsleuchter, Loeffelscheid, 31/07/1873, filha de Jacob Gelsleuchter e Maria Morsch; neta de Jacob Gelsleuchter e Margaretha Schneider e de Peter Morsch e Marg. Meurer (113)

Anna Schneider (riscado "Schreiber"), Capivary, 09/06/1873, filha de Peter Schneider e Anna Franz; neta de Peter e Maria Schneider e de Johann Franz e Marg. Samson (116)

Michael Schneider, Teresopolis, 27/11/1873, filho de Michael Schneider e Anna Maria Bonn; neto de Michael Schyneider e Cath. Freid e de Philipp Bonn e Elisab. Bertel (120)

Jacob Steffens, Loeffelscheid, 24/04/1874, filho de Franz Steffens e Bernardine Kraus; neto de Joh. Steffens e Elisab. Puttinger e de Christian Kraus e Barbara Schneider (121)

Margaretha Schmidt, Loeffelscheid, 15/03/1874, filha de Peter Schmidt e Elisabeth Fritzen; neta de Jacob Schmidt e Marg. Schneider e de Joh. Fritzen e Maria Thiel (121)

Anna Sehnem, Loeffelscheid, 28/12/1873, filha de Joseph Sehnem e Margaretha Schmidt; neta de Anton Sehnem e Maria Anna Müller e de Jacob Schmidt e Marg. Schneider (121)

Anna Maria Schöping, Loeffelscheid, 05/04/1874, filha de Gerhard Schöpping e Elisabeth Morsch; neta de Anton Schöpping e Angela Defent e de Peter Morsch e Marg. Meurer (121)

Mathias Schneider, Teresopolis, 19/01/1875, filho de Michael Schneider e Maria Jasper; neto de Michael Schneider e Cath. Freis e de Joh. Jasper e Anna Mar. Kirsch (131)

Theresia Schuch, Santa Isabel, 22/12/1874, filha de Wilhelm Schuch e Catharina May; neta de Joh. Schuch e Carolina Maurer (sic) e de Jacob e Cath. May (131)

Maria Christina Rohling, Teresopolis, 18/03/1875, filha de Joh. Gerhard Rohing e Carolina Jensen; neta de Joh. Wilh. Rohling e Anna Elisabeth Lange e de Joachin Jensen e Anna Dibern (132)

Peter Schneider, Capivary, 05/08/1875, filho de Peter Schneider e Anna Franz; neto de Peter e Maria Elisabeth Schneider e de Johan Franz e Marg. Samson (134)

Johann Peter Mayer, Vargem Grande, 29/07/1875, filho de Peter Myer e Margaretha Hammes; neto de Johann Myer e Anna Maria Schneider e de Joh. Hammes e Marg. Emann (137)

Maria Schmidt, Loeffelscheid, 31/10/1875, filha de Peter Schmidt e Elisabeth Fritzen; neta de Jacob Schmidt e Marg. Schneider e de Joh. Fritzen e Maria Thiel (138)

Bernardine Kraus, Loeffelscheid, 04/06/1875, filha de Jacob Kraus e Elisabeth Schäfer; neta de Christoph Kraus e Barbara Schneider e de Daniel Schäfer e Anna Maria Theis (138)

Phillip Hillesheim, Loeffelscheid, 12/05/1876, filho de Joh. Joseph Hillesheim e de Margaretha Meyer; neto de Math. José Hillesheim e Maria Anna Stölpen e de Joh. Meyer e Anna Mar. Schneider (144)

Elisabeth Meyer, Loeffelscheid, 03/03/1876, filha de Jacob Meyer e Catharina Berns; neta de Joh. Meyer e Anna Maria Schneider e de Mathias Berns e Elisab. Vogt (144)

Franz Steffens, Loeffelscheid, 24/07/1876, filho de Franz Steffens e Bernardine Kaus; neto de Johann Steffens e Elisab. Battinger (Buttinger?) e de Christoph Kaus e Barbara Schneider (144)

Elisabeth Schneider, Capivary, 01/10/1876, filha de Peter Schneider e Anna Franz; neta de Peter e Elisabeth Schneider e de Johan Franz e Marg. Samson (149)

Carl Sehnem, Teresopolis, 18/10/1876, filho de Joseph Sehnem e Margaretha Schmidt; neto de Anton Sehnem e Maria Anna Müller e de Jacob Schmidt e Marg. Schneiders (sic) (151)


Florianópolis – Curato de Teresópolis: Batismos 1877, jan – 1883 jun

Fonte: https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-267-12431-53412-44?cc=1719212&wc=MMPG-QCJ:n1183132063

Catharina Schmidt, Loeffelscheid, 07/05/1877, filha de Peter Schmidt e Elisabeth Fritzen; neta de Jacob Schmidt e Margaretha Schneider e de Johann Fritzen e Maria Thiel (17)

Heinrich Schneider, Capivary, 14/09/1877, filho de Carl Schneider e Julia Dietz; neto de Peter Schneider e Cath. Fritzen e de Ludwig Dietz e Cath. Kahl (19)

Mathias Kraus, Loeffelscheid, 05/11/1877, filho de Jacob Kraus e Elisabeth Schäfer; neto de Christoph Kraus e Barbara Schneider e de Daniel Schäfer e Anna Maria Fikeis (26)

Maria Mayer, Loeffelscheid, 20/06/1878, filha de Jacob Mayer e Catharina Berns; neta de Johann Meyer e Anna Mar. Schneider e de Mathias Berns e Elisab. Voigt (29)

August Schneider, Capivary, 21/03/1878, filho de Peter Schneider e Anna Franz; neto de Peter e Maria Schneider e de Johan Franz e Margaretha Samson (31)

Elisabeth Schmidt, Loeffelscheid, 14/12/1878, filha de Peter Schmidt e Elisabeth Fritzen; neta de Jacob Schmidt e Marg. Schneider e de Johann Fritzen e Anna Maria Thiel (37)

Margaretha Schmidt, Santa Isabel, 10/01/1879, filha de Daniel Schmidt e Catharina Gesser; neta de Jacob Schmidt e Marg. Schneider e de Peter Gesser e Catharina Thiel (38)

Barbara Sehnem, Vargem Grande, 22/06/1879, filho de Joseph Sehnem e Margaretha Schmidt; neta de Anton Sehnem e Mar. (?) Anna Müller e de Jacob Schmidt e Marg. Schneider (40)

Johann Back, Loeffelscheid, 15/09/1879, filho de Jacob Back e Maria Schmidt; neto de Jacob Back e Maria Frees e de Jacob Schmidt e Marg. Schneider (46)

Peter Steffebs, Vargem Grande, 01/09/1879, filho de Franz Steffens e Bernardina Kraus; neto de Johann Steffens e Elisab. Puttinger e de Christoph Kraus e Barbara Schneider (46)

Magdalena Schneider, Capivary, 20/10/1879, filha de Peter Schneider e Anna Franz; neta de Peter e Maria Schneider e de Johann Franz e Maria Samson (54)

Jacob Schneider, São Pedro de Alcântara, 18/10/1880, filho de Jacob Schneider e Margaretha Meinschein, neto de Caspar Schneider e Maria Schmitz e de Heinr. Meinschein e Cath. Waltrich (67)

Johann Schmidt, Teresopolis, 20/08/1880, filho de Peter Schmidt e Elisabeth Fritzen; neto de Jacob Schmidt e Marg. Schneider e de Johann Fritzen e Maria Thiel (71)

Peter Kraus, Loeffelscheid, 27/08/1880, filho de Jacob Kraus e Elisabeth Schäfer; neto de Christoph Kraus e Barbara Schneider e de Daniel Schäfer e Anna Maria Fickheis (72)

Margaretha Mayer, Loeffelscheid, 03/05/1880, filha de Johann Mayer e Catharina Behrends; neta de Johann Mayer e Maria Schneider e de Mathias Behrends e Elisab. Voigt (72)

Georg Kreis, São Pedro de Alcântara, 16/02/1881, filho de Nicolaus Kreis e Susanna Weiss; neto de Peter Kraus e Cath. Schneider e de Franz Weiss e Marg. Majeres (76)

Peter Schmidt, Teresopolis, 22/05/1881, filho de Daniel Schmidt e Catharina Esser; neto de Jacob Schmidt e Margaretha Schneider e de Peter Esser e Catharina Thiel (80)

Jacob Back, Teresopolis, 06/03/1881, filho de Jacob Back e Maria Schmidt; neto de Jacob Back e Maria Trees e de Jacob Schmidt e Margaretha Schneider (80)

Philomena Meyer, 31/07/1882, filha de Jacó Meyer e Catharina Berns; neta de João Meyer e Anna Maria Schneider e de Mathias Berns e Elisabetha Vogt (101)

Daniel Schmidt, Teresopolis, 12/12/1882, filho de Daniel Schmidt e Kathar. Gesser; neto de Jacó Schmidt e Marg. Schneider e de João Pedro Gesser e Cathar. Thiel (117)

Daniel Steffens, Teresopolis, 07/11/1882, filho de Francisco Steffens e Bernardina Kraus; neto de ...oão Steffens e ... Puttinger e de Christovão Kraus e Barbara Schneider (117)

Antonio Kreisch, Rochadelle, 04/02/1883, filho de Nicolao Kreisch e Susanna Weis; neto de Pedro Kreisch e Cathar. Schneider e de Francisco Weiss e Margaretha Majores (120)

Nicolao Schneider, Rochadelle, 05/03/1883, filho de Jacó Schneider e Marg. Meinsheim; neto de Gaspar Schneider e Maria Schmitt e de Henrique Meinsheim e Cathar. Walterich (120)

João Schneider, Capivary, 31/07/1883, filho de Pedro Schneider e Anna Franz; neto de ... Schneider e ... Schneider e de João Franz e Marg. Samson (126)

Frederico Back, Tubarão, 15/07/1883, filho de Jacó Back e Maria Schmitt; neto de Jacó Back e Maria Anna Fresch e de Jacó Schmitt e Margar. Schneider (126)

Florianópolis – Curato de Teresópolis: Batismos 1883, jul – 1886, maio

Fonte: https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-267-12431-53263-73?cc=1719212&wc=MMPG-QCK:762195020

Contém também informações de Braço do Norte

Helena Kraus, 30/08/1883, filha de Jacó Kraus e Isabel Schäfer; neta de Christian Kraus e Barbara Schneider e de Daniel e Anna Maria Schäfer (3)

Helena Schmidt, Vargem do Cedro, 15/06/1884, filha de Pedro Schmidt e Elisa Fritzen; neta de Jaco Schmidt e Marg. Schneider e de João Fritzen e Anna Maria Thiel (10)

Helena Mayer, Vargem do Cedro, 29/08/1884, filha de Jaco Mayer e Cathar. Berns; neta de João Mayer e Anna Maria Schneider e de Mathia Berns e Isab. Vogt (10)

João Schmidt, Teresopolis, 06/04/1885, filho de Daniel Schmidt e Cathar. Gesser; neto de Jaco Schmidt e Marg. Schneider e de Pedro Gesser e Cathar. Thiel (18)

João Kraus, Vargem Grande, 25/02/1886, filho de Jaco Kraus e Isabel Gelsleuchter; neto de Melchior Kraus e Cathar. Loffi e de Jaco Gelsleuchter e Anna Maria Morsch (20)


Florianópolis – Curato de Teresópolis: Batismos 1886, jun – 1900, jun

Fonte: https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-159392-862922-76?cc=1719212&wc=MMPG-QC2:973370911

Bern. (sic) Schneider, Vargem do Cedro, 31/10/1886, filho de Pedro Schneider e Anna Franz; neto de Pedro e Maria Schneider e de João Franz e Margar. Samson (15)

Guilhermina Schneider, Braço do Norte, 17/09/1887, filha de João Schneider e Maria Assing; neta de Carlos Schneider e Julia Dier e de João Henr. Assing e Maria Anna Terdenge (18)

Maria Lensing, Capivary, 08/06/1887, filha de João Lensing e Joaquina Schneider; neta de João Lensing e Thereza Tiefhaus e de Carlos Schneider e Julia Dietz (20)

José Gaspar Schneider, Mundeo, filho de Pedro Antonio Schneider e Raquel Francisca de Paula (39)

Lino Gelsleuchter, Mundeo, 04/05/1896, filho de Jacó Gelsleuchter e Ema (?) Schubert (44)

Gertrudes Packes, Capivary, 16/08/1896, filha de Nicolao Packes e Maria Schneider (57)

Helena Kraus, Teresopolis, 11/10/1896, filha de José Kraus e Isabel Gelsleuchter (57)

Albino Schneider, Angelina, 09/10/1897, filho de Lourenço Schneider e Maria Gertrude Xavier (62)

João Francisco Hammer, Loeffelscheid, 03/09/1897, filho de Miguel Hammer e Catharina Gelsleuchter (86)

Rosalina Schneider, Angelina, 19/09/1898, filha de Lourenço Schneider e Maria Gertrude Xaviel (98)

Mathias Backes, Capivary, bat. 12/10/1898, filho de Nicolao Backes e Maria Schneider (113)

Pedro Gelsleuchter, Mudeo, 26/10/1898, filho de Jacob Gelsleuchter e Emilia Schubert (121)

Germano Chaves (?), Angelina, 26/11/1899, filho de Normirio Francisco Chaves e Catharina Schneider (131)

Petronilla Cunha, Angelina, 29/06/1899, filha de Francisco Camillo da Cunha e Gertrud Schneider (132)

Roberto Schneider, Angelina, 07/06/1899, filho de Pedro Antonio Schneider e Rachel Cam... Paula (133)

Nicolao Schneider, 16/02/1900, filho de Laurentis Jacob Schneider e Maria ... Chaviel (146)


Florianópolis – Curato de Teresópolis: Batismos 1888 – 1895

Fonte: https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-159392-863199-59?cc=1719212&wc=MMPG-QCL:924553606

Andre Schmidt, Teresopolis, 28/05/1888, filho de Daniel Schmidt e Catharina Gesser; neto de Jacob Schmidt e Margarida Schneider e de Pedro Gesser e Catharina Thiel (17)

Pedro Salm, Teresopolis, 23/09/1888, filho de Mathias Salm e Maria Roth; neto de Mathias Salm e Margarida Schneider e de Jacob Roth e Margarida Loffi (17)

João Kraus, Loeffelscheid, 09/12/1888, filho de Jacob Kraus e Izabel Schafer; neto de Christovão (?) Kaus e Barbara Schneider e de Daniel Schafer e Anna Maria Ticheis (?) (21)

Christina Meier, Vargem Grande, 14/07/1889, filha de Jacob Maier e Catharina Behrends; neta de João Maier e Anna Maria Schneider e de Mathias Behrends e Elisabeth Furct (23)

Philipp Schneider, Capivary, 09/04/1889, filho de Peter Schneider e Anna Franz (26)

Maria Backes, Capivary, 15/01/1889, filha de Nicolaus Backes e Maria Schneider (27)

Margaretha Kraus, Teresopolis, 18/12/1889, filha de Jacob Kraus e Elisabeth Gelsleuchter (29)

Catharina Hammer, Teresopolis, 03/02/1890, filha de Michael Hammer e Catharina Gelsleuchter (29)

Johannes Steffen, Vargem Grande, 12/09/1890, filho de Jacob Steffen e Margareth Salm; neto de Jacob Steffen e Catharina Blasius e de Mathias Salm e Margaretha Schneider (31)

Julia Rohling, Capivary, 17/04/1891, filha de Johann Rohling e Johanna Schneider; neta de Wilhelm Rohring e Elis. Lange e de Carl Schneider e Julia Dietz (33)

Peter Bernard Leussing, Capivary, 15/10/1891, filho de Johann Leussing e Joaquina Schneider; neto de Joh. Herm. Leussing e Theresia Viefhaus e de Carl Schneider e Julia Diez (34)

Bernard Backes, Capivary, 27/09/1890, filho de Nicolaus Backes e Maria Schneider; neto de Joh. Backes e Maria Florentina Jasper e de Michael Schneider e Anna Maria Bonn (36)

Maria Kraus, Loeffelscheid, 18/07/1891, filha de Jacob Kraus e Elisabeth Galeuchter (sic); neta de Melchior Kraus e Katharina Lofy e de Jacob Gelsleuchter e Anna Maria Mursch (sic) (39)

Karolina Schneider, Loeffelscheid, 29/05/1891, filha de Manuel Schneider e Maria Fritzen; neta de Katharina Schneider (da qual Manuel é filho natural) e de Heinrich Fritzen e Maria Hinkel (39)

Christianus Schmid, Loeffelscheid, 28/07/1891, filho de Daniel Schmid e Catharina Gesser; neto de Jacob Schmid e Margaretha Schneider e de Peter Gesser e Catharina Diel (39)

Helena Catharina Horr (nascida Schneider), excerto do registro de conversão ao catolicismo, em 18/08/1891. Foram testemunhas: Pedro Horr e Manuel Schneider (39)

Helena Catharina Horr Johann Schneider In aertate 1830 Jacob Schneider et Jacobina Klump in Oberdiebach Provinziae Rhenanae in Germania erant ipsus parentes

Elisabeth Kraus, Loeffelscheid, 06/11/1891, filha de Jacob Christoph Kraus e Elisabeth Schäfer; neta de Christoph Kraus e Barbara Schneider e de Daniel e Maria Schäfer (45)

Helena Pack (sic), Teresopolis, 06/11/1891, filha de Jacob Pack e Maria Schmid (sic); neta de Jacob Pack e Mariana Drees e de Jacob Schmid e Margaretha Schneider (45)

Jacob Meyer, Loeffelscheid, 11/11/1891, filho de Jacob Meyer e Catharina Berens; neto de Johann Meyer e Anna Maria Schneider e de Mathias Berens e Elisabeth Fucht (45)

Daniel Kamer (sic), Loeffelscheid, 31/07/1892, filho de Michael Kamer e Katharina Gelsleuchter; neto de Joannes Kammer (sic) e Maria Anna Savel e de Joannes Gelsleuchter e Margareta Gruloss (55)

Joseph Schneider, Loeffelscheid, 15/11/1892, filho de Manoel Schneider e Maria Fritzen; neto de Jacob e Catharina Schneider e de Heinrich Fritzen e Maria Hinkel (61)

Maria Steffen, Vargem Grande, 29/11/1892, filha de Jacob Steffen e Margaretha Salm; neta de Jacob Steffen e Maria Blasius e de Mathias Salm e Margaretha Schneider. Casou em 14/02/1914, em Santo Amaro, com José Schulz (67)

Conrado Kraus, Loeffelscheid, 15/11/1893, filho de Jacob Kraus e Elisabeth Gelsleuchter; neto de Melchior Kraus e Cathar. Loffy e de João Gelsleuchter e Anna Maria Morsch (80)

Carolina Rohling, Capivary, 07/12/1893, filha de João Rohling e Joanna Schneider; neta de Guilherme Rohling e Elisabetha Lange e de Carlos Schneider e Julia Dietz. Padrinhos: Gerardo Rohling e Carolina Jensen, Teodoro e Anna Rohling (81)

Apollonia Maier, Loeffelscheid, 26/12/1893, filha de Jacó Maier e Catharina Berens; neta de João Maier e Maria Anna Schneider e de Mathia Berens e Isabel Fochl (85)

José Back, Teresopolis, 15/03/1894, filho de Jacó Back e Maria Schmit; neto de Jacó Back e Maria Treish e de Jacó Schmit e Margaretha Schneider (85)

Mathias Steffen, Teresopolis, 18/01/1894, filho de Jacó Steffen e Margaretha Salm; neto de Jacó Steffen e Catharina Blasius e de Mathias Salm e Margaretha Schneider (85)

Anna Maria Leising, Capivary, 20/02/1894, filha de João Leising e Joaquina Schneider; neta de João Leising e Theresia Vieffus e de Carlos Schneider e Julia Ditz (86)

João Baptista Schneider, Taquary, 04/02/1894, filho de Pedro Antonio Schneider e Rachel Camilla de Paula; neto de João Schneider e Marg. Meinscheim e de José Camillo de Paula Cunha e Hanna Frcª de Paula (87)

Raymunda Maria Camilla Cunha, Mundeo, 20/06/1894, filha de Francisco Camillo da Cunha e Gertrudes Schneider; neta de José Camillo da Cunha e Joanna Francisca de Paula e de Jacó Schneider e Margar. Meinschein (90)

Jacó Schmit, Teresopolis, 04/03/1894, filho de Daniel Schmit e Catharina Gesser; neto de Jacó Schmit e Margaretha Schneider e de Peter Gesser e Cathar. Thil (91)

Maria Salm, (gemea de Regina)Teresopolis, 13/06/1894, filha de Mathias Salm e Maria Roth; neta de Mathias Salm e Margaretha Schneider e de João Roth e Margaretha Lofy (91)

Regina Salm (gemea de Maria), Teresopolis, 13/06/1894, filha de Mathias Salm e Maria Roth; neta de Mathias Salm e Margaretha Schneider e de João Roth e Margaretha Lofy (91)

Elisabeth Backes, Capivary, 31/05/1894, filha de Nicolao Backes e Maria Schneider; neta de Bernardo Backes e Maria Florenza Jasper e de Miguel Schneider e Anna Maria Bunn (93)

Thereza Schmit, Loeffelscheid, 14/12/1894, filha de Pedro Schmit e Isabella Fritzen; neta de Jacó Schmit e Margarida Schneider e de João Fritzen e Anna Maria Til (101)

Isabella Kammer, Loeffelscheid, 25/08/1894, filha de Michel Kammer e Katharina Gelsleuchter; neta de João Kammer e Maria Ana Sabel e de João Gelsleuchter e Margaretha Grossglos (101)

Constança Maria Schneider, Loeffelscheid, 11/02/1895, filha de Pedro Antonio Schneider e ...ella Camilla de Paula; neta de Jacó Schneider e Margarida Meinschein e de José Camillo da Cunha e Joanna Camilla de Paula (105)

Normírio Schneider, Mundeo, 06/04/1895, filho de Lourenzo Schneider e Maria Gertrud Xaviel (112)

Jacó Schneider, Teresopolis, 01/07/1895, filho de Manoel Schneider (filho de Helena Catharina Schneider) e Maria Fritzen (114)

Florenza Camillo da Cunha, 26/10/1895, filha de Francisco Camillo da Cunha e Gertrud Schneider (117)

Matrimonios registrados neste mesmo livro:

Manoel Schneider (não informa a idade), filho de Johann e Catharina Schneider, casou em 28/06/1890, em Teresopolis, com Maria Fritzen, filha de Heinrich Fritzen e Maria Hinkel (124)

Johann Schneider, 31 anos, viúvo, nascido em Leithenberg, Alemanha, filho de Mathias Schneider e Maria Has, casou em 29/09/1891, em Taquara, com Louise Schisler, 18 anos, filha de Henrique (?) Schisler e Thecla Schmid (128)

Peter Antonio Schneider, 25 anos, filho de Jacob Schneider e Margaretha Meinschein, casou em 13/08/1892, em Angelina, com Raulla Camilla de Paula, 27 anos, filha de José Camillo da Cunha e Joanna Francisca de Paula (Notar: como verificado também na comunidade nativa de Curitiba, o costume de o sobrenome das filhas serem uma mistura não sistemática dos sobrenomes do pai e da mãe) (131)

Francisco Camillo da Cunha, 30 (?) anos, filho de José Camillo da Cunha e Joanna Francisca de Paula, casou em 04/05/1893, em Mundeo, com Gertrud Maria Schneider, filha de Jacob Schneider e Margaretha Morsch (134)

Lorenzo Schneider, 24 nos, filho de Jacó Schneider e Margar. Meinschein, casou em 05/06/1894, em Mundeo, com Maria Gertrud Xaviel, 19 anos, filha de José Francisco Xaviel e Laurinda Angelica de Jesus (136)

Normivio Francisco Xavier, 25 anos, filho natural de Laurinda Angelica de Jesus, casou em 29/09/1898, em Angelina, com Catharina Schneider, 18 anos, filha de Jacob Schneider e Margarida Meinschein (169-170)


Florianópolis – Curato de Teresópolis: Batismos 1900, abr – 1904, nov

Fonte: https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-159392-863480-83?cc=1719212&wc=MMPG-QCG:425835217

Anna Backes, Capivary, 26/11/1900, filha de Nicolao Backes e Maria Schneider (12)

Antonio Schneider, Mundeo, 27/08/1901, filho de Pedro Antonio Schmitz e Rachel Camilla de Paula (15)

Benta Camillo da Cunha, Mundeo, 06/11/1900, filha de Francisco Camillo da Cunha e Gertrudes Schneider (15)

Maria Xaviel, Mundeo, 09/12/1900, filha Nor... (ilegível) Francisco Xaviel e Catharina Schneider (16)

Anna Gelsleuchter, Garcia, 11/12/1900, filha de Jacob Gelsleuchter e Emilia Schubert (17)

Catharina K... (ilegível; Kraus?), Loeffelscheid, 02/11/1900, filha de Jacob K... (?) e Isabel Gelsleuchter (20)

Agostinho Schneider (?), Teresopolis, 15/08/1901, filho de Pedro Schneider (?) e Frederica (?) Marilleco (?) (30)

José Schneider, Mundeo, 16/09/1901, filho de Lourenço Schneider e Maria Gertrudes de Jesus (37)

Jeronymo Kraus, Loeffelscheid, 24/02/1902, filho de José Kraus e Izabel Horr (ver: não consta na genealogia já pronta) (40)

Palmira Schneider, Mundeo, 27/11/1901, filha de Pedro Antonio Schneider e Rachel Camilla de Paulas (43)

Augusto Packes, 05/05/1902, filho de Nicolau Packes e Maria Schneider (47)

Hermano (?) Gelsleuchter, 29/11/1902, filho de Jacob Gelsleuchter e Emilia (?) Santos ... (56)

Manoel Camillo da Cunha, 19/10;1902, filho de Francisco Camillo da Cunha e Gertrudes Schneider (57)

Albertina Wilker (?), Capivary, 18/01/1903, filha de Erich Wilker (?) e Christina Schneider (?). Padrinhos: João e Maria Leising (59)

Castor (?) Schneider, 28/03/1903, filho de Pedro Antonio Schneider e Raquel Candida de Paula (?) (61)

José ...iel (ilegível), 22/04/1903, filho de .... (ilegível) e Catharina Schneider (?) (61)

Mathilde Schneider, 17/07/1903, filha de João Schneider e Maria Assing (65)

Veronica Elisabeth Schneider, Teresopolis, filha ilegítima de Antonio Schneider e Cristina Erhard protest. (75-76)

Maria Banser, Capivary, 26/03/1904, filha de Carlos Banser e Gertrudes Schneider. Padrinhos: Nicolao Backer e Maria Schneider (78)

Bernardo Schneider, Capivary, 13/12/1903, filho de Pedro Schneider e Clara Schmitz (78)

Virgilio Schneider, Rancho de Taboas, 10/08/1904, filho de Pedro Antonio Schneider e Rachel Camilla de Paula (92)

Carolina Backes, Capivary, 10/09/1904, filha de Victor Backes e Maria Schneider (93)

Adela Schmitt, Capivary, 07/06/1904, filha de Bernardo Schmitt e Helena Schneider


Florianópolis – Curato de Teresópolis: Batismos 1904, nov – 1910, abr

Fonte: https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-159392-863364-80?cc=1719212&wc=MMPG-QCP:n30396180

Francisco da Cunha, Mundeo, 03/01/1905, filho de Francisco Camillo da Cunha e Gertrudes Schneider (11)

Maria Schneider, Rancho de Taboas, 07/10/1905, filha de Egidio Venancio Schneider e Maria Manoela da Silva (39)

Ottilia Xavier, Rancho de Taboas, 07/10/1905, filha de Francisco Xavier e Claudia Maria Schneider (39)

Manoel Jacob Schneider, Mundeo, 30/10/1905, filho de Pedro Antonio Schneider e Rachel Camilla de Paula (44)

Maria Schneider, Rancho de Tabuas, 07/03/1906, filha de Lourenço Schneider e Maria Gertrudes de Jesus (49)

Susanna Schneider, 27/06/1906, filha de Augusto Schneider e Magdalena Heerdt (59)

Robertino Schneider, Itajahy, 15/06/1902, filho natural de Emma Schneider (69)

Antonio Xaviel, Rancho de Taboas, 18/10/1906, filho de Normiro Francisco Xaviel e Catharina Schneider (72)

Leonardo Milsverstedt, Garcia, 01/11/1906, filho de Nicolao Milsverstedt e Margarida Schneit (sic) (73)

Richardo Schmidt, Capivary, 20/03/1907, filho de Bernardo Schmidt e Magdalena Schneider (87)

Alfredo Schneider, Capivary, 28/02/1907, filho de João Schneider e Margarida Schmidt (88)

José Schneider, Rancho de Taboas, 01/06/1907, filho de Egidio Venancio Schneider e Maria Manoel da Silva (89)

Antonio Schneider, Angelina, 09/02/1908, filho de Laurencio Schneider e Maria Gertrudes de Jesus (119)

Wendelino Milwerstedke, Garcia, 03/09/1908, filho de Nicolao Milwerstedke e Margarida Schneid (sic) (135)

Adolfo Schneider, 06/08/1908, filho de Pedro Antonio Schneider e Rachel Camilla da Cunha (136)

Francisco Backes, Capivary, 08/09/1908, filho de Nicolao Backes e Maria Schneider (138)

Silveria Schneider, Angelina, 07/01/1909, filha de Egydio Venancio Schneider e Maria Francisca da Silva (144)

Apollonia Haskel, Taquaras, 29/01/1909, filha de João Pedro Haskel e Maria Schwinden (deveria ser Schneider?) (145)

Johanna Schnaider (sic), Capivary, 26/02/1909, filha de Mathias Schnaider e Mª Rosario (149)

Olga Xavier, Angelina, 18/04/1909, filha de Normiro Fco (Francisco?) Xavier e Cath. Schnaider (sic) (154)

Palmira Neckel, Angelina, 28/10/1909, filha de Filloppo (sic) Carlos Neckel e Francelina Margarida Schneider (174)


Florianópolis – Curato de Teresópolis: Batismos 1910, abr-nov

Fonte: https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-159392-839812-68?cc=1719212&wc=MMPG-QC5:1724308490

Vidolino Schneider, Rancho de Taboas, 15/08/1910, filho de Lourenço Schneider e Maria Getrudes Xavier (7)

Mathias Schneider, 11/05/1910, filho de Pedro Antonio Schneider e Rachel Camillo da Cunha (7)

Maria Apollonia Schneider, Teresopolis, 26/01/1910, filha de Mathias Schneider e Regina Martendahl (10

Joaquina Schneider, Capivary, 08/09/1910, filha de Mathias Schneider e Maria Rosaria de Jesus. Padrinhos: Johann e Joaquina Leysnig (14)

Maria Palmira Schneider, 21/12/1910, filha de Egydio Venancio Schneider e Maria Manoel da Silva (24)


Florianópolis – Curato de Teresópolis: Batismos 1911, fev – 1915, mar

Fonte: https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-159392-840060-43?cc=1719212&wc=MMPG-QCR:1434369391

Isabel Schneider, Capivary, 03/10/1912, filha de Mathias Schneider e Maria Rosario (26)

Augusta Schneider, Rio São João, 06/11/1912, filha natural de (Aug. Schneider) (sic) Rosa Rocha (28)

Maria Serafina de Mello, Taquaras, 26/04/1913, filha de Bernardino Serafim de Mello e Emilia Gelsleuchter (40)

Anton Schneider, Capivary, 20/01/1913, filho de August Schneider e Magdalena Herdt (44)

Margarida Schneider, Annitapolis, 24/11/1914, filha de Lorenzo Schneider e Maria Gertrudes Xavier (78)

Edmund Wilke, Braço do Norte, sem data de nascimento, batizado em 05/10/1914, filho de Erich Wilke e Christina Schneider (90)

Waldemiro Schneider, Rio Lesser, 18/07/1914, filho de Jacob Caspar Schneider e Carolina Weiss (95)

João José Schneider, Capivary, 24/12/1914, filho de Felipe Schneider e Joanna Heerdt (96)


Florianópolis – Curato de Teresópolis: Batismos 1915, mar – 1921, abr

Fonte: https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-159392-840004-23?cc=1719212&wc=MMPG-QCT:564313993

Martin Schneider, Capivary, 03/11/1914, filho de Mathias Schneider e Maria Rosaria Jesus (4)

Ernst Schmidt, Rio São João, 10/01/1915, filho de Bernard Schmidt e Magdalena Schneider (4)

Gregório Schneider, Rio São João, 06/08/1915, filho de August Schneider e Magdalena Herd (17)

Ottilia Maria Neckel, Quebradente, 08/10/1915, filha de Felippe Carl Neckel e Francelina Margarida Schneider (24)

Edmund Schneider, Rio São João, 26/08/1916, filho de Philipp Schneider e Johanna Herdt (33)

Anna Schmitz, Rio São João, 06/06/1917, filha de Bernard Schmitz e Magdalena Schneider (60)

Jithuliano Schneider, 30/02/1917, filho de Orgilio Schneider Gaspar e Bilinda Maria da Silva (69)

Simon Schneider, 22/06/1917, filho de Mathias Schneider e Maria Rosa de Jesus (88)

Bemvinda Marcellino de Jesus, 12/04/1918, filha de Manoel Marcelino de Jesus e Cecilia Schneider (101)

João Corrêa, 31/01/1918, filho de Feliciano Joaquim Corrêa e Julia Schneider (101)

Dalivia Schneider, Rio Lesser, 18/07/1918, filha de Jacob Gaspar Schneider e Carolina Weiss (105)

José Gelsleuchter, Taquaras, 20/04/1917, filho de Jacob Gelsleuchter e Margaretha Kunz (112)

Olivia Burg, Rio Abaixo, 04/08/1919, filha de Marcelino Burg e Elydia Schneider (132)

Herculano Costa, 20/06/1916, filho de Vergilio Costa e Humbilina Schneider (133)

Sebastião Seraphim Mello, Taquaras, 13/09/1919, filho de Bernardino Seraphim Mello e Emilia Gensleiste (sic) (136)

Olga Schneider, Rio Abaixo, 11/03/1920, filha de Francisco Gaspar Schneider e Luiza Weber (141)

Lindolfo Pures, S. Tereza, 11/07/1920, filho de Marcelino Pures e Lydia Schneider (147)

Bertilho Schneider, Rio Lesser, 01/11/1919, filho de Jacob Gaspar Schneider e Carolina Weiss (149)

Maria Horr, Loeffelscheid, 21/05/1920, filho de Pedro Horr e Catharina Jochem (152)


Florianópolis – Curato de Teresópolis: Matrimonios 1888 – 1898

Fonte: https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-159392-863199-59?cc=1719212&wc=MMPG-QCB:n1280659697

Este livro parece ser uma cópia de outro, “Batismos 1888-1895”

Batismos:

Andre Schmidt, 28/05/1888, filho de Daniel Schmidt e Catharina Gesser; neto de Jacob Schmidt e Catharina Schneider e de Pedro Schneider e Catharina Thiel (17)

Pedro Salm, 23/09/1888, filho de Mathias Salm e Maria Roth (?); neto de Mathias Salm e Margarida Schneider e de José Roth (?) e Maria Loffy (17)

João Kraus, Loeffelscheid, 09/12/1888, filho de Jacob Kraus e Izabel Schafer; neto de Christovão (?) Kraus e Barbara Schneider e de Daniel Schafer e Anna Maria Ticheis (?) (21)

Christina Meier, Vargem Grande, 14/07/1889, filha de Jacob Meier e Catharina Behrends; neta de João Meier e Anna Maria Schneider e de Mathias Behrends e Elisabeth Fuchs (?) (23)

Pedro Back, Vargem Grande, 08/05/1889, filho de Jacob Back e Maria Schmidt; neto de Jacob Back e Marianna Fresch e de Jacob Schmidt e Marianna Schneider (23)

Philipp Schneider, Capivary, 09/04/1889, filho de Peter Schneider e Anna Franz (26)

Maria Backes, Capivary, 15/01/1889, filha de Nicolaus Back e Maria Schneider (27)

Margaretha Kraus, Teresopolis, 18/12/1889, filha de Jacob Kraus e Elisabeth Gelsleuchter (29)

Catharina Kammer, Teresopolis, 03/02/1890, filha de Michael Kammer e Catharina Gelsleuchter (29)

Johannes Steffens, Vargem Grande, 12/09/1890, filho de Jacob Steffens e Margaretha Salm; neto de Jacob Steffens e Catharina Blasius e de Mathias Salm e Margaretha Schneider (31)

Julia Rohling, Capivary, 17/04/1891, filha de Johann Rohling e Johanna Schneider; neta de Wilhelm Rohling e Elis. Lange e de Carl Schneider e Julia Dietz (33)

Peter Bernard Lensing, Capivary, 15/04/1891, filho de Johann Lensing e Joaquina Schneider; neto de Joh. Lensing e Theresia Viefhaus e de Carl Schneider e Julia Diez (34)

Bernard Backes, Capivary, filho de Nicolau Backes e Maria Schneider; neto de Joh. Backes e Maria Florentina Jasper e Michael Schneider e Anna Maria Bonn (36)

Anna Salm, Loeffelscheid, 26/11/1890, filha de Mathias Salm e Anna Mª Roth; neta de Mathias Salm e Margaretha Schneider e de Johann Rohr (sic; ver que o sobrenome da filha, Anna Mª Roth, é diferente) e Marg. Loffy (37)

Maria Kraus, Loeffelscheid, 18/06/1891, filha de Jacob Kraus e Elisabeth Gelsleuchter; neta de Melchior Kraus e Katharina Lofy e de Jacob Gelsleuchter e Anna Maria Mursch (sic) (39)

Karolina Schneider, Loeffelscheid, 29/05/1891, filha de Manuel Schneider e Maria Fritzen, neta de Katharina Schneider e de Heinrich Fritzen e Maria Hinkel (39)

Christianus Schmid, Loeffelscheid, filho de Daniel Schmidt e Catharina Gesser; neto de Jacob Schmid e Margaretha Schneider e de Peter Gesser e Catharina Diel (39)

Helena Catharina Horr e Johann Schneider; Jacob Schneider e Jacobina Klump; registro de conversão de Helena e Johann ao catolicismo em 18/08/1891 (39) (Os dados são confusos; parece tratar-se da esposa de Heinrich Horr, Helena Catharina Schneider; não há indicação da ligação desta com Johann Schneider: é irmão ou é marido? Quando faleceu, Helena Catharina era viúva, mas não é informado de quem; teria Heinrich falecido jovem e ela casado com Johann? Não foi encontrado registro de casamento destes, mas, sendo até então protestantes, significa que poderiam ter casado naquela religião, da qual não se tem os registros. Quanto a Jacob e Jacobina, parece que são os pais de Helena Catharina. Quanto a Peter Horr e Manuel Schneider, testemunhas, são os filhos de Helena Catharina?)

Elisabeth Kraus, Loeffelscheid, 06/11/1891, filha de Jacob Christoph Kraus e Elisabeth Schäfer; neta de Christoph Kraus e Barbara Schneider e de Daniel e Maria Schäfer (45)

Helena Pack, Teresopolis, 06/11/1891, filha de Jacob Pack e Maria Schmid (sic); neta de Jacob Pack e Maria Drees e de Jacob Schmid e Margaretha Schneider (45)

Jacob Meyer, Loeffelscheid, 11/11/1891, filho de Jacob Meyer e Catharina Berens; neto de Johann Meyer e Anna Maria Schneider e de Mathias Berens e Elisabeth Furcht (45)

Joseph Schneider, Loeffelscheid, 15/11/1892, filho de Manoel Schneider e Maria Fritzen; neto de Jacob Schneider e Catharina Schneider, e de Heinrich Fritzen e Maria Hinkel (61)

Maria Steffen, Vargem Grande, 29/11/ 1892, filha de Jacob Steffen e Margaretha Salm; neta de Jacob Steffen e Maria Blasius e de Mathias Salm e Margaretha Schneider. Casou em 14/02/1914, em Santo Amaro, com José Schulz (67)

Geraldo Kraus, Loeffelscheid, 15/11/1893, filho de Jacob (foi riscado "João") Kraus e Elisabeth Gelsleuchter; neto de Melchior Kraus e Cathar. Loffy e de João Gelsleuchter e Anna Maria Morsch (80)

Carolina Rohling, Capivari, 07/12/1893, filha de João Rohling e Joanna Schneider; neta de Guilherme Rohling e Elisabetha Lange e de Carlos Schneider e Julia Ditz (81)

Apollonia Maier, Loeffelscheid, 26/12/1893, filha de Jacó Maier e Catharina Berens; neta de João Maier e Anna Maria Schneider e de Mathias Berens e Isabel Fochl (85)

José Back, Teresopolis, 15/03/1894, filho de Jacó Back e Maria Schmit; neto de Jacó Back e Maria Treisch e de José Schmit e Margaretha Schneider (85)

Mathias Steffen, Teresopolis, 18/01/1894, filho de Jacó Steffen e Margaretha Salm; neto de Jacó Steffen e Catharina Blasius e de Mathias Salm e Margaretha Schneider (85)

Anna Mar. (sic) Leising, Capivary, 20/02/1894, filha de João Leising e Joaquina Schneider; neta de João Leising e Theresia Vieffus e de Carlos Schneider e Julia Ditz (86)

João Batista Schneider, Taquary, 04/02/1894, filho de Pedro Antonio Schneider e Rachel Camillo de Paula; neto de João Schneider e Margar. Meinschein e de José Camillo da Paula Cunha e Hanna Graça de Paula (87)

Raymunda Maria Camillo da Cunha, Mundeo, 20/06/1894, filha de Francisco Camillo da Cunha e Gertrude Schneider; neta de José Camillo da Cunha e Joana Francisca de Paula e de Jacó Schneider e Margar. Meinschein (90)

Jacó Schmit, Teresopolis, 04/03/1894, filho de Daniel Schmit e Catharina Gesser; neto de Jacó Schmit e Margaretha Schneider e de Peter Gesses e Cathar. Thil (91)

Maria Salm (irmã gêmea de Regina), Teresopolis, 13/06/1894, filha de Mathias Salm e Maria Roth; neta de Mathias Salm e Margaretha Schneider e de Roão Roth e Margaretha Lofy (91)

Regina Salm (irmã gêmea de Maria), Teresopolis, 13/06/1894, filha de Mathias Salm e Maria Roth; neta de Mathias Salm e Margaretha Schneider e de Roão Roth e Margaretha Lofy (91)

Elisabeth Backer, Capivary, 31/05/1894, filha de Nicolau Backes e Maria Schneider; neta de João Backes e Maria Florenza Jasper e de Miguel Schneider e Anna Maria Bunn (93)

Thereza Schmit, Loeffelscheid, 14/12/1894, filha de Pedro Schmit e Isabella Fritzen; neta de Jacó Schmit e Margarida Schneider e de João Fritzen e Anna Maria Til (101)

Isabella Kramer, Loeffelscheid, 25/08/1894, filha de Miguel Kamer e Catharina Gelsleuchter; neta de João Kamer e Maria Anna Sabel e de João Gelsleuchter e Margaretha Grossglos (101)

Constança Maria Schneider, Rancho de Tabua, 11/02/1895, filha de Pedro Antonio Schneider e Camilla de Paula; neta de Jacó Schneider e Margarida Meinschein e de José Camillo da Cunha e Joanna Camilla de Paula (105)

Normírio Schneider, Mundeo, 06/04/1895, filho de Lourenzo Schneider e Maria Gertrud Xaviel (112)

Jacó Schneider, Teresopolis, 01/07/1895, filho de Manoel Schneider e Maria Fritzen (114)

Florenza Camillo da Cunha, Mundeo, 26/10/1895, filha de Francisco Camillo da Cunha e Gertrud Schneider (117)


Matrimonios:

Manoel Schneider (idade não informada), filho de Johann e Catharina Schneider, casou em 28/06/1890, em Teresopolis, com Maria Fritzen (idade não informada), filha de Heinrich Fritzen e Maria Hinkel (124) (Catharina Schneider que foi esposa de Heinrich Horr; notar aqui que o pai de Manuel se chama Johann, mesmo nome que aparece no registro de conversão do casal)

Peter Antonio Schneider, 25 anos, filho de Jacob Schneider e Margaretha Meinschein, casou em 13/08/1892, em Angelina, com Raulla (?) Camilla de Paula, 27 anos, filha de José Camillo da Cunha e Joanna Francisca de Paula (131)

Francisco Camillo da Cunha, 30 (?) anos, filho de José Camillo da Cunha e Joanna Francisca de Paula, casou em 04/05/1893, em Mundeo, com Gertrud Maria Schneider, filha de Jakob Schneider e Margareta Mensch (134)

Lorenzo Schneider, 24 anos, filho de Jacó Schneider e Margar. Meinschein, casou em 05/06/1894, em Mundeo, com Maria Gertrud Xaviel, 19 anos, filha de José Francisco Xaviel e Laurinda Angelica de Jesus (136)

Normirio Francisco Xavier, 25 anos, filho de Laurindo Xavier e Angelica de Jesus, casou em 29/09/1898, em Angelina, com Catharina Schneider, filha de Jacob Schneider e Margarida Meinschein (170)


Florianópolis – Curato de Teresópolis: Matrimonios 1889, jan – 1911, jun

Fonte: https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-159392-840339-5?cc=1719212&wc=MMPG-QC1:113619697

Bernardo Schmitz, 24 anos, filho de Mathias Schmitz e Maria Koep, casou em 27/10/1902, em Santo Amaro do Cubatão, com Helene Schneider, 22 anos, filha de Pedro Schneider e Anna Franz (34)

Carlos Banse, nasc. na Alemanha, 27 anos, filho de Andreas Banse e Dorothea Wissvi, casou em 22/10/1902, em Teresopolis, com Gertrudes Schneider, 28 anos, filha de Michael Schneider e Anna Maria Bonn, falecida (35)

Egidio Venancio Schneider, 29 anos, filho de Jacobe (sic) Schneider e Margarida Meinschein, casou em 09/05/1903, em Mondeo, com Maria Manoel da Silva, 23 anos, filha de Manoel Lopes da Silva e Ignazia Angelina de Jesus (37)

Guilherme Schmoeller, 22 anos, filho de Francisco Schmoeller e Anna Oennig, casou em 10/02/1904, em Santo Amaro, com Maria Lensing, 17 anos, filha de João Lensing e Joaquina Schneider (41)

Augusto Schneider, 26 anos, filho de Pedro Schneider e Anna Frogy (caligrafia ilegível), casou em 02/07/1904, em Capivary, com Maria Magdalena Heerdt, 25 anos, filha de Henrique Heerdt e Susanna Koep (46)

João Schneider, 22 anos, filho de Pedro Schneider e Anna Franz, casou em 12/05/1906, em Teresopolis, com Margarida Schmidt, 23 anos, filha de Mathias Schmidt e Maria Köpp (64)

Manoel Marcollino de Jesus, 28 anos, filho de Marcollino José de Jesus e Anna Maria Rita, casou em 15/10/1906, em Col. Mil. Itajahy, com Emilia Emma Schneider, filha natural de Emma Schneider (70)

Carlos Kammers, 21 anos, filho de Jacob Kammers e Anna Trierweiler, casou em 31/08/1907, em Angelina, com Paulina Kahl, 18 anos, filha de Nic... (ilegível) Kahl e Maria Gensleichter (sic) (80)

Augusto Hillesheim, 22 anos, filho de João Hillesheim, falecido, e Guilhermina Richardo, casou em 01/09/1908, em Terceira Linha, com Thereza Krammer, 20 anos, filha de Miguel Krammer e Catharina Gelsleuchter (87)

João Schmidt, 23 anos, filho de Daniel Schmidt e Catharina Gesser, casou em 16/01/1909, em Loeffelscheid, com Maria Fritzen, 17 anos, filha de João Fritzen e Anna Maria Meurer (91-92)

Pedro Salm, 21 anos, filho de Mathias Salm e Maria Rot, casou em 18/02/1909, em Santo Amaro, com Mrgaretha Kraus, 19 anos, filha de Jacob Kraus e Elisabeth Gelsleuchter (93-94)

Francisco Marino Harger, 19 anos, filho de João Leonardo Harger e Emma Thomann, casou em 14/08/1909, em Loeffelscheid, com Maria Kraus, 18 anos, filha de Jacob Kraus e Isabel Gelsleuchter (98)

Felippe Carlos Neckel, 21 anos, filho de Carlos Jacob Neckel e Maria Antonia Junkes, casou em 17/09/1909 com Franzisca Margarida Schneider, 20 anos, filha de Jacob Schneider e Margarida Meinsheim (?) (100)


Florianópolis – Curato de Teresópolis: Matrimonios 1912, fev – 1925, jun

Fonte: https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-159392-840366-8?cc=1719212&wc=MMPG-QZM:n1776413875

Herinrich Backes, 21 anos, filho de Johann Backes e Anna Ibers, casou em 30/06/1913, em Grummelbach, com Anna Leysing, 19 anos, filha de Johann Leysing e Joaquina Schneider (7)

Jacob Schneider, 32 anos, filho de Jacob Schneider e Margarida Meinshein, casou em 22/08/1913, em Rio Lesser, Quebra Dente, com Carolina Weiss, 20 anos, filha de Luise Weiss (7)

Hermann Hass, 38 anos, filho de Heinrich Hass e Anna Schürhaus, casou em 13/01/1914, em Rio Novo, com Elisabet Backes, 35 anos, filha de Nicolaus Backes e Maria Schneider (12)

Philipp Schneider, 24 anos, filho de Pedro Schneider e Anna Brand, casou em 22/01/1914, em Capivary, com Johanna Herdt, 24 anos, filha de Josef Herdt e Maria Wiemers (12)

Johannes Backes, 23 anos, filho de Nicolau Backes e Maria Schneider, casou em 03/08/1914, em Rio Novo, com Anna Hass, 30 anos, filha de Heinrich Hass e Anna Lohürhof (14)

Bernardo Leysing, 23 anos, filho de Johann Leysing e Jacobine Schneider, casou em 24/11/1914, em Capivary, com Maria Baumann, 19 anos, filha de Philipp Baumann e Wilhelmina Schmoller (17)

Anton Hass, 23 anos, filho de Heinrich Hass e Anna Schürhof, casou em 15/06/1917 com Elisabeth Hass, nascida Backes, viúva, 23 anos, filha de Niculaus Backes e Maria Schneider (35)

Egidio Venancio Schneider, 40 anos, filho de Jacob Gaspar Schneider e Margarida Menschain, casou em 23/08/1917, em Sta. Thereza, com Maria Catharina Paul, 28 anos, filha de João Paul e Anna Burg (42)

Anton Hass, 23 anos, filho de Heinrich Hass e Anna Schürhoff, casou em 15/06/1917 com Elisabeth Hass, nascida Backes, viúva, 23 anos, filha de Nicolau Backes e Maria Schneider (45)

Daniel Kammer, nasc. 31/07/1892, filho de Miguel Kammer e Catharina Gelsleuchter, casou em 01/01/1919, em Sta. Isabel, com Maria Hillesheim, nasc. 14/12/1892, filha de João Hillesheim e Maria Koch (57)

Valentino José Ferreira, 20 anos, filho de Antonio José Ferreira e Clara Schmitz, casou em 15/10/1921, em Sta. Thereza, com Veronica Schneider, 18 anos, filha de Antonio Schneider e Christina Guilhermina Hinkel (70)

José Meyer, 32 anos, filho de Jacob Meyer e Catharina Berndt, casou em 12/01/1922, em Sta. Isabel, com Elisabeth Kammer (não informa a idade), filha de Miguel Kammer e Catharina Gelsleuchter (77 e 86)

João Francisco Kammer, nasc. 03/09/1907, filho de Miguel Kammer e Catharina Gelsleuchter, casou em 28/01/1922, em Loeffelscheid, com Mathilde Heinz, protestante, nasc. 11/07/1901, filha de João e Anna Heinz (ligados a meio-irmão de Heinrich Horr?) (77)

Lino Gelsleuchter, 21 anos, filho de Jacob Gelsleuchter e Emilia Schubert, casou em 28/01/1922, em Sta. Theresa, com Maria Hedwig Passing, 26 anos, filha de Jacob Passing e Catharina Heinz (esta, dos meio-irmãos de Heinrich Horr?) (78)

Jacob Kreusch, nasc. 19/06/1897, filho de Adão Kreusch e Helena Kahl, casou em 20/03/1923, em Serro Negro, Rio Abaixo, com Petronilla Francisca da Cunha, 23 anos, filha de Francisco Camillo da Cunha e Gertrude Maria Schneider (87)


Florianópolis – Curato de Teresópolis: Óbitos 1895, jan – 1915, jun

Fonte: https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-159392-840425-22?cc=1719212&wc=MMPG-QZS:n831204457

Helena Catharina Horr, nascida Schneider, viúva, faleceu em Loefelscheid em 08/04/1895, 64 anos de idade (3)

Alberto Rohling, 10 dias, filho de João Rohling e Joanna Schneider, fal. 20/03/1896, em Capivary (8)

Sebastião Mülnvestet, um dia, filho de Nicolas Mülnvestet e Margarida Schneit, fal. 04/09/1897, em Perdido (14)

Pedro Gelsleuchter, 3 meses, filho de Jacó Gelsleuchter e Emil... Schubert, fal. 06/01/1898, em Garcia (18)

Helena Kraus, um ano e seis meses, filha de Jacó Kraus e Isabel Gelsleuchter, fal. 24/03/1898, em Loeffelscheid (18)

Francisco Camillo da Cunha, 43 anos, marido de Gertrudes Maria Schneider, fal. 10/10/1904, em Rancho de Taboas (33)

Maria Schneider-Jasper, 75 anos, esposa de Miguel Schneider, fal. 08/10/1906, em Capivary (36)

Dorvalino Schmitz, nasc. 04/04/1911, filho de Carlos Schmitz e Anna Horr, fal. em 09/12/1912, afogado, em Loeffelscheid (43)

Fim dos dados referentes ao Curato de Teresopolis

---------------------------------------------------------------------------------------------------


Braço do Norte: Matrimonios 1917, jun - 1924, jul

Fonte: https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-266-12579-41418-79?cc=1719212&wc=MMPG-SR7:n109978025

Henrique Antonio Claudino, 20 anos, filho de Antonio Claudino Machado e Mathilde Holdhausen, casou em 03/11/1923 com Albertina Wilke, 21 anos, filha de Erich Wilke e Christina Schneider (85)

Fim dos dados referentes à Paróquia de Braço do Norte

---------------------------------------------------------------------------------------------------


São Ludgero: Batismos 1874, out – 1893, fev

Fonte: https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-266-12424-58131-62?cc=1719212&wc=MMPG-JSD:1695553072

Joaquina Schneider, Braço do Norte, 07/01/1890, filha de Johann Schneider e Maria Eising (70)

Gregorius Beckler, São Ludgero, 21/12/1891, filho de Joaquim Beckler e Bernardina Kemper; neto de Joseph Beckler e Margaretha Petri e de Heinrich Kemper e Francisca Schneider. Casou em 19/05/1917 com Isabel Michels (109)

Johann Hermann Assink, Braço do Norte, 01/11/1892, filho de Bernard Assink e Elisabeth Kauling; neto de Johann Hermann Assink e Maria Anna Terdenge e de Heinrich Kauling e Anna Maria Berlange. Padrinhos: Johann Schneider e Maria Assink (126)

Bernard Schneider, 11/05/1893, filho de Johann Schneider e ...aria Assing; neto de Carl Schneider e Julia Dietz e de John. Herm. Assing e Maria Anna Terdenge. Padrinhos: Bernard Assing e Elisabeth Kauling (5)


São Ludgero: Batismos 1896, jan – 1900, mar

"Livro de baptismos do Braço do Norte, distrito da parochia de Nossa Senhora da Piedade do Tubarão"

Fonte: https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-267-12640-28463-15?cc=1719212&wc=MMPG-JSX:n1110209292

Veronica Schneider, Bom Fim, 02/06/1897, filha de Manoel Schneider e Maria Fritzen (40)

Joanna Schneider, 15/06/1897, filha de João Schneider e Maria Assink (42)

Alberto Rohling, 04/09/1897, filho de João Rohling e Joanna Schneider (47)

Carlos Schneider, 25/09/1898, filho de Henrique Schneider e Isabel Assink. Casou em 06/06/1926 com Maria Mafra (68)

Juliana Wilke, 23/02/1899, filha de Reich Wilke e Christina Schneider (77)

Emilia Schneider, 07/04/1899, filha de Manoel Schneider e Maria Fritzen (85)

Evaldo Rohling, 15/07/1899, filho de João Rohling e Joanna Schneider. Padrinhos: José Willermann e Maria Rohling (88)


São Ludgero: Batismos 1897, dez – 1908, nov

Fonte: https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-267-12640-30505-45?cc=1719212&wc=MMPG-JSF:1530260395

"Livro de baptismo das capellas de Armazém e de São João do Capivary, parochia de São Ludgero do Braço do Norte"

Ferdinando Rieken, 05/10/1900, filho de João Rieken e Anna Wensing. Casou em 28/07/1925, em Rio Fort. com Susanna Schneider (23)


São Ludgero: Batismos 1900, fev – 1904, ago

Fonte: https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-267-12640-29655-9?cc=1719212&wc=MMPG-JSJ:n1034025766

"Livro de baptismos da parochia de São Ludgero do Braço do Norte"

Mathildes Wilke, 25/09/1900, filha de Erich Wilke e Christina Schneider (15)

Augusto Schneider (?), 28/08/1901, filho de Mathias Schneider e Maria Costa (26)

Adolfo Schneider, 10/01/1902, filho de Manoel Schneider e Maria Fritzen (38)

Liseta Schneider, 04/03/1902, filha de Henrique Schneider e Isabel Assing (41)

Antonio Rohling, 29/10/1902, filho de João Rohling e Joanna Schneider (53)

João Schneider, 27/09/1902, filho de Mathias Schneider e Maria Rosaria de Jesus (54)

Paulo Schneider, 26/02/1904, filho de Manoel Schneider e Maria Fritzen (98)

Catharina Josefina Schneider, 15/05/1904, filha de Henrique Schneider e Isabel Assing (99)


São Ludgero: Batismos 1904, ago – 1905, nov

Fonte: https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-267-12640-30044-53?cc=1719212&wc=MMPG-JSV:1081203871

"Livro IV de baptismos da parochia do Braço do Norte"

Emilia Schneider, 10/10/1905, filha de Mathias Schneider e Maria Rosaria de Jesus (21)


São Ludgero: Batismos 1905, nov – 1908, ago

Fonte: https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-267-12422-21493-53?cc=1719212&wc=MMPG-JSK:1891613398

Valentim Schneider, 25/01/1906, filho de Manuel Schneider e Maria Fritzen (11)

Adolfo Rohling, 16/12/1906, filho de Jacó Rohling e Joanna Schneider. Casou com Lydia Hammes (35)

Josephina Panzer (Pauzer?), 14/05/1907, filha de Carlos Panzer e Gertrudes Schneider (42)

Ricardo Wilke, 23/09/1907, filho de Rodrigo Wilke e Christina Schneider (47)


São Ludgero: Batismos 1908, set – 1909, jun

Fonte: https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-267-12422-21116-91?cc=1719212&wc=MMPG-JSL:n1538776159

"Livro de baptismos da matriz de São Ludgero"

Roberto Schneider, 22/10/1908, filho de Henrique Schneider e Isabel Oenning (16)


São Ludgero: Batismos 1908, nov – 1911, abr

Fonte: https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-267-12422-19829-20?cc=1719212&wc=MMPG-JS2:832054445

"Capelas de Armazém, São João e Vargem do Cedro"

Veronika Schmitt, 23/01/1909, filha de Mathias Schmitt e Magdalena Schneider (7)


São Ludgero: Batismos 1909, fev – 1912, jan

Fonte: https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-267-12422-22235-7?cc=1719212&wc=MMPG-JSG:n839125683

Mathilda Panzer, 21/07/1909, filha de Karl Panzer e Gertrud Schneider (11)

Jacob Ricker, 24/12/1910, filho de Augusto Ricker e Christina Schneider (61)


São Ludgero: Batismos 1909, maio – 1915, dez

Fonte: https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-267-12422-21065-3?cc=1719212&wc=MMPG-JSP:1665323486

Catharina Wilker, 20/11/1908, filha de Erich Wilker e Christina Schneider (5)

Maria Schneider, 27/09/1912, filha de Henrique Schneider e Isabel Assink (20)

Rosalina Wilker, 13/01/1912, filha de Erich Wilker e Christina Schneider (20)

Carlos Guilherme Röcker, 08/06/1913, filho de Augusto Röcker e Christina Schneider (39)


São Ludgero: Matrimônios 1896, jan – 1906, out

Fonte: https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-266-12579-42244-67?cc=1719212&wc=MMPG-JSY:n550135892

Erich Wilker, nas. na Áustria, 29 anos, filho de Max e Evelina Wilker, casou em 09/09/1897, em São Ludgero, com Christina Schneider, 29 anos, filha de Carlos Schneider e Julia Dietz (12)

Henrique Schneider, 20 anos, filho de Carlos Schneider e Julia Dietz, casou em 29/11/1897 com Isabel Assink, 21 anos, filha de Geraldo João Assink e Anna Maria Fertig (13)

Mathias Schneider, 25 anos, filho de Miguel Schneider e Maria Florência Jaspers, casou em 01/09/1900 com Maria Joanna Costa, 18 anos, filha de João Thomaz Costa e Maria Carolina de Jesus (35)


São Ludgero: Matrimônios 1906, nov – 1913, set

Fonte: https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-266-12579-40814-65?cc=1719212&wc=MMPG-JSB:1668024915

Augusto Röcker, 25 anos, filho de Henrique Röcker e Isabel Feldhaus, casou em 30/04/1907, em Capivary, com Christina Schneider, 21 anos, filha de João Schneider e Maria Assing (10)

Antonio Oenning, 22 anos, filho de João Oenning e Anna Kakery (?), casou em 23/07/1912, em São Ludgero, com Julia Rohling, 21 anos, filha de João Rohling e Joanna Schneider (86)


São Ludgero: Matrimônios 1913, out – 1924, jun

Fonte: https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-266-12579-40444-69?cc=1719212&wc=MMPG-JS1:414996317

Leopoldo Junkes, 22 anos, filho de José Junkes e Maria Kuhnen, casou em 24/04/1915, em São Ludgero, com Carolina Rohling, 21 anos, filha de João Rohling e Joanna Schneider (28)


Fim dos dados referentes à Paróquia de São Ludgero

---------------------------------------------------------------------------------------------------------


Novas pesquisas, jan/2013: Curato de Teresopolis, São Pedro de Alcântara, São José, Santo Amaro da Imperatriz


São José: Batismos 1849, abr – 1850, jun

Fonte: https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-267-12453-17867-93?cc=1719212&wc=MMPG-NC6:695159362

Margarida, nasc. 19/10/1849, filha de Valentin Colp (?) e Margarida Heinz, neta de Pedro Colpe (?) e Luiza Tonier (?) e de Valentino Heinz e Isabel Schein. Padrinhos: Filippe Heinz e Margarida Horr (41)

Nota: Toni Vidal Jochem, “Pouso dos imigrantes”, pg. 103, sobre a fundação de Loeffelscheidt, informa que essa localidade foi assistida por padres de diferentes paróquias ao longo dos anos: 1847 a 1860, paróquia de São José; 1857, Joinville, Pe. Carlos Boegerhausen; 1900 a 1909, paróquia de Santo Amaro; esta, novamente, em 1926. Isto explica pelo menos parte da dificuldade em obter informações referentes aos membros da família Horr que ali viveram.


Visto até a imagem 41. A letra muito ruim e os nomes grosseiramente incorretos impedem a identificação segura dos poucos estrangeiros

Fim dos dados referentes à Paróquia de São José

------------------------------------------------------------------------------------------------------


São Pedro de Alcântara: Batismos 1854, jul – 1860, set

Fonte: https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-159392-830770-11?cc=1719212&wc=MMPG-J95:n642509892

José Horr, nasc. 04/09/1855, filho de Jacobo (sic) Horr e Catharina Ludwig, neto de Heinrich Horr e Margaretha Junker e de João Ludwig e Elisabeth Wiater. Padrinho: Jacobo Ludwig, a rogo de José Heinz (padrasto de Jacob Horr), luterano (18)

No final deste livro há observação de que os batismos, de 30/09/1857 a 01/09/1860, tinham sido registrados no livro da paróquia de São José. Consultados esses registros, não foram encontrados parentes.


Fim dos dados referentes à Paróquia de São Pedro de Alcântara

----------------------------------------------------------------------------------------


Florianópolis – Curato de Teresópolis: Batismos 1877, jan – 1883 jun

Fonte: https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-267-12431-53412-44?cc=1719212&wc=MMPG-QCJ:n1183132063

Nota: Nos primeiros anos, inclui Braço do Norte

Maria Horr, nasc. 14/03/1878, filha de Peter Horr e Margaretha Morsch, neta de Heinrich Horr e Catharina Schneider e de Peter Morsch e Margareth Meurer (32)

Peter Horr, nasc. 13/12/1879, filho de Peter Horr e Margaretha Morsch, neto de Heinr. Horr e Cath. Schneider e de Peter Morsch e Margareta Meurer (54)


Florianópolis – Curato de Teresópolis: Batismos 1886, jun – 1900, jun

Fonte: https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-159392-862922-76?cc=1719212&wc=MMPG-QC2:973370911

João Horr, nasc. 26/03/1897, filho de Pedro Horr e Margarida Morsch (é o João marido da Carolina?)

Maria Heinz, nasc. 1875, filha de Philippi Heinz e Catharina Gilman, abjura do protestantismo em 05/07/1897 (71) (Philipp Heinz é o segundo marido da mãe dos Horr que emigraram para o Brasil; essa familia, Heinz, não foi sistematicamente pesquisada)

Agostinho Kraus, nasc. 26/08/1898, filho de José Kraus e Maria Horr. Padrinhos: Pedro Horr e Helena Kraus. Capela de Loffelscheid (118)

Anna Kraus, nasc. 02/03/1900, filha de Josef Kraus e Maria Horr. Padrinhos: Franciscus Kraus e Anna Horr (153)


Florianópolis – Curato de Teresópolis: Batismos 1888 – 1895

Fonte: https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-159392-863199-59?cc=1719212&wc=MMPG-QCL:924553606

Emilia Horr, nasc. 10/02/1890, filha de Peter Horr e Margaretha Morsch, neta de Heinrich Horr e Cath. Schneider e de Peter Morsch e Margarida Meurer (24)

Veronica Horr, nasc. 12/04/1894, filha de Pedro Horr e Margaretha Morsch, neta de Henrique Horr e Helena Cathar. Schneider e de Pedro Morsch e Margaretha Meurer (91)

Matrimônios (no mesmo livro):

Em 08/11/1897 José Kraus, 27 anos, filho de João Melchior Kraus e Catharina Lofy (?), casou com Maria Horr, filha de Pedro Horr e Therezinha Morsch


Florianópolis – Curato de Teresópolis: Batismos 1900, abr – 1904, nov

Fonte: https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-159392-863480-83?cc=1719212&wc=MMPG-QCG:425835217

Jeronyma, nasc. 24/02/1902, filha de José Kraus (?) e Izabel Horr (40)

Wendelino Kahel (?), nasc. 20/08/1903 (?), filho de .... Kahel e Margaretha Horr (?). Padrinhos: Pedro Horr (?) e Maria Schmitz (?) (o texto é quase ilegível em grande parte deste livro, cujo escrivão foi Frei Humilis Thiele) (57)

Marcelino Kraus, nasc. 22/05/1904, filho de José Kraus (?) e Maria Horr. Padrinhos: Francisco Kestiner (?) e Izabel Horr (88)


Florianópolis – Curato de Teresópolis: Batismos 1904, nov – 1910, abr

Fonte: https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-159392-863364-80?cc=1719212&wc=MMPG-QCP:n30396180

Emilia Hülse, nasc. 18/12/1904, filha de José Hülse e Clara Arns (13)

Theodoro Pedroso, nasc. 17/04/1905, filho de Anna Horr. Padrinhos: Pedro Horr e Emma Harger (26)

Leopoldo Horr, nasc. 23/10/1906, filho de Pedro Horr e Catharina Jochem. Padrinhos: Pedro Horr e Maria Loffy (63)

Mathias Heinz (não consta data de nascimento) foi batizado em 18/10/1906, filho de Felippe Heinz e Maria Joaquina da Cunha. Local: numa casa particular na Picada de Quebradente (71 e 72) (os Heinz imigrantes são meio-irmãos dos Horr; não fiz levantamento completo da descendência – trabalho a realizar)


Florianópolis – Curato de Teresópolis: Batismos 1911, fev – 1915, mar

Fonte: https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-159392-840060-43?cc=1719212&wc=MMPG-QCR:1434369391

Torvalino Schmitz, nasc. 14/04/1911, filho de Carlos Schmitz e Anna Horr (6)

Francisco Hexaves Kraus, nasc. 13/05/1911, filho de José Kraus e Maria Horr. Padrinhos: Franciscus Harger e Veronica Horr (11)

João Schmitz, nasc. 26/01/1912, filho de Carlos Schmitz e Anna Gorr (sic) (22)

Lorentino Horr, nasc. 08/09/1912, filho de Peter Horr e Catharina Jochem (33)

Natalie Schmitz, nasc. 03/03/1914, filha de Carlos Schmitz e Anna Horr. Padrinhos: João Schmitz e Emilie Horr (73)

Augusta Heintz, 12 anos, batizada em 03/01/1915 (por conversão ao catolicismo), filha de Philipp Heintz e Maria Calves Lanada Silva (98)

Carolina Heintz, nasc. 06/12/1898, batizada em 05/01/1915 (por conversão ao catolicismo), filha de Philipp Heintz e Maria Calveslana da Cunha (o sobrenome desta difere daquele do registro imediatamente acima, ref. Carolina) (99)

Annette Steimetz, nasc. 27/12/1914, filha de Heinrich Steimetz e Veronica Horr. Padrinhos: Carl Schmitz e Anna Horr (o filho é dado como “natural’, o que significa que os pais não eram casados; este tipo de situação era muito comum na região, na época – área geograficamente isolada e distante, onde os padres compareciam apenas a intervalos de muitos meses) (106)


Florianópolis – Curato de Teresópolis: Batismos 1915, mar – 1921, abr

Fonte: https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-159392-840004-23?cc=1719212&wc=MMPG-QCT:564313993

Maria Kraus, nasc. 10/05/1915, filha de Josef Kraus e Maria Horr. Padrinhos: João Horr e Catharina Jochem (6)

Joseph Horr, nasc. 21/12/1915, filho de Peter Horr e Catharina Jochem (22)

Alvina Schmitz, nasc. 08/05/1916, filha de Carl Schmitz e Anna Horr. Padrinhos: Dominik Weber e Anna Horr, nascida Meurer. Em Annitápolis (50)

Monika Kraus, nasc. 25/02/1918, filha de José Kraus e Maria Horr (89)


Florianópolis – Curato de Teresópolis: Matrimonios 1889, jan – 1911, jun

Fonte: https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-159392-840339-5?cc=1719212&wc=MMPG-QC1:113619697

Em 30/04/1904, Pedro Horr (Junior) (sic), 24 anos, filho de Pedro Horr e Margarida Morsch, casou com Catharina Jochem, 23 anos, filha de Pedro Jochem e Maria Lofy (44)

Em 24/04/1909 Carlos Schmitz, 18 anos, filho de Pedro Schmitz e Anna Meurer, casou com Anna Horr, 22 anos, filha de Pedro Horr e Margarida Morsch (94)


Florianópolis – Curato de Teresópolis: Matrimonios 1912, fev – 1925, jun

Fonte: https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-159392-840366-8?cc=1719212&wc=MMPG-QZM:n1776413875

Em 04/09/1913 Peter Horr, 58 anos, filho de Henrique Horr e Helena Catharina Schneider, casou com Anna Meurer, viúva de Pedro Schmitz, 44 anos, filha de Pedro Meurer e Luise Müller. Em Loffelscheid (o registro nada diz sobre o fato de Peter Horr ser também viúvo na ocasião) (8)


Florianópolis – Curato de Teresópolis: Óbitos 1895, jan – 1915, jun

Fonte: https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-159392-840425-22?cc=1719212&wc=MMPG-QZS:n831204457

Catharina Boeing, viúva, 71 anos, fal. 30/04/1895 (3)

Helena Catharina Horr, nascida Schneider, viúva, 64 anos, fal. 08/04/1895 (3)

Agostinho Kraus, 10 (?) anos, filho de José Kraus e Maria Horr, fal. 10/09/1908 (38)

Elisabeth Kraus, 60 anos, viúva, fal. 15/10/1910 (41)

Peter Kraus, nasc. 27/08/1880, fal. 12/04/1914


Fim dos dados referentes ao Curato de Teresopolis

---------------------------------------------------------------------------------------------------


FAMILIA HORR

Fonte Familysearch

Um serviço da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias – Mórmons


São José: Batismos 1849, abr – 1850, jun

Fonte: https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-267-12453-17867-93?cc=1719212&wc=MMPG-NC6:695159362

Margarida, nasc. 19/10/1849, filha de Valentin Colp (?) e Margarida Heinz, neta de Pedro Colpe (?) e Luiza Tonier (?) e de Valentino Heinz e Isabel Schein. Padrinhos: Filippe Heinz e Margarida Horr (41)

Nota: Toni Vidal Jochem, “Pouso dos imigrantes”, pg. 103, sobre a fundação de Loeffelscheidt, informa que essa localidade foi assistida por padres de diferentes paróquias ao longo dos anos: 1847 a 1860, paróquia de São José; 1857, Joinville, Pe. Carlos Boegerhausen; 1900 a 1909, paróquia de Santo Amaro; esta, novamente, em 1926. Isto explica pelo menos parte da dificuldade em obter informações referentes aos membros da família Horr que ali viveram.


------------------------------------------------------------------------------------------------------


São Pedro de Alcântara: Batismos 1854, jul – 1860, set

Fonte: https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-159392-830770-11?cc=1719212&wc=MMPG-J95:n642509892

José Horr, nasc. 04/09/1855, filho de Jacobo (sic) Horr e Catharina Ludwig, neto de Heinrich Horr e Margaretha Junker e de João Ludwig e Elisabeth Wiater. Padrinho: Jacobo Ludwig, a rogo de José Heinz (padrasto de Jacob Horr), luterano (18)

No final deste livro há observação de que os batismos, de 30/09/1857 a 01/09/1860, tinham sido registrados no livro da paróquia de São José. Consultados esses registros, não foram encontrados parentes.


------------------------------------------------------------------------------------------


Florianópolis – Curato de Teresópolis: Batismos 1877, jan – 1883 jun

Fonte: https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-267-12431-53412-44?cc=1719212&wc=MMPG-QCJ:n1183132063

Nota: Nos primeiros anos, inclui Braço do Norte

Maria Horr, nasc. 14/03/1878, filha de Peter Horr e Margaretha Morsch, neta de Heinrich Horr e Catharina Schneider e de Peter Morsch e Margareth Meurer (32)

Peter Horr, nasc. 13/12/1879, filho de Peter Horr e Margaretha Morsch, neto de Heinr. Horr e Cath. Schneider e de Peter Morsch e Margareta Meurer (54)


Florianópolis – Curato de Teresópolis: Batismos 1886, jun – 1900, jun

Fonte: https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-159392-862922-76?cc=1719212&wc=MMPG-QC2:973370911

João Horr, nasc. 26/03/1897, filho de Pedro Horr e Margarida Morsch (é o João marido da Carolina?)

Maria Heinz, nasc. 1875, filha de Philippi Heinz e Catharina Gilman, abjura do protestantismo em 05/07/1897 (71) (Philipp Heinz é o segundo marido da mãe dos Horr que emigraram para o Brasil; essa familia, Heinz, não foi sistematicamente pesquisada)

Agostinho Kraus, nasc. 26/08/1898, filho de José Kraus e Maria Horr. Padrinhos: Pedro Horr e Helena Kraus. Capela de Loffelscheid (118)

Anna Kraus, nasc. 02/03/1900, filha de Josef Kraus e Maria Horr. Padrinhos: Franciscus Kraus e Anna Horr (153)


Florianópolis – Curato de Teresópolis: Batismos 1888 – 1895

Fonte: https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-159392-863199-59?cc=1719212&wc=MMPG-QCL:924553606

Emilia Horr, nasc. 10/02/1890, filha de Peter Horr e Margaretha Morsch, neta de Heinrich Horr e Cath. Schneider e de Peter Morsch e Margarida Meurer (24)

Veronica Horr, nasc. 12/04/1894, filha de Pedro Horr e Margaretha Morsch, neta de Henrique Horr e Helena Cathar. Schneider e de Pedro Morsch e Margaretha Meurer (91)

Matrimônios (no mesmo livro):

Em 08/11/1897 José Kraus, 27 anos, filho de João Melchior Kraus e Catharina Lofy (?), casou com Maria Horr, filha de Pedro Horr e Therezinha Morsch


Florianópolis – Curato de Teresópolis: Batismos 1900, abr – 1904, nov

Fonte: https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-159392-863480-83?cc=1719212&wc=MMPG-QCG:425835217

Jeronyma, nasc. 24/02/1902, filha de José Kraus (?) e Izabel Horr (40)

Wendelino Kahel (?), nasc. 20/08/1903 (?), filho de .... Kahel e Margaretha Horr (?). Padrinhos: Pedro Horr (?) e Maria Schmitz (?) (o texto é quase ilegível em grande parte deste livro, cujo escrivão foi Frei Humilis Thiele) (57)

Carolina Arns, nasc. 14/08/1903, filha de Felippe Arns e Catarina (?) Hülse. Padrinhos: José Hülse (?) e Clara Arns (é esta a Carolina esposa de João Horr?) (71)

Marcelino Kraus, nasc. 22/05/1904, filho de José Kraus (?) e Maria Horr. Padrinhos: Francisco Kestiner (?) e Izabel Horr (88)


Florianópolis – Curato de Teresópolis: Batismos 1904, nov – 1910, abr

Fonte: https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-159392-863364-80?cc=1719212&wc=MMPG-QCP:n30396180

Theodoro Pedroso, nasc. 17/04/1905, filho de Anna Horr. Padrinhos: Pedro Horr e Emma Harger (26)

Leopoldo Horr, nasc. 23/10/1906, filho de Pedro Horr e Catharina Jochem. Padrinhos: Pedro Horr e Maria Loffy (63)

Mathias Heinz (não consta data de nascimento) foi batizado em 18/10/1906, filho de Felippe Heinz e Maria Joaquina da Cunha. Local: numa casa particular na Picada de Quebradente (71 e 72) (os Heinz imigrantes são meio-irmãos dos Horr; não fiz levantamento completo da descendência – trabalho a realizar)


Florianópolis – Curato de Teresópolis: Batismos 1911, fev – 1915, mar

Fonte: https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-159392-840060-43?cc=1719212&wc=MMPG-QCR:1434369391

Torvalino Schmitz, nasc. 14/04/1911, filho de Carlos Schmitz e Anna Horr (6)

Francisco Hexaves Kraus, nasc. 13/05/1911, filho de José Kraus e Maria Horr. Padrinhos: Franciscus Harger e Veronica Horr (11)

João Schmitz, nasc. 26/01/1912, filho de Carlos Schmitz e Anna Gorr (sic) (22)

Lorentino Horr, nasc. 08/09/1912, filho de Peter Horr e Catharina Jochem (33)

Natalie Schmitz, nasc. 03/03/1914, filha de Carlos Schmitz e Anna Horr. Padrinhos: João Schmitz e Emilie Horr (73)

Augusta Heintz, 12 anos, batizada em 03/01/1915 (por conversão ao catolicismo), filha de Philipp Heintz e Maria Calves Lanada Silva (98)

Carolina Heintz, nasc. 06/12/1898, batizada em 05/01/1915 (por conversão ao catolicismo), filha de Philipp Heintz e Maria Calveslana da Cunha (o sobrenome desta difere daquele do registro imediatamente acima, ref. Carolina) (99)

Annette Steimetz, nasc. 27/12/1914, filha de Heinrich Steimetz e Veronica Horr. Padrinhos: Carl Schmitz e Anna Horr (o filho é dado como “natural’, o que significa que os pais não eram casados; este tipo de situação era muito comum na região, na época – área geograficamente isolada e distante, onde os padres compareciam apenas a intervalos de muitos meses) (106)

Notar que não há mais registros com sobrenome Arns. Mudaram-se para outra região, ou a região em que moravam, São Martinho/Capivary, passou a pertencer a alguma outra paróquia, cujos registros não estão disponíveis. Também os registros relativos a Forquilhinha, para onde alguns dos membros da familia mudaram, não estão disponíveis.


Florianópolis – Curato de Teresópolis: Batismos 1915, mar – 1921, abr

Fonte: https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-159392-840004-23?cc=1719212&wc=MMPG-QCT:564313993

Maria Kraus, nasc. 10/05/1915, filha de Josef Kraus e Maria Horr. Padrinhos: João Horr e Catharina Jochem (6)

Joseph Horr, nasc. 21/12/1915, filho de Peter Horr e Catharina Jochem (22)

Alvina Schmitz, nasc. 08/05/1916, filha de Carl Schmitz e Anna Horr. Padrinhos: Dominik Weber e Anna Horr, nascida Meurer. Em Annitápolis (50)

Monika Kraus, nasc. 25/02/1918, filha de José Kraus e Maria Horr (89)


Florianópolis – Curato de Teresópolis: Matrimonios 1889, jan – 1911, jun

Fonte: https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-159392-840339-5?cc=1719212&wc=MMPG-QC1:113619697

Na imagem 5 e seguintes do microfilme deste livro, vê-se um processo, realizado em 1938, de formação de prova de casamento de Antonio Kestering e Catharina Sommer, acontecido em 1870, mediante o testemunho oral de idosos que conheceram esse casal. Esta é uma ilustração do fato de que parte dos livros de registro foram perdidos.

Em 30/04/1904, Pedro Horr (Junior) (sic), 24 anos, filho de Pedro Horr e Margarida Morsch, casou com Catharina Jochem, 23 anos, filha de Pedro Jochem e Maria Lofy (44)

Em 24/04/1909 Carlos Schmitz, 18 anos, filho de Pedro Schmitz e Anna Meurer, casou com Anna Horr, 22 anos, filha de Pedro Horr e Margarida Morsch (94)


Florianópolis – Curato de Teresópolis: Matrimonios 1912, fev – 1925, jun

Fonte: https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-159392-840366-8?cc=1719212&wc=MMPG-QZM:n1776413875

Em 04/09/1913 Peter Horr, 58 anos, filho de Henrique Horr e Helena Catharina Schneider, casou com Anna Meurer, viúva de Pedro Schmitz, 44 anos, filha de Pedro Meurer e Luise Müller. Em Loffelscheid (o registro nada diz sobre o fato de Peter Horr ser também viúvo na ocasião) (8)


Florianópolis – Curato de Teresópolis: Óbitos 1895, jan – 1915, jun

Fonte: https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-159392-840425-22?cc=1719212&wc=MMPG-QZS:n831204457

Helena Catharina Horr, nascida Schneider, viúva, 64 anos, fal. 08/04/1895 (3)

Agostinho Kraus, 10 (?) anos, filho de José Kraus e Maria Horr, fal. 10/09/1908 (38)

Elisabeth Kraus, 60 anos, viúva, fal. 15/10/1910 (41)

Peter Kraus, nasc. 27/08/1880, fal. 12/04/1914


Fim dos dados referentes ao Curato de Teresopolis

---------------------------------------------------------------------------------------------------


Registros de batismo e matrimônio da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana da Colônia Santa Isabel

Fonte: Jochem, Toni Vidal. A epopéia de uma imigração: resgate histórico da imigração, fundação da Colônia Alemã Santa Isabel e emancipação político-administrativa do município de Rancho Queimado. Ed. do Autor, 1997.

• Excertos dos registros - nome, data de nascimento, nome dos pais. O número entre parênteses, no final de cada registro, refere-se à página do livro em que ele se encontra.


Batismos - 1860 a 1870:

Johann Philipp Heinz, Santa Isabel, 29/08/1860, filho de Just Heinz e Anna Maria Bauer (433)

Henriette Juliana Sperber, Santa Isabel, 30/04/1861 a 04/08/1882, filha de Johann Jakob Sperber e Cristina Barbara Schneider (434)

Juliana Kolb, Santa Isabel, 06/02/1861, filha de Valentin Kolb e Margaretha Heinz (434)

Karl August Schneider, Santa Isabel, 22/09/1861, filho de Christian Wilhelm Schneider e Johanna Michael (435)

Sophie Juliane Heinz, Santa Isabel, 30/08/1862, filha de Just Heinz e Ana Bauer (437)

Katharina Petersen, Santa Isabel, 26/12/1862, filha de Johann Christian Petersen e Katharina Schneider (438) (é a vovó? é uma homônima?)

Sem nome, Santa Isabel, 23/03/1863, filho de Aly Schneider e Friderica Bratfisch (439)

Maria Kölb, 30/03/1863, filha de Valentin Kölb e Margaretha Heinz (439)

Louise Wilhelmine Schneider, Santa Isabel, 23/06/1863, filha de Christian Wilhelm Schneider e Johanna Michael (440)

Amante Auguste Sperber, Santa Isabel, 06/07/1863 a 11/08/1882, filho de Johann Jakob Sperber e Christine Barbara Schneider (440)

Katharina Margaretha Heinz, Santa Isabel, 29/11/1863, filha de Just Heinz e Anni Bauer (441)

Karl Heinz, 21/08/1864, filho de Johannes Heinz e Philippine Scheidt (442)

Karoline Heinz, 07/08/1864, filha de Philipp Heinz e Karolina Gillmann (442)

Friedericke Heinz, 01/09/1864, filha de Jakob Heinz e Friedericke Arnold (443)

Jakob Heinz, Santa Isabel, 22/02/1865, filho de Heinrich Heinz e Amanda Kaiser (444)

Maria Katharina Heinz, Santa Isabel, 06/08/1865, filha de Justus Heinz e Marie Bauer (446)

Wilhelmine Friederica Luise Schneider, 06/11/1865, filha de Alex Schneider e Frederica Bratfisch (446)

Peter Petersen, Morro Chato, 28/08/1865, filho de Johann Christian Petersen e Katharina Schneider (447)

Heinrich Adam Dill, Santa Isabel, 07/02/1866, filho de Karl Dill, falecido, e Margaretha Horn (448) (os poucos dados existentes acerca de Margaretha Horn não permitem afirmar que o sobrenome seja uma corruptela de Horr)

Augusta Amanta Heinz, 02/03/1866, filha de Johannes Heinz e Albertine Lutz (448)

Margaretha Heinz, Santa Isabel, 11/10/1866, filha Johannes Heinz e Philippine Scheid (450)

Karl Heinz, 21/08/1864, Santa Isabel, filho de Johannes Heinz e Philippine Scheid (450)

Friedrich Christian Theodor Sperber, Santa Isabel, 31/12/1866, filho de Johann Jakob Sperber e Barbara Schneider (451)

Philip Heinz, Linha Scharf, 04/02/1867, filho de Justus Heinz e Maria Bauer (452)

Maria Heinz, Santa Isabel, 07/05/1867, filha de Heinrich Heinz e Amanda Kaiser (453)

Johanna Elise Theresa Hulda Heinz, Santa Isabel, 06/12/1866, filha de Franz Heinz e Elise Westphal (453)

Jakob Heinz, Santa Isabel, 24/10/1867, filho de Johannes Heinz e Philippine Scheid (454)

Johann Michael Robert Schneider, Santa Isabel, 23/06/1868, filho de Alex Schneider e Friederica Bratfisch (456)

Anna Katharina Heinz, Santa Isabel, 29/11/1868, filha de Justus Heinz e Maria Bauer (457)

Johannes Heinz, Segunda Linha, 12/02/1868, filho de Johannes Heinz e Philippine Scheid (458)

Pauline Philippine Juliane Sperber, Segunda Linha, 04/04/1869, filha de Johann Jakob Sperber e Christine Barbara Schneider (459)

Karl Heinz, Segunda Linha, 02/12/1869, filho de Heinrich Heinz e Amanda Kaiser (461)

Johann Jakob Heinz, Santa Isabel, 28/07/1870, filho de Justus Heinz e Anna Maria Bauer (463)

Phillippine Heinz, 08/09/1870, filha de Johann Heinz e Philippine Scheid (464)


Matrimônios - 1860 a 1870:

Johann Christian Peter, Santa Isabel, 29 anos, filho de Georg Nikolaus Bauer (sic), de Böhle, Rudolstadt, casou em 22/07/1862 com Katharina Schneider, Santa Isabel, 21 anos, filha de Peter Schneider, de Obernutenbach, Prussia (466)

Peter Korb, Santa Isabel, 20 anos, filho de Georg Korb, de Gumesweiler, Baviera, casou em 08/10/1863 com Margareth Arend, Santa Isabel, 28 anos, filha de Friedrich Arend, Baviera (468)

Johannes Heinz casou em 13/11/1864 com Philippine Scheidt. Não há outras informações (468)

Johannes Heinz, 26 anos, filho de Philipp Heinz e Margaretha Junger, casou em 29/03/1865, em Santa Isabel, com Albertina Christina Bertha Lutz, Segunda Linha, 21 anos, filha de Christian Lutz (468)

August Loch, Segunda Linha, 22 anos, filho de Johann Jakob Loch e Luise Kirchner Maurer, casou em 15/07/1865, em Santa Isabel, com Augusta Krause, Santa Isabel, 17 anos, filha de Louis Krause e Friderika Bauer (469)

FIM