Genealogia do Estácio

Endereços para contato:

E-mail: estaciosothe2@gmail.com

Faceboock: https://www.facebook.com/profile.php?id=100004856221696


Responsável:

Estácio Söthe, o Velho. Reside em Joinville, SC.

Uma autobiografia do autor pode ser vista em: https://sites.google.com/view/biografiadeestciosothe/p%C3%A1gina-inicial


Conteúdo desta Página:

Você irá encontrar aqui informações genealógicas referentes à família de cada um dos antepassados do casal Estácio Söthe e Eliana Barriquello Cassins.

Nota: Um quadro que resume esquematicamente esses antepassados pode ser visto no seguinte endereço: http://gw.geneanet.org/estacio_w?lang=pt&pz=estacio&nz=sothe&ocz=0&n=sothe&p=estacio&oc=0&type=tree


Objetivo desta Página:

Compartilhar, com os milhares de primos que fazem parte de uma ou mais das genealogias aqui presentes, as informações já coletadas. Dar-lhes notícias a respeito do seu Clã. Do nosso Clã.


Podemos aprimorar o que aqui se encontra.

Esta é uma Página ainda em construção, penas um começo.

Se você encontrar aqui alguma informação incorreta, ou que julgue imprópria, informe, para que sejam feitas as devidas correções.

Se você tiver interesse em incluir informações genealógicas adicionais referentes à sua família, remeta-nos os dados por e-mail. Estaremos assim enriquecendo a galeria dos membros do Clã, a História da Nossa Família.


Sobre as fontes das informações:

Elas são várias e estão identificadas ao final de cada genealogia. Aqui são feitos alguns comentários a respeito de apenas duas delas.

A fonte mais fundamental consiste em microfilmes de registros religiosos e civis de nascimento, matrimônio e óbito, guardados no site https://familysearch.org/

Nota:

  • O acesso ao site acima era inicialmente direto; posteriormente, provavelmente por questões de segurança, o site passou a exigir que os interessados em pesquisar os arquivos se cadastrem.

Foram também importantes os registros já indexados, isto é, transcritos dos microfilmes para meio digital por membros de uma organização de voluntários. Estes registros, no que diz respeito às populações de imigrantes e seus descendentes do sul de Santa Catarina, podem ser encontrados em: http://gw.geneanet.org/genealogiasulbrasile?lang=pt&m=N&tri=A

Ainda com relação aos registros microfilmados do site Familysearch, no final de cada genealogia aqui apresentada constam excertos de uma parte deles. Oportunamente estes serão removidos e se colocará, para cada pessoa que consta na genealogia, o endereço referente à imagem de microfilme de cada um dos documentos específicos que lhe digam respeito.

Há mais um aspecto importante acerca das fontes acima. Só estão microfilmados:

1 – Os registros de nascimento e batismo ocorridos até 1934.

2 – Os registros de matrimônio, até 1954.

3 – Os de óbito, até 1997. Estes últimos são também importante fonte de informação acerca de nascimentos ocorridos depois de 1933 e de matrimônios realizados depois de 1954. Mas apresentam uma séria limitação: a partir dos anos 1930 houve crescente mobilidade das populações, não se sabendo, por exemplo, no caso da maioria dos moradores de Braço do Norte e região, para onde foram os migrantes e, portanto, em qual cartório ou comarca existem registros acerca deles.

Assim sendo, de um modo geral a maior parte das informações faltantes nas genealogias aqui apresentadas, referentes a pessoas nascidas depois de 1934, ou que casaram depois de 1954, só poderão ser incluídas se houver interesse de atuais membros dessas famílias em coletar e enviar tais informações por e-mail, ao endereço dado mais acima.

Nota: Na inclusão, na respectiva genealogia, de pessoa que nasceu ou casou depois de 1954, serão informados o local e dia/mês em que ocorreu o evento; será omitida a informação relativa ao ano em que este ocorreu.


Acerca da propriedade das informações:

As informações constantes nas genealogias desta Página podem ser copiadas, sendo vedado unicamente o seu uso para fins comerciais ou estranhos à finalidade destes documentos. Recomenda-se mesmo que membros de cada família copiem e guardem nos seus arquivos pessoais as informações que a ela digam respeito; ou, até, que algum membro as use como ponto de partida para criar uma página de internet especificamente dedicada à genealogia da sua família.

Nota: A perspectiva de que membros de cada família irão copiar e guardar nos seus arquivos a genealogia à qual pertencem explica o motivo pelo qual alguns documentos e informações de mesmo teor são repetidos em diferentes genealogias.

Esta Página foi criada em 21/04/2017.