JICIM Jornada de Iniciação Científica no Instituto de Matemática da UFRJ 

A JICIM - Jornada de Iniciação Científica no Instituto de Matemática - faz parte da JICTAC -  Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ. É um evento que busca proporcionar intercâmbio entre alunos de graduação, pós-graduação, docentes e pesquisadores envolvidos em atividades de pesquisa ao abrir espaço para exposição e discussão dos trabalhos de iniciação científica e tecnológica da UFRJ. A Jornada tem suas raízes até 1978 - iniciativa do professor Giulio Massarani.

Palestras segunda feira 8 de abril de 2024, 14-17h Salão Nobre da Decania do CT Bloco A (2a andar)

14h00 Julia Jaccoud Matemaníaca   (ICMC USP São Carlos)

Divulgação Científica: reflexões e provocações no cenário brasileiro

Julia Jaccoud é conhecida na internet como A Matemaníaca desde 2015 por conta do seu trabalho de divulgação matemática para o grande público. Nesta conversa, apresentará algumas reflexões e inquietações sobre sua prática desde então e compartilhará os desafios e os prazeres de divulgar essa ciência.

Café 

15h30 Ali Tahzibi (ICMC USP São Carlos)

Como emaranhar e desemaranhar cordas e se divertir com matemática

Vamos falar de números racionais e somar frações. Para tal vamos precisar de fazer algumas brincadeiras com cordas. O objetivo é mostrar como a matemática profunda pode ser divertida também e como sua utilidade aparece com o tempo.

Apresentações de Posters na Inovateca terça feira 9 de abril

Ver a página da PR2 para mais detalhes.  Ver os horários aqui.

Apresentações Orais quarta feira 10 de abril de 2024, 12-14h CT C119

12h00 Francisco Kuchpil CONVERGÊNCIA FRACA DE MEDIDAS E APLICAÇÕES NA PROBABILIDADE 

12h15 Silvaneo Vieira dos Santos Junior kDGLM: UM PACOTE EM R PARA ANÁLISE BAYESIANA DE MODELOS LINEARES GENERALIZADOS

Apresentação de Posters quarta feira 10 de abril, 12++ IM CT-Bloco C 

Gabriel Fonseca SISTEMAS DINÂMICOS E DINÂMICA SIMBÓLICA

Maria Clara Martinez ALGEBRA LINEAR E PROCESSOS ITERATIVOS EM SISTEMAS DINÂMICOS

Mateus Levi Magalhães ESTABILIDADE DE LYAPUNOV

Pedro Henrique Souza O TEOREMA DA APLICAÇÃO IMPLÍCITA E SUAS APLICAÇÕES 

Daniel Anselmo & Rafael Afonso MODELAGEM E PRECIFICAÇÃO DE OPÇÕES SOBRE O ÍNDICE DE DEPÓSITO INTERBANCÁRIO


Rumenick Brandi COMPARAÇÃO DE DIFERENTES INTERPRETAÇÕES DE UMA OBRA MUSICAL: OBTENÇÃO DE CURVAS DE VARIAÇÃO DE ANDAMENTO UTILIZANDO DYNAMIC TIME WARPING

Palestras quinta feira 11 de abril de 2024, 12-14h CT C119

12-12h30 - Adriano Côrtes (IM-UFRJ)

Por que redes neurais estão mudando o mundo e por que você precisa estudá-las?

Somos testemunhas vivas de uma nova revolução tecnológica proporcionada pela Inteligência Artificial. Por sua vez, impulsionada por avanços teóricos importantes e pelo poder computacional nunca visto e disponível à humanidade. É certo que em 10 anos a forma de nos relacionarmos com o mundo à nossa volta será outra do que é hoje... Por trás de grande parte desses avanços está uma Rede Neural, um modelo inspirado no cérebro humano, cuja origem pode ser rastreada na primeira metade do século XX. A explicação do seu sucesso nas mais diversas tarefas onde é empregada é tema de grupos de pesquisa de ponta em Matemática. Assim como o cérebro precisa ser treinado, o mesmo ocorre com uma Rede Neural. Nessa palestra vou introduzir o que é uma Rede Neural e como os conteúdos do Cálculo I, II e Álgebra Linear são suficientes para fazer uma Rede Neural (simples) aprender uma tarefa de classificação, além de introduzir as principais arquiteturas de sucesso. Porém, acima de tudo, essa palestra procura alertar as novas gerações de profissionais formados pelo Instituto de Matemática sobre as tendências que essa revolução trará em suas vidas profissionais.

12h40-13h10 - Mariane Branco Alves (IM-UFRJ)

Dos astros aos ovos de mosquitos: há Estatística em tudo

Estatística é a ciência que se dedica a coletar, organizar, analisar e interpretar dados, bem como à construção de modelos probabilísticos alimentados por esses dados, fornecendo insumos para  tomada de decisões informadas em cenários sujeitos a incertezas. De forma lúdica, pode ser vista como a arte de detectar  padrões na aleatoriedade,  transformando dados em conhecimento. Dados revelam histórias e sua análise por meio de métodos estatísticos permite uma visão única e informada do nosso mundo em constante mudança. Ela desempenha um papel fundamental na tomada de decisões  em um mundo repleto de incertezas, sendo valioso instrumento para ampliação do entendimento da saúde pública, de fenômenos biológicos,  demográficos, financeiros e até mesmo do universo.  Nesta palestra, abordaremos aplicações  da Estatística em diversos campos do conhecimento: desde estimar o número de estrelas em uma galáxia distante até prever a propagação de doenças como a dengue, a partir de registros das contagens de ovos de mosquitos Aedes Aegipty. 

13h30 - 14h00 - Erwin Topp (IM-UFRJ)

Sobre saltos e memórias: operadores fracionários em equações diferenciais 

Uma carta de L'Hôpital a Leibniz, no ano 1695, onde o matemático francês manifesta sua curiosidade sobre o conceito de "meia" (1/2) derivada, é citado entre historiadores da matemática como o início do cálculo fracionário. Mais de trezentos anos depois, em esta palestra vamos apresentar a formalização da derivada fracionária, a extensão a outros operadores diferenciais, e sua presença em equações diferenciais no estudo de modelos aplicados em diversas áreas da ciência e da engenharia.

Organização:

Juliana Fernandes

Katrin Gelfert

Luciana Salgado

Márcia R. Cerioli 

William L. Leão