A Atenção à Saúde Sexual e às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) contempla as ações de promoção à saúde, compreendendo a sexualidade como parte fundamental da saúde integral, mas também prevenção e assistência, contribuindo para o controle e vigilância do HIV, Sífilis, Hepatites virais e outras IST, a fim de aumentar a eficiência e resolutividade da rede municipal de saúde.
CONTATOS:
E-mail: dst@pbh.gov.br
Telefone: (31) 3277-7798
MISSÃO
Desenvolver e executar ações de saúde, com foco em prevenção e assistência voltadas para HIV/Aids, Sífilis, Hepatites virais e outras IST, em redes de atenção integradas, de forma oportuna, ágil, com qualidade, sustentabilidade e eficiência, em consonância com os princípios e diretrizes do SUS.
VISÃO
Ser reconhecida pela excelência em gestão e serviços de saúde pública.
VALORES
Ética, transparência, inovação, excelência, respeito, participação, compromisso, gentileza.
A Rede SUS-BH implementou a estratégia do Ministério da Saúde para atingir a parte da população que não frequenta o centro de saúde ou centro de testagem. O Autoteste HIV é de fácil execução e deverá ser realizado pelo próprio usuário, não necessitando da presença de um profissional de saúde para executá-lo. O teste é por fluido oral e possui bula ilustrada e de simples compreensão. A solicitação do insumo deverá ser realizada pelo e-mail: dst@pbh.gov.br.
BH de Mãos Dadas Contra a AIDS - 2022 (publicado em: setembro de 2022)
O programa “BH de Mão Dadas Contra a Aids” surgiu em Belo Horizonte no ano 2000 com o objetivo de trabalhar com diversos grupos da sociedade acerca da saúde sexual e suas formas de prevenção, da desmistificação de preconceitos e discriminações e sobre as formas de redução de danos.
A equipe do programa atua em duas frentes de serviços: Formações (oficinas, palestras) e trabalho em campo (redução de danos).
As oficinas e palestras são desenvolvidas por educadores sociais sobre as temáticas sexualidade; IST e prevenção combinada; diversidade sexual, raça e etnia; drogas e redução de danos e saúde mental. Em parceria com a Rede Municipal de Ensino, o trabalho acontece durante o ano nas escolas e abrange alunos e professores, na Rede de Saúde o programa oferta a capacitação para profissionais, além de atender solicitações de outras secretarias do município.
O trabalho em campo acontece nas 9 regionais, por meio da abordagem e acompanhamento das populações vulneráveis, com foco em prevenção às IST, redução do uso abusivo de álcool e outras drogas. Os redutores também realizam a busca ativa e encaminham os usuários aos centros de saúde, fortalecendo o vínculo.
A ações de promoção da saúde para essa população acontecem continuamente e também durante eventos culturais da cidade.
Ana Ludmila (Referência Técnica)
Cintia Parenti (Referência Técnica)
Cliviany Borges (Referência Técnica)
Cristiane Hernandes (Coordenadora)
Euler Antônio (Referência Técnica)
Grazielle Barbosa (Referência Técnica)
Helyonara Magalhães (Referência Técnica)
Maria Gorete (Referência Técnica)
Natália da Silva (Assistente Administrativo)
A Casa de Apoio à Saúde Nossa Senhora da Conceição está situada à rua Além Paraíba, 181, Lagoinha – Belo Horizonte/MG. Tem por finalidade promover o acolhimento e a moradia temporária de pessoas vivendo com HIV/Aids para fins de complementação do cuidado de pacientes em desamparo social e familiar, oferecendo-lhes abrigo, alimentação, assistência multidisciplinar, reinserção social e familiar, além de promoção à saúde e prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), infecção pelo HIV e Aids e hepatites virais. Atualmente a casa atende 60 moradores , sendo que 40 destes convivem com o vírus HIV/Aids e os outros 20 , levados por meio do programa pós-alta hospitalar. O projeto é mantido e dirigido pela Providência Nossa Senhora da Conceição- PROVIDENS desde 2008.
HIV
Odontologia HIV
HEPATITES
INFECTOLOGIA
HTLV
PROFILAXIA PRÉ-EXPOSIÇÃO AO HIV - PrEP
SÍFILIS
NEUROLOGIA PEDIÁTRICA Zika/Chikungunya/Neurossífilis/TORCH - consulta
Fluxo de Encaminhamento Crianças Faltosas de Outros Municípios das Consultas de Sífilis na URS Saudade
Ainda não há publicações disponíveis.
Guia Técnico: Sífilis - Adquirida - na gestante - congênita (publicado em: Dezembro/2021)
Guia de Atuação do Farmacêutico no Cuidado à Pessoa Vivendo com HIV (publicado em: 2021)
Linha do Cuidado para Atenção Integral à pessoa com sífilis adquirida (publicado em: Fevereiro/2021)
Nota Técnica Assistencial Conjunta 002/2021 - Ampliação da Rede de Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) no município de Belo Horizonte (publicado em: Dezembro/2021).
NOTA TÉCNICA ASSISTENCIAL CONJUNTA Nº 002/2020 DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE (DIAS) E DIRETORIA DE REGULAÇÃO DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE EM SAÚDE (DMAC) SUASA/SMSA - Assunto: Atendimento Ambulatorial Especializado no Processo Transexualizador Adulto (publicada em novembro/2020)
Nota Técnica Assistencial Conjunta 005/2022: Orientações sobre teste confirmatório e atendimento de gestantes com sorologia (publicada em julho/2022)
Em 2017 o Ministério da Saúde declara epidemia de sífilis no país e elege 100 municípios com maior incidência de sífilis para iniciar um projeto piloto de enfrentamento à sífilis. Belo Horizonte como um dos municípios eleitos inicia o projeto estratégico que já se encontra com 3 etapas:
Projeto de Resposta Rápida à Sífilis em Belo horizonte 2018-2019.
Implementação da Rede de Vigilância Ativa de gestantes e Gestão do Cuidado às Populações Vulneráveis com Sífilis 2019-2020.
Sífilis: gestão do cuidado na rede SUS-BH 2021-2022.
Atendimento após exposição a material biológico (publicado em: Março/2022).
Ainda não há publicações disponíveis.
Ainda não há publicações disponíveis.