Ação destinada à população em situação de rua promovida pela Coordenação de Saúde Sexual e Atenção às IST, AIDS e Hepatites virais com articulação e protagonismo da equipe do BH de Mãos Dadas contra a AIDS, na Serraria Souza Pinto. Com o encerramento das atividades do Canto da Rua Emergencial – espaço destinado ao cuidado imediato para pessoas em situação de rua em função da pandemia de Covid-19 – o BH de Mãos Dadas Contra a Aids desenvolveu uma ação voltada para promoção, prevenção e cuidados em saúde, além da vinculação às ofertas públicas da saúde no município. No dia 18 de junho, além da distribuição de insumos, abordagens, rodas de conversa, ações de prevenção e redução de danos, foram realizadas atividades especiais destinadas ao autocuidado na Serraria Souza Pinto. Foram ofertadas roupas, produtos de higiene pessoal e oficina de maquiagem. Ainda foi ofertado, em parceria com os projetos Viva Melhor Sabendo e Saúde para todos, testagem por fluido oral, permitindo a ampliação do acesso ao diagnóstico aos usuários e usuárias. Durante a ação, foram vinculadas sete pessoas aos serviços da rede SUS-BH para acompanhamento. O circuito contou com eixos especiais destinado ao público LGBTQIA+ e mulheres, dando atenção especial a este recorte de usuárias que, por diferentes fatores, não conseguem acessar os serviços. Em parceria com o projeto Transpasse houve orientações para a retificação de nome para transexuais e travestis. A ação ainda contou com atividades culturais envolvendo a apresentação de poesias e músicas pelo público atendido no serviço e pela equipe de redutores de danos do programa BH de Mãos Dadas, além de contar com a participação de uma convidada especial: a cantora belo-horizontina Lua Zanella, que apresentou músicas autorais e fez o fechamento da atividade.
Ações desenvolvidas no dia 07/10/21, pela Coordenação de Atenção Integral à Saúde e Perinatal, com o objetivo de estimular os cuidados relacionados à saúde das mulheres.
Ações coordenadas e/ou desenvolvidas pela Coordenação de Saúde Sexual, Atenção às IST, AIDS e Hepatites Virais em alusão ao Dia Nacional de Enfrentamento à sífilis. Foram realizadas diversas atividades na rede SUS-BH, nas 9 regionais de saúde do município em parceria com: BH de Mãos Dadas Contra a AIDS, Mobiliza SUS, Associação das Prostitutas de Minas Gerais (APROSMIG). As ações aconteceram no período de 19 a 29 de outubro, em diversos pontos da cidade. Esse movimento também contou com a divulgação por meio do "Jornal do Ônibus".
Desenvolvimento de ações intersetoriais pelo fim da violência contra as mulheres. Na presente ocasião houve um encontro no Centro de Referência à Juventude, como parte das iniciativas propostas para tratativa sobre a temática. Movimento que contou com a participação Gerência de Integração do Cuidado à Saúde, representada pela atuante Coordenação de Atenção Integral à Saúde da Mulher e Perinatal, em parceria com a Gerência de Promoção à Saúde e a Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC).
Em referência ao mês destinado às campanhas de incentivo aos cuidados da saúde do homem a a Gerência de Integração do Cuidado à Saúde, por meio da Coordenação de Atenção Integral à Saúde do Adulto e Idoso realizou no dia 18/11/21 uma live em parceria com o Movimenta PBH para falar que: "Cuidar da Saúde também é coisa de Homem". Houve também uma ação publicitária com a utilização do Jornal do Ônibus. A Coordenação de Saúde Sexual e Atenção às IST, AIDS e Hepatites Virais em articulação com os nossos parceiros, também desenvolveu algumas atividades. Nesta ocasião, a Equipe Social da Casa de Apoio realizou mais uma atividade de reforço à prevenção e cuidados à saúde, sensibilizando os assistidos e profissionais em relação ao autocuidado, por meio de informação e reflexões pertinentes à superação de preconceitos sobre a temática. A ação contou com a participação de profissionais e voluntários, dinâmicas e sorteios. Por fim, há registros da ação promovida na Regional Barreiro com a oferta de testagem rápida na pista de skate.
....