Linguagem de Programação

O ensino de linguagem de programação de computadores em escolas públicas se divide em duas linhas:

  • Programação para Crianças e Adolescentes

  • Preparação para a Olimpíada Brasileira de Informática - OBI

A Programação para Crianças e Adolescentes tem como objetivo levar aos alunos das escolas públicas conhecimentos básicos de informática e um primeiro contato com a programação de computadores. Elas são utilizadas como forma de aumentar a atratividade dos alunos aos treinamentos de programação e demonstram que aprender também pode ser divertido

O ensino da programação de computadores é desenvolvido através de programas como o Scratch, utilizando uma abordagem de criação de desafios relacionados às disciplinas tradicionais como matemática, português, química, entre outras e como o Code.org, que permite a utilização de jogos eletrônicos populares no ensino de programação.

Tem interesse em conhecer mais sobre o Scratch e ter a oportunidade de desenvolver o própio game, de uma forma divertida?

Confira nossa apostila!

Apostila de Scratch

Olimpíada Brasileira de Informática (OBI)

A Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) é uma competição, que tem como intuito despertar o interesse dos alunos a conhecerem a ciência da computação. Atualmente ela é organizada em duas modalidades: iniciação e programação.

Na modalidade iniciação, os alunos resolvem problemas lógicos e de raciocínio computacional no papel, sem uso do computador. O objetivo desta modalidade é despertar o gosto pela programação e identificar novos talentos para a área. Podem se inscrever alunos do 4º ao 9º ano do ensino fundamental.

A outra modalidade exige como requisito que o aluno participante tenha um conhecimento prévio de programação, já que a prova contém questões de estruturas de dados, algoritmos e técnicas de programação. Nesta, podem se inscrever alunos a partir do 9º ano do ensino fundamental até alunos que estejam cursando, pela primeira vez, o primeiro ano de um curso de graduação.

Os alunos que apresentarem o melhor desempenho recebem premiações e os melhores colocados da modalidade programação nível 2, que são alunos que estão até o 3º ano do ensino médio, passarão por uma seleção final que irá escolher 4 alunos para participarem da equipe brasileira na Olimpíada Internacional de Informática.


Nos nossos treinamentos, ensinamos a lógica de programação fazendo o uso do Portugol Studio. Após esse conhecimento estar consolidado, migramos para a linguagem C++ e passamos a explorá-la. Preparamos os alunos com exercícios no estilo da OBI ou de outras maratonas semelhantes através da plataforma URI, que além de disponibilizar os exercícios, julga os códigos fontes submetidos criando uma ordenação de alunos.