O sistema Educacional Interativo (SEI) é uma metodologia de ensino presencial com a mediação da tecnologia com foco no ensino médio, é um projeto da Secretaria do Estado de Educação (SEDUC). Ele se concentra em atender os alunos das comunidades rurais onde não há oferta de vagas ou quando a demanda é superior ao número de vagas oferecidas. O SEI “nasceu” em 2017 quando a SEDUC teve a ideia de criar um plano de mídia próprio, trabalhando em conjunto com as metas estabelecidas pelo plano de educação do estado. Esse sistema mediado pela tecnologia é diferente do famoso ensino a distância (EAD), enquanto o ensino a distância trabalha com suas modalidades se adequando ao tempo do aluno o SEI opta por algo mais amplo, ele é uma ferramenta de sala de aula estendida presencial e em tempo real, onde a presença dos professores e alunos são indispensáveis.
Nessa transição de pandemia, houve mudanças de paradigmas, onde tem-se a tecnologia não apenas como uma finalidade e sim como um meio. Assim o processo da aula do projeto ocorre via satélite e não pela internet, sendo as aulas totalmente ao vivo, e assim o SEI saiu de um programa mediador do ensino médio para uma coordenadoria com centro de mídias( produtor de conteúdos) ofertando ensino de qualidade com reforço escolar e capacitação. O projeto tem a obrigação de garantir que os alunos mesmo em lugares diferentes tenham a mesma experiência. Como já dito o Sistema Educacional Interativo, funciona em áreas rurais com núcleos pedagógicos, núcleos de comunicação, de administração e um núcleo de extensão, além de um profissional direcionado para debates de assuntos pontuais como por exemplo a fome ou outros temas mais direcionados.
O projeto, mediado pela Secretaria de Educação do Estado, tem um desafio, no qual seria atender o volume das demandas, tanto com as altas taxas de evasão escolar quanto com a qualidade de equipamentos. Com o objetivo de democratizar a educação gerando inclusão o SEI não faz apenas um movimento de gerar um currículo e sim a proficiência de mostrar que o aluno aprendeu e construiu conexões com as pessoas por meio da tecnologia, ademais o projeto tem a menor taxa de evasão escolar do que na SEDUC como um todo. Por fim, a chance de existir um sistema perfeito é muito difícil, existe todo um contexto para isso com estrutura, manutenção, equipamentos, internet e outros fatores no qual também são de extrema necessidade. Por tanto o SEI mostra que é posso oportunizar e qualificar a educação com o apoio da gestão e pessoa que sonham e constroem junto o processo será um gerador de resultados melhores