A pesquisa a seguir foi realizada na Universidade do Estado do Pará, através da turma do 3º semestre de Licenciatura Plena em Pedagogia, como forma avaliativa da disciplina de Tecnologia Educacional, mediada pelo Prof. Dr. José Roberto Alves com o intuito de analisar o uso da tecnologia na docência.
Como objeto de pesquisa, o formulário foi aplicado entre nove alunos concluintes do curso de Licenciatura em Matemática.
Obteve-se 100% de aproveitamento de participação dos entrevistados, observa-se ainda, que os anos de ingresso dos alunos concluintes de Matemática na Universidade são diferenciados.
Apesar de somente 55,6% dos alunos afirmarem que tiveram acesso a disciplina de Tecnologia Educacional, 77,8% dos entrevistados possuem Currículo Lattes e 100% pretendem utilizar a tecnologia em sala de aula, sendo os recursos mais cobiçados a serem trabalhados, os jogos e ambientes virtuais. Entretanto, apresentariam dificuldades em utilizar rádio, jornais e redes sociais em seus planos de aula.
Mesmo que a disciplina de Tecnologia Educacional não tenha sido ofertada para 44,4% dos contribuintes da pesquisa, 77,8% dos alunos afirmaram que as outras disciplinas contribuíram para uma prática docente tecnológica.
Os dados da pesquisa confirmam a concepção de que os homens predominam os cursos de Ciências Exatas, como o curso analisado, sendo 66,7% homens e 33,3% mulheres. Segundo a pesquisa publicada no site www.terra.com.br, o professor de pós-graduação no programa de psicologia cognitiva da Universidade Federal de Pernambuco, Bruno Campello de Souza, explica que biologicamente homens e mulheres têm diferenças anatômicas que comprovam que os homens possuem facilidade em exatas enquanto mulheres possuem habilidades em tarefas envolvendo palavras e significados.
Os discentes entrevistados possuem diferentes faixas etárias, predominando as faixas entre 21 e 24 anos, onde 88,9% já possuem experiência na docência.
O Sistema Educacional Interativo (SEI SEDUC) busca atender os alunos das comunidades rurais onde o acesso é dificultoso, sistema esse de grande importância na educação das comunidades mais afastadas, porém, mais da metade dos discentes (55,6%) afirmam não conhecer o SEI-SEDUC, apesar de grande parte não conhecer, 66,7% dos alunos pretendem atuar na Educação à Distância e 11,1% responderam que talvez atuariam.