Copa BNB Clube, 1999
A modalidade 1 Toque é muito conhecida como "Regra Baiana" e possui duas vertentes ("Liso", onde os botões são lisos por baixo, e "Livre", onde os botões são cavados por baixo). É modalidade há mais tempo organizada; o 1º Campeonato Brasileiro da modalidade aconteceu em 1970.
A abrangência da modalidade é nacional, embora a vertente "Liso" tenha maior concentração nos estados do nordeste e Espírito Santo e a vertente "Livre" no Sul e Sudeste. A primeira Associação dedicada a esta Regra foi estabelecida em 1959, em Alagoinhas (BA), permanecendo em atividade ininterrupta até os dias de hoje (Fonte: CBFM).
A modalidade foi trazida para o Ceará em 1988 pelo baiano Paulo Bacelar, que fundou a AFFUME - Associação Fortalezense de Futebol de Mesa, no dia 22 de outubro com registro cartorário e aprovação em assembléia; Paulo foi o primeiro presidente e Aniston Cajaty, foi o vice. Os Campeonatos Cearenses da modalidade existem desde o ano de 1999 e seu maior campeão é Antônio Rocha Sacramento, campeão da competição em oito oportunidades.
Taça INFRAERO, 1999
Em 1999, a modalidade praticada oficialmente no Estado promoveu eventos no BNB Clube, onde foi organizada a Copa BNB e teve adesão de muitos adeptos e, no mesmo ano, foi organizada a Taça INFRAERO para movimentar o antigo aeroporto de Fortaleza.
Até 2003, só era praticada, oficialmente, a regra 1 Toque em Fortaleza, até que o Dr. Carlos Cláudio Alencar de Castro, entrou em contato com Paulo Bacelar, conseguiu as regras da modalidade e implantou mais uma modalidade no Estado: a 12 Toques.
Os Campeonatos cearenses eram campeonatos de tiro curto, sem etapas para somar pontos e chegaram a ter 40 participantes. Houve um intervalo sem disputas, entre 2007 e 2013, mas em 2014 a modalidade voltou a organizar as competições estaduais.
Depois de quase 7 anos de espera a AFFUME retorna às suas atividades. Dia 14/05/2014 foi o dia do retorno. Com o lema: "AFFUME, a Magia está de volta" os botonistas da Associação Fortalezense de Futebol de Mesa fizeram a primeira rodada do Torneio Início 2014 que leva o nome do botonista Maurício Norberto Machado que falecera no início do mês de abril deste ano. Maurício foi um dos fundadores da AFFUME, juntamente com Paulo Bacelar e a família Cajaty. Maurício foi o primeiro que entrou em contato com Paulo após este colocar um anúncio na internet procurando adeptos do futebol de mesa para criar uma Associação. "Sem o Maurício, a AFFUME não teria existido" diz Paulo Bacelar, seu amigo, admirador e Presidente de Honra da Associação. Após esta justa homenagem, o disco começou a rolar na única mesa que restou entre os campos da AFFUME. O Jogo que marcou a reestreia foi entre os grandes Rivais Bayern (Bacelar) x San Lorenzo (Gustavo) que iniciou-se às 20 horas do dia 14/05/2014. O San Lorenzo surpreendeu e venceu o rival alemão por 1 x 0. O jogo marcou pelas velhas "resenhas" e gozações dos demais botonistas que apreciavam a partida do lado do campo. Todos demonstraram muita satisfação pelo retorno com demonstrações claras de ansiedade por parte de todos e os resultados não estão sendo levados em conta, pois o principal é que o futebol de mesa da regra de 1 toque está de volta no Estado do Ceará. Outro fato que marcou nesta data foi o fato de que desta vez a AFFUME reestreou com amparo da FEDERAÇÃO DE FUTEBOL DE MESA DO CEARÁ - FUTMECE. Localizada no clube de Tênis ACT em Fortaleza e que registrou a ASSOCIAÇÃO no início do mês de abril deste ano. Após o torneio início que tem somente as participações de antigos membros da AFFUME, iniciará o grande Torneio Interno da regra de 1 toque, esse com a participação aberta de todos os botonistas do Ceará, independentemente de qual Associação jogue, pois será um campeonato da FUTMECE. "A ideia inicial é retornar com o campo que temos para depois comprarmos mais uma ou duas mesas, aumentando assim a possibilidade de jogos", falou o Vice Presidente Sérgio Holanda em entrevista à Tribuna do Botão nesta sexta feira.
Tribuna do Botão Cearense (Paulo Bacelar)
A página da AFFUME no Facebook traz ótimo conteúdo, como esse curta-metragem "Que Golaço", de Filipe Seixas.
Desafio FORNAL - Fortaleza/Natal
Desde 2002, a competição faz parte do calendário da AFFUME
FORNAL 2016, vencido por Guilherme, o Bola (primeiro da direita para a esquerda)
Felipe Holanda ao lado do cartaz do Campeonato Norte/Nordeste 2017
Regra da Modalidade 1 Toque, Fonte: CBFM
Delegação cearense que participou do Campeonato Brasileiro em Recife/PE, 2016
Mesas montadas para o Campeonato Brasileiro de 2016