LIFUMEA - Liga de Futebol de Mesa Amador
Fundação: 31/01/1999
Responsável: José Nogueira da Silva (Dedé)
Telefone de contato: (85) 9 9679 3491 (somente Whatsapp)
Endereços eletrônicos: lifumea@gmail.com e jose.nogueirasilva@hotmail.com
Réplica do Estádio da Gávea, do Flamengo
A LIFUMEA - Liga de Futebol de Mesa Amador - foi fundada no dia 31 de janeiro de 1999 por mim, José Nogueira da Silva (Dedé), com o objetivo de agregar um grupo de amigos que já jogavam no passado por diversão. Antes de ser criado o escudo e o nome da LIFUMEA, ela era conhecida como Associação de Futebol de Mesa.
Desde a decisão de realizar o primeiro campeonato, as coisas não foram fáceis devido à escassez de recursos. Não existia local certo para a prática do nosso futebol de mesa. Nessa época, eu morava na Rua Gustavo Sampaio e os campos eram guardados em minha casa, mas devido à falta de espaço, foi preciso procurar um local fora, que ficasse próximo à minha residência, para facilitar a locomoção dos campos. Foi quando Herconvaldo, um dos nossos amigos botonistas, indicou um local que ficava bem próximo. Era onde ficava a antiga loja Polyútil, na Av. Bezerra de Menezes. Era o local ideal para nós, por conta da proximidade. Depois da averiguação do local, que estava fechado, vimos que era o que procurávamos para praticar o nosso esporte, pois tinha calçada larga e uma cobertura para abrigar os campos de uma possível chuva. Então, já começamos a pensar para colocar tudo em prática.
O técnico entra no estádio e joga com a torcida!
Quando marcamos a data do nosso primeiro campeonato, que foi exatamente na mesma data de fundação da LIFUMEA, já me programei com o amigo Jorge para que ele chegasse um pouco mais cedo em minha residência para a gente fazer a locomoção dos campos para o local. Então, quando esse dia finalmente chegou, foi só alegria; finalmente íamos realizar o nosso tão esperado campeonato. As nossas tabelas eram elaboradas de próprio punho e, quem ficava encarregado dessa tarefa eram os amigos Jorge e Carlinhos. Já eu, além do material que já tinha fabricado (campos e goleiros que vieram conosco da época em que jogávamos no passado, por diversão), também teria que fazer outros goleiros e o que fosse preciso, de acordo com o aumento do número de participantes e das reformulações da regra. Com isso, veio a necessidade de fabricar as barreiras e o medidor de distância para as faltas. Neste local. ficamos de 31 de janeiro a 29 de agosto de 1999 e realizamos oito campeonatos; tivemos que sair por conta de uma reforma. Fica registrado então que, nessas competições realizadas, participaram os seguintes botonistas: eu, Jorge, Herconvaldo, Júnior, Nazareno, Rafael, Marcus, Carlinhos, George, Fernando e Márcio.
Detalhe: cabines de imprensa e bancos de reservas
Tudo fabricado por Dedé
Medidor de distância para falta e goleiro do Fortaleza, 1999
Como já estávamos motivados com os nossos campeonatos, não ficamos muito tempo parados. Através de um dos nossos amigos botonistas, o Herconvaldo, fomos convidados para realizar os campeonatos em sua residência. Então, a partir do dia 17 de outubro de 1999, demos início ao nono campeonato e muitos outros realizados lá. Depois de um bom tempo jogando na casa do nosso amigo Herconvaldo, o nosso amigo Jorge nos avisou que a tia dele estava disponibilizando um quarto que dava pra colocar três campos. Depois de uma conversa com ela, ficou acertado o pagamento de um valor simbólico e, então, a despesa foi repassada para todos os participantes (na época, um número expressivo) e ficou tudo certo.
Nesse local, jogamos um tempo e depois, retornamos para o nosso amigo Herconvaldo para jogar por mais um bom tempo. Depois de uma reforma, que foi feita aqui em minha residência (agora em outro local), foi planejado um quarto na parte de trás da casa para ocupar os dois campos que são exatamente esses expostos nas fotos com arquibancadas e, GRAÇAS AO BOM DEUS, é nesse local que eu e os meus amigos nos reunimos para nos divertir.
José Nogueira da Silva (Dedé)
Alguns itens do acervo da Liga desde os primeiros anos
Divulgação de Campeonato, 1999
Trave e goleiro de 1999
Caixinha do Flamengo, que aparece na foto da Copa BNB, feita por Dedé, para guardar o time
Na época em que jogávamos lá no Jorge, o Jornal do Parque Araxá, que é dirigido por Juracy Mendonça, fez uma matéria sobre o nosso futebol de mesa e, depois, participamos de uma entrevista na rádio; também fomos convidados pela TV Jangadeiro local, que tinha como apresentadores, na época, Alan Neto e uma senhora que não me recordo o nome. Isso tudo, decorreu no ano de 2002.
Até hoje guardo o Jornal do Parque Araxá (à direita), mas a gravação feita em fita VHS, infelizmente, foi extraviada pelo meu cunhado, que levou para Teresina/PI para mostrar a uns amigos e acabou misturando a fita com as que ele usava para gravar; por engano, acabou gravando outros programas por cima.
José Nogueira da Silva (Dedé)
I Copa BNB Fortaleza de Futebol de Mesa, 1999
Herconvaldo, Jorge e Dedé, prestigiam o evento e conhecem Paulo Bacelar
Visão 360º da Sala da LIFUMEA, participações e premiações
Estante de troféus, escudos, quadros, decoração, tudo planejado e fabricado pelo seu fundador, Sr. Dedé
Thiago e Dedé
Jorge e Dedé
Rafael e Dedé
Rodrigo e Dedé
Dedé e Robson
Herconvaldo, Thiago, Júnior e Dedé
À esquerda, Sr. Manoel, pai de Paulo
Armando, Paulo Bacelar e seu pai
Itens exclusivos da LIFUMEA, utilizados nas partidas da Liga
Para cada situação, um tamanho de goleiro diferente
Goleiro para cobrança de pênalti, um pouco menor
Barreirinhas para cobrança de faltas