PUBLICAÇÕES | ARTIGOS |LIVROS

Aqui você encontrará diversos materiais produzidos e relacionados ao Fórum Basta de Violência.

PUBLICAÇÕES FRUTO DE AÇÕES DO FÓRUM BASTA DE VIOLÊNCIA

PLANO-REDUCAO2017 VF.pdf

PLANO DE REDUÇÃO DE DANOS

Nos dias de hoje, tanto na Maré como em outras favelas do Brasil, temos vivenciado o aumento da violência letal e violações de direitos fundamentais básicos. Mortes, ferimentos por tiros, invasões de casas, violências físicas e psicológicas fazem parte do cotidiano dos moradores da favela da Maré. Temos vivido um processo de militarização das vidas nas favelas e da Segurança Pública, onde as armas e os confrontos armados são percebidos como a única forma de construir o enfrentamento à criminalidade nestes espaços. Essa forma de Segurança Pública atravessa o cotidiano de 140 mil moradores da Maré violando o seu cotidiano e ferindo seus direitos básicos historicamente conquistados, tais como: acesso à educação, saúde, ir e vir, a vida comercial e etc. Isso é fruto de uma política de drogas que escolhe a favela como palco dessa “Guerra”, onde tudo é justificável para combater as redes criminosas relacionadas a venda ilegal de drogas. Somado a isso, percebe-se o aumento do uso de armas de guerra no cotidiano das favelas, seja pelos profissionais de segurança pública seja pelos grupos civis armados que ocupam estes espaços. Neste sentido, o Fórum “Basta de Violência! Outra Maré é possível...!” vem apresentar sua pauta de reivindicações no campo da Segurança Pública, fruto de debate e reflexão realizados ao longo de 2017, por um grupo de moradores, instituições governamentais e não governamentais, lideranças comunitárias da Maré. Este plano se propõe a debater metas que reduzam os danos causados pelas intervenções do Estado na Maré.



RELATÓRIO DA MISSÃO DO CNDH AO RIO DE JANEIRO REALIZADA ENTRE 2 E 4 DE SETEMBRO DE 2019

"No dia 4 de setembro os Conselheiros Sandra Carvalho, Ieda Leal, Camila Asano, Eduardo Queiroz e a assessora do CNDH Ana Saboia, Glaucia Marinho e Daniele Duarte da Justiça Global foram recebidos por representantes da organização Redes da Maré, Fórum Basta de Violência, uma Outra Maré é Possível e Observatórios de Favelas, com o objetivo de conhecer um pouco a rotina dos moradores do Complexo da Maré, por meio de uma caminhada, culminando num encontro com moradores da comunidade para recebimento de denúncias e relatos."

Trecho do Relatório da Missão do CNDH

CNDH Missão RJ 2019.pdf
PGR-00154612.2019_Visita Favelas Mare.pdf

Nota Pública

A Maré recebeu, em março de 2019, uma visita do Ministério Público Federal. Ela foi realizada no intuito de identificar violações de direitos humanos e de tornar mais amplo o diálogo com os moradores e as moradoras da Maré.