PETER BLAKE - BRA 2121
Clube - ICB
Origem do Nome:
Para se ter uma ideia de como a notícia da morte do grande verlejador neozelandês impactou o mundo náutico mundial, aqui em Brasília, no mesmo ano de 2001, um velejador do Iate Clube, Sérgio Calé, resolveu comprar um veleiro para curtir com a família. O escolhido foi um ver leiro da Classe Oceano, Delta 21. O passo seguinte era a escolha do nome do barco. Em uma reunião familiar marcada para esse fim, a filha de Calé, Marcela, lançou a proposta de se homenagear o herói dos mares, que foi aceita por aclamação. Assim o Lago Paranoá viu surgir em suas águas o Sir Peter Blake (The Legend). Tempos depois, Calé adquiriu um barco maior, um Delta 26, mas a homenagem permaneceu, só que desta vez com o nome de Sir Peter Blake 2.
Hoje, o veleiro ainda continua a singrar as águas do lago, timoneado por seu novo proprietário, o comandante Sebastião Gonzalez, também do Iate Clube, que resolveu perdurar com a homenagem, só que agora o casco ostenta apenas o nome de Peter Blake e como se abençoado pelas vibrações positivas da lenda da vela, se tornou um contumaz vencedor das regatas da Flotilha Delta 26.
“O lago Paranoá não podia ficar sem essa homenagem ao grande Peter Blake. Penso que é uma forma muito modesta de, pelo menos de minha parte, tentarmos nos redimir por este trágico incidente acontecido em águas brasileiras”, concluiu González.
Texto de Rogério de Azevedo Sampaio