O evento de criação (singularidade) é instantâneo (três dimensões) e definido no futuro¹. Até a criação do tempo, somente existe geometria (memória (ambiente), estrutura (matemática), esquema (perspectiva)). A partir do esquema é gerada uma estrutura armazenada em memória de trabalho (neuropsicologia, computação). Com a perspectiva (três dimensões) e a dimensão tempo (quarta dimensão), tem-se a geometria da existência (se torna analítica com o tempo (absoluto quando individualmente (consciência), relativo (relatividade (física teórica)) quando coletivamente (inconsciente coletivo)). A motricidade (neuropsicologia) modifica a perspectiva (esquemático) e com o tempo (quarta dimensão e absoluto) aparenta movimento. O consciente (postergado para o futuro) é definido no final do momento (física teórica) e armazenado na memória de trabalho (neuropsicologia, computação) formada através da cognição (funções cognitivas) do ambiente (memória de longo prazo). A função executiva aciona motricidade, após análise cognitiva da memória de longo prazo armazenada no ambiente e definido pelas regras da mecânica clássica (física teórica). O inconsciente coletivo (psicanálise) é o ambiente (memória de longo prazo), sendo o consciente definido como o resultado de uma estimativa (realizada pelas funções cognitivas) e armazenada na memória de trabalho (neuropsicologia, computação), sendo atualizada com base na motricidade (intervenção no ambiente) para realização de novas estimativas (probabilidade e estatística) pelas funções cognitivas e geração de nova memória de longo prazo (novo ambiente). O passado - e as memórias que temos dele - é constantemente recriado no futuro: não existe em termos reais, apenas simulado cognitivamente em momento presente definido futuramente¹.
¹Postergação para futuro indica recursividade. Quando algo se torna impossível de definição - como a consciência humana - do ponto de vista existencialista, o problema - ou a solução - é postergada, em um eterno vir a ser nunca realizado por completo, exceto para o exato momento de criação. A única coisa verdadeiramente indefinível.
// Notação matemática e lógica.Inconsciente coletivo (= ou >) Inconsciente individual (= ou >) Consciente// Notação direcional.Consciente = Recalcamento > Inconsciente individual = Motricidade > Inconsciente coletivoInconsciente coletivo = Aprendizagem > Inconsciente individual = Ato falho > Consciente
Trata-se apenas de uma descrição algorítmica sobre o universo, centrado no consciente, criado pelo inconsciente, o próprio universo. Entretanto, não é possível fazer alterações para benefício próprio alterando a programação acima, as descrições são históricas, mas ao mesmo tempo criadoras quando acessadas e modificadas. A capacidade de acessar tais estruturas, subjacentes à realidade, seria impossível, assim como cientistas não são capazes de alterar as fórmulas da física teórica, nada mais que constituintes do inconsciente no paradigma apresentado nessa página. Temos acesso apenas a seu funcionamento (os algoritmos da existência), através da análise ambiental (i.e. do inconsciente), obviamente incluindo seres vivos, prossegue, portanto, a mesma metodologia científica da observação, teorização, teste e resultado.