Sou Felipe Lisboa Guedes, nascido e criado em Januária, professor na área de Economia no IFNMG/Campus Januária desde 2008, formado em Economia pela Unimontes e com mestrado em Teoria Econômica pela Universidade Federal do Espírito Santo. Minha experiência na educação vem de longa data pois, antes de ingressar no IFNMG, tive a oportunidade de atuar em outras instituições de ensino, como a Unimontes e a Funorte.
Foi na educação que me encontrei pessoal e profissionalmente! É na educação que atuo com muita dedicação e responsabilidade e por isso acredito que sempre poderei fazer o melhor e seguir aprimorando minha trajetória, seja na docência, seja na gestão.
No Campus Januária, já atuei em diversos cursos e setores. Faço parte do núcleo de docentes diretamente vinculados ao Bacharelado em Administração, mas minha atuação é diversa e, por isso mesmo, bastante rica! Já atuei na Licenciatura em Matemática, nos cursos de Agronomia, Engenharia Agrícola e Ambiental e Sistemas de Informação, no curso Técnico em Comércio integrado à Educação de Jovens e Adultos (Proeja) e na Pós-Graduação em Gestão de Micro e Pequenas Empresas. Atualmente, sou professor nos cursos de Administração e no Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio.
Também estou Coordenador do Bacharelado em Administração, função que tem me permitido lidar de perto com as demandas dos estudantes e dos servidores. Cada dia tenho aprendido mais e mais que a oferta de um curso de qualidade depende de muitas mãos. Dos setores administrativos, do suporte pedagógico e assistência aos estudantes até às salas de aula e laboratórios, são muitos os esforços que se unem para possibilitar uma educação de referência, como a que oferecemos nos Institutos Federais.
Minha experiência em gestão também é anterior ao meu ingresso no Campus. Iniciou ainda na Unimontes, quando atuei na Pró-Reitoria de Pesquisa. Já no Campus Januária, fui Coordenador de Extensão da Diretoria de Extensão, Presidente da Comissão Própria de Avaliação - CPA e membro de várias comissões permanentes e temporárias de trabalho. Também fui Coordenador do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Micro e Pequenas Empresas.
Quem me conhece sabe do meu compromisso com os servidores. A luta por melhores condições de trabalho, por uma carreira digna e por todos os direitos que nos cabem é algo que me motiva a caminhar junto com as colegas e os colegas ao longo da minha trajetória profissional. É por meio de um coletivo forte, representativo e engajado que a gente consegue avançar em defesa do serviço e dos(as) servidores(as) públicos(as). Consequentemente, em defesa da educação pública de qualidade e transformadora para nossos estudantes! Por isso, estive sempre junto deles nos movimentos estudantis em defesa da educação. Sei que a luta é árdua e os avanços não são suficientes, mas seguiremos sempre juntos nessa caminhada.
Não posso deixar de falar, então, da minha experiência como presidente do Sindicato dos Servidores do IFNMG (SINASEFE Januária), no período de 2013 a 2017 e de 2020 a 2022, organização que me proporcionou uma experiência muito significativa de gestão. Ao assumir o Sindicato, enfrentamos muitos desafios para liquidar as dívidas existentes e reorganizá-lo. Com a ajuda da gestão anterior, dos(as) filiados(as) e depois de muito trabalho e dedicação, conseguimos renegociar, pagar todas as dívidas e reequilibrar o orçamento, ao mesmo tempo em que conduzimos várias mobilizações em defesa das carreiras dos(as) servidores(as) da Instituição.
Essa breve apresentação da minha história no Campus Januária diz muitas coisas sobre mim: diálogo, representatividade, cuidado, transparência e responsabilidade são alguns princípios que valorizo muito. Princípios que carrego comigo na minha trajetória profissional e, sendo gestor do Campus Januária, serão o pilar da minha atuação, que se pretende, ainda, ética, respeitosa e cuidadosa com as pessoas e com a instituição como um todo.
Assim, me apresento como candidato a Diretor Geral do IFNMG/Campus Januária.
Quero ser diretor porque acredito na educação. Porque acredito que nosso Campus pode ser ainda melhor, mais integrado, mais vibrante! Quero ser diretor porque quero cuidar da instituição e das pessoas que dela fazem parte: dos(as) servidores(as), dos(as) estudantes, dos(as) colaboradores, pessoas que têm sonhos, desejos e potencialidades. Cuidando da nossa instituição, fortalecendo as parcerias, as relações, melhorando cada vez mais o clima institucional, a integração e os processos, o nosso Campus será novamente protagonista e referência em todo o IFNMG, em Januária e região.
A minha história na instituição não se faz sozinha, a minha história é nossa história, é recheada de memórias e precisa ser cuidada. Assim, quero ser diretor para implementar, junto com vocês, a política do cuidado: cuidado com as pessoas, com os processos, com a memória, com a transformação. Para que haja cuidado, tem que haver transparência, responsabilidade, o que, por sua vez, requer participação, coletividade e respeito. Essa é a gestão que eu quero para o nosso Campus, pois só assim poderemos entregar à sociedade uma educação transformadora.
Por um Campus mais vibrante! Protagonista e referência na Rede Federal e na nossa região. Vamos juntos!!