Cuidar da gestão é promover ações rumo ao crescimento e à excelência educacional. Vai além de administrar recursos e tomar decisões, mas cultivar um ambiente onde todos se sintam valorizados, inspirados e capazes de alcançar seu potencial máximo.
É estar atento às necessidades individuais de cada membro da comunidade escolar, oferecendo apoio, orientação e incentivo ao longo do caminho. Ao cuidarmos da gestão institucional, estamos construindo uma base sólida para desenvolvimento acadêmico e pessoal de todos os envolvidos, nutrindo um ambiente onde a aprendizagem não é apenas uma meta, mas uma jornada enriquecedora e significativa.
Cuidar da gestão requer um planejamento mais transparente e efetivo do orçamento no Campus, a partir das necessidades reais discutidas e definidas com a participação das pessoas que conduzem, diuturnamente, as atividades de ensino, pesquisa, extensão e administrativas na instituição. Assim, teremos um tratamento transparente com o orçamento, mas também e especialmente, participativo.
137. Atualizar e acompanhar periodicamente o desenvolvimento do plano de gestão que atenda às demandas e necessidades dos(as) servidores(as) e dos discentes, de forma colaborativa e transparente.
138. Estimular e promover a capacitação dos(as) servidores(as) nos seus segmentos de atuação, de forma a melhorar suas expertises e condições de trabalho.
139. Cuidar e valorizar as pessoas por meio de uma Gestão de Pessoas que atue em conjunto com as diretorias e coordenadorias do Campus, com o objetivo de entender melhor a realidade dos(as) servidores(as), identificando e mapeando problemas por área/setor, buscando entender suas necessidades e anseios e formas de melhorar as condições para se trabalhar e conviver.
140. Mapear processos de atendimentos, produtos e serviços, a fim de prover mais recursos e melhorar ofertas de serviços, de forma a favorecer servidores(as) e comunidade escolar, na busca por prestação de serviços mais ágeis e com maior qualidade.
141. Buscar novas formas para captar recursos e ampliar a matriz orçamentária do Campus, como a reativação da EAD, melhoria dos indicadores do Campus, captação de recursos externos, dentre outros.
142. Estruturar projetos para as diversas demandas do Campus e deixá-los prontos para serem usados na captação de novos recursos.
143. Estudar, avaliar, planejar e implementar possibilidades de reestruturação da agroindústria, com novas estratégias gerenciais, de forma a otimizar a produção e a forma de comercialização, tornando o setor auto sustentável.
144. Potencializar, a partir da reestruturação da agroindústria, as atividades de ensino e pesquisa, bem como contribuir com o desenvolvimento setorial de empreendimentos de base alimentícia através de ações extensionistas.
145. Criar meios para aumentar a produção e comercialização dos produtos e serviços produzidos pelo Campus, ajudando a suprir as necessidades do refeitório.
146. Discutir e implementar o processo de distribuição de vagas de novos(as) servidores(as) de forma transparente e coletiva.
147. Planejar em conjunto com os(as) servidores(as) da biblioteca estratégias de melhorias para torná-la ainda mais atrativa para seus usuários.
148. Fortalecer a atuação do Conselho Gestor como órgão participativo e deliberativo.
149. Fortalecer a atuação da CPA para atender as demandas dos (as) servidores(as), estudantes e do Campus.
150. Conhecer as demandas específicas dos setores administrativos e de apoio ao ensino/pesquisa/extensão para promover as melhorias necessárias.
151. Oferecer o suporte e autonomia necessários aos(às) servidores(as) das secretarias de registros escolares e acadêmicos para que realizem seu trabalho com ética e competência, com o devido respaldo legal, normativo e da instituição.
152. Desenvolver projetos e ações de paisagismo e ornamentação natural no Campus para torná-lo mais atrativo e interessante para trabalhar, estudar e conviver.
153. Promover eventos de integração entre os estudantes, estudantes e servidores(as), objetivando a interação e um convívio harmonioso entre todos.
154. Promover estratégias de economicidade e sustentabilidade que visem menor impacto ambiental, diminuição do desperdício em geral, e redução dos custos com energia elétrica, água, alimentos e insumos.
155. Estudar a viabilidade para expandir a captação da energia solar e captação de água para reuso.
156. Criar programas para cuidar dos animais abandonados no Campus, com vistas ao acolhimento, castração e estímulo à adoção.