Professores: Mayra Figueiredo e Luciano Afonso.
Breakdance é um estilo de dança de rua, parte da cultura do hip hop criada por afro-americanos e latinos na década de 1970 em Nova Iorque, Estados Unidos, normalmente dançada ao som do hip-hop, funk ou breakbeat.
Professores: Claudia Amorim e Luciano Afonso.
O grafite é uma das principais formas de manifestação da arte urbana. Muito presente nas vias públicas, os desenhos são feitos à mão, e cobrem muros, fachadas e paredes pelas cidades. Atualmente, o grafite é uma das manifestações culturais mais crescentes no mundo.
3º EM
Cultura brasileira – O que se vê ao redor, diversidade ou desigualdade?
Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa / Atualidades / Filosofia e Sociologia
Professores: Valmíria Duarte / Horácio Ferraz / Ibsen Batista
A literatura oferece, em sua essência, alternativas para aqueles que a produzem e a consomem. Por meio dela é possível conhecer outras realidades, reconhecer-se dentro dos textos literários, construir e reconstruir realidades, a partir da multiplicidade de olhares que ela nos proporciona.
Assim, podemos falar, que o espaço literário é um dos territórios mais democráticos que existem, já que nele, todos ganham espaço de fala.
Infelizmente, ter espaço de fala não corresponde a, necessariamente, ser escutado, já que a hierarquização literária, construída ao longo dos anos, ainda tem forças no país. Nesse contexto, nasce o projeto Cultura Brasileira – coordenado pelos professores Ibsen Batista, Horácio Ferraz e Valmíria Duarte – que busca explorar a arte de quem vive as margens, contudo tem tanto a nos falar.
Documentário
Emicida
Nesse vídeo vocês terão acesso a um apanhado com os principais pontos da carreira e obra de Emicida, destacando sua importância para a literatura marginal. Emicida, nome artístico de Leandro Roque de Oliveira é um rapper, cantor, letrista e compositor brasileiro. É considerado uma das maiores revelações do hip hop do Brasil da década de 2000. Oriundo de família pobre, o rapper é conhecido por suas rimas de improviso, o que fez ele se tornar um dos MCs mais respeitados no país.
Nesse vídeo vocês terão acesso a um videoclipe preparado pelos alunos com a música Não existe amor em SP, no vídeo os alunos buscaram trazer reflexões acerca da letra por meio de mensagens falados pelo próprio artista.
Criollo = nome artístico de Kleber Cavalcante Gomes é um cantor, rapper, compositor e ator brasileiro. Começou a escrever rap aos 11 anos de idade e a participar de disputas de rap em 1989. Em 2006, lançou seu primeiro álbum de estúdio, intitulado Ainda Há Tempo e fundou a Rinha dos MC's existente até hoje. Gravou, desde então, com diversos nomes da música nacional.
Jogral baseado no livro
"Quarto de despejo"
De Carolina Maria de Jesus
Nesse vídeo vocês poderão contemplar um jogral, realizado pelos alunos, com reflexões acerca do livro Quarto de despejo e sua contextualização com a vida periférica e desigual das grandes cidades. Carolina Maria de Jesus (Sacramento, 14 de março de 1914 — São Paulo, 13 de fevereiro de 1977) foi uma escritora, compositora e poetisa brasileira. Sendo uma das primeiras escritoras negras do Brasil, é considerada uma das mais importantes do país. A autora viveu boa parte de sua vida na favela do Canindé, na Zona Norte de São Paulo, sustentando a si mesma e seus três filhos como catadora de papéis. Escrevia sua realidade em diários, a fim de que um dia ela pudesse expor ao mundo as condições de vida na favela. Em 1960 teve seu sonho realizado, com a ajuda do jornalista Audalio Dantas, teve seu diário publicado sob o nome Quarto de Despejo. O livro fez um enorme sucesso e chegou a ser traduzido para catorze línguas.
Podcast
Bate papo com Mmoneis
Nesse podcast vocês terão acesso a um bate papo entre Valmiria Duarte, professora de literatura, Audie Araújo, letrista e poeta e MMoneis, um dos nomes do rap nacional sobre literatura marginal. MMoneis, nome artístico de Rafael Gomes, é um MC residente do distrito do Grajaú. Começou a atuar no Rap no ano de 2007, e desde então, busca, por meio de sua música retratar sua realidade local. Dono de um talento único, explora as várias possibilidades de uso da palavra, com muito lirismo e poesia, provocando, naqueles que tem contato com sua poesia, profundas reflexões acerca das realidades sociais e da vida.
1drv.ms/u/s!Av0SI5vQmuKYhqdhWEl_1yug-4dDCg
Visite: https://bityli.com/Om77fi / Instagran: https://bityli.com/oOe1jM