Fernando Carrapiço
Fernando Carrapiço
neste espaço deixamos uma lista com alguns dos projetos nos quais participámos, numa ou outra função
- Projecto Eduvinet (Education Via Networks) - (1996 - 1998)-
Tinha como objetivos a discussão dos problemas técnicos e pedagógicos do uso da internet.
A ESEC foi parceira deste grupo Europeu e tive participação como membro responsável da ESE tendo desenvolvido documentação específica.
- Projeto Exact (European Experience and Curriculum Training) - (1998 - 1999) -
O projeto constituía-se como um recurso para organizar e participar em experiências de intercâmbios de estágios.
A ESEC foi parceira deste grupo, tendo eu sido seu responsável.
- Projeto Forja - Formação de Jovens - (1996 - 1998) -
Tinha como objetivo consolidar e aprofundar as atividades do extinto MINERVA.
Desempenhei funções de coordenador regional.
saber mais
- Projeto FOCO (Formação Contínua) - (1998 - 2000) -
Projeto que se destinava à atualização e formação de professores nas mais diversas áreas do conhecimento e pressupunha a formação como elemento para a vida inteira.
Participei com a criação e lecionação de vários cursos, sempre no âmbito da aplicação das tecnologias à prática letiva.
saber mais
- Projeto Internet na Escola (CBTIC@Eb1) – (2002 - 2006)
O projeto tinha como objetivo fazer o acompanhamento das atividades com TIC nas escolas do 1.º ciclo de forma a permitir a aquisição e desenvolvimento das competências básicas neste domínio.
Fui o responsável pela sua implementação em todas as escolas do 1.º ciclo do Algarve.
"O Ministério da Ciência e da Tecnologia (MCT) promoveu, desde 2002, o Programa “Acompanhamento da Utilização Educativa da Internet nas Escolas Públicas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Continente”. O objectivo deste Programa, abreviadamente designado por Internet@EB1, consistiu na promoção da utilização educativa da Internet pelos professores e alunos deste ciclo de ensino, através da criação de um dispositivo de acompanhamento e formação centrado nas escolas. O Programa desenvolveu-se através de um conjunto de protocolos de colaboração celebrados entre este Ministério, directamente ou através da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), e Escolas Superiores de Educação (ESE) e Universidades que intervêm na formação inicial dos professores do 1.º ciclo do ensino básico (EB1) (uma instituição por distrito)" (Ponte et al (2006, p. 3).
- Projecto Educaunet (educacion aux net) – (2003-2005) -
Projeto europeu em colaboração com outros países, especialmente francófonos, cujo objetivo era a consciencialização crítica da comunidade educativa, em especial os jovens e adolescentes para um uso crítico da internet e o desenvolvimento de materiais educativos
- Projeto Seguranet (segurança na net) – (2002-2006) -
O projeto tinha como objetivo alertar para os problemas do uso da internet e o desenvolvimento de materiais que criassem consciência crítica para obviar os malefícios da rede e fomentassem os seus benefícios.
Destinava-se a crianças e adolescentes e aos professores e comunidade educativa em geral.
Este projeto está institucionalizado e mantem-se ativo)
O presente projeto, Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico, KML II, irá estudar as necessidades formativas dos educadores de infância e professores do 1.º Ciclo de Ensino Básico, no que diz respeito às tecnologias, à programação e à robótica.
Está prevista no contexto do projecto a criação de um espaço físico na Universidade do Minho, para a aprendizagem de programação e robótica por parte de alunos da formação inicial e pós‑graduada nesta instituição, e também profissionais de educação, na formação contínua.
Este projeto inclui também a vertente de um laboratório móvel que se destina aos Pólos com sede em Instituições de Ensino Superior: ESESetúbal, ESEViseu, ESEBragança, Universidade de Aveiro, Universidade de Lisboa e Universidade do Algarve, parceiros no projeto.
No decorrer do projeto existe a possibilidade de alargamento para outras instituições de ensino superior que manifestem interesse em aderir. Procuramos, assim, distribuir a nível nacional os recursos, para implementar atividades de programação e robótica, e estes Pólos serem consultores no desenvolvimento do referencial, que tem como objetivo estudar e reformular os programas de unidades curriculares das tecnologias nos cursos de Educação.
A abrangência do projeto com a distribuição dos laboratórios móveis pelos diversos pólos do país permite explicitamente diminuir as desigualdades que existem entre o interior e o litoral. Pode, igualmente, ajudar a que estas instituições, que já desenvolvem estas atividades de forma autónoma e isoladamente, colaborem na construção conjunta de um referencial, que se aplique à necessidade formativas de todos. Os Kits a distribuir pelas instituições de Ensino Superior contribuem para o laboratório de cada instituição, a par dos recursos que já possuem optimizando os recursos existentes e oferecendo, assim, a possibilidade dos alunos da formação inicial e pós-graduada experimentarem atividades de programação e robótica.
Para aproveitar conhecimentos e recursos desenvolvidos nas escolas, vamos contar com o apoio do Agrupamento de Escolas de Mira, através do Clube de Robótica, e dos seus alunos dos cursos profissionais, para o desenvolvimento de robôs a utilizar na investigação.
Orientados por uma abordagem metodológica de investigação ação, na perspetiva de análise social de um problema real dos contextos educativos iremos estudar as necessidades formativas dos educadores de infância e professores do 1.º Ciclo de Ensino Básico, no que diz respeito às tecnologias, à programação e à robótica, para posteriormente construir o referencial teórico. Nesta investigação temos a parceria da UÉvora para o levantamento das necessidades formativas num panorama nacional. A construção do referencial é encaminhada pela UMinho, conjuntamente com os consultores e da área das NEE. Contamos também com a parceria da UAberta para a construção de um protótipo de MOOC, para a formação de formadores.
Neste projeto contámos com a consultoria presencial de dois cientistas convidados: Professora Marina Bers, (Tufts University – USA) especialista em programação e robótica no pré-escolar e Claudia Urrea (Massachusetts Institute of Technology – USA) especialista em programação e robótica no 1.º CEB.
saber mais: https://www.nonio.uminho.pt/kml2