Fernando Carrapiço
Os tempos vão mudando e a vontade de divergir levou-me ao Algarve numa viajem tipo one way. Por cá fiquei, desde 1989, como docente na Universidade do Algarve.
Entretanto concluí estudos de doutoramento na Universidade de Huelva, tendo sido professor-adjunto na área de tecnologias de informação e comunicação na educação da ESEC até à aposentação, em outubro de 2022.
... o clima aqui é bem melhor.
Numa pacata, mas linda cidade que José Régio assumiu como sua. Corria o ano de 1957, numa manhã que já adivinhava um estio desgraçado, bem ao sabor das planícies alentejanas.
Por ali vivi e aprendi as bases que me permitiram ir até a capital à procura de uma ferramenta que me permitisse alcançar uma profissão para sustentar a existência.
Licenciei-me em Biologia (ramo de formação Educacional) na Faculdade de Ciências da Universidade Clássica de Lisboa, em 1981.
Assim, encontrei uma ferramenta que me permitiu profissionalizar-me como professor, primeiro no ensino preparatório (atual 2.º ciclo do ensino básico) e mais tarde, no ensino secundário.
O apelo da terra natal devolveu-me a Portalegre, onde desempenhei funções de professor, primeiro no ensino secundário e despois, no ensino preparatório, até que, insatisfeito com o que fazia e com desejo de poder crescer profissionalmente, procurei novas atividades, desde a direção da escola até às oportunidades de trabalho no ensino superior.
O fascínio pelas (então) Novas Tecnologias de Informação e o trabalho no Projeto MINERVA que me foi distribuído, abriram-me horizontes e assim concluí o grau de mestre em Ciências da Educação (especialidade Informática no Ensino), na Universidade do Minho, em 1991.