Programação | UFSC Florianópolis | 27/09 | sábado
Programação | UFSC Florianópolis | 27/09 | sábado
⏰ 10h | Roda de Conversa | "Mulheres catarinenses: 'entre Neides, Marias e Rosas'"
📌 Espaço Cultural Gênero e Diversidade - ECGD | ⏳ 2h | Livre
Proponente: Ana Claudia de Oliveira Segura
Docente | Centro de Ciências da Educação - CED | UFSC Florianópolis
Produção: Cedoc/IEG - Ana Claudia de Oliveira Segura e Luciane Paula Vital - professoras coordenadoras e supervisoras da exposição | Anna Júlia da Silva Smaha - bolsista responsável pela pesquisa e produção de cartazes da exposição, divulgação e suporte da exposição | Vittoria Manno Lima - bolsista responsável pelo suporte da exposição
Exposição da biografia e de fontes de informação sobre a vida de 15 mulheres catarinenses e suas diferentes formas de contribuição para a sociedade brasileira, entre elas: Eglê Malheiros, Maura de Senna Pereira, Neide Mariarrosa, Antonieta de Barros e Mara Lago. A exposição tem como fonte o Guia Arquivos Pessoais de Mulheres em Santa Catarina, de autoria das pesquisadoras Karla Simone Willemann Schutz e Eliana Maria dos Santos Bahia, e objetiva dar visibilidade às vidas das mulheres mencionadas e ao Guia, importante referência para as pesquisas de gênero.
Antes do evento haverá uma apresentação do grupo de choro Academia no Choro.
⏰ 15h | Oficina | Danças tradicionais angolanas
📌 Igrejinha da UFSC | ⏳ 4h | Livre
Proponente: Elisa Dulce João Fundanga
Discente | Farmácia | Centro de Ciências da Saúde - CCS | UFSC Florianópolis
Produção: Associação dos angolanos em Florianópolis
As danças angolanas carregam um significado cultural importante, elas expressam uma mistura de anseios, sonhos e desejos de um futuro com dignidade e equidade. Ao mesmo elas representam uma expressão profunda dos sentimentos que ecoam no nosso ser. Nossa cultura se propõe na conexão com o transcendental, com a ancestralidade.
⏰ 20h | Teatro | Brecht²
📌 Teatro Carmen Fossari | ⏳ 90min | 10 anos
Proponente: Oto Henrique Bezerra da Silva Leonardo Pinto
Técnico-administrativo | Secretaria de Cultura, Arte e Esporte - SeCArtE | UFSC Florianópolis
Produção: Grupo de Pesquisa Teatro Novo
O espetáculo “Brecht ao Quadrado” é uma adaptação das obras de Bertolt Brecht, incluindo as peças “Aquele que diz Sim e Aquele que diz Não” e “Quanto custa o ferro?”, escritas por Brecht durante a Segunda Guerra Mundial. Essas obras abordam questões universais e atemporais, como violência, intolerância, autoritarismo, exploração e manipulação do ser humano, temas que permanecem profundamente relevantes no contexto político e social atual. O título do espetáculo, “Brecht ao Quadrado”, simboliza a amplificação das ideias de Brecht, intensificando sua reflexão crítica sobre a sociedade. A adaptação busca potencializar suas questões centrais, oferecendo uma visão mais profunda sobre a natureza das relações de poder, a falta de ética e os desafios contemporâneos. A peça será mediada por uma narradora, cuja voz crítica e reflexiva guiará o público ao longo das peças e dos poemas de Brecht, como “O analfabeto político”, “Nada é impossível de mudar”, “O vosso tanque general, é um carro forte” e “A troca de roda”, entre outros. A presença da narradora permite um distanciamento necessário para a análise crítica da obra, oferecendo uma visão mais ampla e contextualizada das questões sociais e políticas abordadas, enquanto mantém o público focado na urgência de transformar a sociedade. O espetáculo é estruturado para criar uma experiência imersiva que não apenas transmite as mensagens de Brecht, mas também questiona e desafia o público a refletir sobre a sociedade em que vive. Além das duas peças centrais, os textos e poemas de Brecht adicionam uma camada de profundidade crítica, que amplia o entendimento das questões sociais, políticas e econômicas em jogo. O projeto visa, portanto, criar um espaço de reflexão e resistência, onde a arte não é apenas um entretenimento, mas uma ferramenta poderosa de transformação e conscientização. “Brecht ao Quadrado” é uma convocação à reflexão crítica sobre os tempos contemporâneos, apontando para a necessidade de mudança e para a urgência de se combater a cultura do ódio e a falta de pensamento crítico em nossa sociedade.
* Programação sujeita a alterações.