Projetos

O Plano de Formação de 150 horas tem correspondência com um programa de formação de I&D. Os projetos inserem-se nos quatro grande temas propostos:


1. Mobilidade: conhecimento, migrações e interculturalidade

Observa o continente como em constante movimento e transformação. Procura a interação de línguas, etnias e diversas migrações internas e externas, caracteriza a diversidade móvel do continente da longue durée às microgeografias do quotidiano. Analisando fontes específicas, desde séries estatísticas e demográficas, cartografia e documentos históricos, este projeto procura ações, movimento, percursos, paragens e dinâmicas.

2. Violência: pobreza, terrorismo, racismo

Parte da ideia de violência como multidimensional, e procura mapear e compreender situações diversas de violência no continente: focos de instabilidade terrorista, insurgência e violência urbana e rural, racismo, presença militar internacional, pobreza, género e religião. Movimentos e práticas de resistência, ativismo, e ações do quotidiano, serão considerados.

3. Memória: cinema, arquitetura e património

Foca o papel da memória e do esquecimento, da comemoração no passado e no presente, e como políticas de memória contribuem para processos identitários a diversas escalas nacionais, interculturais e transnacionais. Olha para emoções e afetos em territórios concretos, centra-se em representações como o cinema, em práticas quotidianas, e na materialidade da arquitetura e do património. Aborda continuidades e quebras em redes de solidariedade transnacional e processos de reparação histórica.

4. Criatividade: cinema, arte, urbano

Foca o processo transformativo da criatividade em múltiplas dimensões. Debruça-se sobre a criação, reflete sobre quotidianos de produção e de consumo, tanto na vertente imagética/simbólica, que se descobre, entre outras formas, a partir da arte urbana, como na sua territorialidade, que se materializa na criação/produção de novos espaços rurais e marginais. Foca manifestações artísticas e criativas muito concretas e territórios de vivência particulares.