Áfricas

mobilidade - violência

memória - criatividade




27.7 - 26.10

CPII, R/C Sala 0.11-0.12

Gualtar, Universidade do Minho

Introdução

Áfricas pretende dinamizar um olhar multidisciplinar a partir das ciências sociais, humanas e artes para, sobre e do continente africano, e dar formação específica sobre este território. Os objetivos são o da capacitação dos estudantes para o pensamento crítico, e de estratégias, métodos, objetos e temas de investigação. Desenvolvem-se conhecimentos e competências que permitam a conceção e o prosseguimento de um projeto autónomo de investigação, permitindo que os candidatos adquiram aptidões de pesquisa, de análise, de interpretação e de crítica de fontes, nesta fase sobretudo provenientes de arquivos digitais e de recursos presentes na universidade e no centro de investigação.

O curso de formação tem três blocos. Dois realizam-se nos meses de julho e agosto, e o terceiro em setembro. O primeiro introduz e apresenta o território africano nas suas múltiplas interconexões globais. Assenta no conhecimento historiográfico e geográfico (dimensão física e ambiental, humanização, processos de povoamento, urbanização e interação global), e em dimensões culturais, identitárias e geopolíticas. É um bloco de plasticidades, que esbate fronteiras disciplinares. Inclui discussão de narrativas, discursos, representações, apropriações e materialidades, e territorializações, aplicados ao e pelo continente em várias temporalidades.

O segundo bloco concentra-se em quatro temáticas que preparam, teórica e conceptualmente, o desenvolvimento de projetos de I&D: a mobilidade, a violência, a memória, e a criatividade (descrição abaixo). A formação de ambos os blocos é assegurada por um conjunto de 14 professores/investigadores doutorados pertencentes a quatro Escolas da Universidade do Minho e/ou ao Centro I&D, de Geografia (3), História (2), Sociologia (1), Estudos Culturais (2), Arquitetura (2), Ciências da Comunicação (2) Estudos Literários (1) e Geopolítica (1). Dois especialistas externos de Relações Internacionais e Estudos Militares complementam os conteúdos das sessões. O terceiro bloco recupera e aprofunda as quatro temáticas, no momento em que a investigação individual ou em equipas de dois ou três estudantes, já estará em curso.

Cada tema explorado numa sessão (3 horas) tem correspondência numa prática específica de duração igual. Os três blocos correspondem a 45 horas de contato de formação presencial, e 105 horas de investigação autónoma diretamente relacionada, num total de formação de 150 horas.


Contacto

João Sarmento

j.sarmento@geografia.uminho.pt