202.4 - Metadados Personalizados

Curso 202.Personalização Calibre

Curso 202 => Módulo 4 [prático / 10 minutoS]

Título: Metadados personalizados em Calibre

Os dados gerais (autor, título, editora, assuntos) são registados em campos no Calibre que são iguais em todas as instalações do Calibre, não requerem configuração adicional.

Mas para outras informações mais específicas (p. ex. livros comprados na loja XPTO, livros de literatura das metas para o 9.º ano, livros recomendados pelo PNL, livros em português que usem o acordo ortográfico de 1990, etc.) é necessário utilizar campos adicionais onde registar estas informações. Os campos (no Calibre são designados por "colunas") são configuráveis individualmente e podem ser diferentes em cada biblioteca Calibre. A sua correta configuração permite até um controlo de tipologia e formato dos dados inseridos. O conjunto de campos produz a informação visível no separador "metadados personalizados".

Utilidade:

  • Na utilização do Calibre: possibilitam a filtragem por grupos de dados e pesquisas personalizadas e podem servir apenas para trabalho interno (campos de validação ou para organizar/filtrar por trabalhos em execução).
  • Na consulta da biblioteca em linha: funcionam como categorias para visualização dos livros (ex. livros para leitura das metas para o 9.º ano, livros recomendados pelo PNL, livros em português que usem o acordo ortográfico de 1990, etc.)

Janela de edição de metadados personalizados (conteúdo exemplificativo)

As colunas personalizadas são visíveis na janela de edição de metadados e no painel do navegador de conteúdos

Notas:

  • Os campos de tipo "Lista de palavras" (não fixas) apresentam uma lista com os dados registados nos livros dessa base de dados de forma a permitir maior uniformização na introdução de dados. O seu conteúdo não é fixo e podem ser acrescentados outros valores em cada livro (exemplo: campo de notações CDU).
  • Quando um livro é exportado apenas são exportados os valores destes campos que tenham sido registados no livro a exportar e só estes serão adicionados à nova base quando se importa um livro já com metadados.
Navegador de conteúdos (painel no ecrã de entrada do Calibre que permite filtrar dados de campos personalizados)

Como obter "estes" campos na sua biblioteca?

  • Manualmente: criar cada campo com os respetivos formatos e dados (ver dados abaixo), ou...
  • Automaticamente: utilizar uma nova biblioteca pré-configurada (protótipo sem livros mas já com estes campos). Depois só precisa de mover os seus livros para a nova biblioteca. Ver aqui como obter essa biblioteca

Nota: se importar um livro de uma biblioteca que já tenha estes campos também receberá esses campos na sua biblioteca mas não são importadas algumas opções de visualização e ordem dos campos. Por isso a utilização de uma biblioteca pré-configurada é a melhor solução.

Criar Colunas personalizadas (Processo manual)

Podem ser diferentes em cada biblioteca Calibre

1- Na barra de ferramentas, carregar no botão "Preferências"

2- Na nova janela carregar em "Personalizar colunas"

Aceder à personalização de colunas

3- Adicionar campo (colunas)

Editor de colunas personalizadas (com sugestão de utilização)

4- Escolha o tipo de campo e os valores pretendidos (ver abaixo uma sugestão de campos e valores)

Importante: O limitador de pesquisa e o tipo de coluna não são alteráveis depois de se criar o campo. Para alterar um desses dois valores terá de apagar o campo e criar um novo com os valores pretendidos.

Nota: Depois dos campos criados pode alterar os nomes públicos (cabeçalho da coluna) ou mostrar/ocultar a coluna para que não seja visível no editor de metadados dos livros.