102.1 - PAstas

Curso 102.Organizar

Curso 102 => Módulo 1 [prático / 1 minuto]

Título: Pastas para Bibliotecas Calibre

Pré-requisito: pastas criadas no Módulo 101.2 - Arquivar

A- Criar pastas para as bibliotecas Calibre

Conceito:

No módulo 101.2 foram criadas 2 pastas onde guardar os ebooks. O Calibe irá ser configurado para guardar bibliotecas dentro da pasta "BibliotecasCalibre".

O Calibre pode trabalhar com mais que uma biblioteca: na pasta "BibliotecasCalibre" serão colocadas apenas bibliotecas criadas pelo próprio Calibre. A pasta de cada biblioteca será arrumada exclusivamente pelo programa, o que é feito de forma automática e à medida que forem sendo adicionados livros ao programa.

É o Calibre que, por cada ebook adicionado, irá criar subpastas por autor e título. O programa renomeará ou eliminará pastas e ficheiros sempre que for necessário.

Ao utilizador apenas cabe criar a pasta principal de cada biblioteca Calibre!

B- Personalizar Metadados das bibliotecas

Conceito:

Uma biblioteca pode ter campos de metadados adicionais para os livros criando-se colunas personalizadas. São campos para poder colocar informações que funcionam como categorias de livros na biblioteca em linha ou como campos de dados para poder filtrar os seus livros no Calibre (por exemplo campos para CDU, PNL, Género literário). Estes campos têm de ser criados manualmente mas pode aproveitar os criados noutra biblioteca.

Para facilitar o processo de desenvolvimento da sua biblioteca disponibiliza-se aqui um ficheiro com esses campos já criados e que passam a poder ser utilizados pelos sues livros.

1- Descarregar para o seu computador o ficheiro ZIP calibreteca.zip (contém dois ficheiros com uma biblioteca pré-configurada)

Download alternativo (Dropbox):

calibreTeca.zip

Download alternativo (Yandex):

calibreTeca.zip

2- Guardar o ZIP numa pasta à escolha (por exemplo, numa pasta "Formação" dentro da pasta "Ebooks").


3- Descompactar o ZIP para uma nova pasta e ficará com uma pasta contendo dois ficheiros.

Nota: Mantenha o Zip original pois pode vir a ser útil para criar mais bibliotecas repetindo este procedimento

4- Selecionar a pasta criada ao descompactar o ZIP e mover para um novo local: o local onde pretende utilizar a biblioteca Calibre.

No exemplo: Mover para dentro da pasta "BibliotecasCalibre" que está na pasta "Ebooks". É na pasta "BibliotecasCalibre" onde iremos guardar todas as bibliotecas futuras, cada uma na sua própria pasta.

Nota: é conveniente que as bibliotecas Calibre não estejam dentro de um caminho longo (dentro de muitas subpastas ou com nomes de pastas muito longos).

5 - Dentro da pasta "BibliotecasCalibre" duplicar a pasta "calibreteca" duas vezes.

6 - Renomear as três subpastas que serão as pastas das suas bibliotecas. Nomes a usar (recomendação):

  • "Publicada" (biblioteca final a publicar na web)
  • "Trabalho" (biblioteca de trabalho para novos livros)
  • "Comprados" (biblioteca para os livros comerciais)

Nota: dentro do Calibre poderá mudar a localização das bibliotecas ou mover os livros entre bibliotecas.

Nota: se abrir uma das pastas verá que dentro delas está um ficheiro "metadata.db" que contém um conjunto de configurações para usar numa biblioteca de ebooks do Calibre (campos pré-configurados). Deste modo as bibliotecas ficam com os mesmos campos de metadados e será fácil mover livros entre elas.

Ponto de situação

- Criou três pastas dentro da pasta geral para as bibliotecas do Calibre = Módulo concluído!
- A seguir: Instalar o Calibre