Estante.Biblio.Digital

Tutoriais para bibliotecas digitais em Calibre e COPS

Da biblioteca ao leitor

Estante digital para ebooks Gratuitos

Organizar ebooks gratuitos e disponibilizar para download?

Para organizar e colocar os seus ebooks em linha terá de utilizar dois programas gratuitos: o Calibre (organização dos ebooks) e o Cops (visualizador no servidor web). É um sistema simples e que requer conhecimentos técnicos acessíveis a todos.

Como funciona?

A organização dos ebooks é efetuada localmente no seu computador. A visualização na web é feita através de um sítio automático para ebooks. E tudo isto sem administração nem senhas, podendo até ser publicado num servidor gratuito.

Detalhes em: 4 etapas para criação de uma biblioteca digital

Disse grátis?

Software gratuito. Servidor gratuito (ou próprio). Livros gratuitos. Informação gratuita.

Para a publicação na Web divulga-se aqui uma solução que conjuga dois programas: Calibre (organização local) e o COPS (visualização na web). O software utilizado é gratuito, de fácil implementação e atualização pela biblioteca.

Permite a criação rápida de uma biblioteca de utilização simples e intuitiva pelos leitores e preparada para uso em tablets e leitores de ebooks.

Detalhes em: 4 etapas para criação de uma biblioteca digital

Tutoriais para AutoFormação

Encontra aqui materiais para autoformação sobre criação de bibliotecas digitais em sistema Open Publication Distribution System (OPDS).

Os guias passo a passo vão permitir-lhe ter a sua biblioteca em linha. Ver cursos: Formação

Estante digital = Biblioteca digital? Não!

Uma biblioteca digital não é apenas uma estante de ebooks, tal como uma biblioteca física não é apenas um conjunto de estantes de livros.

Uma biblioteca digital é constituída por documentos diversos e por isso surgem estantes digitais diversas: ficheiros de multimédia (áudio, vídeo, apresentações), listas de sítios web, documentos de formação e... ebooks (gratuitos ou comerciais)!

Clicar para mais informações
A cores: áreas de aplicação do sistema aqui proposto relativamente ao tipo de licenças dos ebooks

Âmbito de utilização

Uma ferramenta, três soluções

A publicação dos ebooks pode ser feita de três formas alternativas / complementares:

  • Publicação na web (apenas para gratuitos): colocar num servidor através do software COPS. Os livros podem também ser acedidos em qualquer tablet mas os utilizadores só descarregam os pretendidos.
  • Publicação direta (para comerciais ou gratuitos): enviar ebooks diretamente para tablets através de cabo USB ligado ao computador da biblioteca escolar (via Calibre). Os comerciais implicam licença de leitura.
  • Publicação indireta (para gratuitos): colocação numa pasta privada (tipo Dropbox) com visualização em aplicação para Tablets.

Nota: Os ebooks comerciais continuam a necessitar de uma chave de leitura por equipamento de acesso.

Utilidade da solução Calibre+COPS

Bibliotecas digitais em sistema OPDS (utilizando os programas Calibre e Cops)

Porque se disponibiliza esta solução?

O panorama geral em bibliotecas escolares:

Poucos livros digitais, desorganizados e sem acesso autónomo pelo público.


O problema:

Bibliotecas sem recursos para um servidor dedicado. Necessidade de organizar e disponibilizar ebooks aos leitores da biblioteca diretamente nos Tablets ou na web.


Solução:

Organizar os ebooks (livros gratuitos e comerciais) com o software Calibre; publicar os ebooks com o software COPS.


Limitações:

Este sistema não se aplicará a ebooks comerciais que apenas possam ser lidos nas aplicações das editoras/lojas a que tenham sido adquiridos.


Nota: Os livros comerciais não podem ser disponibilizados ou republicados em linha mas também podem ser arrumados pelo Calibre. Isso permite uma melhor gestão das existências à medida que o número de ebooks for crescendo, nomeadamente pesquisas e envio ou remoção de livros nos equipamentos de leitura.

Para evitar 'confusões futuras' deve ter duas bibliotecas locais Calibre (duas pastas principais): uma para os livros gratuitos e outra para os comerciais.