PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA

O Programa Ensino Integral tem como uma de suas principais características a centralidade das ações no desenvolvimento do Projeto de Vida dos alunos, eixo central em torno do qual a escola organiza suas práticas, mediante a integração inter e multidisciplinar da Base Nacional Comum com a Parte Diversificada do Currículo.

As escolas do Programa Ensino Integral oferecem jornada escolar ampliada. O tempo integral é um fator importante para a viabilização desse currículo integrado, com vistas ao oferecimento de um amplo leque de oportunidades para garantir a excelência acadêmica. Essas condições contribuem para o enriquecimento e o fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem de tal modo que, ao término da Educação Básica, esses jovens estejam preparados para ser protagonistas do desenvolvimento de seus Projetos de Vida e se realizem como cidadãos autônomos, solidários e competentes.

A fim de fortalecer a relação da equipe de educadores com os valores, princípios e premissas do Programa, os profissionais contam com um Regime de Dedicação Plena e Integral. Além disso, recebem durante o ano letivo, formação contínua para que aprimorem suas competências e prática profissional em um processo contínuo de aperfeiçoamento. A atuação dos educadores, por sua vez, é acompanhada por meio dos processos de avaliação de desempenho previstos no Programa. Esses fatores favorecem o desenvolvimento da Corresponsabilidade, ou seja, do compromisso de todo o corpo escolar com a aprendizagem dos estudantes. Para atingir esses objetivos, o Programa Ensino Integral adota um Modelo de Gestão que oferece ampla estrutura de apoio ao desenvolvimento e ao acompanhamento das ações e atividades planejadas pela escola. Essas condições são pensadas para que seja possível conduzir a ação pedagógica de modo diferenciado, permitindo que o Modelo Pedagógico operacionalize os valores, os princípios e as premissas do Programa.

O Programa Educação − Compromisso de São Paulo, instituído pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP) em 2011, definiu a missão e a visão de futuro da SEE-SP até 2030 como estratégia para alinhar os seus Programas e Projetos, a fim de assegurar que a educação no Estado de São Paulo seja reconhecida por sua qualidade no cenário internacional. Dessa maneira, a identificação e o alinhamento da comunidade escolar com a missão e a visão de futuro definidas no Programa são condições necessárias para nortear a elaboração de planejamento que atenda às expectativas de todos que reivindicam e se comprometem com uma educação pública de qualidade.