O Acolhimento é a primeira etapa da construção do projeto de vida dos estudantes que ingressam no Ensino Integral. É um momento para assegurar aos estudantes que eles terão afeto e cuidado e que eles têm a segurança esperada para atingir objetivos satisfatórios de aprendizagem e convivência. Trata-se de uma atividade pedagógica intencional, destinada aos estudantes que estão ingressando na escola, e que é planejada e executada por estudantes veteranos denominados acolhedores.
O projeto de vida do estudante é o eixo estruturante da escola da rede estadual paulista. Ele é a centralidade de todas as ações pedagógicas. É a partir do projeto de vida que o estudante vai realizar uma reflexão em torno de “quem ele é” e sobre “quem gostaria de ser”, ao identificar suas potencialidades, limites e desejos, planejando ações e estabelecendo metas para atingir seus objetivos e sonhos.
As Práticas Experimentais são um componente curricular utilizado no PEI que visa à realização de diferentes atividades que apoiam os estudantes na compreensão da construção do conhecimento científico por meio do desenvolvimento de habilidades previstas no Currículo Paulista, despertando, assim, seu espírito investigativo. Tais práticas, por sua vez, estão centradas em competências específicas do Letramento Científico.
Visando proporcionar um momento de aprendizagem individualizada e por níveis de proficiência, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo disponibiliza para todas as séries do Ensino Médio atividades em plataformas de Língua Portuguesa e Matemática. Já a Tutoria é uma metodologia utilizada pelo PEI para acompanhar os estudantes na construção dos seus projetos de vida e na compreensão de seus propósitos pessoais, acadêmicos e/ou profissionais tendo em vista seu pleno desenvolvimento nas atividades promovidas pela escola.
As Eletivas são componentes temáticos oferecidos semestralmente. São de livre escolha dos estudantes e oferecem a possibilidade de diversificar, aprofundar e enriquecer as experiências escolares e de expandir os estudos relativos às áreas de conhecimento contempladas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sempre em articulação com os projetos de vida dos estudantes, mapeados no início do ano letivo.