1.º PORTAL

Turma I - Iniciação
Online Portugal e Brasil|Cariri presencial
O chamado, a recusa, o encontro com o mentor e a travessia do primeiro limiar.

2.º PORTAL

Turma II - Intermediária
Online Brasil e Portugal
Testes, aliados e inimigos (o ventre da baleia), a caverna oculta, a provação suprema e a recompensa.

3.º PORTAL

Turma III - Avançada
Online + presencial - Brasil e Portugal
O caminho de volta, a transformação e o retorno com o elixir.

Escola de Narradores 2022

Admissão de novos alunos: 1.º Portal - Turma I
Turma aberta ao público geral

Alunos veteranos: 2.º e 3.º Portais - Turmas II e III
Turmas restritas: requer a conclusão dos canditatos em turmas anteriores de nível 1 e 2.

A JORNADA | PROGRAMAS E NÍVEIS DE FORMAÇÃO

O formato global de nossa formação é inspirado na Jornada do Herói do mitologista, escritor e professor universitário norte-americano Joseph Campbell, onde adaptamos o percurso do heroi à travessia do narrador oral em uma jornada de aprendizagem dividida em três etapas de estudos continuados - os portais de aprofundamento no universo da narração artística, a saber:
1. Primeiro portal - Nível 1 (Iniciação): O chamado, a recusa/procrastinação e o encontro com o mentor

2. Segundo portal - Nível 2 (Intermediário): A travessia, o ventre da baleia (teste, aliados e inimigos), aproximação da caverna, provação e recompensa
3. Terceiro portal - Nível 3 (Avançado): O caminho de volta, a depuração e o retorno com o elixir transformador

QUEM SOMOS?

Fundada em agosto de 2015 pela artista e arte-educadora Josy Correia, a Escola de Narradores nasce da inquietação de busca por um espaço de aprendizado alicerçado no acolhimento e na troca de saberes e afetos, inspirados pelas manifestações e tecnologias de tradição oral. Por este motivo, já nasce de um ventre fertilizado pela ancestralidade, focado na experiência da descoberta.

Uma escola de vida que agrega, enxerga, ouve, fala e pensa sobre a vida. Que acredita na ética e na estética humana, e que assim compõe e propõe alimentar, ao mesmo tempo, a nossa sensibilidade sob as asas da poesia.

Somos um acontecimento em constante transformação, como é a arte e a vida.
Somos uma escola transcultural, (in)disciplinar e filosófica, com propostas de conteúdos teórico-vivenciais onde são abordadas as narrativas presentes na vida, nas artes e nas ciências, sob um olhar pedagógico orgânico, experimental e investigativo. Uma escola de mestres e mestras do saber oral que propõe um percurso onde vida e arte nunca caminham separados.

OBJETIVO
Temos como ponto de partida a sensibilização do ver, do ouvir, do sentir e do pensar, oferecendo um espaço de escuta e de experimento, de criação e de partilha, através do diálogo mútuo entre narradores e narrativas orais, e o seu universo intuitivo, investigativo e filosófico.

MISSÃO
Atuamos como ferramenta de promoção, dinamização e mediação da leitura, salvaguarda do patrimônio imaterial e difusão de saberes. Temos como missão a formação de contadores de histórias, atores expoentes no desenvolvimento social, cultural, humanitário e educativo de uma comunidade.

VISÃO
Proporcionar um espaço de aprendizado humanizado, através da partilha de afetos e saberes, por uma cultura de paz.

Os principais meios utilizados em nossas ações pedagógicas, eventos e atividades, abrangem programas de Memória, Comunicação e Artes na formação de nossos educandos através de laboratórios de conteúdos práticos, leituras de mundo e estudos teóricos, pesquisa, produção e atividades complementares abertas ao público como palestras, debates, ateliers, conversas com escritores, cursos livres, rodas de histórias, intercâmbios culturais e residências artísticas, com artistas, mentores e mestres de tradição oral.

HISTORIAL
Além de um curso de formação de contadores de histórias, a Escola de Narradores representa um conjunto de ações para a fruição, a pesquisa, a formação, o intercâmbio e a produção cultural da arte de contar histórias e da tradição oral.

Iniciada no Brasil no ano de 2015, chega à Europa em 2017 com a circulação de atividades pontuais de formação em países como França, Holanda, Espanha e Portugal.

Nos últimos seis anos, passaram por nossas formações mais de 100 profissionais da palavra de diferentes nacionalidades que receberam e partilharam conhecimentos (entre formadores, narradores orais, mediadores de leitura, artistas, escritores, programadores e agentes culturais) e mais de 200 alunos inscritos nos três níveis do curso com 140 concludentes do primeiro portal.

A partir de 2020, expandimos as nossas ações em formato online, alcançando três novas turmas (duas no Brasil e uma em Portugal), com mais 80 inscritos e um corpo docente especializado de cada país, além das atividades complementares que unem todas as turmas mensalmente com rodas de contos do mundo, ateliers e conversas com escritores somando 50 convidados e colaboradores.

Em 2021, abraçamos ações em países como Brasil, Portugal, Espanha e países da América Latina (Argentina, Peru, Cuba e México) que seguem continuadas para as novas turmas 2022.

Move-nos o gosto pela palavra e a sua utilização enquanto elemento da arte e da educação artística, humana, intelectual, filosófica, transcendental, afetiva, intuitiva e transformadora.

Assista gratuitamente aos nossos programas complementares online

IV CORDÃO DE HISTÓRIAS - ENCONTRO INTERNACIONAL DE NARRAÇÃO ORAL - 2021

Programação online em parceria com as Bibliotecas Municipais de Oeiras - Portugal

Clique no programa e assista em nosso canal YouTube!

E.N. Online | formación completa | nuevas clases online ibero-américa

Clases: Brasil y Latinoamérica (1.º semestre), Portugal y España (2.º semestre)
Espera las nuevas clases y actividades complementarias 2022. Accede a nuestro canal: