10 anos de formações em arte e cultura | 18 turmas formadas entre 2015-2024 | 200 concludentes do primeiro portal N1 | Três níveis de formação continuada (iniciação, intermediária e avançada) | 120 profissionais da palavra envolvidos entre corpo docente e convidados de 3 continentes | 3 novas turmas em andamento anualmente | Atividades complementares com a participação de 50 convidados e colaboradores ibero-americanos por ano | Residências artísticas, intercâmbios e estágios com os alunos do N3, artistas e mestres no Brasil e em Portugal | Participação de alunos e professores em eventos literários e de narração oral internacionais | Realização do encontro internacional de contadores de histórias: Cordão de Histórias (Brasil-Portugal) | Incentivo à lançamentos literários de alunos e professores | Material didático personalizado com livro-guias digitais | 10 mestres tradicionais do Cariri em seu corpo docente | Colônia de Férias com atividades para a infância Escolinha de Narradores Cariri | Tutoria individual para artistas narradores
QUE ESCOLA É ESSA?
Fundada em agosto de 2015 na cidade de Fortaleza, Ceará (Brasil) pela artista e arte-educadora Josy Correia, a Escola de Narradores nasce da busca por um espaço de aprendizado alicerçado no acolhimento e na troca de saberes e afetos, inspirados pelas manifestações e tecnologias de tradição oral. Por este motivo, já nasce de um ventre fertilizado pela ancestralidade, focado na experiência da descoberta.
Uma escola de vida que agrega, enxerga, ouve, fala e pensa sobre a vida. Que acredita na ética e na estética humana, e que assim compõe e propõe alimentar, ao mesmo tempo, a nossa sensibilidade sob as asas da poesia.
A partir de 2019, a sede da Escola de Narradores no Cariri inicia as suas atividades de formação continuada na Ong Beatos, priorizando a participação de dez mestres e mestras tradicionais em seu corpo docente.
Somos um acontecimento em constante transformação, como é a arte e a vida.
Somos uma escola transcultural, (in)disciplinar e filosófica, com propostas de conteúdos teórico-vivenciais onde são abordadas as narrativas presentes na vida, nas artes e nas ciências, sob um olhar pedagógico orgânico, experimental e investigativo. Uma escola de mestres e mestras do saber oral que propõe um percurso onde vida e arte nunca caminham separados.
OBJETIVO
Temos como ponto de partida a sensibilização do ver, do ouvir, do sentir e do pensar, oferecendo um espaço de escuta e de experimento, de criação e de partilha, através do diálogo mútuo entre narradores e narrativas orais, e o seu universo intuitivo, investigativo e filosófico.
MISSÃO
Atuamos como ferramenta de promoção, dinamização e mediação da leitura, salvaguarda do patrimônio imaterial e difusão de saberes. Temos como missão a formação de contadores de histórias, atores expoentes no desenvolvimento social, cultural, humanitário e educativo de uma comunidade.
VISÃO
Proporcionar um espaço de aprendizado humanizado, através da partilha de afetos e saberes, por uma cultura de paz.
Os principais meios utilizados em nossas ações pedagógicas, eventos e atividades, abrangem programas de Memória, Comunicação e Artes na formação de nossos educandos através de laboratórios de conteúdos práticos, leituras de mundo e estudos teóricos, pesquisa, produção e atividades complementares abertas ao público como palestras, debates, ateliers, conversas com escritores, cursos livres, rodas de histórias, intercâmbios culturais e residências artísticas, com artistas, mentores e mestres de tradição oral.
HISTORIAL
Além de um curso de formação de contadores de histórias, a Escola de Narradores representa um conjunto de ações para a fruição, a pesquisa, a formação, o intercâmbio e a produção cultural da arte de contar histórias e da tradição oral.
Iniciada no Brasil no estado do Ceará no ano de 2015, possui a sua sede na região do Cariri em parceria com a Ong Beatos - Base Educultural de Ação e Trabalho de Organização Social e uma sede em Portugal na região do Alentejo, Vila de Beringel/Beja em parceria com o projeto Trovadoras Itinerantes desde 2017 e a Cooperativa Cultural Chão Nosso a partir de 2025.
As ações de formação, promoção e difusão cultural da Escola de Narradores chegam à Europa em 2017 com a circulação de atividades pontuais em países como França, Holanda, Espanha e Portugal.
Nos últimos dez anos, passaram por nossas formações mais de 100 profissionais da palavra de diferentes nacionalidades que receberam e partilharam conhecimentos (entre formadores, narradores orais, mediadores de leitura, artistas, escritores, programadores e agentes culturais) e mais de 200 alunos inscritos nos três níveis do curso com 180 concludentes do primeiro portal em um total de 17 turmas entre Ceará (Cariri e Fortaleza) presenciais e turmas mistas Brasil e Portugal online.
A partir de 2020, expandimos as nossas ações em formato online, alcançando três novas turmas (duas no Brasil e uma em Portugal), com mais 80 inscritos e um corpo docente especializado de cada país, além das atividades complementares que unem todas as turmas mensalmente com rodas de contos do mundo, ateliers e conversas com escritores somando 50 convidados e colaboradores.
Em 2021, abraçamos ações online em países como Brasil, Portugal, Espanha e países da América Latina (Argentina, Peru, Cuba e México) que seguem continuadas até os dias atuais pela diversidade das turmas, estudantes e professores de diferentes continentes e cidades.
Com uma década dedicada a fruição, intercâmbio e difusão das artes, o nosso primeiro setênio comemorou a chegada de um novo ciclo, promovendo a formação artística multicultural com a força da tradição oral, da literatura e das leituras de mundo em diálogo com todas as artes.
Move-nos o gosto pela palavra e a sua utilização enquanto elemento da arte e da educação artística, humana, intelectual, filosófica, transcendental, afetiva, intuitiva e transformadora.
METODOLOGIA
A propósito dos sete passos para a formação do narrador-artista:
1. Vivenciar/experimentar;
2. Sentir/absorver;
3. Enxergar/ler;
4. Escutar/aprender;
5. Falar/preencher;
6. Pensar/descobrir; e
7. Partilhar/materializar.
O sentido de existência destes sete passos está conectado em dois pilares metafísicos: a ideia cosmovisionária de um narrador-peregrino e o estudo sobre os cinco sentidos do artista contador de histórias e o seu sexto sentido no mundo das sutilezas, duas reflexões multidimensionais que dão autonomia aos alunos-aprendizes para o desenvolvimento de suas potencialidades artísticas, intelectuais, afetivas e intuitivas em sua jornada de vida pessoal e profissional.
A Escola de Narradores busca ofertar um espaço de aprendizado alicerçado no acolhimento e na troca de saberes e afetos, inspirados pelas manifestações e tecnologias de tradição oral em diálogo com diversas linguagens artísticas e áreas do conhecimento.
HISTÓRICO DE TURMAS
ESCOLA DE NARRADORES 2015-2025
Para informações detalhadas clique nas imagens
Turma XVII 2024 | 1.º Portal - PT-BR - Nível I
Turma XVIII 2025 | 2.º Portal - PT-BR
Nível II (Inscrições abertas)
Workshop de Produção Cultural para artistas Atendimento individual | Online | Desde mar/2023
Laboratório de Criação Artística
Atendimento individual online | Desde abr/2023
École de Narrateurs - Ações Escola de Narradores na França 2023
Ações complementares Escola de Narradores Portugal-Brasil 2023-2025 (abaixo)
Ciclo de Estudos com A Casa Tombada - SP
Programa Leituras de Mundo
Programa Senda das Mestras e Mestres 2024-2025
Clube de Leitura Palavra Viva - EN 2024
Webinário 2024
Workshop presencial PT 2025
Cordão de Histórias - Encontro Internacional de Contadores de Histórias (Ceará, Brasil) | Desde 2005
Narrativas à volta do fogo - Mestres do Cariri | Desde 2013
Senda das Mestras 2024
Senda das Mestras e Mestres 2025
Fotos de nossas turmas presenciais de 2015-2019
Fotos de cursos livres, oficinas e formações anteriores 2006-2015 | Ceará e Cabo Verde
Imagens de formações para a Secretaria de Educação do Paracuru, Ceará (2006), Terreirada Cultural do Teatro das Marias (2012), Biblioteca Nacional de Cabo Verde (Ilha de Santiago, 2013), Oficinas Livres Piquenique com histórias (2014) e formações PAIC - Secretaria de Educação do Estado do Ceará (2010-2015).
Formação na Biblioteca Nacional de Cabo Verde (2013)
Formações PAIC - Secretaria da Educação do Estado do Ceará (2010-2015)
Formação para educadores do município de Paracuru (Ceará) - Secretaria da Educação do Paracuru (2006)
Fotos de cursos livres, oficinas e formações na Europa
Portugal, Holanda e França (2016-2021)
Imagens de formações nas Universidades de Poitiers e Sorbonne Paris 3, França (2016), Livraria GataFunho e Teatro A Barraca em Lisboa, Portugal (2017-2018), Projeto Mala de Herança em Amsterdã, Holanda (2017), Projeto Mala de Herança Paris, França (2021) e Oficina na Bretanha e Toulouse, França (2021-2023).
EQUIPE TÉCNICA ESCOLA DE NARRADORES 2015-2025
Diretora geral e pedagógica: Josy Correia
Diretora técnico-financeira: Luciana Costa
Supervisão e apoio técnico Cariri: Elisabete Pacheco
Direção executiva Cariri: Dane de Jade
Apoio de produção e comunicação: Clara Luz e Roberta Bonfim
Registros e edições audiovisuais: Marcelo Paes de Carvalho e Amilton Duarte
Designers gráficos: Ju Vidigal, Tim Oliveira e Trovadoras
Realização: Ong Beatos - Base Educultural de Ação e Trabalho de Organização Social e Trovadoras Itinerantes (Brasil/Portugal)
Parceria: Cia. Catirina, Ateliê da Palavra, Rádio Trovadoras, Balaio de Histórias/Instituto Narradores Cariri, Cooperativa Cultural Chão Nosso Crl (Portugal) e Associação Criando Arte (Varjota, Ceará/Brasil).
2025 - 10 anos de Escola de Narradores.
SUPORTE TÉCNICO, DÚVIDAS E OUTRAS INFORMAÇÕES
escoladenarradores@gmail.com