AteliER da Palavra | oficinas e debates

Atividades complementares abertas ao público.

Segunda etapa do #20 Ateliê da Palavra com Ailton Krenak

cronograma de datas | Ateliês da palavra

CRONOGRAMA #Ateliês | Atividades complementares 2020-2022
O Programa Ateliê da Palavra da Escola de Narradores oferece atividades complementares aos nossos alunos com workshops, masterclasses, oficinas, palestras e debates exclusivos com profissionais da palavra de diversos continentes do mundo. Estas atividades são abertas ao público geral interessado mediante inscrição.
Investimento: As inscrições acontecem via preenchimento de formulário atualizado mensalmente em nossa página principal do site com todas as informações para cada atividade e dados para pagamento, quando necessário. Aulas fechadas, acesso mediante inscrição.

-------
ATELIÊ 2022 - Edição Especial de celebração dos 7 anos da Escola de Narradores
#20 Ateliê de setembro/2022

Ateliê duplo em língua francesa e portuguesa com tradução simultânea | Suporte de apoio para perguntas e comentários em português

Tema geral: A transculturalidade e o corpo ritualístico na vida dos povos originários
Mestres convidados: Hassane Kouyaté (Burkina Faso, África) e Ailton Krenak (Minas Gerais, Brasil)
Mediação: Daniele Ramalho
Tradução em língua francesa: Estefânia Surreira
Apresentação: Josy Correia
Direção técnica: Luciana Costa
Formato: Ateliê criativo em conversa online
Carga-horária: 3 horas
Dia: 24 de setembro de 2022 (sábado) com Hassane Kouyaté e 1 de outubro de 2022  (sábado) com Ailton Krenak
Hora do dia 24 de setembro: 9h às 12h (Brasil) | 13h às 16h (Portugal) | 14h às 17h (França/Espanha)
Hora do dia 01 de outubro:  14h às 15h30 (Brasil) | 18h às 19h30 (Portugal)
Investimento: R$ 70 reais (Brasil)  |  20€ euros (Europa/EUA)
Acesso livre aos alunos de Nível 3 - Escola de Narradores como parte do módulo IV da formação.
Local: Google Meet Escola de Narradores 
*Todos os inscritos receberão um link de acesso individual da sala online, um dia antes da atividade, mediante preenchimento do formulário abaixo com envio do comprovante de pagamento de sua taxa de inscrição em anexo. A sala será aberta 10 minutos antes do início da atividade.

SOBRE ESTE ATELIÊ

“O saber é uma luz que existe no homem. A herança de tudo aquilo que nossos ancestrais vieram a conhecer e que se encontra latente em tudo que nos transmitiram, assim como o baobá já existe em potencial em sua semente”. (Tierno Bokar, citado por Amadou Hampâté Bâ)

Único atelier do ano de 2022, esta edição especial traz dois grandes mestres da cultura de tradição oral universal: o griot burkinabé Hassane Kouyaté nos fala sobre a experiência da oralidade na vida griot, e o escritor, ambientalista, filósofo e líder indígena brasileiro Ailton Krenak partilhará sobre a vida na oralidade e pensamento indígenas, mediados pela narradora oral e investigadora brasileira Daniele Ramalho. Um momento histórico que celebra  os 7 anos de formação da Escola de Narradores!

SOBRE OS MESTRES CONVIDADOS

HASSANE KOUYATÉ
Diretor cênico, contador de histórias, ator, músico e dançarino burquinense, nascido em Burkina Faso no ano de 1964 de uma família de griots. Filho do renomado griot/ator Sotigui Kouyaté e irmão do diretor Dani Kouyaté e do ator Mabô Kouyaté.  Seu aprendizado é de tradicional oral. Atuou pela primeira vez em companhias africanas e depois abordou o teatro europeu. Fundador e diretor artístico da companhia “Deux Temps Trois Mouvements” e do Yeleen , um festival internacional de contação de histórias que acontece todos os anos em Burkina Faso durante as férias de Natal, há mais de uma década. Em novembro de 2014, foi nomeado diretor da instituição pública de cooperação cultural (EPCC) que reúne o centro de ação cultural martinicana e o centro cultural departamental "Atrium". Esta estrutura, rebatizada de "Tropiques Atrium", recebeu o rótulo National Scene em 2015 . Hassane assumiu o Festival des Francophonies en Limousin em 2019 e é um dos membros do júri que designou a primeira capital francesa da cultura para 2022. Gestor do projeto do programa de contação de histórias no âmbito do Afrique en Création, evento inserido no programa oficial de comemoração do ano 2000 na França. Dramaturgista para a encenação de L'Arbre à palabres para a Exposição Universal 2000 em Hanover - Apresentação conjunta do CILSS. Como ator e diretor atuou em mais de duas dezenas de espetáculos teatrais e em sete filmes. Participa de festivais de narração oral pelo mundo, ministra cursos de formação para atores em diversos países (Europa, África, Ásia e América Latina) e é Diretor Pedagógico da Escola de Teatro de Nápoles.

AILTON KRENAK
Líder indígena, ambientalista, filósofo, poeta e escritor brasileiro da etnia indígena Krenak. Professor Honoris Causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-MG), por sua importância na luta pelos direitos dos povos indígenas e pelas causas ambientais no país, onde leciona as disciplinas "Cultura e História dos Povos Indígenas" e "Artes e Ofícios dos Saberes Tradicionais", ambos em cursos de especialização. É considerado uma das maiores lideranças do movimento indígena brasileiro, possuindo reconhecimento internacional. Nasceu em 29 de setembro de 1953 no município de Itabirinha, no estado de Minas Gerais, na região do Médio Rio Doce.  Na década de 1980, passou a dedicar-se exclusivamente ao movimento indígena. Em 1985, fundou a organização não governamental Núcleo de Cultura Indígena, que visa a promover a cultura indígena. Teve emenda popular assegurando sua participação no Congresso Nacional do Brasil para o processo constituinte em 1986.  Participou da Assembleia Nacional Constituinte que elaborou a Constituição Brasileira de 1988. Foi durante a Assembleia Constituinte, em 1987, que Ailton protagonizou uma das cenas mais marcantes da mesma: em discurso na tribuna, pintou o rosto com a tinta preta do jenipapo, segundo o tradicional costume indígena brasileiro, para protestar contra o que considerava um retrocesso na luta pelos direitos dos índios brasileiros. Participou da fundação da União dos Povos Indígenas e da Aliança dos Povos da Floresta. Em Minas Gerais, passou a dedicar-se ao Núcleo de Cultura Indígena que, desde 1998, realiza, na região da Serra do Cipó, em Minas Gerais, um festival idealizado por Ailton: o Festival de Dança e Cultura Indígena, que visa a promover a integração entre as diferentes tribos indígenas brasileiras. Ailton Krenak participou de uma série na Netflix chamada “Guerras do Brasil” produzida em 2018, que relata com detalhes a formação do Brasil ao longo de séculos de conflito armado, começando com os primeiros conquistadores até a violência na atualidade.  Em 2000 protagonizou o documentário Índios no Brasil produzido pela TV Escola que, dividido em dez partes, aborda a Identidade, línguas, costumes, tradições, a colonização e o contato com o branco, a briga pela terra, a integração com a natureza e os direitos conquistados dos indígenas até fins do século XX. Sendo o narrador principal, Krenak dialoga constantemente com o interlocutor conforme o decorrer do documentário. Participa de diversos festivais, conferências e eventos pelo mundo.  Publicou o livro Ideias para adiar o fim do mundo (2019), uma das obras mais vendidas das livrarias brasileiras, com versões lançadas em inglês, francês e alemão, além de possuir outras cinco obras publicadas no Brasil e exterior.

SOBRE A MEDIADORA
Daniele Ramalho é mestre em Bens Culturais e Projetos Sociais pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas. Formada em Artes Cênicas pela Universidade do Rio de Janeiro. Atua como curadora e gestora de programações e projetos culturais. Criou em 2011 o festival internacional África Diversa, que acontece na cidade do Rio de Janeiro. Foi diretora da Biblioteca Parque da Rocinha. Como narradora de histórias tem atuado principalmente entre Brasil, França e África Ocidental, com ênfase em repertórios com contos de tradições imateriais vivas - como histórias da cultura popular e da cultura indígena do Brasil e mitos da África Ocidental.  Apresenta espetáculos de contos em diversas programações em espaços culturais como como Maison du Conte/França e Maison de la Parole/Burkina Faso. Tem em seu repertório aulas- espetáculo sobre obras como “As Mil e Uma Noites” , com participação do escritor e tradutor Mamede Moustafá Jarouche e “A Pedra do Reino”, de Ariano Suassuna, que realiza acompanhada do grupo Gesta de Música Armorial. Em 2012 recebeu em Cotonou, no Benim o Prêmio da Palavra, por seu trabalho com oralidade e pelas pontes que cria entre Brasil e África. É curadora e gestora dos projetos “Narrativas Brasileiras” com o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular e o Museu da República, e “Narrativas Fluminenses” com patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc - ambos projetos digitais com narradores de histórias e mestres orais, criados após 2020.  Foi curadora da Bienal Internacional do Livro de São Paulo onde criou a “Tenda das Mil Fábulas”, espaço dedicado às histórias e à infância. Atuou como produtora em algumas edições do projeto “Rito de Passagem”, do Instituto das Tradições Indígenas e foi roteirista de programas  de TV como “Nossos índios, nossas histórias”, para TV Cultura e “Primeiros Povos” para a TV Brasil.

DÚVIDAS | SUPPORT
escoladenarradores@gmail.com 

 -------

ATELIÊS 2021
#11 e #12 Ateliês de Janeiro/2021
Dia 08: Ateliê criativo "Os meus mestres" com o narrador oral e investigador português António Fontinha (Portugal)
Dia 12: Ateliê criativo "A narração oral, da tradição à modernidade" com o narrador oral espanhol Carles García Domingo (Espanha)

#13 e #14 Ateliês de Fevereiro/2021
Dia 02: Ateliê criativo "O poder da escuta" com a narradora oral, tradutora e formadora portuguesa Sofia Maul
Dia 09: Ateliê criativo "Clubes de Leitura em voz alta" com a narradora oral e formadora portuguesa Cristina Paiva (Andante)

#15 Ateliê de Março/2021
Dia 09: Ateliê criativo "Palabrabierta" com a narradora oral e formadora argentina Inés Bombara

#16 Ateliê de Abril/2021
Dia 06: Ateliê criativo "A Arte da Fala e da Escuta" com o narrador e formador brasileiro Giuliano Tierno 

#17 Ateliê de Maio/2021
Dia 06: Ateliê criativo "Tradição Griô e Oralidade Africana" com a narradora e pesquisadora brasileira Daniele Ramalho

#18 Ateliê de Junho/2021
Dia 06: Ateliê criativo "Narrar a Tradição Oral" com a narradora e pesquisadora peruana Cucha Del Águila

#19 Ateliê de Julho/2021
Dia 06: Ateliê criativo "Da Voz ao Livro" com a narradora e editora espanhola Ana Cristina Herreros


------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATELIÊS 2020
#1 Ateliê de Julho/2020
Dia 07: Palestra com Bia Bedran mediada por Tâmara Bezerra (Brasil)

#2 e #3 Ateliês de Agosto/2020
Dia 04: Ateliê criativo teórico "A arte da palavra e da escuta" com Regina Machado (Brasil)
Dia 11: "A narração oral na actualidade: lugar e utilidade" com Carles García (Espanha)

#4 e #5 Ateliês de Setembro/2020
Dia 01: Ateliê criativo "Narrativas do corpo - a dança e a narração oral" com Silvia Moura (Brasil, CE) | Dia 15: Ateliê criativo "Contadores de Histórias: um exercício para muitas vozes" com Benita Prieto (Lisboa, Portugal)

#6 e #7 Ateliês de Outubro/2020
Dia 06: Ateliê criativo "Narração artística: possibilidades e caminhos do narrador urbano" com Aline Cântia (Minas Gerais, Brasil)
Dia 20: Ateliê criativo "A TERCEIRA MARGEM DA CENA: Gramática Cênica do Contador de Histórias" com José Mauro Brant (RJ, Brasil)

#8 Ateliê de Novembro/2020
Dia 10: Ateliê criativo "O som por detrás das palavras" (música x narração oral) com Luciana Costa (Lisboa, Portugal)

#9 e #10 Ateliês da Dezembro/2020
Dia 01: Ateliê criativo "Na cadência do conto te conto: conscientização e prática do ritmo na narração oral" com o narrador paulista Zé Bocca (São Paulo, Brasil)
Dia 08: Ateliê criativo "Narrando mitologia indígena brasileira" com Daniele Ramalho, narradora e investigadora especialista em tradição oral e mitologia indígena brasileira e africana (Rio de Janeiro, Brasil)