Módulo IV
Tema: O narrador oral no desafio da modernidade (Imagem, propósito, adaptação, performance, as redes sociais e as novas tecnologias)
Neste módulo, estudaremos os desafios que os narradores orais enfrentam em um mundo como o de hoje: um mundo globalizado, com um bombardeio constante de informação e propostas lúdicas, onde parece não existir um lugar para a lentidão da observação. Um mundo onde a imagem se converteu em nova mensagem a ser seguida.
Imagem como forma comunicativa, imagem do próprio narrador, imagem como forma de construir os nossos discursos, histórias e contos. Imagem variante, em constante transformação.
Conteúdo programático:
O narrador moderno deve se adaptar às mudanças e transformações ou continuar defendendo um contato físico, um retorno às origens, um ritmo mais lento...? São compatíveis as duas visões? Origem ou transformação?
Neste módulo, refletiremos para encontrar nossas próprias respostas conjuntas a essas questões fundamentais para o narrador nestes novos tempos, em que COVID-19, junto à pandemia mundial, chega para levantar ou acelerar novas dúvidas.
Narração oral hoje: presença e desafios.
Futuro da narração oral: pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades.
As ferramentas do novo narrador oral.
Novas tecnologias e narração oral.
As redes sociais e plataformas digitais.
As novas formas multidisciplinares de Narração Oral: abrindo novos mercados.
Storytelling / Storydoing.
A imagem do novo narrador oral.
Design, gráficos, forma comunicativa.
Branding: o que o torna diferente?
Business Canvas aplicado ao novo narrador.
Metodologia aplicada em quatro passos: a) Explicação; b) Caso prático; c) Estudo de casos práticos e, d) Fontes para aprofundar.
"Cuando despertó, el dinosaurio todavía estaba allí."
Augusto Monterroso
Carles García Domingo, é economista e um dos narradores orais veteranos mais respeitados da Espanha. Narrador por tradição, pertence à nona geração de uma família tradicional de vendedores ambulantes e contadores de histórias. Conta histórias desde criança, formando-se em economia e assim, continua a transitar entre os aspectos destes dois ofícios, como sua família fez.
Como economista, especializou-se em design, imagem e comunicação. Ele foi diretor de La Rioja Design Centre (CC.AA na Espanha) e Júri do National Design Awards de Espanha.
É contador de histórias oral profissional com mais de 30 anos de experiência, tendo contado histórias em países como Espanha, Portugal, Suíça, Alemanha, França, Argentina, Colômbia, Equador, Brasil, Venezuela, Costa Rica e Marrocos. Conta em espanhol, catalão e francês.
Publicou vários livros sobre teoria literária, fez traduções e fundou uma editora com outros parceiros, a Tandem Ediciones. Também foi o fundador do primeiro grupo de "Animação para Leitura” que existiu na Espanha e do programa de histórias para adultos mais antigo do país "Los Cuentos de la Luna" que possui uma trajetória de 28 anos.
Há 17 anos, dirige a empresa ZARÁNDULA Cultura, dedicada à mediação artística, mediação literária, narração oral, enoturismo e muitos outros projetos culturais. Tem como lema: "Gostamos do que não entendemos."