Módulo III
Dias 05, 12, 19 e 26 de novembro de 2022
Tema: O Fio Invisível dos Contos de Fadas
Uma imersão pelo universo mágico dos contos de tradição oral em jornadas, nas quais reencontraremos muitos dos heróis e heroínas de nossas memórias mais caras.
Além dos personagens das histórias venerandas, dos temas, motivos, área de difusão, diálogos com os mitos de muitos povos e épocas, nos debruçaremos sobre a importância do contar como um ato de humanidade.
Conteúdo programático:
Tema 1 – A jornada do herói: dos mitos aos contos maravilhosos
A partir do mito de Perseu, passando pelo conto do Matador de Dragões (Dragon-Slayer), é possível reconstituir os motivos que servem de alicerce à mais arquetípica história de herói.
Tema 2 – Pedro Malasartes: herói, mas nem tanto
Herói cômico, administrador de uma justiça torta que subverte as regras e convenções, Pedro Malasartes está na boca do povo e nas páginas clássicas de Cervantes. Quem é e de onde vem o mais cruel dos pícaros.
Tema 3 – Cinderela e Chapeuzinho (Capuchinho) Vermelho: as faces da Deusa nos contos de fadas luso-brasileiros
As personagens femininas dos contos de fadas, em versões canônicas ou pouco conhecidas, simbolizam, além da passagem da infância à idade adulta, a travessia necessária ao autoconhecimento.
Tema 4 – O diabo e o Bom Deus nos contos populares
Em muitas narrativas piedosas, Jesus Cristo caminha, incógnito, entre os homens, sempre em companhia de São Pedro, recompensando e punindo, conforme o merecimento. O diabo, por outro lado, de vez em quando dá as caras na terra, pactuando com alguém, distribuindo riquezas e galões, para, ao final, ser logrado em suas ambições.
“Salve, gente! Sou Marco Haurélio,
poeta, professor e pesquisador das tradições populares.
Brasileiro, baiano e sertanejo, coletor de histórias e cantigas,
divulgador dos contos de tradição oral,
autor de cerca de 50 livros e dezenas de folhetos de cordel.
Há alguns anos, ministro cursos sobre cordel e contos populares
em espaços culturais os mais diversos. ”
Marco Haurélio
Marco Haurélio é escritor, professor, pesquisador, folclorista e divulgador da literatura de cordel com mais de 50 títulos publicados, a maior parte dedicada a este gênero que conheceu na infância, passada na Ponta da Serra, sertão baiano, onde nasceu.
Vários de seus livros foram selecionados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) para o Catálogo da Feira do Livro de Bolonha, Itália.
Finalista do Prêmio Jabuti, seus livros receberam distinções como o selo Altamente Recomendável, da FNLIJ, e o selo Seleção Cátedra-UNESCO (PUC-Rio).
Em sua bibliografia destacam-se as obras: Contos folclóricos brasileiros, A lenda do Saci-Pererê, Meus romances de cordel, Lá detrás daquela serra, O encontro da cidade criança com o sertão menino, Tristão e Isolda em Cordel, A jornada heroica de Maria, Vozes da Tradição e Contos e fábulas do Brasil.
Participa de inúmeros eventos ligados a literatura e ministra cursos sobre cordel e contos tradicionais em espaços os mais diversos, dentro e fora do Brasil.