Módulo I
Tema: Narração oral: história, teoria e prática
Neste módulo pretendemos, antes de mais, dar a conhecer um pouco da história dos estudos de folclore e dos movimentos de narração oral nas suas diversas geografias, as suas ideias e discursos fundadores; enfim, modos de pensar que determinaram de forma expressiva o fazer dos artistas contemporâneos dedicados à narração oral. De seguida, abordaremos questões teóricas, servindo-nos de instrumentos provenientes dos estudos de folclore, das artes performativas e da narrativa que nos podem ajudar a nomear e a pensar, em conjunto, aspectos fundamentais desta disciplina.
Tópicos de conteúdo programático
1. Teorias e abordagens dos estudos de folclore e a construção de preconceitos românticos sobre a oralidade e a narração oral.
2. Uma possível história dos movimentos de narração oral: contextos socioculturais e discursos artísticos.
3. Para uma ontologia e uma epistemologia da narração oral, parte 1: Performance.
4. Para uma ontologia e uma epistemologia da narração oral, parte 2: Narrativa.
"Ainda que distintas na aparência, as palavras “conhecimento” e
“narração” partilham a mesma origem etimológica no adjectivo gnārus,
do latim, “aquele que conhece, que sabe”. Eis o desafio que vos proponho:
aproximar ainda mais estas duas palavras aparentemente distantes."
Luís Correia Carmelo
Luís Correia Carmelo, nasceu em Lisboa em 1976, mas foi no Brasil que cresceu até 1991.
Licenciado em Estudos Teatrais, Mestre em Estudos Portugueses com a dissertação Representações da Morte no Conto Tradicional Português (Colibri 2011) e Doutor em Comunicação, Cultura e Artes com a tese Narração oral: uma arte performativa.
Colabora com o Instituto de Estudos de Literatura e Tradição da Universidade Nova de Lisboa e com o Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve.
É narrador desde 2003, trabalhando em bibliotecas, escolas, associações, teatros e festivais, em Portugal e no estrangeiro, e desenvolvendo diversos projetos de programação, criação e investigação nessa área.