Online: Dias 21 e 28 de maio de 2022
Módulo III - Parte II
Tema: O som por detrás das palavras
Este módulo propõe uma escuta da escuta, uma reflexão sobre os elementos sonoros envolvidos na ação narrativa, uma percepção da musicalidade que embala as palavras e as imagens vivificadas pela voz do narrador.
Conteúdo programático:
1. Narração oral: fenômeno audiovisual
2. Relação som e imagem
3. Som e simbolismos
3. A voz: veículo da oralidade
4. Prosódia e musicalidade
Luciana Costa é formada em Música, pela Universidade Estadual do Ceará, Brasil (2008), com habilitação em piano no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno e especialização master em Etnologia das Artes do Espetáculo, pela Universidade Nice Sophia Antipolis, França.
Desenvolve composições de trilhas sonoras para espectáculos cênicos e audiovisuais, é arranjadora, cantora, compositora, maestrina de grupos vocais e coros, multi-instrumentista e diretora musical, tendo desempenhado estas funções na Companhia Vatá de dança (2006 a 2016); e na Cia. Catirina de teatro (2011 a 2016), grupos com os quais participou de festivais na Hungria (Festival das Flores), Cuba (Festival del Fuego), Cabo Verde (Bienal Internacional de Dança e I Feira da Palavra), Canadá (intercâmbio com a Decidedly Jazz Dance Company), Colômbia (Festival Tangolomango), entre outros.
Atuou como maestrina e arte educadora na Secretaria de Ação Social da cidade de Fortaleza e no Serviço Social do Comércio do Ceará (2011 a 2016).
Ministrou módulos de musicalização no curso Técnico de Dança do Estado do Ceará, no Centro Cultural Bom Jardim e na Escola de Narradores, onde exerce atualmente as funções de diretora técnica e financeira.
Trabalhou na produção do III Cordão de Histórias, festival dedicado à narração oral e publicou dois livros infantis “A Família Musical de Joãozinho” e “O Segredo de Joãozinho”, além de dois textos em literatura de cordel.
Faz parte da Rede Mnemosine de mulheres cordelistas, cantadoras e repentistas, onde é cordelista, gravurista, revisora e editora. Integra o projeto Trovadoras Itinerantes desde 2015 realizando trabalhos na área da música, da narração oral e das artes cênicas, e desenvolve atividades de formação na área de canto, percussão corporal e ritmos tradicionais nordestinos do Brasil na Europa.