O Agrupamento Escolas Manteigas mantém parcerias a nível internacional e, no âmbito do programa ERASMUS +, promove desde 2008, o intercâmbio de experiências que visam o aprofundamento de conhecimentos e desenvolvimento de competências, quer entre alunos, quer entre professores.

A nossa experiência iniciou-se em 2008 com o programa Comenius , um projeto para a educação pré-escolar.

Nature our Friend – Pré-Escolar (2008-2010) - • Eslovénia, Lituânia, Roménia e Suécia(coordenador )- Sem mobilidade de crianças / 15 mobilidades de docentes

Under the Same Sky – 1.º Ciclo (2010-2012) -Alemanha, Chipre, Espanha, França, Holanda e Letónia(coordenador) - 15 mobilidades de alunos do 4.º Ano - 18 mobilidades de

docentes

Six 4 Peace – 1. Ciclo (2012-2014) -Bulgária, Eslováquia, Noruega, Polónia e Turquia(coordenador)- 13 mobilidades de alunos do 4.º Ano - 14 mobilidades de docentes.

Logic Games in Collaborative Education – 3.º Ciclo (2016-2018)-Áustria, Bélgica, Espanha, Hungria(coordenador) e Itália-10 mobilidades de alunos - 12 mobilidades de docentes.

MADD – (2017-2019)-Creta, Croácia, Espanha, Finlândia(coordenador), Roménia e Turquia.-10 mobilidades de alunos-13 mobilidades de docentes.

.Rumo ao Sucesso - Mobilidade Individual para fins de aprendizagem ( 2019/2021) - Participaram 24 professoras (incluindo 3 técnicas especializadas).

Com base nos relatórios de avaliação , participar em todos estes projetos foi uma aposta no desenvolvimento profissional do corpo docente deste agrupamento, para responder às necessidades individuais dos alunos; sabendo que os alunos de Manteigas vivem numa zona economicamente desfavorecida, a participação dos seus professores em projetos desta natureza é uma mais-valia para derrubar obstáculos e alargar as oportunidades de mobilidade de aprendizagem na Europa e no mundo, permitindo abranger diferentes níveis de ensino. Os professores saíram da sua zona de conforto ao aceitarem fazer parte da dinamização de culturas colaborativas e da criação de comunidades aprendentes na escola, rumando à construção de uma nova visão do professor como profissional pleno e à implementação de práticas reflexivas nos contextos escolares.

Para os alunos, as mobilidades foram de enorme importância e impacto. Nenhum aluno tinha viajado sem os pais e muito menos para fora do país. A oportunidade de serem “adotados” por outra família, de um outro país, deu aos alunos competências sociais, de autonomia e linguísticas tão ricas e quase impossíveis de adquirir em contexto de sala de aula.

Para que se perceba o impacto de projetos desta dimensão nos alunos de Manteigas, é importante referir que estes, até à saída para a universidade, não têm grandes contactos com alunos de outras escolas, salvo algumas exceções como é no caso do desporto escolar. Mais que uma barreira física, a Serra da Estrela acaba também por criar outro tipo de barreiras. O programa Erasmus+ tem contribuído para dar aos nossos alunos um sentido de pertença e de identidade Europeia. Eles, mais que Manteiguenses e Portugueses são Europeus de pleno direito com todos os deveres e direitos iguais a um qualquer aluno de um qualquer outro país da Europa. Tudo o que diz respeito à Europa e à U.E. diz-lhes respeito e tem impacto nas suas vidas.

Hoje em dia, vivemos num mundo global, em que a mudança constitui um fator relevante para todas as organizações. Cada vez faz menos sentido pensar de uma forma individual. O trabalho em equipa, o estabelecimento de parcerias e a abertura a esse mundo global constituem alicerces para o sucesso das organizações. Devemos ver essa globalidade como uma oportunidade e não como um obstáculo. Assim, devem-se procurar estratégias e recursos para além das fronteiras das organizações, para além das fronteiras dos estados.

A organização “Escola” deve abrir-se ao mundo exterior, ser proativa na procura de soluções para os seus problemas e para o seu desenvolvimento, enquanto organização aprendente. A internacionalização da escola deve constituir uma prioridade.

Estes projetos têm constituído uma mais-valia para toda a comunidade educativa. O projeto educativo em vigor já contempla a internacionalização do agrupamento, nomeadamente no que concerne aos projetos que envolvem alunos.


Add Headings and they will appear in your table of contents.