Financiamento (call 2023)
Formulários para transmissão de dados contratuais
Sérgio Leite e José Gomes, do Conservatório de Loulé, Francisco Rosado
Job shadowing, de 13 a 15 de novembro de 2023 no Liceo Musicale Carlo Montanari
Hugo Mártires, Felismina Martins e 3 alunos do AE Dra. Laura Ayres
No âmbito do intercâmbio do projeto Erasmus + “COMPETÊNCIAS sem FRONTEIRAS” realizado
entre 22 e 26 de janeiro de 2024 que ocorreu em Pettenbach, na Áustria, foram realizadas
diversas atividades de acordo com os objetivos do projeto. Salientamos que o projeto tem
como objetivo o intercâmbio entre jovens dos 12 e os 15 anos de 6 países europeus (Espanha,
Portugal, Áustria, Grécia, Polónia e Croácia) em que se propõem a partilha de práticas, cada
uma na sua área de atuação, através de atividades experimentais realizadas pelos e com os
alunos.
Durante a permanência em Pettenbach foram promovidas diversas atividades concentradas na Educação ao Ar Livre. Aos nossos alunos foram proporcionadas diferentes visitas, nomeadamente ao museu do Futuro, situado em Linz, à exposição “sal e água” em Bad Ischl, realizaram a participação num programa de rádio em Kirchdorf, uma visita a uma cooperativa de venda de produtos biológicos e visionamento do filme “Tomorrow” onde consciencializámos os alunos para as questões de sustentabilidade ambiental e diferenciação cultural, entre outros. No âmbito do tema “Democracia” os alunos participaram num workshop na escola com o objetivo de refletir sobre a importância da temática na sociedade atual.
Em todas as atividades, alunos e professores foram envolvidos com base nas premissas: "viver
tudo e sentir" os benefícios, bem como discernir possíveis inconvenientes, levando assim à
cooperação construtiva e à crítica. Por isso, planeámos grupos mistos de estudantes dos países
envolvidos, já que consideramos o ensino e a avaliação por pares mais importantes do que a
orientação mais tradicional professor - aluno.
Todas as atividades planeadas e realizadas foram ao encontro dos objetivos definidos pelo
projeto, bem como promoveram uma melhoria das nossas competências enquanto agentes
impulsionadores da inclusão na nossa escola.
Alguns dos alunos do Conservatório de Música de Loulé - Francisco Rosado, que integram a orquestra de sopros e percussão, participaram numa mobilidade de grupo ao abrigo do Projeto Erasmus+, num intercâmbio estabelecido com o Conservatorio Profesional de Música Francisco Guerrero, de Sevilha.
As atividades foram iniciadas no dia 12, em Portugal, com a chegada dos alunos de Sevilha, com o intuito de poderem ensaiar e tocar em conjunto. Como resultado do trabalho desenvolvido, apresentaram-se em público em Lagos, na Igreja da Nossa Senhora do Carmo, em Loulé, no Salão Paroquial e em Faro, no Auditório Pedro Ruivo. Entre os dias 16 e 18 de março os alunos deslocaram-se para Sevilha, para poder continuar a desenvolver o seu trabalho, tendo tido a oportunidade de se apresentar, em concerto, nas instalações do Conservatório, no dia 18 de março. Foram importantes momentos de partilha, de desenvolvimento das relações pessoais, profissionais e de enriquecimento cultural dos alunos e professores do Conservatório de Música de Loulé - Francisco Rosado.
Emanuel Silva, Fernando Ponte, Sérgio Leite e 13 alunos do Conservatório de Loulé, Francisco Rosado
Elisabete Talhinhas, Guida Pires e Paula Mestre e um grupo de alunos do AE José Belchior Viegas.
De 9 a 13 de abril, um grupo de alunos de Educação Especial participou no Projeto ERASMUS+ na Gran Canária - IES Somón Perez, com as professoras Elisabete Talhinhas, Guida Pires e Paula Mestre. Acreditamos terem vivido experiências únicas e memoráveis! Obrigada às professoras por acompanharem este grupo de alunos tão especial!
No âmbito de uma mobilidade KA1 (Learning Mobility for Individuals – School education, Adult education and Vocational education and training), entre os dias 15 a 20 de abril, deslocámo-nos a Dublin, a fim de frequentarmos duas formações organizadas pela Europass Academy. Lá chegadas, cada uma de nós frequentou um curso diferente, cada um com a duração de 30 horas. Uma das formações foi “There Is an App for That! Exploring the Best Apps for Teaching and Student Learning”, onde se abordaram várias apps e como integrá-las na prática letiva de várias disciplinas, de modo a tornar os conteúdos mais apelativos e a aprendizagem dos alunos mais fácil e interessante. A outra formação chamava-se “Artificial Itelligence for Education: Exploring the frontiers of ICT”, direcionada para o uso de aplicações que recorrem à Inteligência Artificial.
Estes cursos tiveram uma componente cultural muito interessante, que começou no primeiro dia com uma mostra gastronómica em que todos os participantes das várias formações foram convidados a levar produtos típicos dos seus países para partilhar e dar a conhecer. Houve ainda uma aula de dança irlandesa, uma walking tour, uma visita a um museu, e outras visitas facultativas, de modo a permitir aos participantes um conhecimento mais aprofundado da cultura Irlandesa. No final do curso houve uma pequena cerimónia em que recebemos o Certificado de Participação.
Esta foi a primeira vez para ambas numa formação deste tipo mas o sentimento foi partilhado, foi uma experiência inesquecível, não só pelo que aprendemos em termos de conteúdos digitais e nos benefícios que nos trará na nossa prática letiva, mas também pelas amizades que se criaram nessa semana e por termos tido a oportunidade de conhecer melhor uma cultura tão rica e interessante como é a Irlandesa. Dada a oportunidade, voltaríamos com certeza!
Profas. Helena Martins e Lina Encarnação, professoras de Inglês, AE de Almancil
Entre os dias 20 e 27 de abril, um grupo de 6 alunos dos cursos científico-humanísticos dos 10.º e 11.º anos, participou numa mobilidade Erasmus + a Prinos, Ilha de Thassos, na Grécia, acompanhados pelos professores Ricardo Martins e Vítor Nunes, numa parceria com as escolas Gymasio Prinoy (Grécia) e Integrierte Gesamtschule Thaleischweiler-Fröschen (Alemanha), sendo a temática desta parceria escolar "Os Nossos Alimentos, O Nosso Futuro: Capacitação dos Jovens Europeus para um Consumo Consciente face às Alterações Climáticas". Esta mobilidade revelou-se muito gratificante ao nível da interação pedagógica, tendo contribuído para a vivência de novas culturas, imersão em diferentes realidades e desenvolvimento de habilidades interpessoais e interculturais, proporcionando a ampliação da visão de mundo, conhecimento de diferentes culturas e perspectivas, promovendo a tolerância, o respeito à diversidade e a cidadania global.
Aos alunos, o nosso reconhecimento pela vontade e pela participação! Aos professores, o nosso obrigada pela motivação e dinamização destas experiências tão enriquecedoras.
Professores Ricardo Martins e Vítor Nunes, e um grupo de 6 alunos do AE José Belchior Viegas
Profa. Ana Catarina Rocha, AE Eng. Duarte Pacheco
Entre os dias 6 e 10 de maio de 2024, a professora Ana Catarina Rocha do Agrupamento de Escolas Eng.º Duarte Pacheco, deslocou-se à escola Haukiputaan Koulu, em Oulu, no norte da Finlândia, ao abrigo do programa Erasmus+ KA1.
A mobilidade foi realizada na modalidade de jobshadowing. O programa da visita foi elaborado pela professora Tiina Hintikka.
A necessidade crescente de melhorar e/ou criar hábitos de leitura nos nossos alunos motivou a docente a procurar novas práticas e bons exemplos na Finlândia. O sistema educativo Finlandês é mundialmente reconhecido e, uma vez que o país lidera a Europa em número de leitores adultos e jovens, este tornou-se o país de eleição para a mobilidade.
Durante a semana de jobshadowing a docente acompanhou professores de várias áreas disciplinares e níveis de ensino; Assistiu e participou em diversas aulas; Explorou os espaços da escola, observou as condições materiais e recursos humanos que a compõem; e entrevistou alunos, professores, professores assistentes e funcionários.
A deslocação permitiu também conhecer a cultura e a gastronomia Finlandesa, bem como conhecer a biblioteca municipal e visitar o centro da cidade de Oulu.
Aline Rodrigues e Telma Brás, do Agrupamento de Escolas Dra. Laura Ayres
As docentes Aline Rodrigues e Telma Brás, do Agrupamento de Escolas Dra. Laura Ayres, participaram numa mobilidade à Polónia entre os dias 22 e 26 de abril. As professoras acompanharam quatro alunos do 3.º ciclo na visita, realizada no contexto do projeto “Skills Without Frontiers”, que decorreu na cidade de Swidnik, pertencente ao município de Lublin, uma das maiores cidades do país.
A mobilidade proporcionou uma rica experiência cultural, permitindo aos participantes explorar a diversidade cultural e histórica da Polónia, especialmente marcada pelas duas Grandes Guerras. A presença de outros países no programa reforçou ainda mais a troca de vivências e a fusão numa identidade europeia durante os cinco dias da visita.
O programa semanal organizado pela escola anfitriã incluiu atividades pedagógicas e culturais diversificadas. Os alunos participaram em workshops, atividades desportivas, artísticas e de informática, bem como em peddy-papers nas cidades de Swidnik e Lublin e visitas guiadas a empresas locais promovendo a aquisição de várias competências.
A viagem também proporcionou visitas a locais de interesse cultural, como o Centro de Ciências Copérnico, o Castelo Real de Varsóvia ou ao Campo de Concentração Majdane . A visita ao campo de concentração foi a mais marcante para todos os participantes ao trazer uma dura lembrança e reflexão sobre a história e o sofrimento do povo polaco, em particular, o judeu durante a Segunda Guerra Mundial.
A docente teve a oportunidade de participar numa atividade de Job Shadowing, entre os dias 27 e 31 de maio de 2024, na Escola Nørrebro Park em Copenhaga, Dinamarca.
Com experiência em bibliotecas escolares desde 2004, a participante pretendia obter conhecimentos sobre o funcionamento diário da biblioteca da Escola Nørrebro Park. Através da observação do espaço, dos recursos, das atividades e dinâmicas da biblioteca foi possível compreender o papel crucial que esta desempenha no ecossistema educacional da escola, identificar os desafios enfrentados e explorar como os serviços da biblioteca podem ser aprimorados para maximizar o seu impacto na aprendizagem dos alunos.
O diálogo com a bibliotecária e outros profissionais da Escola Nørrebro Park, assim como de duas escolas vizinhas e de um Centro de Recursos Educativos, proporcionou uma visão mais aprofundada sobre as responsabilidades, sucessos e desafios que os bibliotecários dinamarqueses enfrentam. A gestão da informação, o apoio educacional e a adaptação ao cenário em constante mudança da educação foram alguns dos temas explorados, revelando a importância da biblioteca escolar e dos seus serviços no sucesso dos alunos.
Este programa de mobilidade de aprendizagem foi uma experiência muito enriquecedora para a participante pela possibilidade de comparar práticas no âmbito do trabalho cooperativo em equipas multidisciplinares, o desenho de situações de aprendizagem centradas no aluno com recurso a metodologias ativas, com base nos recursos físicos e digitais disponibilizados pela biblioteca escolar.
Ao partilhar as suas experiências e reflexões, a docente espera vir a inspirar outros profissionais da educação a participarem em mobilidades no âmbito do Erasmus+, aprofundando o sentimento de pertença à comunidade europeia, promovendo a aprendizagem intercultural, o intercâmbio de conhecimentos e a evolução das práticas educativas.
COPENHAGA, DINAMARCA
Profa. Ana Farrajota, AE Eng.º Duarte Pacheco
Torhout, Bélgica
Profa. Elsa Guerreiro, AE Eng. Duarte Pacheco
A professora Elsa Guerreiro, do Agrupamento de Escolas Engº Duarte Pacheco (AEEDP), realizou uma mobilidade Erasmus+ em Torhout, na Bélgica, entre os dias 29 e 31 de maio de 2024. Esta mobilidade de job-shadowing permitiu-lhe conhecer de perto o Scholengroep Sint-Rembert, um mega agrupamento que integra 21 escolas e acolhe mais de 9000 alunos.
Durante os três dias de mobilidade, a professora visitou um total de cinco escolas pertencentes ao agrupamento, que tem gestão católica. Teve a oportunidade de assistir a aulas de inglês, francês e espanhol, enriquecendo a sua compreensão sobre diferentes metodologias de ensino e abordagens pedagógicas. Além disso, interagiu com alunos e professores, trocando experiências e práticas educativas.
A receção foi extremamente calorosa, com quatro diretores a acompanharem a professora em visitas guiadas às instalações das suas respetivas escolas. Estas visitas proporcionaram uma visão detalhada das infraestruturas e dos recursos disponíveis, bem como das estratégias de gestão escolar implementadas. Foi curioso verificar que, ao contrário do que acontece no seu agrupamento, aqui espaço não falta e há até salas de aula que nunca são ocupadas.
A professora foi sempre acompanhada pelo coordenador para a internacionalização do agrupamento, Pieter Van Landeghem, que desempenhou um papel crucial ao fornecer suporte contínuo durante toda a visita. Numa reunião final, o coordenador explicou em pormenor o funcionamento do sistema educativo belga, com especial enfoque na região da Flandres. Esta sessão foi essencial para compreender as especificidades e os desafios do ensino na Bélgica.
A mobilidade Erasmus+ foi considerada pela professora Elsa Guerreiro como uma experiência fantástica, que não só enriqueceu o seu percurso profissional, mas também fortaleceu os laços entre o AEEDP e o Scholengroep Sint-Rembert, abrindo as portas a parcerias futuras.
Nos passados dias 29 a 31 de Maio de 2024 os professores Fábio Bota e José Daniel Rocha estiveram presentes na Escola I.E.S. Juan Ramón Jiménez em Málaga, Espanha, englobado numa atividade do programa Erasmus, em Job-Shadowing, com o intuito de verificar presencialmente, as estratégias, os objetivos, os currículos das diferentes disciplinas de Física e Química, Geografia e História, leccionados na vizinha Espanha.
Foram recebidos calorosamente por todos, onde a direção do instituto, representada pelo Diretor Neves e o Secretário Fernando Sanchez, aproveitaram inicialmente por apresentar pormenorizadamente todo o espaço escolar, desde a direção, secretaria, sala de professores, biblioteca, laboratórios, sala tecnológica, rádio escola e naturalmente as salas de aulas, onde foi patente a utilização de meios digitais ao mesmo nível que são utilizados no nosso Agrupamento. Trata-se de uma escola bastante inclusiva, onde tem apenas 200 alunos e o corpo docente é de cerca de duas dezenas. É por isso uma escola, bastante familiar, onde é possível aperceber-se a grande relação de proximidade entre todos os atores escolares.
Tiveram a oportunidade de assistir a diversas aulas, de diferentes áreas curriculares, das quais se destacou, naturalmente a de Física e Química, Geografia e História, onde foi também possível a interação com os diferentes alunos nas diferentes aulas assistidas.
Concluiu-se que os métodos e estratégias utilizadas pelos nossos colegas espanhóis, são muito semelhantes às que utilizamos com os nossos alunos, e apercebe-se que os currículos são também muito semelhantes, embora os anos escolares não sejam exatamente coincidentes.
Relativamente ao programa Erasmus, e nesta versão de Job-Shadowing, torna-se bastante interessante e pertinente, pois permite efetivamente reconhecer as boas práticas efetuadas pelos nossos colegas estrangeiros, e consegue-se também fazer uma avaliação do nosso trabalho relativamente às técnicas e estratégias utilizadas pelos nossos professores.
Fábio Bota e José Daniel Rocha, do AE Eng. Duarte Pacheco
Profa. Liliana de Jesus, AE Eng.º Duarte Pacheco
Mobilidade para experiência de Job Shadowing em Solna, Estocolmo, na Suécia, nos dias 29, 30 e 31 de maio. O objet ivo era participar na vida escolar de alunos e professores numa escola situada a norte de Estocolmo num bairro chamado Frösunda em Solna. O nome da escola é Vittra Frösunda, uma escola privada financiada pelo governo Sueco e que tem vários níveis de ensino, desde o pré-escolar ao 9º ano de escolaridade.
Nesses três dias tive oportunidade de assistir a aulas de Inglês do 5.º ao 9.º ano, de acompanhar os alunos durante a pausa para almoço e até participar numa festa organizada pela escola para professores, pais e alunos.
Foi uma experiência memorável e enriquecedora, que permitiu a partilha de experiências entre duas realidades muito díspares, a Portuguesa e a Sueca.
Reykjavik, Islandia
Profs, Frederico Escada e Luís Estrela, AE Padre João Coelho Cabanita
Os professores Frederico Escada, Diretor, e Luís Estrela, Adjunto, participaram no curso “Project Management & Educational Visit” em Reykjavik, de 23 a 29 de junho de 2024.
Esta foi uma experiência enriquecedora, marcada pela partilha de boas práticas e pelo intercâmbio de experiências e culturas.
Profa. Lurdes Seidenstricker, AE. Dra. Laura Ayres
No âmbito do projeto Erasmus+, teve lugar em Amsterdão, de 24 a 29 de junho, a formação para professores, com o tema "21st Century Skills for Teachers and Students", que contou com a participação da professora de Inglês e Alemão, Maria de Lurdes Seidenstricker, do Agrupamento de Escolas dra. Laura Ayres.
Este curso de 30 horas permitiu explorar novos métodos de ensino, adaptados a uma sociedade moderna, cada vez mais acelerada; participar em atividades práticas a serem usadas nas aulas; utilizar estratégias de aprendizagem baseadas em tarefas (task-based learning), em projetos (project-based learning) e no método de sala de aula invertida (flipped classroom method).
Foi uma experiência muito enriquecedora e os conhecimentos e experiências adquiridos serão partilhados pela docente, de modo a influenciar outros colegas a participarem em formações e mobilidades no âmbito do projeto Erasmus+, que promovam o intercâmbio de conhecimentos e práticas letivas bem como as relações interpessoais e interculturais com colegas de diferentes países europeus
Prof. Hugo Mártires e Dalila Afonso, AE Dra. Laura Ayres
De 24 a 29 de junho de 2024, decorreu em Podgora, Croácia, uma mobilidade no âmbito de um projeto Erasmus+, envolvendo três alunos e os professores Hugo Mártires e Dalila Afonso (Diretora). Esta iniciativa proporcionou uma oportunidade única de intercâmbio cultural e desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, com uma agenda variada e enriquecedora.
Na segunda-feira, os participantes iniciaram o dia com atividades de team building na escola, seguidas da apresentação dos países parceiros. À noite, todos puderam desfrutar dos Jogos Desportivos Infantis, realizados na Praça don Mihovil Pavlinović.
A terça-feira começou com uma visita guiada a Podgora, onde os alunos e professores puderam conhecer melhor a história e os costumes locais. Em seguida, participaram numa oficina de arte na escola, onde criaram pinturas de parede, decoraram seixos e fizeram marcadores. O almoço foi partilhado com famílias locais, o que permitiu uma experiência imersiva na cultura croata.
A quarta-feira foi dedicada à exploração das ilhas vizinhas, com um passeio de barco para Hvar e Brač. Os participantes visitaram as cidades de Jelsa e Vrboska, em Hvar, e Bol, em Brač, passando o dia em atividades turísticas e de lazer.
Na quinta-feira, o grupo teve uma aula de pesca, seguida de uma visita à cidade de Makarska, onde puderam explorar os pontos turísticos e conhecer a história local.
A sexta-feira foi marcada por um workshop sobre Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), com foco na criação de eBooks. Esta atividade final proporcionou uma oportunidade para os alunos aplicarem os seus conhecimentos digitais em projetos criativos.
A semana foi concluída com um almoço de encerramento na escola, celebrando os laços criados e as aprendizagens partilhadas durante esta enriquecedora mobilidade.
Profas. Celina Santos e Sara Antunes, AE Eng. Duarte Pacheco
Entre os dias 1 e 6 de julho de 2024, as docentes Celina Santos e Sara Antunes participaram no curso, Active Art: Understanding and Enjoying Art in the classroom and beyond, em Florença – Itália.
O curso fez uma abordagem à psicologia da arte, levando os participantes a perceber e a ensinar arte, tirando o melhor da arte no nosso bem-estar. As atividades realizadas basearam-se, sempre, em trabalhos práticos, nomeadamente desenho intuitivo, pintura, dramatização, escultura, recorte e colagem, entre outras. As atividades foram, na sua maioria, realizadas, debatidas e refletidas em grupo. Para cada atividade, havia a parte teórica associada, através de vídeos, de imagens e da apresentação de obras de arte e literárias. O curso terminou com um passeio a duas quintas vinícolas, onde houve prova de vinhos e convívio entre os participantes. O curso correspondeu e superou as expetativas das docentes que desenvolveram os seus conhecimentos acerca da arte e da importância da mesma no equilíbrio e no domínio emocional de todo o ser humano.
Profa. Marisa Mártires, AE. Dra. Laura Ayres
Entre 8 e 13 de julho de 2024, realizou-se uma formação Erasmus dedicada à utilização de Inteligência Artificial (IA) na educação em Atenas, com foco em Aprendizagem Multimédia. Durante seis dias, educadores de diferentes países exploraram várias ferramentas de IA aplicadas à criação de conteúdos interativos, como imagens, infográficos, apresentações, vídeos e atividades gamificadas.
A formação ofereceu oficinas práticas, onde os participantes puderam criar materiais pedagógicos inovadores, recebendo feedback dos colegas. O curso culminou com a atribuição de Certificados de Participação e uma atividade cultural, destacando o valor da IA na modernização dos métodos de ensino.
Esta formação foi uma oportunidade valiosa para os educadores adquirirem ferramentas práticas para enriquecer o ensino, aproveitando o potencial da IA para criar experiências de aprendizagem mais imersivas e interativas.
Profa. Dora Pinto, AE D. Dinis
A professora Dora Pinto, do agrupamento de escolas D.Dinis-Quarteira, participou de 22 a 26 de julho de 2024, no âmbito do projeto Ersmus+, na formação Multicultural Classroom em Praga, na República Checa. Durante a formação foram trocadas experiências entre os professores participantes relativamente ao tema, para além de ter havido lugar à apresentação e análise de estratégias para utilizar em ambientes multiculturais, como é o caso do agrupamento D.Dinis. Os participantes puderam também experimentar os exercícios práticos a utilizar futuramente nas suas aulas. Ainda houve oportunidade de fazer algumas visitas culturais à cidade de Praga com o grupo de aprendizagem, enriquecendo, assim, cada um dos participantes o seu conhecimento da cultura e história desta cidade e do país. A experiência foi muito positiva na medida que cada participante trouxe muita bagagem no que respeita ao tema da formação que poderá pôr em prática na sua escola e partilhar com os professores da mesma.
Ao longo do ano, participei na preparação do Programa Erasmus+ com a coordenadora do projeto do Agrupamento Eng. Duarte Pacheco, Elsa Guerreiro, tendo realizado o intercâmbio, em regime de Learning Mobility of Individuals – Job Shadowing, com uma escola francesa da cidade de Epernay, na semana de 10 a 14 de junho.
Nessa qualidade de professora visitante, assisti a aulas, observei os diversos espaços da escola como sala de aulas, cantina, biblioteca, espaços de lazer para os alunos, a sala de professores, entre outros.
Contactei com vários elementos da comunidade educativa (direção da escola, coordenadora do Erasmus, professores de diversas áreas curriculares, alunos, encarregados de educação e funcionários) com o objetivo de conhecer o sistema educativo francês, em particular a escola de acolhimento «Collège Jean Monnet», bem como, posteriormente, partilhar essas abordagens e metodologias de ensino e aprendizagem com os docentes do meu agrupamento.Considero ter sido esta uma experiência muito positiva, sobretudo a nível profissional, tendo tido a oportunidade de in loco ter perspetivas diferentes do sistema educativo.
Profa. Maria Alice Inácio, AE Eng. Duarte Pacheco
Prof. Cristina Fonseca, AE D. Dinis, Quarteira
No âmbito do projeto Erasmus+, a professora Cristina Fonseca, do Agrupamento de Escolas D. Dinis, participou, de 19 a 24 de agosto de 2024, na formação Classroom Management Solutions for Teachers: New Methodologies, Effective Motivation, Cooperation and Evaluation Strategies, em Estrasburgo (França).
Durante estes seis dias, foi possível aos professores presentes conhecerem e/ou aprofundarem novas metodologias pedagógicas, para além de trocarem experiências e partilharem práticas usadas em sala de aula.
A mobilidade foi particularmente interessante pelo facto de, durante as sessões de trabalho, serem colocados desafios práticos aos professores, obrigando a uma desconstrução de visões pedagógicas e incentivando uma permuta de olhar na sala de aula.
Revelou-se ainda extremamente enriquecedora a experiência pelo convívio com vários professores de outras nacionalidades, não descurando a vivência culturalmente rica de uma cidade francesa fortemente imbuída de influência alemã e imponentemente grandiosa pela presença da sede do Parlamento Europeu.