MINICURSOS

MC1 – Curso de atualização em controle de qualidade em mamografia

Dra. Luiza Freire de Souza – Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN/CNEN) - LATTES

RESUMO: Abordar conhecimentos sobre mamografia a partir das diversas concepções, reconhecendo suas implicações teóricas e metodológicas para o diagnóstico do câncer de mama, abordando o controle de qualidade e dosimetria, em mamografia digital e tomossintese de mama, como forma de aumentar a detecção precoce do câncer de mama e reduzir a taxa de mortalidade, devido a este tipo de neoplasia.

MC2 – Supercondutividade: Princípios básicos e aplicações

Prof. Dr. Camilo Bruno Ramos de Jesus – Departamento de Física – Universidade Federal de Sergipe – Campus Itabaiana (DFCI/UFS) - LATTES

RESUMO: A supercondutividade é uma propriedade física de característica intrínseca de certos materiais que tendem a conduzir corrente elétrica sem resistência nem perdas de energia quando resfriados a baixas temperaturas. Neste minicurso exploraremos os conceitos básicos para o entendimento do fenômeno de supercondutividade e veremos importantes aplicações práticas de sistemas supercondutores.

MC3 – Métodos de síntese e técnicas de propriedades ópticas

Profa. Dra. Hestia Raissa Batista Reis Lima– Instituto Federal de Sergipe (IFS) - LATTES

RESUMO: Os processos de preparação de materiais tem sido objeto de vários estudos ao longo das últimas décadas e vem mobilizando pesquisadores de diferentes áreas. Eles são estudados com os mais diversos objetivos: produzir um novo material, redução na temperatura de formação das amostras escolhidas, um possível aumento no rendimento de produção, reprodutibilidade das características ópticas em cristais, variação nos tamanhos de partículas e uma possível redução ambiental causada pelos reagentes utilizados na produção. Nesta procura, se encaixam os materiais ópticos, visto que nos últimos anos muitos trabalhos buscaram materiais novos ou com preparações diferentes visando melhores propriedades luminescentes. O estudo essas propriedades podem ajudar a determinar qual a provável aplicação de um material. Neste curso iremos aprender sobre alguns métodos de síntese de materiais e técnicas de estudo das propriedades ópticas.

MC4 – Dosimetria das radiações ionizantes: importância e análises baseadas em técnicas luminescentes

Dr. João Vinícius Batista Valença – Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) - LATTES

RESUMO: O minicurso objetiva apresentar diferentes aplicações das radiações ionizantes, bem como salientar a importância de se quantificar a dose de radiação envolvida nos diferentes tipos de processos. De maneira mais específica, serão feitas considerações teóricas e experimentais sobre as técnicas termoluminescência (TL) e a luminescência opticamente estimulada (OSL), amplamente utilizada em dosimetria.

MC5 – Elaboração de Trabalhos Acadêmicos e Científicos

Prof. MSc. Bento Francisco dos Santos Júnior – Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (FANESE) - LATTES

RESUMO: A elaboração de trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado e teses de doutorado são um grande problema para os alunos de graduação e pós-graduação, pois não apresentam o hábito de escrever, não praticam os conceitos da metodologia científica e desconhecem as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que estão quase sempre sendo atualizadas. Inclusive, houve duas atualizações no ano passado. Em virtude disso, este minicurso fará uma apresentação sobre estudo do conhecimento, noções básicas de pesquisa científica. Além disso, os alunos, a partir de um estudo de caso, analisarão o problema, formularão uma pergunta problematizadora e formularão hipóteses. Além de aprender a redigir um texto acadêmico e científico, segundo as normas atualizada da ABNT.

MC6 – A evolução química da Galáxia

Prof. Dr. Diogo Martins Souto – Departamento de Física (DFI/UFS) - LATTES

RESUMO: O estudo dos elementos químicos presentes no Universo e na Galáxia é de grande importância na compreensão das propriedades das estrelas, dos planetas e até da própria vida humana. Neste seminário veremos quais são os padrões químicos da nossa Galáxia, abordando os processos de formação dos elementos e a importância do estudo de aglomerados estelares para inferir sobre os gradientes de abundâncias químicas da Galáxia.

MC7 – Noções básicas de biofotônica

Profa. Dra. Cintia Teles de Andrade – Instituto Federal de Alagoas (IFAL) - LATTES

RESUMO: Esse minicurso tem por objetivo oferecer bases físicas, químicas e biológicas para estudantes interessados em adquirir conhecimento introdutório em biofotônica. Apresenta uma visão geral sobre a interação da luz com sistemas biológicos e suas aplicações na área cientifica e da saúde.