O que o estresse causa no corpo?
Os efeitos do estresse no corpo são grandes alertas (ou podem até serem convites) para reavaliarmos a forma como estamos vivendo. O estresse é uma das grandes mazelas da sociedade atual. Além das relações interpessoais, conhecidas por normalmente já serem desafiadoras, o trabalho, os estímulos constantes da mídia e das redes sociais e o ritmo acelerado da vida são os maiores causadores desse mal.
Os efeitos do estresse no corpo mais comuns
Pessoas costumam a tomar consciência do quanto realmente estão estressadas apenas quando o físico começa a ser afetado. É comum ignorarem os sintomas emocionais por estes serem vistos como fraqueza, desrespeitando as próprias limitações até acabarem no hospital. Apesar de condições de trabalho desfavoráveis contribuírem para o estresse no meio corporativo, funcionários viciados em trabalho são mais propensos a desenvolverem a síndrome. Ou seja, precisamos estar atentos aos nossos habitos, pois eles podem ter um grande papel por trás do estresse que sentimos.
Confira alguns dos efeitos do estresse no corpo abaixo:
Enxaqueca; Dor no peito ou taquicardia; Fadiga; Dor no estômago; Náusea; Constipação; Diarreia; Tremores no corpo; Problemas para dormir; Alergias na pele (vermelhidão); Libido sexual reduzido; Boca seca; Maxilar tensionado.
Em último caso, quando os níveis de estresse no corpo estão extremamente altos, a pressão alta ou baixa pode ocasionar um mal súbito.
Os efeitos do estresse no emocional
Além de afetar a nossa saude fisica, todos esses sintomas comprometem também o nosso emocional
As consequentemente provocam irritabilidade e anciedade, pois demoram a passar e surgem em momentos inconvenientes, como durante um dia atarefado no trabalho.
As dores musculares nos deixam inquietos, à procura de maneiras de aliviar o desconforto, mas, mesmo com alongamos e exercícios leves, não conseguimos encontrar o desejado bem-estar
A dor no peito assusta, preocupa e afeta a nossa motivação e habilidade de concentração nas tarefas diárias. As dores do estômago, devido a sua frequência, podem causar angustia, tristeza e até depressãoporque passamos a evitar diversas situações sociais para fugir do mal-estar.
Os efeitos do stresse no comportamento
Os sintomas físicos do estresse também são refletidos em nosso comportamento. As enxaquecas também causam reações exageradas ou anticlimáticas porque não conseguimos processar as situações de forma tranquila. As dores musculares podem levar a acesso de raivas devido ao tamanho desconforto.
Quais são as consequências do stresse crônico?
Se não devidamente combatido, os efeitos do estresse no corpo podem evoluir para doenças graves, como pressão alta, doenças cardiovasculares e obesidade, e transtornos mentais, como depressão, ansiedade e transtornos alimentar , ao longo dos anos. Outras complicações de saúde ocasionadas pelo estresse crônico englobam problemas mestruais, disfunção sexual, queda de cabe-lo, acne, eczema, gastrite, ulcera estomacal, trombose, diabetes, entre muitos outros.
Por que o Reiki é recomendado no combate ao stresse
Nas sessões de Reiki, a imposição de mãos promove a transferência de energia vital canalizada pelo terapeuta e/ou mestre Reikiano ao paciente, em áreas específicas do corpo também conhecidas como Chakras, ou centros energéticos. A energia vital que o Reiki canaliza, como o próprio nome já diz, fornece “alimento” energético saudável para que você desfrute de uma vida plena.
Os pacientes também relatam uma melhora dos seguintes sintomas físicos e emocionais:
Melhora do humor e da tranquilidade, Redução da frequência cardíaca acelerada, Diminuição da pressão arterial elevada, Amenização dos sintomas e riscos da hipertensão crônica, Melhora significativa na qualidade do sono e Redução dos sintomas de ansiedade e depressão.
Como acontece o tratamento com Reiki
A aplicação da terapia integrativa Reiki é feita em sessões que podem durar entre 30 e 60 minutos, em ambiente preparado, higienizado e por mestres Reikianos qualificados para realizar o trabalho(é necessário formação para aplicar Reiki). O número de sessões vai depender de cada caso mas em média, de 4 a 8 sessões são suficientes para aliviar os sintomas, porém o bem estar já se nota na primeira sessão.