O fazer musical exclusivamente feminino na World Music (Música do Mundo)


Conteúdo da Aula

  • A categoria World Music surgiu a partir da necessidade de distinguir as músicas das culturas hegemônicas, ocidentais, das músicas e culturas musicais do restante do mundo, e também da vontade de pesquisar e comercializar as músicas e aspectos dessas culturas.

Nesta oficina analisaremos algumas culturas da World Music em que o fazer musical é exclusivamente feminino, suas nuances, características musicais, sociais, entre outras.

Será uma aula interativa, onde todos participarão, darão sua opinião sobre o que estão ouvindo, vendo e percebendo.

Será disponibilizado um material para consulta prévia, entretanto este material também será transmitido durante a aula, para que todos possamos ouvir e emitir nossas opiniões.

Aguardo a presença de vocês!

Para quem é a aula

  • Livre

Dia e hora da aula

25/10 - 14:00

Vagas:

Aberto a todos os interessados.

Professora:

Amana da Veiga Santos

Flautista, natural de Juiz de Fora/MG, Amana da Veiga Santos é também educadora musical e pesquisadora. Com práticas musicais e pedagógicas voltadas para a afro-brasilidade, Amana atua no cenário musical, popular e erudito, juizforano. Coordena, juntamente a dois colegas, o projeto Vamos Tocar Samba, realizado no Conservatório Estadual de Música “Haidée França Americano”, onde também atua como professora de flauta transversal, sendo ex-aluna da instituição. É também idealizadora do show BrÁfricos, de flauta e percussões. Possui licenciatura em Música, com habilitação em flauta transversal, pela Universidade Federal de São João del-Rei, pós-graduação lato sensu em Literatura e cultura afro-brasileira, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, além de ter se formada em flauta transversal, na Universidade de Música Popular - a Bituca, localizada em Barbacena-MG. Atualmente, cursa o mestrado em Musicologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro, na linha de pesquisa Etnografia das Práticas Musicais, sob orientação da Profa. Dra. Regina Meirelles, tendo como objeto de pesquisa o Centro Espírita Santo Antônio de Umbanda, localizado em Juiz de Fora