👊 Pesquisa

Pesquisa

Geração de produtos intelectuais, científicos e de desenvolvimento. Abrange a investigação de questões ou problemas técnico-científicos e culturais; a divulgação por meio de publicações, encontros e congressos; preparação e formação de investigadores; aquisição e geração de conhecimentos relevantes que levem à introdução de produtos ou processos tecnologicamente novos ou substancialmente melhorados.

(Coordenadoria de Pesquisa UFMS)

Estudos em Negócios de Impacto: gestão, modelo e avaliação (2017-2021)


Resumo da Proposta: O objetivo deste projeto de pesquisa é identificar e analisar os negócios de impacto em relação à gestão, modelo e avaliação. Negócios de impacto promovem ações positivas em termos sociais e ambientais alinhados a resultados financeiros, que podem ou não distribuir seus dividendos. A pesquisa é organizada em dois momentos: 1) exploratória, qualitativa, coleta de dados a partir de entrevistas, documentação e registro de arquivos, casos por conveniência e indicação, análise dos casos; 2) descritiva, quantitativa, coleta de dados primários/secundários, tratamento estatístico.


Palavras-Chave: Negócios Sociais, Modelo de Negócio, Empreendedorismo Social.


Local de Realização: O local sede do projeto de pesquisa é o Campus de Paranaíba da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A pesquisa será realizada na região de Paranaíba e no estado de Mato Grosso do Sul.


Atividades Básicas:

  • Busca por material bibliográfico (livros, teses, dissertações e revistas) e organização da teoria que fundamenta os estudos;
  • Definição dos objetivos de estudos específicos;
  • Elaboração dos aspectos introdutórios;
  • Elaboração dos procedimentos metodológicos e dos instrumentos de coleta de dados;
  • Coleta e tratamento dos dados (Análise);
  • Considerações finais e preparação do texto para publicação.


Integrantes:


Professores:

  • Dra. Ana Cláudia dos Santos
  • Dr. Geraldino Carneiro de Araújo


Estudantes da graduação:

  • Em fase de cadastro


O cadastro de interessados em participar deste projeto de pesquisa pode ser feito a qualquer tempo clicando no link no final da página. As reuniões do grupo ocorrerão aos sábados a tarde, a serem marcados. As orientações serão definidas com cada membro que tenha subprojeto aprovado.


Os interessados em participar deste projeto de pesquisa devem preencher o formulário clicando aqui.

Temas de Interesse:

ESTUDOS ORGANIZACIONAIS - Comportamento e Interações Sociais nas Organizações: Estudos que apresentem perspectivas instigantes para a compreensão de práticas de aprendizagem social, dignidade, relações intragrupais, estão contempladas. Pesquisas que avancem sobre a contribuição de percepções, emoções, desejo, afeto, valores, crenças e atitudes para compreender o comportamento.

ESTUDOS ORGANIZACIONAIS - Organização e Sociedade: São bem-vindas pesquisas dirigidas às dimensões política, social e ética dessas relações; pesquisas que tematizem as transformações contemporâneas da sociedade e seu impacto nas organizações, bem como no sentido inverso, especialmente nas respostas da sociedade civil organizada e do Estado sobre as ações das corporações e outros tipos de empresas capitalistas.

ESTUDOS ORGANIZACIONAIS - Estudos Críticos e Práticas Transformadoras em Organizações: Estudos críticos pautados pelas seguintes abordagens: marxistas, frankfurtianas, pós-estruturalistas, fenomenológicas críticas. No eixo estudos críticos, são esperadas reflexões que versem sobre temas como: poder, ideologia, lutas coletivas, resistências coletivas e/ou individuais, subjetividade, consciência de classe, classes sociais, crítica do management, pedagogia crítica, violência, sofrimento, relação Estado-Trabalho-Capital. No eixo Práticas Transformadoras em Organizações, são esperadas reflexões sobre temas como: autogestão, cooperativismo, economia solidária, movimentos sociais e experiências alternativas diversas, contanto que essas sejam pautadas por uma intencionalidade contra-hegemônica e/ou emancipatória. E, nesse sentido, organização pode ser tomada como sinônimo das mais diversas formas de “estar organizado”, indo, por exemplo, desde pequenos grupos de trabalho até a apropriação dos espaços da cidade.

ESTUDOS ORGANIZACIONAIS - Gêneros, Raças-Etnias, Sexualidades, Diferenças e Diversidade: Gêneros e trabalho; relações de gêneros e poder; gêneros e violência; feminilidades e masculinidades no trabalho; identidades de gênero; gênero como prática; raça-etnia-cor e os estudos organizacionais; relações étnicas e ou raciais nas organizações; raça-etnia-cor e poder; violência racial; identidades raciais; sexualidades e organizações; normas de sexualidade e poder; heteronormatividade e estudos organizacionais; segmento LGBTT e trabalho/organizações; homofobia e violência; idades e trabalho; pessoas com deficiência e organizações; ações afirmativas; movimentos sociais; diferenças; desigualdades, preconceitos e segregações; gestão da diversidade; diferenças versus gestão da diversidade; perspectivas epistemológicas e teóricas para os estudos; interseccionalidades na construção de desigualdades; novas agendas de pesquisa.

ESTUDOS ORGANIZACIONAIS - Comunicação, Processos Discursivos e Linguagem: A relação comunicação/organização. Linguagem e análise organizacional. Linguagem verbal e não verbal. Discursos organizacionais. Organizações como construções discursivas. Gêneros e processos discursivos em contextos organizacionais. A centralidade das interações e da produção de sentidos nas práticas organizacionais.

ESTRATÉGIA EM ORGANIZAÇÕES - Estratégia, Sustentabilidade Socioambiental e Ética Corporativa: Teorias, pesquisas e práticas sobre a concepção, implementação e avaliação de estratégias voltadas para o alcance da sustentabilidade socioambiental em organizações com ou sem fins lucrativos. Os fenômenos da responsabilidade social e da responsabilidade ambiental. Estratégia e comportamentos éticos das (e nas) organizações. Comércio justo. Modelagem e equações de sustentabilidade das organizações. Cultura e efeitos da triple bottom line nas políticas das organizações. Consciência e ética como decisão estratégica em projetos de sustentabilidade. Estratégias para controle de catástrofes, previsão de catástrofes. Estratégia de crises de impacto socioambientais de eventos especiais.

ESTRATÉGIA EM ORGANIZAÇÕES - Estratégia e Empreendedorismo: Abordagens teóricas e metodológicas do empreendedorismo. O(a) empreendedor(a), seus modelos mentais e sua atuação estratégica. Empreendedorismo e inovação como fonte de vantagem competitiva. Empreendedorismo em diferentes tipos e portes de organização. Estratégia e o papel do empreendedor no crescimento da firma. Empreendedorismo internacional. Atuação do(a) empreendedor(a) no ambiente de negócios brasileiro. Estratégias de empreendedores orientados por patentes. Estratégia tripla hélice. Cultura, fomento e recursos para empreendedorismo nacional.

GESTÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - Inovação e Empreendedorismo: Comportamentos, atitudes e competências empreendedoras. Geração de oportunidades de trabalho e criação e gestão de empresas de base tecnológica. Intraempreendedorismo, empreendedorismo social, empreendedorismo cultural, ecoempreendedorismo e políticas públicas de apoio ao empreendedorismo. Iniciativas de venture capital de base tecnológica e modelos de negócios inovadores. Estudos que buscam aprofundar o conhecimento a respeito das características de ambientes e contextos institucionais de fomento ao empreendedorismo.

GESTÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - Inovação, Sustentabilidade e Inclusão Social: A temática diz respeito a organizações diversas, públicas, privadas, cooperativas ou do terceiro setor, envolvidas em inovação em produtos, processos e serviços sustentáveis. Esta abordagem engloba o desenvolvimento regional, local e a sustentabilidade em seus múltiplos níveis e dimensões: econômica, social, cultural, ambiental, territorial e tecnológica. Busca-se a articulação entre indivíduo, organização e sociedade, por meio de atividades e negócios efetuados em arranjos produtivos (cadeias, redes, clusters, alianças), as estratégias, os novos formatos de cooperação de natureza social, as soluções pautadas em eco-inovação, as inovações e tecnologias sociais, as formas de gestão inovadoras e sustentáveis, bem como o ciclo de vida de produtos, a incerteza e o risco, que podem gerar modelos de inovação e sustentabilidade. Alguns temas atuais e emergentes de elevado interesse para a temática são: inovação sustentável para a base da pirâmide (BoP), macromarketing, inovação orientada para a sustentabilidade, transição para a sustentabilidade, inovação social, inovação inclusiva, inovação sustentável, aprendizagem transformativa para a sustentabilidade, inovação e estratégia para mudanças climáticas e inovação em matrizes energéticas.

GESTÃO DE OPERAÇÕES E LOGÍSTICA - Operações Sustentáveis: Green supply chain management; logística reversa; produção mais limpa; gestão de resíduos; ecodesign; sistema de gestão ambiental; avaliação do ciclo de vida; rotulagem ambiental; ecoeficiência; estudo de impacto ambiental e licenciamento; auditoria ambiental; custos ambientais; análise de riscos ambientais; projetos de MDL; gestão sustentável de recursos hídricos e florestais; energia limpa e eficiência energética; arranjos produtivos locais sustentáveis; desempenho ambiental e indicadores; fair trade; mercado de carbono, projetos de mitigação e controle de emissões de gases do efeito estufa, ecologia industrial e simbiose industrial.

GESTÃO DE PESSOAS E RELAÇÕES DE TRABALHO - Trabalho e Diversidade: Multiplicidade de gêneros (masculinidades e feminilidades). Orientações sexuais. Gerações. Classes sociais. Cor da pele. Etnias. Religiões. Aparência pessoal. Pessoas com deficiência. Discriminação. Inclusão e exclusão no trabalho. Estudos interculturais sob múltiplas perspectivas.

GESTÃO DE PESSOAS E RELAÇÕES DE TRABALHO - Liderança e Desenvolvimento Gerencial: Perspectivas clássicas e críticas de liderança. Teorias de liderança. Poder e liderança. Liderança e cultura. Liderança e identidade. Desenvolvimento de liderança e de habilidades gerenciais. Competências em liderança. Liderança, motivação e comprometimento. Lideranças globais. Liderança, responsabilidade socioambiental e sustentabilidade. Dicotomias entre gerentes/líder e entre líder/liderados. Novas configurações organizacionais e liderança.

GESTÃO DE PESSOAS E RELAÇÕES DE TRABALHO - Prazer e Sofrimento no Trabalho: Trabalho e bem-estar. Gestão da qualidade de vida no trabalho (QVT). Prazer e realização no trabalho. Sofrimento no trabalho. Estresse. Burnout. Violência no trabalho. Assédio moral. Assédio sexual. Alcoolismo e drogas. Outras patologias do trabalho.

GESTÃO DE PESSOAS E RELAÇÕES DE TRABALHO - Trabalho, Gestão e Subjetividade: Sentidos e significados do trabalho. Trabalho e identidade. Modos de trabalhar e suas consequências no ser e no viver. Trabalho e família. Trabalho e relacionamentos. Novos contratos psicológicos. Gestão de si. Controle e resistência. Dilemas relativos ao trabalho.

GESTÃO DE PESSOAS E RELAÇÕES DE TRABALHO - Gestão de Pessoas e Elementos do Comportamento Organizacional: Motivação e satisfação. Tomada de decisão. Comunicação. Poder (autoridade e autonomia) e Conflito. Cultura Organizacional. Valores (pessoais, profissionais, no trabalho, organizacionais). Comprometimento, vínculos, entrincheiramento. Justiça organizacional. Retaliação nas organizações. Ética. Equipes de trabalho. Confiança.

(estas são algumas áreas e temas de interesse do EnANPAD http://www.anpad.org.br/~anpad/eventos.php?cod_evento=1&cod_evento_edicao=89&cod_edicao_subsecao=1360)