EM GOVERNADOR FAUSTINO DE ALBUQUERQUE - UV1
Roteiro de Estudos Domiciliares
Disciplina: Ciências – Turma: 9º Ano – Turnos: manhã e tarde
Professores: Rita e John
Ano Letivo: 2020
1° e 2° semana - 01/06/20 a 12/06/20
ATIVIDADE DE REVISÃO DE CIÊNCIAS DO SEGUNDO BIMESTRE 2020
Assunto: REVISÃO DOS CAPÍTULOS 7 e 9
Copiar e responder no caderno as questões abaixo:
1-Qual era o significado de átomo de acordo com Leucipo e Demócrito?
2-Na atualidade, qual o conceito de átomo?
3-Quais são as partículas que estão no átomo e quais suas cargas?
4-Quais são as regiões que estão presentes no átomo bem como as partículas que estão em cada região?
5- Em 1808, John Dalton propôs um modelo de teoria atômica. Dentre as opções abaixo, coloque (v) para verdadeiro e (f) para falso para tal modelo.
I.( ) O átomo apresenta a configuração de uma esfera rígida.
II.( ) Ganhou o nome de “bola de bilhar”.
III.( ) O nêutron tinha carga positiva.
IV.( )Esse modelo foi melhorado para o modelo “pudim de passas”
6- Qual foi o nome dado ao modelo atômico de Thomson?
7. Ao longo da história da ciência, diversos modelos atômicos foram propostos até chegarmos ao modelo atual. Com relação ao modelo atômico de Rutherford, classifique os itens abaixo em verdadeiro (V) ou falso (F).
( )I. Foi um modelo errado para época diante da moderna tecnologia computacional da época.
( ) II. É um modelo nuclear que mostra o fato de a matéria ter sua massa concentrada em um pequeno núcleo.
( ) III. É um modelo que apresenta a matéria como sendo constituída por elétrons (partículas de carga negativa) em contato direto com prótons (partículas de carga positiva).
( ) IV. Não dá qualquer informação sobre a existência de nêutrons.
( ) V. Foi deduzido a partir de experimentos de bombardeio de finas lâminas de um metal por partículas
8- Relacione os nomes dos cientistas com os seus modelos atômicos:
1. Dalton
2. Rutherford
3. Thomson -
( ) comparou o sol ao núcleo do átomo, e os elétrons do átomo foram comparados aos planetas do sistema solar
( )Átomos esféricos, maciços e indivisíveis. -
( ) Semelhante a um “pudim de passas” com cargas positivas negativas em igual número.
( )Modelo Sistema solar.
EXEMPLO DO NÚMERO DE MASSA ( A) E NÚMERO ATÔMICO (Z).
FÓRMULAS A UTILIZAR:
Z=P=E ONDE,
Z= número atômico igual ao
P= número de prótons (+)
E= número de elétrons (-)
N=A-Z ONDE,
N= número de nêutrons
A= número de massa
Z= número atômico
9- Determine o número de massa, elétrons, atômico, prótons e nêutrons do mercúrio 80200Hg , 2040Ca , 612C e 816O.
10- O que é um átomo neutro?
11-O que é um íon e quais os tipos e cargas de cada tipo?
12-O símbolo para o íon zinco, Zn2+, marque os itens verdadeiros.
I. é um ânion;
II. possui dois elétrons a menos que o respectivo átomo neutro;
III. ganhou dois elétrons em relação ao átomo neutro;
IV. Possui carga positiva, logo, é um cátion.
13- O sal de cozinha possui o Na+ e o Cl - quando está dissolvido em água, dessa espécies quem é o cátion e ânion, por quê?
14- Dos íons, qual tem tendência a ganhar elétrons e qual tem de perder?
15- Quando se tem um íon, o número de prótons é modificado em relação ao átomo neutro? Justifique sua resposta.
3ª semanas - 15/06/2020 a 19/06/2020
Unidade: Matéria e Energia
Capítulo 9 – página 129 e 130 / modelo de Tabela Periódica– Elemento Químico/Tabela Periódica
Atividade deve ser copiada e respondida no caderno:
1. Qual a diferença entre ÁTOMO e ELEMENTO QUÍMICO? Pesquise e responda sempre no caderno e datando.
2. Os Elementos Químicos identificados na natureza e os elaborados em laboratório estão distribuídos em uma tabela denominada de Tabela Periódica.
a) Por que essa tabela é chamada de periódica? Que são períodos e o que são grupos ou famílias e como estão dispostos na Tabela? Que linhas são as verticais e as horizontais?
b) Como os elementos químicos estão ordenados na tabela? Eles seguem que orientação?
c) Quem primeiro organizou os elementos químicos em uma tabela e seguia que orientação?
3. Desenhe em uma folha de papel ofício uma tabela periódica atual, pinte de cores diferentes: O Hidrogênio, os metais, os não metais, os gases nobres, os lantanídeos e os actinídeos.
4ªe 5ª semanas - 22/06/2020 a 26/06/2020
Atividade deve ser copiada e respondida no caderno.
1.Assista ao vídeo sobre a história da Tabela Periódica https://www.youtube.com/watch?v=C9w8_uMn4MY
e responda:
a) Quem eram os Alquimistas, o que faziam e como trabalhavam?
b) Que elemento que hoje conhecemos e antes foi chamado de “fogo frio”?
c) Quais elementos químicos formam: os metais alcalinos, os alcalinos terrosos, os calcogênios e os halogênios? O que é comum em cada grupo ou família?
d) Qual o nome do elemento químico que foi dado em homenagem ao cientista que primeiro criou a tabela periódica? Qual o seu número atômico? Qual o seu número de massa?
ANEXO 1 – tabela periódica - https://www.new-social.com/wp-content/uploads/2018/10/new-social-tabela-periodica-colorida-2018.png
1ª semana – 04/05/2020 a 08/05/2020
TEXTO DE APOIO: PENSAMENTO CIENTIFICO.
Desde pequeno, a curiosidade é um ponto forte do ser humano. As crianças fazem muitas perguntas, que muitas vezes não conseguimos nem responder ou, então, as respostas que damos acabam levando a outras perguntas. Essa curiosidade leva a observações, indagações e investigações e, por isso, ao longo do tempo, muitos conhecimentos foram se acumulando e passando de geração em geração.
Existem muitos conhecimentos que temos acumulados que são de senso comum. Por exemplo, um padeiro sabe muito bem quais ingredientes deve usar, bem como a ordem e a quantidade para fazer um pão delicioso. Esses são conhecimentos químicos, mas também do senso comum, pois não há uma organização específica de como foram adquiridos e eles não são suficientes para explicar, por exemplo, por que ocorre aquela transformação e qual é a reação química envolvida no processo.
Assim, muitos conhecimentos que temos no cotidiano são de senso comum e não são aceitos como conhecimentos científicos. A diferença é que o conhecimento científico é obtido e organizado de uma maneira específica, seguindo determinados critérios e métodos de investigação. Alguns passos, de forma geral, são sempre seguidos pelos cientistas. Esse conjunto de etapas em sequência organizada para o estudo dos fenômenos é chamado de método científico.
A palavra “método” vem do grego méthodos, que significa “caminho para chegar a um fim”. Seguir um método científico é o que define uma área de estudo como uma Ciência, tal qual são as ciências da natureza, como a Química, a Biologia e a Física. O método científico pode variar de acordo com a ciência, mas o que é atualmente usado, principalmente pelas ciências da natureza, foi derivado do trabalho de vários filósofos, como Francis Bacon e René Descartes, e de cientistas como Galileu Galilei, Robert Boyle e Antoine Laurent Lavoisier.
Esses precursores do método científico defendiam que a busca pelo conhecimento deveria basear-se em experimentações e lógicas matemáticas, com medições bem precisas e exatas, bem como com a repetição intensiva de vários experimentos para provar as ideias.
As principais etapas do método científico seguidas em geral pelas equipes de cientistas em institutos de pesquisas e universidades em todo o mundo são:
Principais etapas do método científico
Vejamos em que consiste basicamente cada uma delas:
Observação:
Leva o observador ao levantamento de questões que precisam ser estudadas. Essa observação pode ser a olho nu ou com a utilização de instrumentos de maior precisão, como microscópios.
Por exemplo, a combustão ou queima de determinados materiais é um fenômeno muito observado pelo ser humano. Lavoisier decidiu pesquisar alguns fenômenos relacionados com a combustão que intrigavam os pesquisadores, como o que era necessário para que a combustão ocorresse.
Hipótese:
Na tentativa de responder às questões levantadas na observação, o cientista propõe hipóteses, isto é, afirmações prévias para explicar os fenômenos. Essas hipóteses podem ser comprovadas ou descartadas na próxima etapa.
Considerando o exemplo do estudo da combustão, uma hipótese levantada seria a de que a queima só ocorreria quando o combustível (material inflamável) estivesse na presença do oxigênio.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Experiências:
Consistem em vários testes realizados para comprovar a hipótese. As experimentações são realizadas de forma bem criteriosa, envolvendo aspectos qualitativos e quantitativos. Todos os dados obtidos e etapas do experimento são anotados e repetidos. Aspectos que possam interferir e levar a novas hipóteses são incluídos. Por exemplo, no caso da combustão, seria necessário realizar experimentos na presença e na ausência de oxigênio, a massa dos materiais da reação deveria ser pesada no início e no final, além de ser necessária a realização de vários experimentos envolvendo outros gases para verificar se eles também eram responsáveis pela combustão.
Lei:
Com os experimentos repetidamente realizados e comprovados, o cientista pode chegar a conclusões. Se os resultados levam a alguma generalização, ou seja, se eles repetem-se, o cientista formula uma lei científica. A lei descreve uma sequência de eventos que ocorrem de forma uniforme e invariável, ou seja, é um enunciado que explica o fenômeno, mas não explica por que ele ocorre.
No exemplo da combustão, Lavoisier descobriu o oxigênio, e os resultados de seus experimentos levaram à conclusão de que “a combustão só ocorre na presença de oxigênio”, essa é uma lei.
Teoria:
É o conjunto de afirmações consideradas válidas pela comunidade científica para explicar a lei, é o porquê do fenômeno descrito pela lei.
Por exemplo, para que a combustão ocorra, é necessário que o material combustível, como a parafina da vela, reaja com o gás oxigênio, em uma reação de combustão que libera energia na forma de calor e que mantém a reação ocorrendo até que um dos dois acabe, porque há a oxidação do material inflamável e a redução do oxigênio. As ligações desses reagentes são rompidas e novas ligações formam novas substâncias, como o dióxido de carbono e a água.
Em conjunto com a teoria, geralmente temos também o modelo, que é uma representação da realidade. O modelo não é a própria realidade, mas serve para explicar suas propriedades. Por exemplo, o modelo atômico serve para representar o átomo, suas propriedades e características, mas não é o próprio átomo.
Podem ser criados também outros símbolos e equações que representem os fatos observados. Por exemplo, a combustão da parafina na vela pode ser representada pela seguinte equação química:
C23H48(s) + 35 O2(g) → 23 CO2(g) + 24 H2O(V)
parafina + gás oxigênio → dióxido de carbono + água
OBSERVAÇÃO: O método científico não é rígido, outras etapas e métodos podem ser incluídos. Além disso, ele repete-se de forma contínua e indefinida, levando à evolução das ciências.
VEJA O VÍDEO: Entenda de uma vez por todas o MÉTODO CIENTÍFICO | Prof. Paulo Jubilut
Atividade no caderno:
O que é método científico e para que serve?
Nessa atual situação de pandemia, os cientistas estão utilizando o método científico com a sequencia que consta no texo de apoio ou nao? Justifique sua resposta.
Em seu caderno, preencha os quadrados abaixo com uma possível sequência do método científico ordenando as etapas, resumindo o que a etapa significa em 3 linhas.
2ª semana – 11/05/2020 a 15/05/2020
Tema: Cientista Antoine Laurent Lavoisier.
Vejam o vídeo: História de Lavoisier
Leitura: Página 106
Atividade: no livro:
Responder as duas questões que estão no final do texto da página 106.
Escreva em 10 linhas como Lavoisier colaborou para a evolução das Ciências Naturais.
3ª semana – 18/05/2020 a 22/05/2020
Tema: CAPÍTULO 9- DESCOBRINDO A ESTRUTURA ATÔMICA , PÁGINA 123
Vejam os vídeos de apoio:
Chemistry - Atomic Structure - Part 1
Chemistry - Atomic Structure - Part 2
Química - Estrutura Atômica - Parte 3/4
Química - Estrutura Atômica - Parte 4/4
Leitura: páginas: 123 À 130.
Atividade no caderno:
1. Explique o que é elemento químico?
2. Quais elementos químicos são encontrados na forma livre na natureza?
3. Quantos elementos químicos são conhecidos hoje?
4. Qual a diferença entre um elemento químico e um composto químico?
5. Como os elementos químicos são representados?
6. A sigla do elemento químico refere-se a quê?
7. Escreva a sigla dos seguintes elementos:
a) Berílio: f) Carbono:
b) Boro: g) Enxofre:
c) Cobalto: h) Nitrogênio:
d) Estrôncio: i) Sódio:
e) Lítio: j) Ouro:
4ª semana – 25/05/2020 a 29/05/2020
Tema: Íons ( Cátions e Ânions), semelhanças atômicas( Isótopos e Isobaros).
Leitura: Capítulo 9, pág. 131 à 134.
Vejam os vídeos de apoio:
Íons : Cátion e Ânion - #7 ATOMÍSTICA
Atividade: No livro, página 135 e 136 (Só respostas).
1ª semana: 01/04/2020 a 03/04/2020
Tema: Vida e Evolução
Leitura: Revisão dos Capítulos 1, 2 e 3 – páginas 10 à 53
Revisão da agenda e das aulas dadas em março;
Colocar em dia, respondendo no CADERNO, as atividades para casa, conforme a agenda dada pelo professor durante as aulas ministradas desde fevereiro até o dia 17 de março.
2ª semana: 06/04/2020 a 10/04/2020
Tema: Matéria e Energia
Assistir ao vídeo: aula 01 – Matéria, corpo e objeto: Matéria, corpo e objeto. Transformações fisicas e químicas.
Leitura: do Capítulo 8 páginas 07 à 115 e fazer no caderno, somente respostas as atividades solicitadas ao final do vídeo-aula, ou seja, das páginas 117 à 122.
3ª semana: 13/04/2020 a 17/04/2020
Tema: Matéria e Energia
Capítulo 8 – Fenômenos Físicos e Fenômenos Químicos
Atividade: Resolver a atividade nº 01, em anexo, no caderno perguntas e respostas ou imprimir e responder na folha.
Leitura: Estudar Pressão Atmosférica e Densidade – páginas 114 e 115,
Atividade Prática: Coloque água numa bacia e experimente colocar alguns objetos citados: folha de caderno aberta, folha amassada, pedaço de isopor, pedaço de madeira. Perceba e escreva no caderno quais boiam e quais flutuam e procure responder por que isso acontece.
Documento da atividade: https://drive.google.com/file/d/1P22UbsHvEFUemlS9MwSuAOaNTKZqLW6x/view.
4ª semana: 20/04/2020 a 25/04/2020
Tema: Matéria e Energia
Assistir o vídeo: O que é o Átomo: https://www.youtube.com/watch?v=_XgUZ5SuL18.
Leitura: Leia e estude o Capítulo 7 – páginas 96 a 103,
Atividade: Resolver no caderno os exercícios das páginas 104 e 105;
Desenhe no caderno os modelos atômicos de: Dalton, Thomson e Rutherford-Bohr e coloque os anos em que foram apresentados.
5ª semana: 27/04/2020 a 30/04/2020
Tema: Matéria e Energia – Substâncias Puras Simples e Compostas x Misturas (pág. 103)
Leitura: Estudar o conteúdo da página 103 capítulo 7.
Atividade:
Pesquisar sobre a composição química da água;
Desenhar o modelo de estrutura molecular da água em seu caderno;
Curiosidade: Por que razão ao deixar a uma garrafa de vidro cheia com água no congelador, ela pode quebrar se as moléculas de água ao passar para o estado sólido elas ficam vem juntinhas?
Das substâncias citadas a seguir, identifique as substâncias puras simples, substâncias puras compostas e as misturas:
a) sal de cozinha;
b) açúcar;
c) Gás Oxigênio;
d) Gás Nitrogênio;
e) Água destilada;
f) Aço;
g) Ferro;
h) sangue;
i) Leite;
j) Água mineral;
k) Ácido muriático;
l) Água de chuva.
JUSTIFIQUE CADA UMA.