Através das visitas dos membros das ELI, a família recebe informação, apoio e orientação no sentido de melhorar a qualidade de vida da criança e da família. O serviço oferecido pela ELI pode ser prestado em casa, no jardim-de-infância, na ama, ou noutros contextos naturais dentro da comunidade envolvente.
Um aspeto essencial é que as visitas dos profissionais de intervenção precoce são agendadas em momentos em que os adultos significativos estão disponíveis para refletir em conjunto, resolver problemas e planear de forma colaborativa.
Pretende-se promover circunstâncias de vida estimulantes e ajustadas para cada criança, valorizando os aspetos positivos da família e outros cuidadores, através duma articulação entre os diversos contextos e intervenientes de vida onde a criança está inserida.
É um processo que ajuda os adultos envolvidos na vida da criança a conhecerem as diferentes etapas do desenvolvimento de uma criança e facilita uma colaboração entre os pais/cuidadores da criança, membros da ELI, terapeutas, professores, médicos e outros.
Promove a melhoria da qualidade de vida das famílias e torna os adultos mais confiantes nas suas competências como cuidadores.