Querida educadora, querido educador,
É com profunda alegria, responsabilidade e esperança que escrevo estas páginas para você.
Quando iniciamos a transformação da EE Parque dos Sonhos, em Cubatão, muitos acreditavam que seria impossível mudar uma escola marcada pela violência, pela evasão e pela desesperança. A verdade é que nada foi fácil. Mas descobrimos que uma escola muda quando as pessoas decidem mudar juntas.
A Rede Escolas dos Sonhos nasce exatamente dessa experiência real — não de uma teoria distante, mas de um conjunto de ações humanas, simples e profundas, que transformaram vidas.
E agora, temos a oportunidade histórica de expandir esse modo de educar para toda a rede estadual, apoiados pela SEDUC-SP, pelo Conviva e por uma equipe de educadores comprometidos com um novo horizonte de convivência escolar.
Eu venho de uma trajetória humanista inspirada por Nelson Mandela e o Ubuntu, pela Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, pela Educação para a Não-Violência de Silo, pela Pedagogia da Diversidade de Mario Aguilar e Rebeca Bize e pela Pedagogia da Presença. Essas referências me ensinaram que:
Nenhuma transformação é possível sem vínculo, sem presença, sem afeto e sem coragem de mudar.
Hoje, como Secretário-Geral do Instituto da Não-Violência, tenho o compromisso de levar essa metodologia para o estado de São Paulo, e também para o Brasil e outros países. Mas tudo começa aqui: com você, com sua escola, com sua comunidade.
A Rede Escolas dos Sonhos é mais do que um projeto.
É um convite.
É um pacto.
É uma construção coletiva.
Seja bem-vindo(a) a esta jornada. Vamos sonhar — e realizar — juntos.
Clique aqui para acessar a versão rascunho da apostila de formação da rede escolas dos sonhos
— Prof. Regis Marques
Diretor da EE Parque dos Sonhos
Secretário-Geral do Instituto da Não-Violência
Coordenador da Rede Escolas dos Sonhos – SP