"A sua luta não pode parar, as mulheres unidas ganham força e se inspiram no exemplo de força e de coragem de Odete".
"A sua luta não pode parar, as mulheres unidas ganham força e se inspiram no exemplo de força e de coragem de Odete".
Na comunidade de Esfomeado, em Curaçá, Bahia, um grupo pequeno surgiu no final de 2011 á início 2012, com a proposta de mudar a realidade das mulheres na comunidade, através da ideia de independência das mesmas, com a produção e comercialização de produto a base da mandioca, que era matéria prima de alcance na comunidade.
Em 2013, o Irpaa iniciou o projeto de ATER (Assistência técnica e Extensão Rural) na comunidade, e deu apoio nessa discussão junto com membros da Coopercuc, neste mesmo ano surgiu a AMAFE – Associação de Mulheres em Ação da Fazenda Esfomeado. As mulheres integrantes da associação receberam algumas formações com membros de outros grupos do território Sertão do São Francisco que também produziam derivados da mandioca, através da RSNS (Rede Sabor Natural do sertão, atual Central de Comercialização das Cooperativas da Caatinga).
As primeiras produções da AMAFE foram feitas nas cozinhas das próprias casas. A unidade de beneficiamento foi construída e estruturada com recursos do próprio grupo e apoio de várias instituições parceiras.
"Dona Odete" é a logo marca do grupo AMAFE, em homenagem a Odete, mulher da comunidade de Esfomeado que rompeu as barreiras da sociedade, lutando conta o machismo, trazendo grandes avanços na organização social, marcando uma trajetória de vida revolucionaria, visando direito em prol da maior qualidade de vida para a comunidade. Odete tem uma história de mais de 60 anos de luta, e seu histórico influenciou a criação da AMAFE.
Atualmente, além da produção de petas e sequilhos a base de mandioca, o grupo vem apostando em produção de geleias com sabores dos mais variados: cebola com vinho, pimentão, manga com cachaça e a que mais vem destacando nos mercados e agradando consumidores por sua inovação é de palma forrageira (Opuntia ficus indica Mill), com sabor único, vem ganhando espaço no cenário regional. A AMAFE comercializa seus produtos em diversos espaços, como feiras regionais, lojas da agricultura familiar e economia solidária, além da comercialização através da Rede Central da Caatinga.
Para mais informações: